junho 09, 2011

CAMÕES: A ALMA DA NACIONALIDADE PORTUGUESA !

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Fernando Pessoa


É extremamente prazeroso fazer um trabalho como este. Pelo tema e pelo conteúdo. É praticamente uma revisitação à história de nossa língua, um olhar atento à construção da cidadania brasileira (dia 10 de junho é comemorado como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas).

Viva Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas/Registro Histórico/leia aqui


O destino do Brasil, já o dissemos na edição da revista cultural Peabiru n°24, de maio/junho de 2008, dedicada a Dom João VI, nas comemorações dos 200 Anos da redescoberta do Brasil (1808/2008), estava ligado a Portugal. O nosso Descobrimento, em 1500. A nossa Redescoberta, em 1808!

Sim, redescoberta! Porque o Brasil passou a ter outro destino após a vinda de Dom João VI e de toda a corte portuguesa para o nosso país. De colônia, passamos a sede do Reino Português. Todo o progresso daí advindo (Faculdade de Medicina, Biblioteca Nacional, os portos abertos, os costumes europeus, etc.) moldou uma Nação especial: unida, mesma língua, com território continental, objetivos definidos que levariam à implantação do Império Brasileiro, com Dom Pedro I.

E todos sabemos, pois é da nossa história, que D. Pedro I teve que abdicar do trono brasileiro a favor de seu filho D. Pedro II, pois o trono de Portugal, destinado a sua filha - futura rainha D. Maria II - , havia sido usurpado por seu irmão D.Miguel. E foi tão carinhoso e determinado o apoio que recebeu da população portuguesa ao desembarcar no Porto, em 1832, que o ex-Imperador do Brasil, Dom Pedro I (Dom Pedro IV, de Portugal), em reconhecimento, deixou, após sua morte, seu coração, que se encontra encerrado numa urna de prata, na Igreja da Lapa, na cidade do Porto.



Isso nos dá a verdadeira dimensão dos laços afetivos e cívicos entre Brasil e Portugal. Está registrado, na História de Portugal que D. Afonso VI, de Leão e Castela, na luta contra os árabes, quis recompensar os destacados serviços prestados por D. Henrique, Fidalgo da Casa de Borgonha que fora à península a fim de ajudá-lo. Assim, deu-lhe em casamento sua filha Teresa e como dote, o Condado Portucalense. Desse casamento nasce um filho, D. Afonso Henriques que, em 1143, separa o Condado Portucalense de Castela fundando, assim, Portugal. É o Primeiro Rei de Portugal. Essa é a história de Portugal. E, também, a nossa história...


E a revista cultural Peabiru, buscando homenagear a data dedicada a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas - o 10 de junho ! — procurou dar destaque ao grande poeta português - a alma da nacionalidade portuguesa ! - LUIZ VAZ DE CAMÕES! A data da morte do poeta passou a ser a data oficial das comemorações: 10 de junho!

Hino Triunfal a Camões/Carlos Gomes/ouça aqui

Amália canta “Alma Minha Gentil”/Luís Vaz de Camões/ ouça aqui

Declamação do poema “Alma Minha Gentil”/Luís Vaz de Camões/ouça aqui

Buscando cultuar os grandes escritores portugueses, como Camões, Camilo Castelo Branco, Gil Vicente, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Júlio Resende, Florbela Espanca e tantos outros, culminando com o único representante da língua portuguesa que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura: JOSÉ SARAMAGO.
É um esforço nosso. Impossível destacar todos os grandes escritores portugueses. A ligação entre escritores e intelectuais brasileiros com os intelectuais portugueses é exemplo positivo da valorização da língua portuguesa, da nossa origem comum e do futuro brilhante que nos espera através da posição geográfica de Portugal.

Portugal, hoje, é a melhor entrada de viajantes e de mercadorias de brasileiros na Europa (assim como a Espanha o é para os hispano-americanos).
Não apenas nos aproxima a língua, mas também os costumes. Se do seu imenso império do século XVI, somente restou a Portugal esse pequeno território europeu, com certeza lhe restou a amizade fraternal de mais de 250 milhões de pessoas que nos 5 continentes falam a mesma língua e respeitam e amam a Pátria-Mãe!

SALVE O DIA 10 DE JUNHO: DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS !

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
João comentou a notícia CAMÕES: A ALMA DA NACIONALIDADE PORTUGUESA !.

Comentário:
Delmanto,

De Camões a Saramago é uma história cheia de conteúdos Luso/Brasileiros, que só enaltecem nossas línguas e países,
Salve 10 de Junho.

João Bosco

Anônimo disse...

Meu amigo Armando,
Na edição nº30, de julho/agosto de 2010, da revista PEABIRU, feita especialmente para as comemorações do aniversário de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, demos destaque para a poetisa botucatuense Maria Lucia Dal Farra, que seguindo carreira universitária, como professora de Teoria Literária e Literatura Portuguesa, nunca deixou de produzir as suas poesias, tendo sido citada no jornal “O Estado de S. Paulo”, que afirmava, sobre a poesia brasileira, que “excetuando-se os “clássicos” João Cabral, Drummond, Vínicius, Quintana e os “novos” Rubens Rodrigues Tôrres Filho e Maria Lúcia Dal Farra que já tem duas décadas de estrada – praticamente não sobram outros nomes”. Hoje, ela é editada no Brasil e em Portugal, sendo considera a maior conhecedora da obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca.
E, recebemos, de sua mãe, a profa. Jesumina Domene Dal Farra carta que merece ter alguns trechos divulgados nesta oportunidade:
“A história abordada agora teve como conteúdo a Pátria-Mãe, salientando também a comemoração solene no Consulado de Portugal, em Botucatu. Detalhes curiosos, histórias contadas, vultos ressuscitados, a começar por Camões que deixou “Os Lusíadas” como herança cultural eterna; nada faltou à noite portuguesa para que fosse especial.
Desta vez você também me surpreendeu com a republicação do artigo da querida e saudosa Elda (Elda Moscogliato, cronista, educadora e fundadora da Academia Botucatuense de Letras) onde as “Auras” (do “Livro de Auras”) de minha filha Maria Lúcia, foi o livro aberto de sua infância promissora. Seu “registro histórico” completou a vivência intelectual de minha filha...”
Jesumina Domene Dal Farra (julho de 2010)

requeri disse...

'quem ora soubesse, onde o amor nasce, que o semeasse.'

camões, nem sempre entendo. mas leio. instiga meu intelecto. muitas simplicidades de camões, provocam repetidas leituras e remexem minha inteligência.

se não, leia essas redondilhas:
___
MOTE SEU

De que me serve fugir
de morte, dor e perigo,
se me eu levo comigo?

VOLTAS

Tenho-me persuadido,
por razão conveniente,
que não posso ser contente,
pois que pude ser nacido.
Anda sempre tão unido
o meu tormento comigo
que eu mesmo sou meu perigo.

E se de mi me livrasse,
nenhum gosto me seria;
que, não sendo eu, não teria
mal que esse bem me tirasse.
Força é logo que assi passe:
ou com desgosto comigo,
ou sem gosto e sem perigo.

fernando pessoa, eça de queiroz, florbela espanca, camões, são os eleitos, são especiais, são primorosos.

é isso.

Jackie Freitas disse...

Olá Delmanto querido!
Sem dúvida alguma devemos prestar todas as honras e homenagens a essa influência portuguesa que faz parte da nossa história! Adoro Camões, Pessoa, Florbela Espanca, Eça e tantos outros nobres escritores que além deixarem escritos maravilhosos, também serviram de exemplo aos grandes escritores que temos.
Esse laço Portugal / Brasil, acredito que será eterno... um cordão umbilical que, apesar de cortado, mantém unido dois povos e suas culturas.
Grande beijo,
Jackie

Anônimo disse...

De familiares da poetisa Maria Lúcia Dal Farra (patrona viva da Academia Botucatuense de Letras) recebemos a notícia de sua participação, em Lisboa, do evento “ Uma Noite com Pessoa”, no último di 2 de junho. E, coroando a grande promoção cultural, passou a ser a 3ª. Escritora/poeta a dormir na cama e no quarto do Poeta. Maria Lúcia, é sabido, é a maior especialista literária da obra da poetisa Florbela Espanca, já tendo editado livros sobre a vida e obra da grande poetisa. Todos os escritores que participaram do evento, escreverão sobre Fernando Pessoa e sua importância para a literatura portuguesa e mundial, em livro a ser editado no próximo ano. A profa. Maria Lúcia Dal Farra que conheci quando fazia parte da equipe do Prof. Antônio Cândido é o grande orgulho das mulheres e da cultura brasileira. (carla.bueno2011@bol.com.br)

Postar um comentário