abril 23, 2011

A EUROPA X As Imigrações...

O mapa político mundial está marcado, ainda, pelas conseqüências do Imperialismo Colonial Europeu extrativo e brutal. A 2ª. Grande Guerra Mundial é considerada um marco no desmonte dos antigos Impérios Europeus na África e na Ásia. E não eram poucos... O domínio parasita abrangia os Impérios Coloniais Português, Francês, Holandês, Espanhol, Britânico (o maior), Belga, Dinamarquês, Italiano e Alemão (os dois últimos em desvantagem, pois só partiram para o colonialismo após as respectivas unificações, tardias). O Brasil Colônia, com a vinda de Dom João VI e a Corte Portuguesa, passou a ser Reino Unido...



Império Colonial/aqui

Direito à cidadania dos ex-colonos/aqui

Era um colonialismo extrativo e brutal. Brutal, pela forma cruel com que tratavam os povos colonizados, mantidos no atraso cultural e no isolamento total com as demais colônias. O antigo Congo Belga,por exemplo, no início dos anos 60, conseguiu sua independência em cima de muito sonho... Texto sobre essa libertação é claro:

“Início dos anos 60. Uma nova década estava começando e muitas mudanças no terceiro mundo também... No continente africano as mudanças eram mais radicais: começava a ruir o sistema colonizador europeu. O antigo Congo Médio (parte da África Equatorial Francesa), depois República do Congo, obtém a sua independência a 15/08/1960. A França perdia uma colônia e a África ganhava um país independente. O Estado Livre do Congo, fundado pelo Rei Leopoldo II da Bélgica, depois Congo Belga, conseguia a sua independência a 30/06/1960, com o nome de República Democrática do Congo. Já nos anos 70, a intensa campanha de africanização provoca alteração: a República Democrática do Congo passa a ser República do Zaire (com a queda do regime ditatorial que dominava o país desde os anos 70, voltou a denominar-se, à partir de 1997, de República Democrática do Congo). A Bélgica também perdera uma colônia. No continente africano, no início dos anos 60, tudo era esperança para os nativos que buscavam reencontrar as suas raízes e traçar o seu futuro e reconstruir o continente africano, uno e coeso”. ”.( ver matéria:” Imigração dos ex-colonos Belgas para Botucatu/SP/Brasil”)

Imigração dos ex-colonos Belgas para Botucatu/SP/Brasil/leia aqui

Resultado: hoje, em pleno século XXI, o mundo assiste a chamada revolução democrática dos povos oprimidos com a sensação de que esses povos, pela informação via internet, descobriram que existe liberdade, melhores condições de vida, empregos, enfim, que existe um mundo melhor para se viver... Mas NÃO sabem o que fazer com ela e nem tem cultura e educação suficiente para a implantação de um regime democrático em seus países. Ainda estão nas disputas tribais...



A maioria saindo de ditaduras tão cruéis e brutais como foram os colonizadores a que elas sucederam.

Resumindo: povos oprimidos pelos Impérios Coloniais Europeus receberam a liberdade, em meados do século XX e caíram, praticamente todos, em Ditaduras que mantém esses povos na mais absoluta pobreza, falta de educação e cultura. E isso com o beneplácito dos antigos Impérios Coloniais. Na verdade, apenas se mudou de carrasco...

Contaminados pela Revolução Democrática da Informação (internet, blogs, sites sociais, noticiários jornalísticos, TV e rádio), estão, agora em 2011, se rebelando e se libertando de seus Ditadores (a média de duração das Ditaduras: 30 a 50 anos de domínio primata e violento!). Mas continuam ainda reduzidos a grupos tribais rivais, e as Ditaduras primam em alimentar essas rivalidades primatas...

Ásia e África as grandes vítimas. Quanto tempo ainda levarão para saírem do estágio tribal selvagem para se constituírem em Nações?!?!

PAGANDO A CONTA!!!!!
Os antigos Impérios Colonias Europeus começaram a PAGAR A CONTA quando africanos e asiáticos, seus ex-colonos, começaram a chegar nas antigas Matrizes em busca de empregos e de oportunidades, em cima de um direito adquirido: a dupla cidadania!

Ilha de Lampedusa/imigração/leia aqui

Centenas desaparecem em alto mar/leia aqui

Africanas engravidam para irem para a Europa/aqui

No início, foram tolerados eis que os países europeus, em processo de industrialização, precisavam de mão de obra barata e rude para suas industrias. Com o tempo e com os problemas criados pelos “guetos” de imigrantes e pela Unificação Européia, normas rígidas contra a imigração começaram a ser impostas...Não bastava o direito à dupla cidadania, era preciso provar ter condições econômicas para se estabelecerem na Europa...

Agora, com a tão elogiada e admirada REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DA INFORMAÇÃO, povos asiáticos e africanos iniciaram movimentos libertários que encantaram o mundo. Mas...

O DAY AFTER: sim, na Tunísia e na Líbia iniciou-se um movimento imigratório incontrolável! A Tunísia (ex-colônia francesa) e a Líbia (ex-colônia italiana) estão, através de seus cidadãos, invadindo a Europa. Primeiro, na ilha italiana de Lampedusa. Lá, já são mais de 6 mil imigrantes para uma população local de 5 mil habitantes...



Primeiros Barcos com imigrantes chegam a Itália/veja aqui

ITÁLIA X FRANÇA: A Itália, com justiça, quer que a União Européia assuma e divida esse grave problema. A França, de modo específico, se recusa a receber os tunisianos (seus ex-colonos). A Itália, em protesto, deu a eles passaporte europeu com validade de 6 meses. Com esse passaporte, eles podem entrar em território francês! Agora a França está exigindo as conhecidas condições financeiras para que permaneçam em território francês... Não vai ser fácil, a França TERÁ que pagar a sua fatura!



Itália protesta contra a França por impedir entrada de trem com imigrantes/leia aqui

Berlusconi promete retirar imigrantes da Ilha de Lampedusa/aqui

Itália defende ajuda econômica da UE/aqui

RESUMINDO DE NOVO: Uma revolução democrática pela informação chegou a encantar o mundo e, agora, é o pesadelo das Nações Européias: o que fazer com esses países (suas ex-colonias) e o que fazer com os imigrantes indesejados (ex-colonos , quase ex-escravos)?????????

Obs.: ler em “Textos Anteriores”, os artigos: “Egito@povolivre", de 13/02/2011 e “A revolução da Informação”, de 27/02/2011.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nas aulas de história, sempre procuro mostrar aos meus alunos a crueldade dos Impérios Coloniais. Esses Impérios exploraram as suas colônias ao máximo e as mantiveram no mais absoluto estágio de atraso e falta de informação. Quando a Europa passou a viver o processo de Industrialização, aceitou a presença de seus ex-colonos porque precisavam de mão de obra barata e porque os europeus não queriam fazer os serviços mais pesados. Ficaram famosos os “guetos” dos operários turcos na Alemanha; os “guetos” dos hindus na Inglaterra; os “guetos” dos africanos na Itália e na França e, especialmente, em Portugal. Enfim, é o histórico de opressão em cima de opressão e, agora, esses povos africanos e asiáticos, vítimas de Ditaduras desde que o Colonialismo caiu após a 2ª. Grande Guerra Mundial, estão completamente sem rumo. Com a internet, estão vendo que o mundo vive bem, com emprego e justiça e estão se rebelando. As Ditaduras estão caindo e ainda vão cair mais. Mas qual o destino desses povos mantidos no atraso e na ignorância? Meras tribos que vivem se matando umas às outras? É uma vergonha! E são Ditaduras da direita e da esquerda. Não há ideologia para as brutalidades cometidas por séculos pelos países da Europa e depois pelas Ditaduras que vieram. Dá para sentir vergonha da raça humana! (luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A política internacional mostra como os países são falsos, hipócritas mesmo. Pois com a queda dos Ditadores, vamos ver o caso do Ditador do Egito, o Mubarack, após a queda vem a notícia de que seus bens, a sua fortuna de bilhões de dólares será congelada. Ora, isso quer dizer, que todos ( as grandes potências!) sabiam que o Mubarack, ex-militar, JAMAIS poderia ter uma fortuna gigantesca, a não ser como fruto de MUITO ROUBO, MUITA APROPRIAÇÃO INDÉBITA! É MUITA CARA DE PAU!
Acho que esses Ditadores, mesmo que haja acordo com as oposições, deveriam ser julgados pelo Tribunal Internacional de HAIA ( HOLANDA) que julga os crimes contra a humanidade. E a tirania e o enriquecimento ilícito em cima de populações famintas e ignorantes É, SIM, CRIME CONTRA A HUMANIDADE!
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

requeri disse...

o despotismo causa estragos consideráveis ao país, ao povo, à humanidade.
kadafi, por exemplo, manteve a líbia unida pela força. kadafi se valeu do patriotismo pra manter o regime centralizador, mas quando abriu as pernas pro capital estrangeiro mostrou que estava esgotado.
o povo à merce do despotismo, da ditadura, da tirania.
por sua vez, a imigração pra europa resulta em discriminação, racismo e preconceito contra os imigrados.
o povo toma por aqui e por ali.

é isso.

Postar um comentário