agosto 21, 2014

USP/UNESP/UNICAMP: CRISE, HUMILHAÇÃO, MÁ GESTÃO E DECADÊNCIA!

USP/UNESP/
UNICAMP: CRISE, HUMILHAÇÃO, MÁ GESTÃO E DECADÊNCIA!

As três universidades estaduais estão em gravíssima crise. A USP está com 105,5% de seu orçamento comprometido com o pagamento de pessoal. O mesmo ocorrendo de forma grave com a UNESP e a UNICAMP!
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO PSDB é altamente comprometedora, sendo que NUNCA essas importantes instituições de ensino superior haviam sido usadas politicamente como nas últimas eleições, com atuação expressa de seus dirigentes a favor de candidatos tucanos, FERINDO  a AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!!!

ISSO PRECISA SER REVERTIDO!!!

RESUMINDO: As 3 Universidades estão sem poder dar o aumento DEVIDO aos seus funcionários administrativos e a seus docentes, sendo que a GREVE paralisa as 3 universidades.

USP despenca no ranking internacional de universidades:

A USP caiu em mais uma avaliação internacional. A conceituada TIMES HIGHER EDUCATION (THE), revista inglesa que faz as principais avaliações mundiais de ensino superior.
A USP caiu 11 posições: ficou na posição 81/90, contra a posição 61/70 de 2013.
Mesmo assim, a USP continua a ser a ÚNICA universidade da América Latina citada.


USO POLÍTICO DAS UNIVERSIDADES

UNESP

Na UNESP, tomando por base os campi de Botucatu, desde os anos 80 não há qualquer criação diversificada de cursos, como Engenharia, Arquitetura, Farmácia, Química Industrial, Ciências Econômicas e Ciências Sociais. Desde a incorporação da FCMBB pela então criada UNESP, tem havido um trabalho sistemático da reitoria a favor de Bauru e contra Botucatu. Começou com o ex-reitor Luís Ferreira Martins (de Bauru),  na implantação da UNESP, culminando com a reitora em exercício  Marilza Rudge (também de Bauru) que tentou criar 60 vagas para o Curso de Medicina de Botucatu, MAS para serem instalados em Bauru! 
Claro que foi abortada essa “GAMBIARRA”...



Vejam o que se comentou à época:

USP
Já foi concluída a investigação instaurada pela USP para apurar se o ex-reitor João Grandino Rodas (2010/2013) autorizou aumento de gastos em contratação de pessoal sem o consentimento do Conselho Universitário.
Se apurada a má gestão, o ex-reitor poderá sofrer repreensão, suspensão ou exoneração.
Em paralelo, o Ministério Público poderá instaurar inquérito civil e propor ação por improbidade administrativa e, assim, o ex-reitor poderá ser multado, ser demitido e perder seus direitos políticos.
Em matéria publicada por este blog, em 31/11/2011, temos o retrato da má gestão do então reitor JOÃO GRANDINO RODAS:

O Reitor... Ah!...esse Reitor....


Aí é que pega a engrenagem...As Instituições, no regime democrático, precisam estar acima de qualquer suspeita. E, no caso da USP, a coisa está feia. Desde o Regime Militar que a USP não passava por tamanho constrangimento. Naquela época, o Reitor Gama e Silva, usou a Faculdade de Direito e a USP para fazer política e chegar ao Ministério da Justiça, onde realizou a maior perseguição seguida da cassação de mais de três dezenas de Docentes da USP (Fernando Henrique Cardoso, Florestan Fernandes, Paulo Duarte e outros tantos brilhantes professores, MAS desafetos de Gama e Silva, acusados de comunistas). Pois agora, o Reitor Rodas, veio também da Faculdade de Direito (onde já foi declarado persona no grata), está na Reitoria, guindado a esses dois postos, por influência partidária, assim como Gama e Silva que só foi Diretor, Reitor e Ministro por “influência” do Regime Militar. E outra coincidência: Gama e Silva, depois de deixar o Poder, tentou voltar para a Faculdade de Direito NÃO FOI ACEITO POR SEUS PARES!!!! Em outras palavras, foi considerado “persona non grata”!

(Diretoria, Corpo Docente, Centro Acadêmico XI de Agôsto decidem, no famoso Páteo das Arcadas do Largo de São Francisco (Fac. Direito/USP) : Reitor Rodas é "persona non grata!")

O REITOR A SERVIÇO DO PSDB

Reitor nunca negou a sua ligação com o PSDB. AReitoria da USP está sendo objeto de uma investigação pelo Ministério Público Estadual. É mantido em sigiloInquérito Civil 088/2011. Tem por objeto verificar a possível “violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, burla ao acesso de cargo mediante concurso público, lesão aos cofres públicos e improbidade administrativa”.
A investigação é levada a efeito pelo Promotor de Justiça Valter Foleto Santin, da Promotoria do Patrimônio Público e Social do MPE. Entre outros atos do Reitor João Grandino Rodas, estariam as nomeações paraProcuradores da USP – sem concurso – de um seu assessor político e do filho da ex-reitora, Suely Vilela.

Outra ação política negativa que está repercutindo mal no meio acadêmico paulista é a promessa de Rodas de criar uma FACULDADE DE MEDICINA EM BAURU,cidade do presidente estadual do PSDB, o deputado Pedro Tobias. Mesmo sabendo que tem umaFACULDADE DE MEDICINA ESTADUAL na cidade deBotucatu (a 100 Km de Bauru) e mais duasFACULDADES DE MEDICINA ESTADUAIS nas cidades de Marília e São José do Rio Preto (100 kmacima de Bauru). NÃO SE JUSTIFICANDO ESSA ATITUDE POLITIQUEIRA DO REITOR! Quer dizer, com esse Reitor TUDO FICA MAIS DIFÍCIL...






Reitor da USP é considerado “persona non grata” pela Congregação da São Francisco/ leia aqui

7 comentários:

Delmanto disse...

As 3 universidades estão SEM DAR AUMENTO aos seus funcionários! Esse aumento é mera correção inflacionária! É PURA MÁ GESTÃO!!!
O novo Reitor da USP, Marco Antonio Zago, afirmou que o ex-reitor contratou, sem amparo legal, 2 mil servidores entre 2011 e 2013. O ex-reitor Rodas foi escolhido pelo então governador José Serra, apesar de ser o segundo colocado na lista trípice.
O novo reitor está propondo que os Hospitais da USP passem para a Secretaria da Saúde, mantendo o vínculo universitário. Propõe, também, um corte se 15% no quadro funcional. O gasto com pessoal chegou a 105,5% !
A USP despencou entre as melhores universidades do mundo. É perda irreparável.
Já a UNESP e a UNICAMP estão “sem desculpas razoáveis”, como disse um analista educacional, eis que ambas não tiveram um desempenho considerável.
Urge o retorno da AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA com o afastamento de dirigentes, que se submeteram a interferências políticas indevidas.
QUEREMOS A AUTONOMIA DE NOSSAS 3 UNIVERSIDADES!!!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Discordo totalmente de você Armando... a falência da USP esta ligada à leniência de suas autoridades diante turba radical composta por meia dúzia de estudantes profissionais alinhados com pseudo corpo discente e docente descompromissado com o ensino e com engajamento político radical notório ... desconheço qualquer atitude partidária vinculada ao governo do estado... como nāo acompanho a vida “interna corporis “ tanto da UNESP como da UNICAMP deixo de externar minha opinião , dizendo apenas não ter visto via imprensa investigativa, qualquer alusão ao uso político aqui aventado por você ! E ’o meu pensamento podendo ser alterado diante de fatos concretos !!! Exceção à eventual gestão temerária e corporativa...qualquer alusão neste sentido tem meu apoio irrestrito!

Delmanto disse...

Dr. Moruzzi quem afirma tudo isso é o Conselho Universitário da USP e seu atual Reitor, Marco Antonio Zago.
O ex-reitor, João Grandino Rodas foi declarado “PERSONA NON GRATA” DA Faculdade de Direito da USP. Não bastasse essa postura da Unidade Universitária da qual é membro, a USP, através de seu Conselho Universitario declarou o ex-reitor João Grandino Rodas “PERSONA NON GRATA”.
Ao mesmo tempo, como forma de agravamento da crise, vemos na Reitoria da Maior e Melhor UNIVERSIDADE do país, a USP, um Reitor com um perfil carreirista, fazendo, às claras, a política do PSDB que governa o Estado.
ERRADO! O Reitor deve, SIM, fazer política, MAS só a política da Instituição (USP) isenta do partidarismo que destrói os mais sólidos argumentos e derruba o respeito e mancha o prestígio de uma Instituição Paulista – a UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO! – que é orgulho de todo o Brasil.

E essa postura do Ex-Reitor da USP, vimos repetida por algumas Faculdades e Universidades Públicas, pelo interior do Estado, com seus dirigentes, claramente, participando e apoiando candidatos do PSDB. Isso é de tal gravidade que deve, que PRECISA ser MUDADO COM URGÊNCIA, restaurando a autonomia universitária e o seu prestígio acadêmico.
Espera-se do Governo do Estado, em que pese ser do PSDB, a tomada de posição para coibir posturas subservientes e que denigrem a Autonomia Universitária.

Anônimo disse...

A realidade é uma só: as três universidades paulistas – USP/UNICAMP/UNESP – estão CONGELANDO os salários de seus funcionários! Os funcionários e docentes das 3 universidades estão em GREVE!
O ex-reitor Rodas contratou, contra a lei, 2.000 servidores em 2 anos! Fez politicagem e deixou a USP comprometida com 105% de seu orçamento com pagamento de pessoal.
As 3 universidades estão em péssima situação. A USP caiu no ranking das melhores universidades do mundo, caindo 11 posições.
Os candidatos ao governo do estado PRECISAM tomar posição clara quanto à gestão do ensino superior no Estado de São Paulo.
ISSO É UMA VERGONHA!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Delmanto disse...

É bom conhecer o histórico da USP que está completando 80 Anos!
http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2014/01/usp80-anos-historico_24.html

Anônimo disse...

Esse pessoal do PSDB precisa ficar esperto... Na ânsia de ser contra a Dilma e o PT, eles não admitem nenhuma denúncia contra os tucanos.
Estão errados.
Não sou petista e nem vou votar na Dilma, muito pelo contrário. No entanto, entendo que no PSDB os “corruptos” precisam ser expurgados, pô! E nem venham bancar os “santinhos”, só na gestão do Alckmin foram impedidas de serem constituídas 70 CPIs !
Caso não tivessem sido abortadas pelo “rolo compressor” do PSDB na Assembléia Legislativa, hoje não teríamos o escândalo do Metrô, certo?
Acho que o PSDB deve ser limpo para poder atacar o PT e a Dilma. O Robson Marinho, chefe da Casa Civil do Covas e nomeado por ele para o Tribunal de Contas do Estado já foi afastado do TCE pela Justiça Paulista.
Atitudes infantis de não aceitar denúncias contra os tucanos só mostra a pobreza de espírito e faz com que as denúncias respinguem em todo o partido.
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.

Eder Fonseca (Dihitt) comentou a notícia USP/UNESP/UNICAMP: CRISE, HUMILHAÇÃO, MÁ GESTÃO E DECADÊNCIA!.

Comentário:
Que pena que as principais universidades do nosso país chegaram a esse ponto lamentável! Quando interesses passam à frente de valores maiores e inestimáveis, a situação sempre chega a esse ponto.

Postar um comentário