maio 26, 2014

SHOPPING BOTUCATU: Empreendimento de sucesso!

SHOPPING BOTUCATU:
 Empreendimento de sucesso!!!

clique na imagem para ampliá-la

Botucatu tem vivido, nos últimos anos, verdadeiro “boom” desenvolvimentista. E a cidade está crescendo para o lado que havia sido previsto pelo saudoso e competente Arquiteto Eugênio Monteferrante Netto. O Arquiteto Monteferrante previu e fez constar do nosso Plano Diretor o que seria – e hoje já é realidade! – o CENTRO CÍVICO DE BOTUCATU!

No entorno da Rodovia Castelinho, já foi construído e está em funcionamento o novo fórum de Botucatu – Fórum “Desembargador Alcides de Almeida Ferrari! – parte integrante do Centro Cívico que terá, ainda num futuro próximo, as novas sedes da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal, cujas mudanças já estão programadas e previstas em lei.

Também são do planejamento do Arquiteto Monteferrante as modernas Avenidas já construídas e que efetivarão a ligação até o Distrito de Rubião Júnior. No entorno do CENTRO CÍVICO, modernos loteamentos serão implantados, sendo que a Hípica Residencial, loteamento já consolidado, foi o empreendimento pioneiro na região.

Em artigo escrito em 02/10/2010, “Planejamento Urbano Municipal”, no jornal on-line Acontece Botucatu, fizemos uma abordagem sobre esse planejamento positivo e sobre a eminência da construção de um shopping na região.

E foi o que aconteceu. E mais uma vez a Usina São Manuel, proprietária das terras na região, contribuiu e facilitou mais essa conquista. O loteamento da Hípica Residencial foi feito em terras compradas da Usina São Manuel. O CENTRO CÍVICO também ali foi localizado em gleba doada à Municipalidade. Agora, o shopping...

SHOPPING DE BOTUCATU!!!

clique na imagem para ampliá-la

Essa grande conquista da cidade de Botucatu e que atenderá a toda a nossa região com uma população prevista de 700 mil habitantes teve um corajoso empreendedor: JOSÉ HENRIQUE FERNANDES FARALDO! 

À frente do GRUPO JHF irá entregar esse moderno complexo comercial na próxima quinta-feira, dia 29 de maio.

Há mais de 30 anos que Botucatu e região está à espera de um empreendimento desse porte. Durante esse tempo todo, tivemos que frequentar os shoppings da capital e das grandes cidades do interior...

Juntamente com o crescente ritmo dos modernos empreendimentos imobiliários que estão mudando o visual da “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”, o Shopping Botucatu será o “point” que irá impulsionar o desenvolvimento da região.

É preciso que se estenda, mais uma vez, os cumprimentos às Famílias Dinucci e Fernandes – acionistas da Usina São Manuel! – pela constante contribuição ao desenvolvimento de Botucatu e, no caso, especificamente, com a construção do shopping, empreendimento do José Henrique, também pertencente à Família Fernandes.

Abaixo o “release” promocional sobre o shopping e o artigo “Planejamento Urbano Municipal”:

“Situado à Av. Marginal (paralelo à Rod. Prof. João Hipólito Martins SP209, via de ligação entre a Rod. Castelo Branco e a Rod. Marechal Rondon).

Próximo ao entroncamento com a Rod. Marechal Rondon ( 1.400 metros ).

Fluxo diário no entorno do shopping: 22 mil veículos/dia em horário comercial.

Facilidade de acesso nos dois sentidos da Rod. Prof. João Hipólito Martins.
A cidade de Botucatu está localizada a 235 km da capital São Paulo, à qual se interliga pelas rodovias Marechal Rondon (SP300) e Castelo Branco (SP280). O nome do município provém do termo indígena, tupi ybytukatu, que significa "bons ares, bom vento", através da junção dos termos ybytu ("ar, vento") e katu ("bom"). No passado, sua extensão territorial chegou a representar um 1/4 do estado de São Paulo, localizada na região centro sul do estado, ocupando, hoje, uma área de 1.482,87 km².

Faz limites com os municípios de Anhembi, Bofete, Pardinho, Itatinga, Avaré, Pratânia, São Manuel, Dois Córregos e Santa Maria da Serra. O clima do município é tropical de altitude, com invernos amenos e verões quentes.

Na maior parte do ano, principalmente à noite, sopra sobre o município, uma brisa vinda da Serra. Isso porque sua altitude de 804 metros varia em seu ponto mais baixo de 756 metros até 920 metros, localizado no ponto mais alto, o Morro de Rubião Junior.”

“PLANEJAMENTO URBANO MUNICIPAL



A cidade de Botucatu ganhou, na entrada de cada século, procedimentos técnicos na área urbana que lhe garantiram um desenvolvimento sustentável e modelar perante as demais cidades do Estado.

NO SÉCULO XX – O GRANDE PLANEJAMENTO:

Após a Proclamação da República (1889), a administração municipal passou a ser parlamentarista: os membros do Conselho da Intendência (Vereadores) eram eleitos pelo voto e elegiam o Intendente Municipal (Prefeito). Já em 1890, o Intendente Municipal (Prefeito) era Rafael Ferraz de Sampaio que comandou o grande planejamento municipal: todo o arruamento da cidade, com as duas grandes artérias cortando toda a urbe (a atual Amando de Barros que continua na Floriano Peixoto e chega na Major Matheus e a atual Dom Lúcio continuando na Avenida Santana até encontrar também a Floriano Peixoto), sendo certo que as atuais paralelas João Passos, Cardoso de Almeida e General Telles, também estão ligadas à Floriano Peixoto... E no topo da cidade a ACRÓPOLE CÍVICA, onde seriam construídos a Catedral, a Escola Normal, o Fórum, a Misericórdia Botucatuense, a Industrial, a Casa de Saúde Sul Paulista, etc. E tem mais: o abastecimento de água e o tratamento de esgoto também foram objeto do planejamento municipal. Já em 1917, Botucatu tinha 100% de seu esgoto tratado em uma rede de 14 Km!!!

Atenção: neste ano de 2010, após ter entregue há mais de 30 anos o seu Serviço Municipal de Água e Esgoto para a SABESP, perdendo um serviço próprio de sua autonomia municipal, Botucatu ainda NÃO tem seu esgoto tratado. Mais 30 anos foram dados à SABESP (esperemos que agora o esgoto seja prioridade máxima), sempre lembrando que Jaú, do mesmo porte de Botucatu, JÁ tem seu esgoto 100% tratado pela SAEJ- Serviço de Água e Esgoto de Jaú - entidade municipal!!!

NO SÉCULO XXI – O CENTRO CÍVICO:

Nos anos 90, eu tive a honra de formar em um grupo que batalhava por um planejamento urbanístico moderno para Botucatu. Em cima da competência técnica dos estudos do arquiteto Eugênio Monteferrante Neto, lutávamos pela implantação do planejamento municipal racional e desenvolvimentista, preparando Botucatu para o novo século que chegava. Monteferrante já tivera participação expressiva na localização da fábrica da CAIO, na construção de modernas avenidas (Vital Brasil e Rafael Laurindo) no traçado da atual Castelinho, no Plano Diretor do Lageado (com seu moderno traçado viário), no Plano Diretor de Botucatu e na implantação de modernos bairros residenciais como o Jardim Paraíso, enfim, já tivera uma participação técnica respeitável em Botucatu.

Assim, a luta pela construção das Avenidas Marginais e a localização para o Centro Cívico (Fórum, Câmara Municipal e Prefeitura), foram as grandes bandeiras dos anos 90. A luta pelas construções do Anel Viário e da Avenidas Marginais continua...

Nos primeiros anos do novo século (2000/2004), Monteferrante atuou no Planejamento da Prefeitura Municipal e CONSEGUIU localizar o CENTRO CÍVICO na Castelinho, em área doada pela Usina São Manuel... Foi uma grande vitória de Botucatu!

Hoje, o Fórum JÁ está sendo construído e a Câmara Municipal já está mobilizada para a construção de sua nova sede, sendo que a Prefeitura Municipal terá mais tempo, mas também deverá ser construída no CENTRO CÍVICO!

Para lá, a UNIMED já tem terreno para a construção de seu Hospital, a OAB deverá fazer a sua nova sede, um Shopping sairá do papel... e a polarização do CENTRO CÍVICO deverá levar outras entidades para a região, além da construção de modernas avenidas ligando a Castelinho à Rubião Jr. e ao campus da UNESP !

É o caminho por onde crescerá a NOVA BOTUCATU!

Armando M. Delmanto

Advogado e escritor”

32 comentários:

Delmanto disse...

Ufa! Botucatu conseguiu!!!
Primeiramente, os cumprimentos ao empreendedor José Henrique Fernandes Faraldo, filho do Dr. Faraldo, um gigante na conquista da nossa FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, hoje destacado campi da UNESP!
À frende do Grupo JHF, estará entregando esse moderno empreendimento – o FORUM BOTUCATU! – no próximo dia 29 de maio de 2014!
E PARABÉNS a Botucatu, suas autoridades e, principalmente, seu povo trabalhador que acreditava que teria o SEU Shopping a marcar a nova fase de grande desenvolvimento empresarial que Botucatu está vivendo.
SHOPPING BOTUCATU!
SUCESSO!
PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (fACEBOOK):
Parece ser um belo empreendimento, parabéns ...ironizando um grande amigo de Conchas ,,, por certo vai atender também todo o ABC de Botucatu!!!

Delmanto disse...

Isso mesmo, Moruzzi.
ABC – Anhembi, Bofete e Conchas e + São Manuel, Itatinga, Pardinho, Areópolis, Avaré, Arandu, Cerqueira Cesar, Lençois, Pratânia Agudos...
Toda a região sai ganhando!
O Shopping Botucatu é o Shopping de uma região de + ou – 700 mil habitantes.
Valeu!
Grande abraço.

Anônimo disse...

Maria De Lourdes Fumis (Facebook):
Botucatu e região merecem um Shopping assim! Parabéns!

Anônimo disse...

Wilson Roberto Roberto (Facebook):
BOTUCATU MERECE ÊSSE GRANDE EMPRENDIMENTO,
DEMOROU MAIS CHEGOU
.PARABÉNS CIDADE DOS BONS ARES,BOAS ESCOLAS

Anônimo disse...


..










Antonina Mendonça (Facebook):
Parabéns ao grupo JHF.

Anônimo disse...

Neuza Moises Rezende Leite (Facebook):
Parabens!!! Momento muito esperado!!

Anônimo disse...





Carmem Lúcia da Silva (Facebook):
compartilhou sua foto.
O Progresso é conquista de muitos investidores e de seriedade administrativa do município. Parabéns a todos os envolvidos e sucesso!

Anônimo disse...

Armando Jesus Barbieri Barbieri (Facebook):
Parabens mesmo !

Anônimo disse...

Elizabeth Devesa Cintra Devesa (Facebook):
nossa q lindooooo

Anônimo disse...

Elizabeth Devesa Cintra Devesa (Facebook):
nossa q lindooooo

Anônimo disse...





Marlene Caminhoto Facebook) compartilhou sua foto.

BOTUCATU BOMBANDO... RSRSRSR

Anônimo disse...

Estela Dias (Facebook):
Aí que chic, parabéns.

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook):
Grande Dr. Eugênio Monteferrante um homem que sempre viveu a frente de seu tempo, um visionário, um querido, um cavalheiro, um amigo,

Anônimo disse...

Djanira Genovez (Facebook) compartilhou sua foto.
•Nosso primeiro shopping!!!

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook):
Parabéns !

Anônimo disse...

Nina Pedroso (Facebook):
Parabéns Botucatu, irei visitar e fazer uma comprinha!

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook):
É o que estava faltando para Botucatu, chegando até um pouco tarde, mas ainda bem que já está para inaugurar, espero que supere as nossas expectativas. Muito bom!!!

Anônimo disse...

Cris Zacharias (Facebook)compartilhou sua foto.
Saudades tio......

Anônimo disse...

Lali Fazzio (Facebook):
Cristina, seu tio era muito especial. Como amava Botucatu

Anônimo disse...

Cris Zacharias (Facebook):
Sim Lali Fazzio Amava muito Botucatu.... obrigada pelo carinho

Anônimo disse...

Mara Nechar Gorni (Facebook):
Parabéns a Botucatu e a este empresário por acreditar em nossa cidade

Anônimo disse...

Carolina Souza (Facebook):
Ja tinha passado da hora de botucatu ter um shopping, que aliás, ficou linnnndo! Grande jovem empreendedor, Faraldo, parabéns!

Anônimo disse...

Bete Adami Santos (Facebook):
parabéns a todos os cidadãos de Botucatu...a cidade merece esse empreendimento!

Anônimo disse...

Lia Almeida Lemos (Facebook):
Parabéns Botucatu, até que em fim !!!, agora só falta transformar a Amando em calçadão, a exemplo da rua das Flores em Curitiba, com Cafés, onde se possa sentar em uma mesinha pra jogar conversa fora, tomar um chopinho com os amigos numa tarde gostosa, e de quebra fazer umas comprinhas, quem não quer ?, se isto não for feito, a referida rua corre o serio risco de se tornar uma rua de comercio de quinquilharias, onde se instalará o centro de compra dos pobres e o Shopping, a elite ! É com vcs. botucatuenses !!!

Anônimo disse...






Candy Borges (Facebook): Parabéns...!!!

Anônimo disse...

Wilson Roberto Roberto (Facebook):
DESLUMBRANTE, o povo de Botucatu aguardou êsse Shopping durante décadas, finalmente isso aconteceu. Está de Parabéns os idealizadores por essa monumental construção. Lindíssima, não vejo a hora de poder visitar novamente minha terra Natal Botucatu,e fazer uma visita aí.Abraços ao povo da cidade DOS BONS ARES DAS BOAS ESCOLAS

Anônimo disse...

.










Angela Silveira (Facebook):
.... a região merecia algo lindo assim...Parabéns Botucatu..

Anônimo disse...

Jair Bortoli (Facebook):
Bonito.

Anônimo disse...

José Antonio de Andrade (Facebook):
Leve dinheiro e cartões de crédito. E muita disposição para gastar.

Delmanto disse...

Ana Coneglian Leccioli (Facebook):
Que ótimo....precisava!!

Anônimo disse...

Um exemplo de determinação a ser seguido. Contra diversas dificuldades José Henrique Faraldo conseguiu articular com maestreza a construção desse maravilhoso shopping. Parabéns Botucatu !

Postar um comentário