fevereiro 28, 2013

Amigos de alma lavada
e que ouçam estrelas...

Loucos e Santos

LOUCOS E SANTOS/Oscar Wilde por Juca de Oliveira/ veja e ouça aqui

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril." - OSCAR WILDE
Via Láctea

Olavo Bilac: Ora direis ouvir estrelas/Juca de Oliveira/ veja e ouça aqui

”Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso”! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora! “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas”.

fevereiro 27, 2013

Festival da Canção de Sanremo &
Roberto Carlos!

FESTIVAL DA CANÇÃO ITALIANA!
A Itália é definitivamente um país especial, alegre, onde se come bem e onde se vive “benne”. E faz questão de tratar a música e a sua comida típica com a devida seriedade. A “dieta mediterrânea” é milagrosa e...deliciosa. A música, então, anualmente é reverenciada, todos os dias, mas tem o seu ponto alto no FESTIVAL DE SANREMO.
Como sempre, este ano aconteceu o Festival da Canção Italiana (63ª edição), mais conhecido como "Festival de Sanremo". Parece que o festival está sempre a renascer, com índices de audiência de até 52%. Boa notícia para os músicos locais e para os anunciantes. O vencedor era mais que esperado: o bom Marco Mengoni, com um segundo lugar que apreciei muito para Elio e le Storie Tese.
Mas o Festival de Sanremo ( Festival della canzone italiana) é tido como um dos mais importantes festivais de música de todo o mundo, sendo considerado o mais importante da Europa. Não é para menos: são 63 anos! Desde 1951 é realizado sem interrupção. Teve momentos difíceis, mas tem se renovado sempre e sempre alcançando o sucesso.
San Remo é uma pequena e encantadora cidade localizada no norte da Itália, tendo no cultivo, exposição e vendas de flores a sua principal fonte de renda. Isso até 1951. Depois o Festival da Canção Italiana passou a ser a sua “chancela”, a sua marca principal e maravilhosa.
E em todo empreendimento, surgem cantores e compositores que marcam de tal forma a sua apresentação e a música cantada que ficam como as doces lembranças desse famoso festival. Assim, o cantor e compositor Domenico Modugno foi o 1º colocado em 1958, com a música de sua autoria “Nel Blu Dipinto Di Blu”, que ficou mundialmente conhecida como “Volare”. É só falar em Sanremo e vem na lembrança da música Volare! Ficou como a “música oficial” do Festival.
E em uma Itália sempre romântica, a música, “Dio Come Ti Amo”, também de autoria de Domenico Modugno, apresentada em 1966, pela jovem e delicada Gigliola Cinquetti encantou a todos. Foi a 1ª colocada. Quando estive em Roma jantando no restaurante “Alfredo”, a música que pedimos aos músicos foi essa... Inesquecível.
Não é fácil citar todos os cantores e vencedores do Festival de Sanremo, mas alguns nomes precisam ser lembrados: Domenico Modugno (4 vezes vencedor), Claudio Villa (4), Paola Turci (5), Enrico Ruggeri (3), Marco Masini (3), Mia Martini (3), Peppino di Capri, Massimo Ranieri, Bobby Solo, Teddy Reno, Sergio Endrigo, Al Bano, Romina Power, Gianni Morandi, Adriano Celentano, Renzo Arbore, Laura Pausini, Andrea Bocelli, Gigi D’Alessio, Eros Ramazzotti e muitos outros. Sempre prestigiado com a apresentação de cantores estrangeiros, como Ray Charles e Frank Laine, contou também com a presença de cantores brasileiros como Gal Costa e Caetano Veloso.
Roberto Carlos: o “Rei de Sanremo!”
Roberto Carlos sendo apresentado pelo famoso Pippo Baudo
Sergio Endrigo e Roberto Carlos
Em 1968 – há 45 Anos! - Roberto Carlos já era considerado “rei” aqui no Brasil. O comando da Jovem Guarda lhe derá a base necessária para a sua segunda fase mais romântica. Nesse ano, convidado, apresentou-se no Festival de Sanremo, cantando a música “Canzone Per Te”, de autoria de Sergio Endrigo.
No Brasil, foi festivamente consagrado como “Rei de Sanremo”. A sua interpretação foi marcante e ganhou a preferência dos italianos. Voltando, ainda por muito tempo cantava esse seu sucesso internacional. Seguramente, o FESTIVAL DA CANÇÃO DE SANREMO continua a mobilizar os amantes da boa música, transformando-se em grande atração internacional!

fevereiro 25, 2013

“O Diabo Mora No Vaticano”

Padre Gabriele Amorth, famoso Exorcista Chefe da Diocese de Roma, fez essa declaração que repercutiu como uma “bomba” na Igreja Católica.
 “O DIABO MORA NO VATICANO!”
“HÁ BISPOS LIGADOS AO DIABO!”

“De acordo com a revista Veja o exorcista oficial da Igreja Católica, o padre Gabriele Amorth, se pronunciou sobre as recentes notícias do Vaticano dizendo que o demônio está instalado na Igreja.
Quadro de Mihály Zichy, "Lúcifer". Mostra o banimento de Lúcifer do Céu por Deus.
Amorth que trabalha com exorcismo há 25 anos garante que há sinais de que o anti-Cristo está vencendo a batalha contra a Santa Sé e diz também que “há cardeais que não acreditam em Jesus e bispos que estão ligados ao demônio”.
O padre italiano de 85 anos, nascido em Modena, garante que os casos de pedofilia cometidos por líderes católicos é obra do demônio. “O demônio mora no Vaticano e você pode ver as conseqüências disso”.
“Ele pode se esconder, ou falar diversas línguas, ou até aparecer para ser solidário”, diz Amorth sobre o demônio.
A renúncia do papa Bento 16 pode revelar uma disputa de poder dentro da Igreja, jornais internacionais afirmam que o cardeal Tarcísio Bertone comanda um governo paralelo que resiste aos planos de Joseph Ratzinger que passou a se sentir isolado pelos seus ex-aliados.”
Ou a Igreja Muda ou Ela Acabará...
Antes dos anos 50, a Igreja Católica Apostólica Romana já mostrava a distância que tinha dos seus fiéis... Foi se distanciando da preocupação pelo social, burocratizando o exercício sacerdotal, transformando seus imensos templos em espaços quase vazios...
Com a eleição do PAPA JOÃO XXIII (1958/1063), com a idade de 78 anos, era visto como um Papa de Transição, mas surpreendeu a todos, convocando o CONCÍLIO VATICANO II que visava a renovação da Igreja Católica e a formulação de uma nova forma de explicar pastoralmente a doutrina católica ao mundo moderno. No seu curto e surpreendente pontificado de 5 anos, escreveu 8 Encíclicas, sendo as principais a MATER ET MAGISTRA (Mãe e Mestra) e a PACEM IN TERRIS (Paz na Terra).
Depois dele, o PAPA JOÃO PAULO II fez seu pontificado no rumo da renovação da Igreja Católica. Mas a estrutura da Igreja já estava dominada pelos ambiciosos pelo PODER, especialmente pelo controle e uso do BANCO DO VATICANO. As denúncias de pedofilia remontam exatamente dos anos 50... A Igreja Católica estava dividida e o controle de seu “rebanho” oficial não estava sendo cuidado e orientado com a moral religiosa. A mudança era necessária...
JOÃO PAULO II INICIA A RETOMADA DO CONTROLE DO VATICANO

Com a sua eleição, em 1978, o PAPA JOÃO PAULO II colocou como seu braço direito o CARDEAL RATZINGER. O Cardeal Joseph Alois Ratzinger, domina pelo menos 6 idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano), possuindo conhecimentos do português, do grego antigo e do hebraico

Considerado um dos principais teóricos da Doutrina Católica, o Cardeal Ratzinger deu toda sustentação ao Papa João Paulo II. E pode ver, após a sua morte, a dificuldade para manter os “aproveitadores” longe do controle do Vaticano: a solução foi a sua própria eleição, eis que tinha juntamente com o Papa João Paulo II o controle dos Cardeais votantes.
O Papa que mudará a história da Igreja!

Realmente, o PAPA Bento XVI está mostrando que ele controla o conclave para a eleição de seu sucessor. Após o último conclave, teve a certeza de que teria que – ele próprio! – coordenar a eleição do Novo Papa.
Pela primeira vez na história da Igreja Católica, um Papa influenciará na escolha de seu sucessor. Principalmente nos últimos 2 anos, o Papa Bento XVI escolheu com o maior critério os novos cardeais: hoje, o colégio eleitoral tem o controle seguro de Sua Santidade.
E já vem dando SINAIS da MUDANÇA NECESSÁRIA: surpreendentemente destacou a necessidade de se retomar as decisões do CONCÍLIO VATICANO II, até hoje proteladas. Exerceu o seu poder para colocar um dirigente de sua confiança no comando do BANCO DO VATICANO. Afastou o Cardeal inglês acusado de envolvimento com a pedofilia nos anos 80. Explicitou que no VATICANO existe uma luta clara pelo PODER.
Com a possibilidade de ser reduzido o tempo para a convocação do Conclave que elegerá o seu sucessor, o PAPA BENTO XVI selou, em definitivo, a escolha de um sucessor com a formação canônica, a fé explícita, a capacidade intelectual e o vigor físico necessários para o duro enfrentamento para EXPULSAR O (S) DIABO (S) DO VATICANO. E +: RENOVAR A IGREJA CATÓLICA, levando-a ao reencontro com seus fiéis e com uma linguagem adequada e com a modernidade possível (e necessária) em sua Doutrina.
Em poucos dias, poderemos afirmar junto com o Conclave: HABEMUS PAPA!!!

fevereiro 24, 2013

Marilyn Monroe:
Faltou um OSCAR!

DEUSA LOIRA!  ÍCONE DE HOLLYWOOD!
Parece que foi ontem... Eu tinha meus 11 anos de idade e cuidava do meu tesouro: um álbum com as melhores fotos da Marilyn Monroe... E um belo dia o meu álbum sumiu. Procurei por vários dias, por anos até... Mas a imagem dela sempre permaneceu em minha memória: meiga, delicada, sexy... diferente daquela “loira platinada” – ícone de Hollywood!
Famosa pelos atrasos nas filmagens e por seus envolvimentos com seus colegas, sendo os mais famosos, com Ives Montand e com Clark Glabe... De seus casamentos, a lembrança com dois ídolos: Joe Di Maggio, ex-jogador de baisebol, verdadeira lenda americana e Arthur Miller, dramaturgo e intelectual.
Fez filmes sem expressão até ser descoberta pela indústria do cinema. Uma lista detalhada de seus principais filmes (10) está linkada no final deste post. O filme “Quanto Mais Quente Melhor”, com Tonny Curtis e Jack Lemmon é considerado a “melhor comédia de todos os tempos”, sob a direção competente de Billy Wilder.
Personificou o glamour hollywoodiano. Morreu muito jovem, com 36 anos! Diziam que tinha um romance com então presidente John Kennedy e com o irmão dele Robert Kennedy. Diziam que sonhava em ser primeira-dama dos EUA... Será?  A cena dela cantando "Happy Birthday, Mr. Pre-si-dent"  ficou gravada para sempre nas lendas do cinema...
 O certo é que foi encontrada morta em sua casa, com o telefone na mão e um vidro de barbitúricos... O mais certo ainda é que ANTES da chegada da polícia, sua casa foi revirada por agentes do FBI... Então...
No ano passado, 2012, comemorou-se 50 Anos de seu falecimento. Ícone de Hollywood. Sexy Symbol do Século XX. MARILYN MONROE merecia um OSCAR pelo conjunto de sua carreira, já que não foi premiada em vida. Insubstituível até hoje!

fevereiro 23, 2013

Fim da Novela Cubana:
“Eles passam, Cuba fica...”




“Eles passam, Cuba fica...”
E eu acrescento:
“Eles passam, Cuba fica...fica "Cuba Libre"!!!



Com a frase acima de Yoani Sánchez, em entrevista ao sociólogo Demétrio Magnoli, na televisão GLOBONEWS, pudemos ter a exata proporção do que foi a sua passagem pelo Brasil. Na tarde de ontem, ela já dera uma entrevista à BandNews FM. Tudo com muita clareza, serenidade e firmeza...


 Eu fiquei impressionado. A jovem Yoani, em cima de seus 37 anos, agindo com uma segurança raramente vista nos políticos mais tarimbados. E é preciso destacar: jovem, frágil e absolutamente sozinha. Teve a companhia do senador Eduardo Suplicy na Bahia, no Recife e em Brasília. E só... Aliás, há que se destacar a postura do Suplicy: representava ali a presença e o apoio de todo o povo brasileiro NÃO comprometido com os PPs = OS PETRALHAS PRIMATAS!!!

“Esses grupos mostram um culto à repressão de ideias — e, na prática, acabam involuntariamente dando razão a quem critica Cuba pela falta de liberdade.” Gilberto Dimenstein

 Em São Paulo, continuaram as orquestrações montadas pela Embaixada de Cuba e com a anuência do Governo Federal, uma vez que não se viu e nem se ouviu qualquer declaração oficial de proteção a essa importante visita internacional.


Na capital paulista os protestos foram contrapostos aos muitos aplausos. A jovem blogueira foi bem recebida e teve divulgado – graças ao impacto dos acontecimentos! – o seu livro. Sem querer, os “teleguiados” a colocaram em todos os telejornais e em todos os jornais e blogs... Sucesso!

Visitou, fez palestras, deu entrevistas, visitou na companhia do governador Geraldo Alckmin o prédio do antigo DOPS/DOI/CODI, onde estão os registros das torturas e  das prisões da época da Ditadura Militar.

Com sua postura serena, Yoani Sánchez em nenhum momento foi deselegante ou agrediu verbalmente os “donos temporários” de Cuba: os Irmãos Castro! Repetimos: serena e segura deixou a sua posição e o porquê de sua luta: “Cuba não é vermelha e nem verde oliva. É uma Ilha de muitas cores, lá há muita diversidade de opiniões. Essa é a Cuba que eu quero.”
E mais:
"Me parece que o governo do Brasil prefere o silêncio (sobre a situação dos direitos humanos em Cuba)", afirmou a jornalista, autora do blog “Generation Y”, que também recomendou ao Brasil “um posicionamento mais enérgico" na questão.
"Durante o governo Lula e Dilma, se estabeleceram muitos vínculos entre Cuba e Brasil, principalmente econômicos", disse Yoani. "É muito bom que o Brasil ajude Cuba. Cuba não é governo ou partido, somos todos nós. No entanto, acho que falta dureza, ou franqueza, do governo brasileiro na hora de exigir direitos humanos na ilha”.
A ativista cubana disse ainda que o regime cubano não é socialista, e sim o que nomeou de "capitalismo de Estado". "Cuba está vivendo um capitalismo de Estado, um capitalismo de um clã, onde o chefe não é alguém rico ou burguês, é o governo".
Questionada sobre a estrutura de saúde e educação de Cuba, cujos índices estão entre os melhores do mundo, a dissidente sustentou que a queda do Muro de Berlim, em 1989, que resultou no fim da União Soviética, em 1991, o sistema de saúde e educação cubano, que recebia investimentos soviéticos, entrou em colapso.
"A partir daí o sistema entrou em colapso material. Hoje vemos um êxodo dos profissionais desses setores", afirmou a blogueira, que se definiu ideologicamente como uma "pós-moderna" crítica ao comunismo.
Yoani Sánchez também voltou a falar sobre o embargo econômico que os Estados Unidos impõem a Cuba. "Há uma teoria, uma metáfora, que o embargo é uma caldeira. O fogo seria a precariedade econômica, material, que levaria as pessoas à rua. Mas o embargo não resulta em rebeldia, e sim na imigração dos cubanos".
Reafirmou ser contra o embargo econômico pois isso só serve de desculpa para o governo cubano justificar os seus erros e as suas omissões, afirmou.”
(“Umuarama Ilustrado”, 22/01/2013)

“Trocamos José Dirceu por Yoani”
“Cartaz exibido na Livraria Cultura, onde Yoani Sánchez se encontrou com blogueiros.
Eu apoio a troca.
Dirceu gosta de ditaduras, certo? Que fique numa ditadura, ué. Yoani gosta de democracia. Podemos, ao menos por enquanto, oferecer isso a ela, ainda que os dinossauros tentem provar o contrário.”
(Blog do Reinaldo Azevedo – 21/02/2013)

Boa essa. Muito boa!
Mandamos o José Dirceu para Cuba e mantemos a Yoani aqui no Brasil. José Dirceu já esteve em Cuba como exilado político, onde aprendeu técnicas de guerrilha (que nunca pôs em prática) e fez cirurgia plástica... e parece que gostou, recentemente implantou um “topetinho” na careca a “peso de ouro”. O Poder fez bem ao “garotão” que nunca fez guerrilha, preferiu ficar “escondido” no Paraná, durante a DITADURA!
E o Brasil ganha uma moça aguerrida, corajosa e que batalha pela Liberdade de Imprensa e pela construção da Democracia.
PROBLEMA: o esperto José Dirceu NÃO quer ir para Cuba. NUNCA MAIS...

FIM DA ÓPERA CUBANA:




Yoani no programa Roda Viva - TV Cultura/Chico Caruso

Sozinha, num país até então desconhecido, com uns “gatos pingados” gritando que ela era agente da Cia, com a ausência COMPLETA de um apoio que seria normal da oposição política, não fosse essa majoritariamente do conhecido partido “em cima do muro” que é o PSDB. Aliás, em sua visita rápida ao Congresso Nacional o candidato tucano à presidência em 2014, senador Aécio “traíra”Neves, passou, cumprimentou-a rapidinho e caiu fora...

YOANI SÁNCHEZ foi um sucesso na mídia e, com seu comportamento sereno e seguro, conquistou os brasileiros...e vai vender muitos livros!

- Esteja certa, cara Yoani, a sua frase na abertura deste post está certíssima! Cuba NUNCA mais será a mesma. A MUDANÇA VIRÁ, mais cedo do que se espera!!!
E digo mais:
“COM CERTEZA,
ELES  PASSARÃO!!!”



Roda Viva com Yoani Sánchez / veja vídeo aqui

fevereiro 21, 2013

Editorial da “TRIBUNA” sobre Yoani: vergonha!

A interferência de Cuba nos assuntos internos do Brasil. Omissão de Dilma. A moça cubana é ameaçada e impedida de falar. E a SOBERANIA NACIONAL?!?
 TRIBUNA DA IMPRENSA - quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 | 06:28

Num país quase sem internet, uma jovem blogueira assusta Fidel e Raul. Sai do país, montam esquema gigantesco para desmoralizá-la. O embaixador de Cuba ameaça e intimida o Brasil, o governo em silêncio.

Furacão Yoani –editorial do jornal “A Tarde” (Bahia) 21/02/2013/ leia aqui
Helio Fernandes
Yoani Sánchez é a grande sensação da comunicação no mundo. E principalmente no Brasil, onde está no momento. Ela é um produto do equívoco da repressão. Seu blog não era visto por quase ninguém em Cuba.
A partir da perseguição, das prisões e da impossibilidade de sair de Cuba, virou atração nos mais diversos lugares. Seu blog foi republicado em blogues importantes, transformado em artigos e publicado em jornais de grande tiragem, mostrado em televisões, visto com interesse pelas mais diversas platéias.
Esses países não eram a favor dela nem obrigatoriamente contra Cuba ou Fidel. A comunicação, sejam quais forem as mídias, as tradicionais ou as revolucionárias, vive de audiência. E a projeção de Yoani e do seu blog, disputada nos mais diversos auditórios.
Depois de 6 anos pedindo passaporte, sempre negado, foi surpreendida com a concessão ou autorização para sair. Saiu. Nem ela nem ninguém percebeu que era uma armadilha. Persegui-la ainda mais internamente, não tinha sentido. Era conhecida apenas por alguns participantes e contestadores. Poucos, a maioria está presa.
Era preciso destruí-la de fora para dentro, desmoralizá-la, e divulgar essa desmoralização dentro de Cuba. Assim, quando e se voltasse, não teria nenhuma repercussão. Montaram o plano, prepararam tudo desde que ela pisou pela primeira vez no Brasil.
Começou pelo Recife, a perseguição continuou na Bahia, atingiu o apogeu no Rio e em Brasília, de acordo com o que fora planejado. Tudo orquestrado, as palavras de ordem, “traidora”, “mercenária”, e o gesto (o mesmo em todas as cidades) de jogar moeda e notas pequenas em cima dela.
Por que traidora? Ignorância deliberada. Ela lutava pela independência do seu país, combatia os que estavam no Poder há mais de 50 anos, e só vão deixá-lo pela morte.
Por que mercenária? Os países que republicavam seu blog, fosse onde fosse, passaram a remunerá-la, a coisa mais normal que pode haver. Ninguém trabalha de graça. Além de ditadores, perseguidores e torturadores, também defendem o trabalho escravo? Se isso se transformar em realidade, então voltaremos à escravidão, Cuba foi a última a se libertar.
PERSEGUIÇÃO DITATORIAL E OFICIAL
Podemos até admitir que fossem comunistas individuais, revoltados (?) com a resistência da jovem blogueira. Mas se forem comunistas cubanos, por que não estão no seu país, gozando o maravilhoso sistema do desemprego, da remuneração de 2 dólares por dia, sem direito a protesto ou a reivindicação?
Toda essa suposição acabou, quando o próprio embaixador de Cuba no Brasil mostrou sua participação, determinou a elaboração de um vídeo sobre o passado da blogueira. E audaciosamente mandou entregar a Gilberto Carvalho, Ministro Secretário Geral da Presidência, no Planalto.
Ninguém sabe o que esse vídeo continha, mas é de imaginar. Vindo de um regime autoritário, atrabiliário, é fácil perceber. Não deve conter nada perto da realidade, pela idade ela nem tem passado. Mas teve a coragem de enfrentar ditadores, o preço é o de não ter mais vida, nem profissional, nem pública, nem particular.
CUMPLICIDADE SILENCIOSA DO BRASIL
Gilberto Carvalho, pelo cargo que ocupa, não deveria ter recebido o vídeo. Mas recebeu, um equívoco, deveria ter corrigido, depois de falar com Dona Dilma. O que deveria ter feito? Protestar duramente, principalmente no momento em que o PT “comemora” 10 anos no Poder.
Não fizeram nada, nem sei (não consegui apurar) se Gilberto falou com Dona Dilma. Certamente falou com Lula. Nesses 10 anos de Poder do PT, Gilberto participou de todos. Vai continuar mais 2, e pode continuar mais 4, com ele ou com ela.
E O CHANCELER, PATRIOTA DESDE QUE NASCEU?
Não disse nada, nem uma palavra. Por quê? Essa intervenção de um embaixador estrangeiro não é da alçada do Chanceler? Acontece que o embaixador é Patriota desde nasceu, mas não goza de nenhum respeito ou consideração do Planalto.

fevereiro 20, 2013

Senador Suplicy
brilha na defesa da cubana
Yoani Sánchez!

Suplicy: Esse é o Homem!!!


Arnaldo Jabor é incisivo: os Comunistas NÃO conseguiram desenvolver a Ilha e a covarde perseguição à blogueira Yoani Sánchez/ veja aqui

A postura do senador Eduardo Suplicy na defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO, muito mais do que a simples defesa do direito à liberdade de expressão da blogueira Yoani Sánchez, REPRESENTOU o pleno ESTADO DE DIREITO que vivenciamos no Brasil e a postura REPUBLICANA de um parlamentar que tem colaborado sempre com a construção da DEMOCRACIA em nosso país.
Até dois dias atrás, o senador Suplicy já estava sem a garantia de legenda para ser candidato a reeleição, por postura clara da direção do PT. Até dias atrás, o senador Suplicy estava desacreditado por todos nós que o vimos, ano após ano, submetido e humilhado por Lula e Cia...
Um observador político diria que já estaria encerrada a carreira política de Suplicy. Quase certo. Mas com o evento de DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DA CUBANA YOANI, Suplicy retomou seu antigo brilho e é, hoje, o maior e melhor  nome político de São Paulo. Diria até que é o nome ideal para postular o Governo de São Paulo pela REDE DE SUSTENTABILIDADE da ex-candidata à presidência da república, Marina Silva.

Guardem bem esse nome!
ESSE É O HOMEM!

Registro Histórico: na construção do PT em São Paulo e no Brasil, EDUARDO MATARAZZO Suplicy sempre representou a garantia de qualidade do partido. Pelo PT, foi candidato a Prefeito de São Paulo e a Governador de São Paulo. Isso em uma época em que era impossível a vitória do PT. Lula foi candidato a governador e viu essa total impossibilidade.
Acontece que Lula invejava a postura altiva de Suplicy. Em nome da FIDELIDADE PARTIDÁRIA castrou as pretensões de Suplicy, preteriu sua candidatura a vários postos, “atropelou” Suplicy enfiando-lhe, goela abaixo (ENGOLINDO SAPO!), outros candidatos e até a candidatura de sua ex-esposa, Marta Suplicy.
Lula “encarcerou” Suplicy sabedor de sua FIDELIDADE PARTIDÁRIA. Durante seus 8 anos de governo NÃO deu uma chance sequer àquele que o fazia sentir-se do tamanho que é: ANÃO!

SUPLICY NO COMANDO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Fez uma excelente administração. E, pasmem, rápida e eficiente! Mas foi essa sua eficiência que fez com que Lula lhe fechasse todas as portas do PT. Só o queria como membro subalterno. Era muito perigoso ofuscar o “pequeno soba...”
O artigo escrito em 1989, diz tudo isso.
REPITO: escrito em 1989!!!
No mínimo, é para ser lido com atenção. Quem sabe agora, desprezado pelo PT, Suplicy encontre seu caminho positivo para tirar São Paulo da mesmice medíocre que já dura 20 anos.
Vamos ao artigo de 23 anos atrás!
Matarazzo de Lei
 (capa da "Folha de Botucatu", de 14 de abril de 1989)
clique na imagem para ampliá-la

Matarazzo de Lei ou “prata de lei”? Essa expressão sempre serviu para designar o que é bom e raro.
É isso aí. O Eduardo Matarazzo Suplicy é, sem dúvida alguma, a mais grata revelação política dos últimos tempos.
Louco. Sem eixo. Dom Quixote. Moralista e muitas outras denominações que sempre procuraram minar as mais generosas revelações de moderna e inatacável postura humana. Talvez, seja essa uma reação orquestrada da mediocridade imperante contra tudo e contra todos que possam ameaçar de alguma forma seu irreal e podre pequeno-mundo sem perspectivas e sem esperanças no ser humano.
Nesse contexto, a figura firme e inabalável desse Matarazzo de Lei, desse Dom Quixote moderno ressurgia de duas campanhas políticas nas quais não teve e não poderia ter a mínima chance por absoluta e total diferença: a população sempre comprando fruta passada não iria comprar a solução para o seu próprio abandono (não o milagre).
Muito bem. O Matarazzo de Lei chega à Câmara Municipal de São Paulo.
E todos nós começamos a ver que é possível uma nova postura perante o exercício de cargo público. É possível uma postura diferente no uso da administração do dinheiro do povo.
E nem se diga e nem se confunda essa afirmação com louvação ao PT. Não é.
Não é louvação ao PT, muito pelo contrário.
Eduardo M. Suplicy representa uma nova postura perante a vida pública que nada tem a ver com o PT, muito menos com Luiza Erundina e nem com o Lula.
Esse Dom Quixote é, como já afirmamos, uma proposta nova. Aliás, surgido politicamente no antigo MDB...
Prova disso foi sua recente declaração de que vereadores do PT estão cedendo funcionários de seus gabinetes, pagos pela Câmara Municipal, para trabalhar na campanha do candidato do partido à Presidência da República. Disse que já alertou Lula e que quer “transparência total e não meia transparência”.
Esse é o Homem. Dirão alguns que ele está mais para udenista do que para o PT ou PMDB. Não.
Esse é o homem político do momento. Ele está para a realidade presente. Vejam como a Câmara Municipal estava necessitada de uma postura que tal.
Não é populista e nem ganhador de eleições. Muito pelo contrário.
Mas é necessário, muito necessário esse Matarazzo de Lei...
                                                 Armando M. Delmanto
(jornal “FOLHA DE BOTUCATU”, 14 DE ABRIL DE 1989)