agosto 02, 2011

CUBA: Meia volta, volver!

“Carlos Lacerda gostava de dizer uma coisa muito certa: a pessoa que não é comunista na juventude é burra; se continuar a ser comunista depois dos 24 anos, é burra também. Esse fogo juvenil de mudar a sociedade é uma coisa natural. Como o marxismo era, naquele tempo, a opção política existente para se mudar a sociedade, todo jovem que se quisesse inteligente entraria para o movimento da esquerda. Mas hoje, depois de tanto fracasso da esquerda... Veja o que é Cuba. Desde 59 sob uma ditadura violenta, com um único presidente, sem liberdade, sem comida, sem saúde”.




A minha geração acompanhou toda a mistificação da Revolução Cubana. Os heróis descendo de Sierra Maestra e tomando o Poder. Fulgência Batista expulso. Cuba jamais seria governada por um Ditador...(!!!)


50 nos de Revolução Cubana/Estadão/ leia aqui


Se na tomada do poder, Fidel Castro e Che Guevara tiveram o apoio dos EUA, logo seriam acusados de traidores por terem aderido à então poderosa União Soviética e terem se transformado em mais um satélite comunista. Cuba passa a ser o ”showroom” dos russos, praticamente aos pés do gigante da América do Norte...





Che Guevara sufocado pelo ciúme doentio de Fidel Castro, parte para exportar revoluções e passamos a ver a grande construção do maior ídolo revolucionário da história recente:




“Hay que endurecer, pero si perder La ternura jamás.”

Cuba sempre foi um referencial nas Américas. Transformada em verdadeiro paraíso dos americanos, passou a apresentar sintomas negativos sob a Ditadura Conservadora e Corrupta de Fulgêncio Batista. Mas abrigou, como exilados, muitos políticos das Américas Central e do Sul. O ex-comunista e depois ferrenho adversário dos comunistas, Carlos Lacerda, buscou abrigo em Cuba quando era perseguido pelo General Lott por tramar contra a posse de Juscelino Kubischeck.


A fantasia edílica sobre Cuba teve seu ponto máximo , no histórico lançamento literário do jornalista Fernando Morais, “ A Ilha”, livro-reportagem do repórter arguto que soube captar o que de melhor havia na ilha caribenha e o carisma de Fidel Castro, muito trabalhado pela mídia de esquerda após ter se livrado da “sombra castradora” (sem trocadilho) de Che Guevara. Os defeitos da Ditadura Cubana ficaram para serem divulgados pela oposição ao regime comunista cubano.

RETRATO DOS ANOS 50, MARCOU UMA ÉPOCA ATÉ HOJE...

É, parece que Cuba vive ainda os anos 50... Os ônibus, os carros, os prédios...Parece que no final dos anos 50 alguém gritou: estátua!!!

Parece, mas não é... Os ônibus estão caindo aos pedaços, os carros ainda rodam graças ao mercado negro de reposição de peças e, os prédios não escondem a decadência, o descuido e a falta de manutenção... Tanto sacrifício por nada. MEIA VOLTA, VOLVER!

Cuba promove reformas/ O Sol volta a brilhar/ leia aqui

Cuba libera venda de imóveis/ leia aqui

MEIA VOLTA, VOLVER! RECOMEÇAR DE ONDE PAROU...

Os luxuosos navios de cruzeiro começam a fazer escala em Cuba, o governo LIBERA a propriedade privada, Yaoni Sanchez não será mais uma voz isolada contra a Ditadura que comemorou 50 anos!!! Fidel Castro está velhinho mas não larga o Poder: colocou em seu lugar o mano Raul Castro. Será verdade que eles combateram a Ditadura de Fulgência Batista e, depois, implantaram uma sangrenta e radical Ditadura em Cuba, há mais de 50 anos e NADA MUDOU?!? SERÁ?!? Se for verdade, por quê?!?

MEIA VOLTA, VOLVER! RECOMEÇAR DE ONDE PAROU...

Garantindo uma sobrevida aos membros do “partido comunista” e à família Castro, o Governo Cubano começa a “escancarar” a economia cubana. Tudo que era “obra do demônio capitalista” volta a ser permitido oficialmente. 50 anos perdidos?!? Tantos sonhos...Tantos jovens brasileiros foram treinar para a guerrilha na revolucionária Cuba... Tantos opositores foram fuzilados no “PAREDON”... O brasileiro Márcio Toledo foi para Cuba e voltou preparado para a luta armada MAS foi “descartado” em uma emboscada pelos próprios companheiros... A esquerda brasileira até hoje faz suas “mesuras” a Fidel Castro. Lula, volta e meia, vai a Cuba e dá ajuda econômica à Ditadura Comunista(ops!) à Ditadura de Fidel Castro...

Diogo Mainardi: Fidel é brasileiro/ leia aqui

Agora...é meia volta, volver!!! Acabou a brincadeira...

9 comentários:

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos ºNAO LARGA O PODER NEM LÁ NEM AQUI...º16º«blabla»
há 4 minutos · Curtir (facebook)

Delmanto disse...

O comentário preciso da Grace é emblemático. Grace, amiga da juventude, mora há muito tempo na Venezuela, daí ela dizer "não larga o poder nem (Cuba) nen aqui (Venezuela)..."
Lá, é o conhecido sucessor de Fidel no comando da "revolução comunista" ou o "beiçola de Caracas" como o denomina Reinaldo Azevedo...
A verdade é que esses "sobas" fantasiados de revolucionários fazem mal, muito mal aos seus respectivos países.
Ditadura é Ditadura. É a castração do livro arbítrio cidadão! É a negação total!
Em plena época da Revolução da Informação, em plena época dos Indignados pela Democracia é risível miltantes da esquerda ainda defenderem ditadores e regimes que castram a liberdade da população.
Cuba é um triste exemplo de como o povo é enganado, como os ideais são abandonados e de como se fantasiou, para o mundo, uma mentira com impostores que estão riquíssimos e não querem deixar o "Puder"!!!

Anônimo disse...

Olá Armando Moraes,
Grace Maria Mattos comentou seu link.
Grace Maria escreveu: "GRACIAS ARMANDO, PARA VOCE TAMBÉM GRANDE ABRAÇO."ESTAVA VISITANDO O SEU BLOG ,VOCE SIM QUE GOSTA DE ECREVER....LO FELICITO DE VERDADE, PARABÉNS ABRAÇAO E SIGA ASSIM VIVA BOTUCATU TANTAS LEMBRANÇAS (facebook)

Anônimo disse...

É como dizem: “pimenta nos olhos dos outros é refresco!”
Só de Cuba, com a corajosa Yaoni Sanchez e da Venezuela é que se pode dizer o que é bom para o respectivo país! Falar de longe e no bem/bom, é fácil. Quero ver os comunistas brasileiros enfrentando a dureza de uma Ditadura. Aliás, já foi dito várias vezes que se Fidel Castro e o Che Guevara dependessem dos comunistas do PC do B ou dos dirigentes da UNE, até hoje estariam em Sierra Maestra e não teriam feito a Revolução Cubana que já comemorou 50 anos! É fácil ser comunistas com o holerith na mão ou ser estudante comunista “mamando despudoradamente” nas “gordas tetas do Governo do PT”!!!
Deu no que deu: Cuba já não é “comunista”, está voltando a ser o que era nos anos 50...O sonho acabou, mas os Irmãos Castro continuam ricos, muito ricos... (haroldo-leao@hotmail.com)

requeri disse...

não poder manifestar opiniões, não poder viajar, ter que falar em voz baixa para ninguém ouvir, querer comprar um sapato, e não poder pq o salário não permite, ter boa educação ... mas de que adianta ter boa educação, se o povo educado não pode ter opiniões livres?

em cuba tem capitalismo de estado e miséria para o povo.
no capitalismo há uma minoria que luta incessantemente para definir quem é mais forte. há que se conseguir mais dinheiro e uma vida cada vez mais confortável. é uma minoria que recebe privilégios econômicos à custa daqueles que trabalham duramente para conseguir sobreviver. sem contar com o desemprego. em cuba, sob o cajado da ditadura, não é diferente.

um país que parou no tempo, basta olhar as ruas de havana abarrotadas de carros das décadas de 1950, seja funcionando ou não. um enorme museu a céu aberto, em todos os sentidos.
nas ruas precariamente iluminadas pouco se manifestam os decadentes casarões coloniais.

os nativos negociam livros ou qq coisa, em troca de uma camiseta do turista. o mesmo turista que aborda uma mulher e vai com a ela ao luxuoso hotel onde está hospedado.
por quê???
um historiador poderá analisar o que aconteceu com tudo o que o povo cubano conquistou há 52 anos.

então, vai dar pra começar de onde parou???
vai ser possível dar meia volta???

tenho um defeito, sou simplista demais. em cuba ocorreu o que ocorre em tantos outros cantos, tudo foi montado pra beneficiar meia dúzia.
se foi uma brincadeira, foi uma brincadeira de extremo mau gosto.

é isso.

Anônimo disse...

Esse é o lado mais cruel da realidade cubana. A minoria privilegiada que usufruiu por décadas daquele regime ditatorial. Essa é a palavra certa: CRUELDADE. Mas teria que haver JUSTIÇA!
No entanto a impunidade é a triste realidade e, PIOR, a conivência de Chefes de Estado como Lula e o Hugo Chavez que deram, mais de uma vez, vultosas quantias para a "camarilha que se diz comunista"... Os "comunistas" de Cuba são o retrato melancólico daquele povo pobre e isolado do mundo!

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
João comentou a notícia CUBA: Meia volta, volver!.

Comentário:
Delmanto,

Penso que o irmão do Fidel é um pouco menos ditador e que realmente ele sabe da real situação do país e o que esta para vir pela frente.
Eles ( governo) do jeito que Fidel deixou, não tem mais escapatória que dentro de algum tempo, entregar ou devolver ao país a Democracia, porque não tem mais saída e nem apoio das classes mais favorecidas, que dirá da classe menos favorecida.
Espere para logo, logo alguma reviravolta neste país.
Eu acredito.

João Bosco

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=cuba-meia-volta-volver&c=1315889

Anônimo disse...

Dirceu Apolitico + Amigo
(dirceuapolitico.com.blog)

comentou 5 horas atrás
como não mudou?....conseguiram PIORAR SIM......

Anônimo disse...

Foi através do seu blog que eu tive meu primeiro contato com a jornalista, blogueira e dissidente cubana, Yoani Sánchez. Que moça corajosa e determinada. Em certo trecho ela diz: “O Egito veio sacudir-nos em nossa mansidão e o arrojo de outros nos defrontou com nossa apatia...” Ela é além de corajosa, firme na visão futura de seu país. Sabe que Che Guevara, se vivo estivesse, estaria a caminho de Sierra Maestra para combater a Ditadura dos irmãos Castro que já dura há mais de 50 anos! A verdade é que Fidel Castro só se sentiu seguro após a saída de Che Guevara de Cuba, quando partiu um tanto decepcionado para outras lutas e outros sonhos. A juventude de todo o mundo e especialmente a cubana não pode esquecer a frase famosa de Che Guevara: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.” Que ela continue a sua luta e amplie a sua rede revolucionária. Vamos acompanhar essa bonita história de resgate de uma Nação. Obrigada por tudo. Fé e muita luta. Conte comigo!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Postar um comentário