novembro 28, 2014

Blog do Delmanto + Renovação Política = Construção da Cidadania!

FÓRUM CULTURAL E POLÍTICO!

É com entusiasmo que sentimos a progressiva diversificação de temas e a participação sempre crescente em nosso Blog. A receptividade encontrada e a participação espontânea de tantos nos anima. É um desafio, sem dúvida. Afinal, os temas requerem debates e sugestões: é a construção da cidadania que sempre buscamos. Mas é um bom desafio participar ativamente de um instrumento de informação e formação nesta rede democrática online... Começamos com o nosso site, depois o livro digital e, agora, o Blog.
Site Delmanto/aqui 


Quando surge mais um veículo de comunicação é sempre motivo de festa. Quando esse veículo é destinado à valorização da cidadania, maior ainda a comemoração...

Blog do Delmanto, para nós, assume aspectos especiais de comemoração, exatamente por ser online e estar amplamente conectado. E teria que ser algo diferente, um veículo para mudança e que trouxesse uma contribuição efetiva ao debate das idéias.
Com seu material postado dentro da tecnologia disponível, mas com uma edição “espartana”, com critério profissional, dedicação e idealismo, muito idealismo.

Voltado à renovação política e à construção da cidadania , este Blog terá a missão de provocar o debate, convocando a intelligentzia brasileira (emprestemos a expressão russa para definir parte da nossa comunidade intelectual) para a discussão de temas de interesse do país, sempre valorizando o cidadão, despertando valores e delineando novos rumos para a solução dos problemas que estão dormentes há muito tempo...

Intelligentzia Brasileira/aqui 

Blog do Delmanto pretende ser uma bandeira de luta a favor da cultura nacional, priorizando as nossas coisas, o nosso folclore, a nossa memória histórica, e mais, descortinando o futuro com audácia cívica e muita criatividade, fazendo do presente uma vivência rica no exercício pleno da cidadania.

Tivemos, nos anos 50, algumas publicações culturais e políticas que obtiveram destaque: desde a conservadora revista “Problemas Brasileiros”, do “Convivium”, sob o comando do Padre Crippa até a “Revista Brasiliense”,representante da esquerda de vanguarda, ligada à Livraria Brasiliense (fundada por Monteiro Lobato) e sob o comando de Caio Prado Jr. Mas, nessa mesma época, a publicação que mais marcou presença foi a revista“ANHEMBI”. Porta voz da intelectualidade ligada à USP e ao “Estadão”, criada em 1952, por Paulo Duarte, liderou por muito tempo o mundo cultural brasileiro.

Com nítida noção de nossa real dimensão, sem querer abranger mais que o espaço democrático que a “Revolução da Informação” trouxe para o mundo todo, transformando em realidade concreta a “Aldeia Global”,que igualou a todos no acesso à comunicação e à realidade dos cidadãos de qualquer país e em qualquer continente. A sobrevivência de qualquer Nação fora do regime democrático é, daqui para frente, uma questão de pouco tempo...
Revolução da Informação/aqui 
Sempre repetimos e destacamos o acerto das palavras do jornalista e escritor Fernando Morais


“Eu sempre acreditei que até a democratização dos meios de comunicação seria uma luta política. Acabei descobrindo que se tornou uma conquista tecnológica. Hoje, todo mundo pode ser o seu próprio Roberto Marinho...” 

E é verdade. É a mais pura verdade!!!

Assim, o Blog do Delmanto se propõe a essa tarefa. Estaremos postando nossas idéias e nossos comentários sobre os mais diversos assuntos que interessem à renovação política e à construção da cidadania. Repetimos: é importante retomarmos a construção da democracia no Brasil. Não é mais possível convivermos com esse arremedo de democracia - verdadeira democracia meia-sola! -, enquanto a nossa população assiste, perplexa, a esse show de picaretagem política e de total desprezo pelos reais interesses nacionais. O caminho é um só: a sociedade organizada partir para a Assembléia Nacional Constituinte!


Constituinte/aqui 

No Blog teremos o acesso linkado aos Blogs mais importantes do país e das mais diversas correntes políticas e, também, aos Blogs dedicados à cultura musical, à arte culinária e – grande conquista ! – aos Blogs de Portugal, Espanha e aos corajosos Blogs de Cuba.

Blog do Delmanto pretende ser o Fórum Cultural e Político para todo cidadão prestante que esteja disposto a cerrar fileira na construção da democracia brasileira!Mesmo que vezenquando se traga ao debate político temas difíceis e que incomodem aos pacíficos de sempre. O importante é que haja uma abertura para o debate sério de temas de interesse da comunidade e de importância para vida política nacional, destacando o cidadão, despertando valores...

Liberdade de Imprensa/aqui 

Muita pretensão?!?

Será?!?  Essa é a nossa disposição...



4 comentários:

Anônimo disse...

Tenho acompanhado o seu blog. A abertura que ele nos dá, com link para os mais importantes blogueiros do país é uma boa. Do Arnaldo Jabor, passando pelo Tas, pelo Paulo Henrique Amorim, Reinaldo Azevedo, Noblat, Tutty Vasques, GeneraciónY, Desde Cuba a Sidney Rezende...E mais os temas para debate, este blog é, sim, um Fórum Cultural e Político! Espero que permaneça e aglutine as lideranças dos mais variados segmentos da sociedade. Forte abraço e boa sorte!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Você disse muito bem: Democracia Meia Sola!
É verdade. Os partidos políticos se transformaram em verdadeiros “balcões de negócios”, na busca do dinheiro fácil e de origem desconhecida ou pública. Os Estados Brasileiros desigualmente representados, o “espírito de corpo” protegendo os corruptos, como o deputado federal Waldemar da Costa Neto que, submetido ao Conselho de Ética, foi absolvido e, agora, foi condenado pelo STF por corrupção passiva e outros crimes.
Precisamos de uma nova CONSTITUIÇÃO, para definir a REFORMA POLÍTICA e, a partir dela, realizarmos as reformas tão necessárias: a reforma da previdência, a reforma tributária, a reforma trabalhista e outras reformas.
Mas para tudo isso é preciso contar com a Sociedade Organizada! Então, os nossos jornais, a televisão, os rádios e, principalmente, as redes sociais, precisam mobilizar a população brasileira. A participação da OAB, ABI, Associações de Magistrados e do Ministério Público, a Igreja, a Maçonaria, os Clubes de Serviço (Lions e Rotary), enfim, todas as entidades representativas da nossa sociedade, precisam fazer e participar dessa mobilização.
Vamos começar?!?
O começo ocorre em cada CIDADÃO BRASILEIRO!
QUEREMOS UM BRASIL LIMPO!!!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Foi através do seu blog que eu tive meu primeiro contato com a jornalista, blogueira e dissidente cubana, Yoani Sánchez. Que moça corajosa e determinada. Em certo trecho ela diz: “O Egito veio sacudir-nos em nossa mansidão e o arrojo de outros nos defrontou com nossa apatia...” Ela é além de corajosa, firme na visão futura de seu país. Sabe que Che Guevara, se vivo estivesse, estaria a caminho de Sierra Maestra para combater a Ditadura dos irmãos Castro que já dura há mais de 50 anos! A verdade é que Fidel Castro só se sentiu seguro após a saída de Che Guevara de Cuba, quando partiu um tanto decepcionado para outras lutas e outros sonhos. A juventude de todo o mundo e especialmente a cubana não pode esquecer a frase famosa de Che Guevara: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.”
Que ela continue a sua luta e amplie a sua rede revolucionária. Vamos acompanhar essa bonita história de resgate de uma Nação. Obrigada por tudo. Fé e muita luta. Conte comigo!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Delmanto disse...


Falar em Renovação Política & Construção da Cidadania parece meio fora de propósito após uma eleição presidencial. Acontece que nessa disputa presidencial NÃO se discutiu os grandes temas nacionais: da preservação da Amazônia, passando pela Reforma Política e indo até a necessidade de um novo projeto de mobilização urbana com participação efetiva da sociedade.
Não houve DEBATE! Só o EMBATE PRIMATA da desconstrução de adversários e bate-boca inconsequente que nada tinham a ver com as reais necessidades da população.
Assim, ao propormos o debate na sociedade civil e sua consequente mobilização, estamos indo para o único caminho que possibilitará as Reformas Necessárias: a SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA implantando as reformas que levarão o país ao Desenvolvimento Sustentável e sob o Estado de Direito.
É isso.
Vamos à luta!

Postar um comentário