agosto 01, 2011

Capitalismo Chinês & As Senzalas do Século XXI


Ou seria o caso de se dizer abertamente: CAPITALISMO PRIMATA?!?
Segundo o filósofo sloveno Slavoj Zizek, a “China é hoje o estado capitalista ideal: liberdade para o capital, com o estado a fazer o 'trabalho sujo' de controlar os trabalhadores”. É o que nós chamamos de Capitalismo de Estado ou Capitalismo Primata! E complementa seu raciocínio: “A China como potência emergente do século XXI... parece incorporar um novo tipo de capitalismo: menosprezo pelas conseqüências ecológicas, desprezo pelos direitos dos trabalhadores, tudo subordinado ao impulso impiedoso para desenvolver-se e tornar-se uma nova potência mundial.”

E uma nova potência já está no cenário das grandes nações: A CHINA! Nos últimos 30 anos a China cresceu à taxa média anual da ordem de 10% ao ano do PIB, praticamente imbatível em desempenho e crescimento. Pulou do 10º lugar para o lugar na economia mundial, sendo certo que em pouquíssimo tempo estará em 1º lugar, desbancando os Estados Unidos!

Mistura de capitalismo+socialismo + coronelismo na China/ leia aqui

Explicação didática da realidade chinesa/ leia aqui

Sabemos que o comunismo tradicional que dominou grande parte do mundo desapareceu, após 60 anos, como num passe de mágica! Com a queda do Muro de Berlim e o “desmanche” da então União Soviética, o comunismo tradicional desapareceu da face da terra. Nem o “showroom” caríssimo que era Cuba resistiu à falta das custosas verbas soviéticas... Restou a China gigantesca a buscar um novo rumo... e parece que conseguiu: nas relações com o exterior –capitalismo; nas relações internas com o trabalho – comunismo; e na dominação de seu imenso interior – coronelismo. E estamos conversados! É o Capitalismo Primata!


E o Capitalismo Primata ou Capitalismo de Estado utiliza os mesmos métodos de quando surgiu o capitalismo. Nas relações trabalhistas e na defesa do meio ambiente , o capitalismo primata utiliza métodos de produção tão degradantes como aqueles impostos pelos industriais e empresários no início da Revolução Industrial.

Capitalistas do mundo todo estão indo para a Ásia. Na China há muito tempo os grandes capitalistas americanos estão instalados: nos EUA tudo é “made in china”. Conheço um empresário brasileiro que já está no Vietnan que, segundo ele, já está oferecendo melhores condições que a China. E melhores condições quer dizer: custo de mão de obra baixíssimo, impostos simbólicos e nada com preocupações ecológicas!



Se estivesse vivo, o grande sociólogo brasileiro, Gilberto Freire, diria, acertadamente, que as Senzalas do Século XXI estão na China, com o povo trabalhando pela própria subsistência, sem liberdade e sem assistência governamental.

Casa Grande & Senzala/ Gilberto Freire/ leia aqui

Prefácio do livro “Casa Grande & Senzala” de Gilberto Freire/ leia aqui

E a China alcançando um desenvolvimento espetacular. A maioria dos países do mundo, onde temos democracia, estão “penando” para estabilizar os lucros do capitalismo com os encargos trabalhistas e sociais que a democracia exige.

É preciso que os líderes democráticos do mundo todo + as vanguardas pensantes da sociedade + as redes sociais virtuais + a imprensa livre comecem um exercício positivo de catarse!

É preciso uma releitura das relações sociais! É preciso que atentemos para os rumos que restarão para a humanidade como um todo. É sabido que 1/3 do mundo ou é chinês ou hindu, isto quer dizer que a cada 3 pessoas 1 é chinesa ou hindu!

Trem Bala Chinês e o Desmonte Ferroviário no Brasil/ leia aqui

Educação: Choque de Gestão! / leia aqui


Vamos buscar um novo mundo mais equilibrado e justo ou vamos cair nas NOVAS SENZALAS DO SÉCULO XXI?!?

4 comentários:

Anônimo disse...

Delmanto, assim até eu sou empresário. É sabido que o Capitalismo é o CÃO! Sim, o capitalismo, seja ele americano, chinês, japonês, alemão, inglês ou BRASILEIRO é o CÃO! É APATRIDA! E o Sr. Luciano Coutinho, presidente do BNDS, tem como objetivo ajudar e ampliar o campo das MULTINACIONAIS BRASILEIRAS. Foi o que ele tentou fazer com a “maracutaia” que era a fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour, dando “a volta” no Casino. Não conseguiu, ainda bem. Esses comunistas ortodoxos tem uma visão distorcida... O que importa que a grande multinacional seja brasileira?!? É a mesma coisa, é troglodita como qualquer outra multinacional. Agora, ser empresário na China, no Vietnan ou em outro paraíso fiscal e trabalhista comunista, É FÁCIL! Pouco imposto, quase zerada as obrigações trabalhistas e “banana” para a ecologia! A CHINA continuará tendo sucesso e crescendo MAS uma hora ela terá que prestar contas ao povo chinês e, então, será a GRANDE EXPLOSÃO DA “BOLHA CHINESA”!!!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É isso mesmo!
A CHINA será imbatível por muito tempo. É a chamada CONCORRÊNCIA DESLEAL! Como competir com uma Nação que NÃO tem os encargos que a Democracia garantiu para as respectivas populações dos países do Ocidente e até do Oriente que adotam a Democracia como forma de governo?
Chegará, com certeza, a hora do acerto da China com sua IMENSA população explorada da forma mais primata possível...
Ainda não há solução melhor que o "capitalismo politicamente correto", ou seja, o capitalismo com menos "gula" e dividindo os benefícios do lucro com a população e o país/sede. E só a comunidade organizada é que poderá fazer o controle das relações empresariais. E mais: somente a sociedade organizada poderá colocar países como o Brasil que vive uma DEMOCRACIA MEIA-SOLA - acabando e punindo a corrupção - em um sistema realmente democrático, voltado à educação e evolução de sua população na busca do desenvolvimento sustentável em pleno Estado de Direito!
Grande abraço.
Delmanto.

Anônimo disse...

A grande verdade verdadeira é que o Governo Federal levará a industria nacional para o buraco. Não há industrial que agüente a concorrência internacional (leia-se China e países asiáticos) com o dólar despencando e carga tributária do tamanho que é. Só a FIESP e seu presidente “puxa-saco” é que ficam bajulando o Lula, cria tento, ô meu! O Governo Federal continua com a mesma política neo-liberal da época do FHC e do Lula. Assim não dá! Não existe ninguém com criatividade neste país? O que a China está fazendo é os outros de bobo. E a moeda chinesa não é conversível, ou seja, não sofre os abalos que o mundo todo está sentindo. Como diria o Faustão: “se vira nos trinta!” O governo que convoque a nova geração da economia da USP e da FGV/SP para que apresentem propostas válidas e de rápida aplicação. Criatividade, ô meu! Dona Dilma é executiva e sabe que não dá para continuar nessa água morna. Vem chumbo grosso por aí. Está mais do que na hora de virarmos a mesa. O Brasil pode e tem condições para mudar essa realidade econômica anã e ridícula! SOS Brasil!!! (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A China tem um grande e ambicioso projeto de poder. Já viram que o comunismo não serve e não leva a lugar nenhum. Mas ninguém quer largar o osso! O povo vive o comunismo em sua plenitude. É o socialismo estatal, rígido. Mas não são bobos e sabem que só com a tecnologia dominada (quer através de transferência, quer através de apropriação indevida...rsrsrs) é que poderão ambicionar dominar o mundo. Mas já caminharam bastante: em termos industriais são imbatíveis (povo escravo, imposto zerado e poluição à vontade), mas estão caminhando, e bem, em todas as áreas. O povo chinês é inteligente e tem sua capacidade milenar reconhecida. Hoje, só como exemplo e para assustar: os EUA tem uma população de 315 milhões de americanos e na China tem 350 milhões de chineses que falam fluentemente o americano!!!! Programa estatal cumprido! A maior ponte marítima foi construída na China: 42 Km!!! O Trem Bala mais rápido do mundo é o chinês: 350 km/h e quer chegar a 380 km/h!!! A moeda chinesa não sofre com as oscilações do mercado internacional... E tudo isso acontece sem um plano ambicioso de domínio mundial?!? As cartas estão marcadas. É preciso uma reação mundial. E o que vemos? A autofagia política nos EUA: nunca os próprios políticos fizeram tanto mal aos EUA como agora na recente crise orçamentária e nem sofreram mal igual de qualquer outro país do mundo. São tempos diferentes. A esperança é que essa presidente Dilma Rousseff, aos poucos, mas não muito devagar, se livre desses “parasitas” do PT e convoque gente nova disposta a dar uma resposta brasileira a essa mediocridade e a essa corrupção que está contaminando o país. Sim, o Brasil está doente. E é grave o seu estado. Há urgência nas providências. A INDIGNAÇÃO já tomou conta da Nação Brasileira. Agora é preciso AÇÃO!!! (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Postar um comentário