agosto 08, 2011

OPOSIÇÃO: SILÊNCIO CRIMINOSO!

É pacífico o entendimento de que não temos oposição no Brasil. Mas para até essa “vergonhosa” postura há de ter um limite! Em período de plena normalidade, uma oposição “light” ainda vai...Mas com as denúncias de corrupção borbulhando por toda parte, não dá mais!

Ministério do PMDB agora é a bola da vez/ Ricardo Kotscho/ leia aqui

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que foi o grande idealizador da reeleição (que foi o rascunho do “mensalão”), que passou os seus 8 anos de mandato sem lutar pelas reformas necessárias (reformas política , tributária, previdenciária, etc.), que governou com então chamado “centrão” (hoje, seria o PMDB + PR + PP + PDT + PTB, para citar alguns legendas situacionistas) numa boa, que privatizou à vontade as estatais positivas mas deixou as outras que deveriam estar na iniciativa privada...

Blog Conversa Afiada

“FHC a Dilma: seja leniente com a corrupção. Ou será derrubada”./ leia aqui

E, no domingo passado, em artigo no jornal “O Estado de S. Paulo” (07/08/2011), denominado Davi e Golias, o ex-presidente expõe, COM clareza, o PORQUÊ ele age assim, pensa assim e ERRA assim!!!

ATENÇÃO: Querendo dar conselho de como agir à presidenta Dilma, FHC mostra o que pensa da arte de governar:

“Explico-me: a presidenta é herdeira de um Sistema, como dizíamos no período do autoritarismo militar. Este funciona solidificando interesses do grande capital, das estatais, dos fundos de pensão, dos sindicatos e de um conjunto desordenado de atores políticos que passaram a se legitimar como se expressassem um presidencialismo de coalizão no qual se troca governabilidade por favores, cargos e tudo mais que se junta a isso.”(grifo nosso).


Para eliminar qualquer dúvida, vou transcrever o que escrevi, em 16/06, no post “FHC:Ministro-Arquiteto que venceu a inflação!”, onde destaco seu papel positivo na aplicação do Plano Real, cujo mérito é do ex-presidente Itamar Franco (O Pai do Real!), nesse texto já destacava essa visão distorcida da política que tem o ex-presidente:

“Na presidência, FHC agiu como todos os outros presidentes. O arguto jornalista Ricardo Kotscho, na TV, lembrou que no final da segunda gestão de FHC, lhe fez uma pergunta direta, mais ou menos, nestes termos: “Presidente, o senhor já está indo para o final do mandato, porque não dispensa essa turma de fisiológicos (PMDB), afinal o senhor não depende mais deles?” E FHC teria respondido: “Você quer me derrubar? Não se governa sem essa gente!”

RESUMINDO: Em nossa análise sobre o período presidencial de FHC, ele teria deixado de exercer o papel do GRANDE ESTADISTA! Por que o Fernando Henrique representava tudo isso: professor da USP cassado pelos militares, sociólogo internacionalmente reconhecido, exilado político no Chile e na França (com incursões docentes na Sorbonne), político oposicionista na redemocratização do país, viria a “ganhar” - esse é o termo exato ! - a Presidência da República graças à implantação do Plano Real pelo presidente Itamar Franco. E dissemos ganhar exatamente porque Fernando Henrique era e é um político totalmente oposto ao político popular e carismático. Quem ganhou, efetivamente, foi o Plano Real. Na eleição e na reeleição!”

Então, o que ele escreveu no domingo é o que ele realmente pensa. Uma pena! É adepto do “é dando que se recebe” e fim de papo! E após expressar essa opinião pétrea, ele diz:

“...cada parte do Sistema precisa da outra para funcionar e o próprio Sistema necessita da anuência dos cooptáveis pelas bolsas e por empregos de baixo salários e precisa de símbolos e de voz.” E termina “descobrindo” o problema político da presidenta Dilma e dando a solução:”...É neste ponto que o bicho pega. A presidenta é menos leniente (leia-se conivente, do que foi ele próprio e o ex-presidente Lula) com certas práticas condenáveis do Sistema. Entretanto (prestem atenção no que ele diz!), quando começa a fazer faxina, quebram-se as peças da engrenagem toda. Sem leniências e cumplicidades entre as várias partes, como obter apoios para a agenda necessária à modernização do País?” (ou seja, ele quer dizer que a “faxina” que a presidenta Dilma está fazendo NÃO é boa para o país!!!)

Blog Conversa Afiada

RESUMINDO: Esqueçam o sociólogo. Essa análise é estritamente política de alguém que optou por esse caminho. Por livre opção. Claro que governar desse jeito é possível. E é bem medíocre! Nem precisava ser Sociólogo, um Torneiro Mecânico também faria bem...Tanto o é que ele próprio e o Lula preferiram esse caminho. MAS NÃO É VERDADE QUE ESSE É O ÚNICO CAMINHO E NÃO É VERDADE, MUITO PELO CONTRÁRIO, QUE ESSE É O CAMINHO IDEAL!!!

É preciso que fique claro que essa prática “de bem governar” para se conseguir aprovar a reeleição e, no governo seguinte com o famoso “mensalão”, para se conseguir governar sem problemas e, digo eu, SEM RESPONSABILIDADE HISTÓRICA E CÍVICA!

ENCERRANDO: FHC NÃO inventou a roda! Desde que o mundo é mundo existem os pulhas e desde que o mundo é mundo existem governantes que convivem muito bem com tudo isso!!! É mais fácil batalhar pela descriminalização da maconha...



12 comentários:

Anônimo disse...

Tirou daqui, ó! Na mosca. É revoltante porque eu já votei nesse cara almofadinha que vem dar uma de esperto! O Lula com todos os defeitos que tem e tem bastante foi melhor presidente que esse professorzinho que quer dar aula de “picaretagem política”. Vê se se enxerga, ô meu! Pensa que todos brasileiros são bobos e vão cair na sua conversa mole? O Serra bem que seguiu esse caminho, tentando “puxar” o saco do Lula e se ferrou. Esses Tucanos não são de nada. Nem o “sorvete de chuchu” aqui de São Paulo. Já nas próximas eleições vocês vão perder a capital e em 2014 o Lula vai eleger o futuro governador de São Paulo, acabando com esse domínio “cara de pau” do PSDB que privatizou tudo o que São Paulo tinha de bom: Banespa, CPFL, Caixa Econômica Estadual, FEPASA,Eletropaulo e vai longe! Os Tucanos PREJUDICARAM São Paulo! CHEGA!!!
(haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Como o Poder revela as pessoas. Sim, revela, porque ninguém muda, apenas se revela. E o Fernando Henrique é essa coisa feia que saiu no jornalão dos Mesquitas. Eles se merecem. A verdade é que ele não pode atacar o Temer, o Wagner Rossi, nem o Sarney, todos conviveram com o FH desde a época do Covas e depois quando ele GANHOU a Presidência do Itamar Franco, graças ao Plano Real. E o cara nunca reconheceu nem agradeceu! Isso é genético. Ele é tão esperto que RECONHECEU como dele um filho que a “outra” teve, MAS com outro...ehehehe! Aqui se faz e aqui se paga! Mal exemplo. Era melhor ficar quieto. Queimou o filme! E é professor universitário! Ainda bem que eu votei no “velhinho”, no Plínio de Arruda Sampaio. É melhor, muito melhor do que esse “boca mole” que defende a maconha. Sai fora!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Certas coisas, certas frases a gente nunca esquece e guarda. Essa, eu guardei. É do grande, corajoso e competente jornalista Paulo Francis. No artigo “O que é preciso saber”, no “Estadão”, de 10/11/1990, ele falava do FHC e do Serra, vejam que retrato perfeito: “Educação só pode ser de elite e uma elite é até necessária como breque ao asneirol de políticos. Dificilmente, num pais onde houvesse mais instrução, teríamos tido aquela cena grotesca de Zélia apresentando ao Senado seu plano para a dívida com apoio dos senadores, reunião de que Fernando Henrique Cardoso foi o “arquiteto”, Fernando que tem conhecimentos acima da média dos colegas, ele e José Serra, mas fascinados pelo poder, ambiciosos, fazem o jogo falso, do antiintelectualismo e populismo. Eu teria vergonha de me olhar no espelho se compactuasse com essa patuscada...”
O artigo de ontem (domingo) no “Estadão” apenas mostra o FHC como ele é: um político medroso, omisso e leniente. Sim, LENIENTE!!! (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Com certeza, Delmanto, eu não cursei Ciências Sociais para ter que ouvir de alguém tido como especialista no ramo, que governo corrupto faz parte do Sistema e se o governante não for leniente com essas “pequenas mazelas”, ele quebra a estrutura e o Sistema emperra. Qual é?!? O FHC quer fazer um novo tratado, “Tratado da Leniência no Trato da Coisa Pública” ou algo parecido? Não se esqueçam da frase famosa a ele atribuída: “Esqueçam o que escrevi!” Como a dizer: o que eu escrevi como sociólogo não tem nada a ver comigo na política!” Ele desmentiu, disse que jamais havia dito aquela frase. Acontece que “por palavras e atos”, nos seus 8 anos de governo, ele deu total credibilidade à frase. Em outras palavras, ele agiu como se estivesse dizendo e repetindo, o tempo todo, aquela frase.
Seja como for, é muito grande a minha decepção. Vejam só: um país em fase de crescimento e de afirmação, tem a sorte de ter um presidente da república com a formação acadêmica do FHC e, depois da posse, passa a ver o neo-liberalismo na política econômica, a enxurrada das privatizações mal feitas e mal conduzidas, o famoso “trator” que era o Sérgio Mota passando sobre estruturas antigas e sobre oposicionistas, mas passando também por cima da cidadania estupefata!!! Agora, já em cima de seus 80 anos, depois de ter sido posto no armário pelo amigo Serra para que não prejudicasse a campanha (na opinião do Serra), volta à berlinda, carente, a defender a descriminalização da maconha... Que triste fim...O Brasil não merecia isso! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Delmanto disse...

Eu me alinho entre os que se decepcionaram com a gestão presidencial de Fernando Henrique. Eu esperava que ele fizesse um governo revolucionário, convocando as novas gerações da USP (de Direito e de Economia) e da Fundação Getúlio Vargas. Enfim, esperava dele um governo ousado, um governo de mudanças a se antecipar ao que viria tempos depois pelo mundo todo como a Onda Democrática e o movimento dos Indignados na Europa, tudo fruto da Revolução da Informação que transformou o mundo realmente na Aldeia Global.
E o que vimos? Além de por em prática uma política econômica neo-liberal que distanciou os mais ricos dos mais pobres, privilegiando os banqueiros e o capital especulativo, Fernando Henrique quebrou uma “norma pétrea” do nosso Sistema de Governo – o Presidencialismo: por pura vaidade aprovou (rascunho do mensalão) a reeleição para Presidente da República. Desde a idealização do sistema de governo, na 1ª. Constituição da República – fruto do gênio intelectual e jurídico de Rui Barbosa! – NÃO era, ou melhor, nunca foi permitida a reeleição. Deu no que deu...
Já com as privatizações, Fernando Henrique prejudicou o país, mas prejudicou principalmente, o Estado de São Paulo. Apenas para exemplificar, ao transferir o BANESPA para a União por conta da dívida de São Paulo, ele presidente e Mário Covas governador, o fizeram com tanta incompetência que a demora no acerto e o acumulo irreal de juros, nos proporcionaram uma realidade catastrófica! Isso sem falar da CPFL, privatizada (empresa modelo) a capitalistas que obtiveram apoio financeiro do BNDS (assim, até eu que não sou, seria empresário...) E outras privatizações como o desmonte da FEPASA, destruindo o transporte ferroviário de passageiros (adotado, com sucesso no mundo todo) e que fora, no Estado de São Paulo, fruto de uma luta CENTENÁRIA, que se superou a cada passo para implantar a rede ferroviária paulista (ora, como se transfere uma empresa de utilidade pública sem que sejam garantidas a prestação dos serviços e os seus bens materiais?!?) Tudo virando sucata...e quem responde por isso?
Agora, neste momento de crise de valores morais e de boa gestão da coisa pública, o ex-presidente me vem com esse mau exemplo, POR ESCRITO, publicado no tradicional jornal paulista! É lamentável. Isso leva a população à descrença de que é possível governar com seriedade, com transparência e civismo!

requeri disse...

brasília é uma grande festa. d'us abençoe!!!

a figurinha do fhc, que vc colocou ali, brincando de bem-me-quer ... mal-me-quer com uma folha de maconha me fez lembrar: sabia que o lobista do ministério da agricultura ficou preso em minas e no ceará como traficante???
júlio césar fialho, foi denunciado pela veja, por tráfico de influência no ministério da agricultura, mas tb já cumpriu três anos de xadrez no ceará e em minas por outro tipo de tráfico, o de drogas.
explico: a cadeia de fortaleza tava recheada demais, então ele foi enviado pra cumprir pena em minas.
o danado foi achado pela pf, em 1992, no aeroporto de fortaleza, chegando do rio branco com meio quilo de cocaína na bagagem. o coisa ruim era marqueteiro político e era conhecido como césar fialho.
tá bom pra vc???

é isso.

requeri disse...

alguém duvida do que eu disse alí??? dá um google!!!

http://www.cearaagora.com.br/noticias/politica/lobista-do-ministerio-da-agricultura-foi-preso-no-ceara-em-1992

Delmanto disse...

Isso mostra, Requeri, como a coisa funciona. O Jô Soares quando ainda tinha seus quadros humoristícos, dava destaque para um que dizia:"Sub-Chefe não é Chefe, eu quero falar com o Chefe!!!" Ora, fica claro o recado e a lição: QUEM MANDA É O CHEFE! QUEM RESPONDE PELA ÁREA DE SUA RESPONSABILIDADE É O CHEFE! Vamos buscar o exemplo do saudoso Itamar Franco - o Pai do Plano Real! - que, ao ter o seu Chefe da Casa Civil sob suspeita, de imediato afastou o mesmo até que fossem apuradas as denúncias (no caso, ficou comprovada a inocência)
E agora, no Ministério da Agricultura, um lobista pego descaradamente fazendo "negociata" em próprio federal e o RESPONSÁVEL pela área vem com a conversa que não sabia de nada?!? E o Secretário Executivo - com quem o lobista mantinha contato - pediu demissão para não ter que responder às acusações?!?
Negativo. O Ministro é o RESPONSÁVEL! E deve responder pelo mal feito até que tudo seja esclarecido e não ficar fazendo bravatas, já destemperado, jurando inocência...
A verdade aparece, Requeri, veja esse dado sobre a ficha corrida do malfeitor Cesár Fialho! Putz!!!

Anônimo disse...

Muito bom esse comentário de requeri. Vamos deixar o FHC “revelado” de lado...A ficha do lobista (leia-se ladrão do dinheiro público) mostra que ele é traficante, também. Tem um ditado que diz que “ave de pena igual voa junto”... A amizade que o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura (amigo há mais de 25 anos do Ministro, com quem trabalha esses anos todos, sendo de absoluta confiança) tem com o traficante e lobista é REVELADORA! A Dona Dilma que não vá na conversa e queira expressar confiança nesse Ministro: o homem foi por mais de 3 anos presidente da CONAB!!! Acorda, gente! A coisa vai aumentar! Quem avisa , amiga é!!!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Tudo isso é muito simples. Não há a necessidade de profundas elocubrações...O próprio desempenho do PSDB é ilustrativo. A gestão de Fernando Henrique Cardoso NÃO foi aprovada pela população. Não elegeu o seu sucessor e apenas conseguiu ficar na reeleição porque ainda era forte a repercussão do Plano Real. Apenas o Estado de São Paulo restou como reduto do PSDB, já caminhando para uma mudança visível. Nas eleições municipais de 2012, com certeza, o PSDB vai sair com José Serra, não prepararam ninguém é um partido de caciques, e só...E o Serra, velhinho para esse tipo de disputa tem chances, mas o PT pode surpreender. O Lula vai se empenhar pessoalmente na eleição. Agora, para 2014, nas eleições para o governo estadual, com o “sorvete de chuchu” na mesma toada da época do Mário Covas está ABSOLUTAMENTE superado! Com a movimentação da Copa e com Lula como candidato a presidente, o estado de São Paulo conseguirá sair das mãos do PSDB, que não foi bom para os paulistas nestes 20 anos de domínio: as principais empresas estatais foram privatizadas sem qualquer garantia de “controle de qualidade” na continuidade da prestação de serviços à população! É... tudo é muito simples: chega desses tucanos “aparentemente moralistas” mas, na verdade, sempre rezaram pela cartilha (aparentemente muito esperta do FHC...) divulgada pelo ex-presidente Fernando Henrique no artigo de domingo no Estadão!!!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
Josemir comentou a notícia OPOSIÇÃO: SILÊNCIO CRIMINOSO!.

Comentário:
Oposição brasileira, em verdade, seria um ressonar de nada. Há oito anos... FHC, sempre postou-se ao lado direito... de quem detem o poder. Não lhes interessa, famigerados interesseiros que são, destruir os canais, que lhes possibilitam altos ganhos indiretos (roubos), Dilma por sua vez, demite. PMDB insiste em apertar o cerco, utilizando-se de uma pressão assaz conhecida, qual seja, a politica da ameaça. A escancarada intenção de se postar no cime do bolo, como fossem os únicos com direito a se fartarem do "glacê".
FHC, uma figura repetitiva, chata, cuja imagem é mantida pela "imensa minoria" burguesa desse país, onde o flui é o sangue do povo trabalhar, continua a espargir seus atos covardes e absolutamente incoerentes. Sim, seria agora a hora de uma oposição realmente séria, firme, bem postada. Mas isso, há muito tempo se sugeria, quando fosse chegada a hora H, aquelas figurinhas carimbadas, simplesmente deixariam rolar... isso habita a verve da maioria dos politicos, que colocamos lá no congresso dos ladrões...
abraços e parabéns pelo artigo.

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=oposicao-silencio-criminoso&c=1324720

Anônimo disse...

Nessa crise de lideranças, nessa falta absoluta do exercício da cidadania, o maior estado brasileiro, que puxa a sua economia e humilha, no momento, a sua tradição política, precisa reagir. Sim, São Paulo precisa recuperar e liderar a chamada higienização cívica do Brasil! Com o falecimento de Orestes Quércia durante a campanha das últimas eleições o grande beneficiado foi o Sr.Aloísio Nunes, que acabou sendo eleito Senador pelo PSDB (Quércia fora o mote para os tucanos saírem do PMDB e fundarem o PSDB, pois bem, nas últimas eleições estavam juntos, como amigos eternos...), representando São Paulo. E nesta gravíssima crise política por que passa o país com casos graves de corrupção e a blindagem que o silêncio da OPOSIÇÃO (?!?) está dando ao vice-presidente Michel Temer e a seu braço direito, o ministro Wagner Rossi – chamado por Reinaldo Azevedo de o “capa-preta” do PMDB, QUAL foi ou quais foram os pronunciamentos do Senador Aloísio Nunes?
Ah, tá certo. Essa ligação é antiga...Quando o Quércia foi eleito governador de São Paulo, contra a vontade de Montoro, o que acaboun na criação do PSDB, teve um grupinho que sobreviveu à perseguição que Quércia fez aos montoristas: nesse grupo estava o Sr. Aloísio Nunes. Na sucessão de Quércia, ele compôs a chapa do Fleury como candidato a vice-governador e o PSDB perdia com Mário Covas...Por fim, o PSDB voltou ao Governo Paulista (as uns 20 anos) e o sr. Aloísio Nunes, levado por José Serra, continuou com as benesses do poder, foi secretário de estado e até (!!!) ministro(FHC) da justiça! Mas nunca deve ter esquecido os bons tempos de Quércia e Fleury quando conviveu tão harmoniosamente com os então secretários desses governos, Michel Temer e Wagner Rossi...
E São Paulo está sem voz e sem liderança no Senado. O Senador eleito é o mesmo Sr. Aloísio Nunes, tá bom assim? Não dá pra reclamar, ele foi eleito com total apoio da cúpula do PSDB paulista que é ou deveria fazer oposição...
Ah, já deu pra entender tudo...
Precisamos mudar esse quadro político paulista!
São Paulo não merece tanta esperteza!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Postar um comentário