fevereiro 23, 2013

Fim da Novela Cubana:
“Eles passam, Cuba fica...”




“Eles passam, Cuba fica...”
E eu acrescento:
“Eles passam, Cuba fica...fica "Cuba Libre"!!!



Com a frase acima de Yoani Sánchez, em entrevista ao sociólogo Demétrio Magnoli, na televisão GLOBONEWS, pudemos ter a exata proporção do que foi a sua passagem pelo Brasil. Na tarde de ontem, ela já dera uma entrevista à BandNews FM. Tudo com muita clareza, serenidade e firmeza...


 Eu fiquei impressionado. A jovem Yoani, em cima de seus 37 anos, agindo com uma segurança raramente vista nos políticos mais tarimbados. E é preciso destacar: jovem, frágil e absolutamente sozinha. Teve a companhia do senador Eduardo Suplicy na Bahia, no Recife e em Brasília. E só... Aliás, há que se destacar a postura do Suplicy: representava ali a presença e o apoio de todo o povo brasileiro NÃO comprometido com os PPs = OS PETRALHAS PRIMATAS!!!

“Esses grupos mostram um culto à repressão de ideias — e, na prática, acabam involuntariamente dando razão a quem critica Cuba pela falta de liberdade.” Gilberto Dimenstein

 Em São Paulo, continuaram as orquestrações montadas pela Embaixada de Cuba e com a anuência do Governo Federal, uma vez que não se viu e nem se ouviu qualquer declaração oficial de proteção a essa importante visita internacional.


Na capital paulista os protestos foram contrapostos aos muitos aplausos. A jovem blogueira foi bem recebida e teve divulgado – graças ao impacto dos acontecimentos! – o seu livro. Sem querer, os “teleguiados” a colocaram em todos os telejornais e em todos os jornais e blogs... Sucesso!

Visitou, fez palestras, deu entrevistas, visitou na companhia do governador Geraldo Alckmin o prédio do antigo DOPS/DOI/CODI, onde estão os registros das torturas e  das prisões da época da Ditadura Militar.

Com sua postura serena, Yoani Sánchez em nenhum momento foi deselegante ou agrediu verbalmente os “donos temporários” de Cuba: os Irmãos Castro! Repetimos: serena e segura deixou a sua posição e o porquê de sua luta: “Cuba não é vermelha e nem verde oliva. É uma Ilha de muitas cores, lá há muita diversidade de opiniões. Essa é a Cuba que eu quero.”
E mais:
"Me parece que o governo do Brasil prefere o silêncio (sobre a situação dos direitos humanos em Cuba)", afirmou a jornalista, autora do blog “Generation Y”, que também recomendou ao Brasil “um posicionamento mais enérgico" na questão.
"Durante o governo Lula e Dilma, se estabeleceram muitos vínculos entre Cuba e Brasil, principalmente econômicos", disse Yoani. "É muito bom que o Brasil ajude Cuba. Cuba não é governo ou partido, somos todos nós. No entanto, acho que falta dureza, ou franqueza, do governo brasileiro na hora de exigir direitos humanos na ilha”.
A ativista cubana disse ainda que o regime cubano não é socialista, e sim o que nomeou de "capitalismo de Estado". "Cuba está vivendo um capitalismo de Estado, um capitalismo de um clã, onde o chefe não é alguém rico ou burguês, é o governo".
Questionada sobre a estrutura de saúde e educação de Cuba, cujos índices estão entre os melhores do mundo, a dissidente sustentou que a queda do Muro de Berlim, em 1989, que resultou no fim da União Soviética, em 1991, o sistema de saúde e educação cubano, que recebia investimentos soviéticos, entrou em colapso.
"A partir daí o sistema entrou em colapso material. Hoje vemos um êxodo dos profissionais desses setores", afirmou a blogueira, que se definiu ideologicamente como uma "pós-moderna" crítica ao comunismo.
Yoani Sánchez também voltou a falar sobre o embargo econômico que os Estados Unidos impõem a Cuba. "Há uma teoria, uma metáfora, que o embargo é uma caldeira. O fogo seria a precariedade econômica, material, que levaria as pessoas à rua. Mas o embargo não resulta em rebeldia, e sim na imigração dos cubanos".
Reafirmou ser contra o embargo econômico pois isso só serve de desculpa para o governo cubano justificar os seus erros e as suas omissões, afirmou.”
(“Umuarama Ilustrado”, 22/01/2013)

“Trocamos José Dirceu por Yoani”
“Cartaz exibido na Livraria Cultura, onde Yoani Sánchez se encontrou com blogueiros.
Eu apoio a troca.
Dirceu gosta de ditaduras, certo? Que fique numa ditadura, ué. Yoani gosta de democracia. Podemos, ao menos por enquanto, oferecer isso a ela, ainda que os dinossauros tentem provar o contrário.”
(Blog do Reinaldo Azevedo – 21/02/2013)

Boa essa. Muito boa!
Mandamos o José Dirceu para Cuba e mantemos a Yoani aqui no Brasil. José Dirceu já esteve em Cuba como exilado político, onde aprendeu técnicas de guerrilha (que nunca pôs em prática) e fez cirurgia plástica... e parece que gostou, recentemente implantou um “topetinho” na careca a “peso de ouro”. O Poder fez bem ao “garotão” que nunca fez guerrilha, preferiu ficar “escondido” no Paraná, durante a DITADURA!
E o Brasil ganha uma moça aguerrida, corajosa e que batalha pela Liberdade de Imprensa e pela construção da Democracia.
PROBLEMA: o esperto José Dirceu NÃO quer ir para Cuba. NUNCA MAIS...

FIM DA ÓPERA CUBANA:




Yoani no programa Roda Viva - TV Cultura/Chico Caruso

Sozinha, num país até então desconhecido, com uns “gatos pingados” gritando que ela era agente da Cia, com a ausência COMPLETA de um apoio que seria normal da oposição política, não fosse essa majoritariamente do conhecido partido “em cima do muro” que é o PSDB. Aliás, em sua visita rápida ao Congresso Nacional o candidato tucano à presidência em 2014, senador Aécio “traíra”Neves, passou, cumprimentou-a rapidinho e caiu fora...

YOANI SÁNCHEZ foi um sucesso na mídia e, com seu comportamento sereno e seguro, conquistou os brasileiros...e vai vender muitos livros!

- Esteja certa, cara Yoani, a sua frase na abertura deste post está certíssima! Cuba NUNCA mais será a mesma. A MUDANÇA VIRÁ, mais cedo do que se espera!!!
E digo mais:
“COM CERTEZA,
ELES  PASSARÃO!!!”



Roda Viva com Yoani Sánchez / veja vídeo aqui

10 comentários:

Delmanto disse...

É impressionante a “paura”, o medo do Ditadura Cubana dos Irmãos Castro diante da viagem dessa jovem blogueira pelo mundo... isso, porque eles sabem que Cuba NÃO será a mesma depois disso... As mudanças são eminentes! É o fim da maior “impostura romântica” nas Américas. Já dissemos, se vivo fosse, Che Guevara estaria em Sierra Maestra para combater a Ditadura dos Irmãos Castro.
A repercussão da visita de Yoani Sánchez ao Brasil foi gigantesca. Imaginem o que será a sua passagem por outros países da América do Sul, por países da América Central e pelos Estados Unidos, além de uma longa programação nos países europeus...
Ela dará entrevistas em Universidades, fará eventos para lançar seu livro, além de palestras em Sociedades a Favor da Liberdade de Imprensa.
Certamente, após esse caminhar na busca de apoio à sua luta pela Liberdade de Imprensa em Cuba e, principalmente, pela defesa dos Direitos Humanos, a pequena Ilha de Cuba já não será a mesma e nem Yoani será a mesma...
Será a “guerrilheira da internet” que, sozinha, granjeou apoios importantes no mundo todo e soube com serenidade e muita segurança apresentar um “retrato real” de Cuba e mostrar que os cubanos não podem ser classificados apenas pelos favoráveis à Ditadura. Não! Os cubanos são, como os brasileiros, das mais variadas tendências. E Cuba não é “propriedade” de uma “camarilha” que derrubou uma Ditadura de Direita para implantar uma Ditadura, cruel e sangrenta, auto-intitulada de “esquerda” (aplicando na fraca economia da Ilha, um “capitalismo de Estado”, deixando longe, bem longe, o sonho socialista).
“ELES PASSAM, CUBA FICA...FICA “CUBA LIBRE”!!!

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
e ela venderá muitos livros com certeza. Feitiço virou contra o feiticeiro.

Anônimo disse...

Eliane Lobato (Facebook): Excelente!

Anônimo disse...

Delmanto, perguntar não ofende: assim como o senador Eduardo Suplicy acompanhou a cubana Yoani na Bahia, em Pernambuco e em Brasília, os senadores Aloísio Nunes, Álvaro Dias e Aécio Neves poderiam ter feito o mesmo, não é ?!?
Eu só queria confirmar...
Esses tucanos vivem em cima do muro, são muito covardes e vão perder o governo de São Paulo, com certeza!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Elias Barboza(www.dihitt.com.br):
Amigo Delmanto, seu post traduziu tudo que eu quis passar em meus posts, todavia, os imbecis socialistas de mentiras, alinhados aos petralhas vermelhos de São Paulo, tiraram minha concentração quando escrevia com palavras de ordem e baixaria, coisas do PT. Não podemos condenar uma moça por ela gostar de viajar ou sentar com amigos para um lanche ou tomar uma cerveja! Para relembrar, quando Zé Dirceu se encontrou com Zé Genuíno após a diplomação de volta a Câmara Federal, ambos saíram para festejar juntamente com seus comparsas do mensalão, a vitoria descarada. Eles são socialistas? Embora defendendo a tirania cubana contra seus povos, esses pilantras do PT paulista são uma vergonha para o Brasil.
Yoani, não quer lutar, ela quer liberdade, que seu povo possa optar pela fé, pelos livros, pela roupa e pela diversão, sobretudo, frase de uma mulher que defende os princípios individuais, Cuba precisa verdadeiramente ser livre, os irmãos Castro passam, e Cuba permanecerá !

Anônimo disse...

Elias Barboza(www.dihitt.com.br):
Amigo Delmanto, seu post traduziu tudo que eu quis passar em meus posts, todavia, os imbecis socialistas de mentiras, alinhados aos petralhas vermelhos de São Paulo, tiraram minha concentração quando escrevia com palavras de ordem e baixaria, coisas do PT. Não podemos condenar uma moça por ela gostar de viajar ou sentar com amigos para um lanche ou tomar uma cerveja! Para relembrar, quando Zé Dirceu se encontrou com Zé Genuíno após a diplomação de volta a Câmara Federal, ambos saíram para festejar juntamente com seus comparsas do mensalão, a vitoria descarada. Eles são socialistas? Embora defendendo a tirania cubana contra seus povos, esses pilantras do PT paulista são uma vergonha para o Brasil.
Yoani, não quer lutar, ela quer liberdade, que seu povo possa optar pela fé, pelos livros, pela roupa e pela diversão, sobretudo, frase de uma mulher que defende os princípios individuais, Cuba precisa verdadeiramente ser livre, os irmãos Castro passam, e Cuba permanecerá !

Anônimo disse...

Estela Dias (Facebook): Certeza, a mudança esta próxima!

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook); compartilhou sua foto.
esperemos!

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): É isso aí, Armandinho!

Delmanto disse...

Importante artigo de Nelson Motta, sobre a Yoani Sánchez, com o título de “Novela Cubana”, vale ler:
Se os eficientíssimos serviços de repressão cubanos, que há anos espionam Yoani Sanchez dia e noite, tivessem descoberto a menor prova de suborno, a "agente milionária da CIA" já estaria presa. É sintomático que, para eles, alguém só discorde do governo se levar dinheiro. Freud diria que estão falando deles mesmos.
Antigamente eles queriam ser mais realistas que o rei, hoje tentam ser mais tirânicos que os tiranos, como mostraram os protestos contra Yoani em Recife, Salvador e Feira de Santana, não só com gritos e faixas, mas esfregando dólares falsos no seu rosto e puxando os seus cabelos.
Mas Yoani até gostou dos protestos, como um sopro de democracia para quem vive numa ditadura sufocante, e se divertiu ouvindo velhas palavras de ordem "que nem em Cuba se ouvem mais". O resultado foi uma repercussão muito maior - maciçamente a favor da blogueira - do que teria a sua viagem ao Brasil.
No sertão baiano, uma milícia de talibãs tropicais impediu a exibição do filme Conexão Cuba-Honduras, porque não queriam discutir nada, mas calar o opositor no grito. Quando conseguiu falar, Yoani disse que vive numa sociedade "onde opinião é traição" e eles vaiaram. Mas deveriam aplaudir, porque no Brasil que eles sonham também será assim. A maior fragilidade da democracia é poder ser usada livremente pelos que querem destruí-la, a começar pela liberdade de expressão.
Yoani escreve, descreve e analisa muito bem o cotidiano de Cuba, mas suas criticas não são violentas, debochadas ou incendiárias. Muitas vezes são crônicas sobre as dificuldades para comprar um ovo, o elevador quebrado há oito anos, a escassez de quase tudo, os roubos e malandragens sistêmicos, a internet lenta e censurada, os privilégios da elite.
Como quase todos num país ainda na idade do byte lascado, Yoani não tem conexão em casa. É obrigada a postar em hotéis a preços absurdos porque as poucas lan houses são só para estrangeiros e seu blog não pode ser acessado na ilha.
Agora Yoani quer usar o dinheiro dos seus prêmios culturais ganhos no exterior para fundar um jornal independente. Ley de Medios em Cuba já!

Postar um comentário