junho 16, 2011

FHC : Ministro-Arquiteto que venceu a inflação!

Já escrevi inúmeras vezes dando o devido valor ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na minha época de estudante de sociologia e política, ele era o referencial da nossa geração. Os seus estudos antropológicos e sociológicos, a análise inteligente do fim da escravidão, dizendo, com propriedade e criatividade, que o Brasil, com a libertação dos escravos, acabara com a MANCHA NEGRA de nossa história, mas que permanecia uma outra forma de ESCRAVIDÃO, caracterizada pela MANCHA CINZA dos inúmeros BOLSÕES DE POBREZA espalhados por todo o Brasil. LIÇÃO DEFINITIVA!



E essa MANCHA CINZA sendo muito mais cruel, porque dissimulada, espalhada no entorno das grandes cidades...Efetivamente, FHC foi o referencial de várias gerações universitárias. Ele e os grandes mestres Florestan Fernandes e Octávio Ianni. Era o alto nível intelectual e nacionalista da USP a garantir um rumo seguro para o Brasil.

Da mesma forma, tenho repetido incansavelmente o seu ensinamento para o entendimento do que seja ELITE. E sempre alertando para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra elite é que vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.

Já nessa última citação de FHC, o alerta de que estavamos falando do sociólogo e não do presidente. E por quê?

Na presidência, FHC agiu como todos os outros presidentes. O arguto jornalista Ricardo Kotscho, na TV, lembrou que no final da segunda gestão de FHC, lhe fez uma pergunta direta, mais ou menos, nestes termos: “Presidente, o senhor já está indo para o final do mandato, porque não dispensa essa turma de fisiológicos (PMDB), afinal o senhor não depende mais deles?” E FHC teria respondido: “Você quer me derrubar? Não se governa sem essa gente!”

Regime Parlamentarista/Governar é preciso, Viajar NÃO é preciso/leia aqui

RESUMINDO: Em nossa análise sobre o período presidencial de FHC, ele teria deixado de exercer o papel do GRANDE ESTADISTA! Por que o Fernando Henrique representava tudo isso: professor da USP cassado pelos militares, sociólogo internacionalmente reconhecido, exilado político no Chile e na França (com incursões docentes na Sorbonne), político oposicionista na redemocratização do país, viria a “ganhar” - esse é o termo exato ! - a Presidência da República graças à implantação do Plano Real pelo presidente Itamar Franco. E dissemos ganhar exatamente porque Fernando Henrique era e é um político totalmente oposto ao político popular e carismático. Quem ganhou, efetivamente, foi o Plano Real. Na eleição e na reeleição!

Por isso afirmamos que a Nação Brasileira jamais poderá compreender esse seu procedimento de não realizar ou pelo menos batalhar pelas tão esperadas reformas, especialmente, a política. A nosso ver, deveria Fernando Henrique colocar como principal objetivo a implantação de reformas no país, com a modernidade tão almejada. Dirão alguns que é sonho muito difícil de se realizar. Dirão, até, que a realidade política “engole” os que as tentarem realizar... Pode ser... Mas o Brasil espera que seu presidente paute o seu desempenho executivo como um Estadista e não como mais um que espertamente conseguiu empurrar, empurrar, empurrar...as soluções dos problemas!

Mas de Fernando Henrique Cardoso todos esperavamos o melhor. Pois o “milagre” de termos um Presidente da República com a formação e a dimensão democrática dele dificilmente se repetirá. E, realmente, o “milagre” da eleição é devido ao Plano Real. Quando teremos o impacto de uma ação presidencial como essa que o presidente Itamar Franco proporcionou ao Brasil?!?

Itamar fala a verdade sobre FHC e o Plano Real/ouça aqui



Entrevista de FHC/leia aqui

E nas comemorações dos 80 Anos do ex-presidente FHC, a presidenta Dilma mandou uma mensagem que surpreendeu a muita gente. Não a mim. Na mensagem ela dá a FHC os méritos que ele merece: “... afirma que FHC, durante sua trajetória, se destacou como "acadêmico inovador", "político habilidoso" e "ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação".

Dilma elogia FHC/ veja aqui

Artigo de FHC/leia aqui

Justíssima a homenagem e o reconhecimento da presidenta Dilma. Mas o “embroglio” da reeleição + a não realização das reformas + algumas privatizações muito mal feitas e as infindáveis viagens internacionais não enobreceram o seu currículo político. Ao contrário.

Privatização errada das ferrovias paulistas/São Paulo só perdeu/Governador era Covas e o Presidente era FHC/Importante/ Parte I/leia aqui

Continua/Parte II/leia aqui

Hoje, mesmo com a desfocada e inoportuna defesa da “discriminalização da maconha” quero apresentar os meus cumprimentos a FHC e deixar a minha certeza que o Mestre da minha juventude ainda tem muito a nos ensinar e muito a orientar o futuro do Brasil!

PARABÉNS, Presidente Fernando Henrique Cardoso!!! Felicidades!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

É exatamente isso! O Fernando Henrique representa o sonho da geração de meados dos anos 60. Nós tínhamos orgulho de estarmos cursando Sociologia e Política. Na Faculdade que teve como aluno e professor o grande Darci Ribeiro, vivia o sonho de melhor o Brasil e acabar com os maus políticos, oportunistas e desonestos. E FHC era o Norte! Sendo do interior, hoje, vejo que o que restou de nossas ferrovias é uma tristeza. E o Covas e o FHC é que fizeram essa maldade com São Paulo! Saiu, recentemente no “Estadão (11/06) a notícia de que o Ministério Público quer rever contrato da ALL (América Latina Logística) que é a concessionária das ferrovias. MOTIVO: dilapidação do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal. E alegando que o ABANDONO gerou R$ 40 bilhões de prejuízos. Essa, Os dois ficaram devendo a São Paulo. Hoje, não temos ferrovias decentes, as estações estão desmoronando pelo interior paulista. É um ERRO que o FHC ainda terá de explicar e muito! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O pavão está muito enfeitado. O ex-presidente Itamar Franco teve 2 escolhas antes de chegar no nome do Fernando Henrique. Com a não possibilidade dos dois primeiros nomes é que Fernando Henrique foi indicado por Itamar para ser candidato a presidente da república. Com o sucesso do Plano Real, o presidente Itamar elegeria até o José Serra se quisesse! Era tão popular o controle da inflação que até o Fernando Henrique com seu nariz empinado conseguiu se eleger. Porque ninguém esquece da surra que ele levou do Jânio Quadros quando disputou a Prefeitura da Capital, sendo apoiado pelo governador Franco Montoro e pelo prefeito “nomeado” da capital, o Mário Covas. Na ante-véspera da eleição foi tirar foto sentado na cadeira de prefeito. Suprema vaidade e prepotência. O Jânio venceu e chamou a imprensa para ver: “desinfetou” a cadeira na qual Fernando Henrique havia se sentado e “lascou” uma de sua “pérolas” inesquecíveis: “Nádegas indevidas sentaram nesta cadeira”! (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O que o ex-presidente Fernando Henrique afirmou ao jornalista Kotscho, nos dá a postura política dele. Sempre se inspirou na figura do ex-presidente Juscelino Kubischek, como um modelo de democrata. É a prova provada de que FHC não é bom conhecedor de política! Juscelino teve os seus acertos mas sempre foi um oportunista e, na construção de Brasília, muito “bonzinho” com os empreiteiros que ficaram biliardários e muito bonzinhos com ele mesmo...No Golpe de 1964, Juscelino, muito esperto, querendo voltar à presidência, apoiou o militares, votou no Marechal Castelo Branco para presidente e ainda indicou o seu correligionário (PSD) e primo José Maria Alckmin para o cargo de vice-presidente dos “milicos”. O Juscelino foi tão bom exemplo que deu no que deu o governo do FHC. Sem esquecer que o Sérgio Motta (o Serjão) era o Palocci do Fernando Henrique. Resultado de tudo isso, do mau político que foi é que o PSDB já perdeu 3 eleições para o Lula e o Lula perdeu 2 eleições para o Plano Real e não para o FHC. A verdade tem que ser dita, doa a quem doer. E agora vem querer defender a maconha, até no fim da carreira é preciso ter postura!(p.gomes27@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O ex-presidente Fernando Henrique foi um grande presidente. Culto, com uma equipe de alto nível, governou o Brasil da melhor forma possível. Antes quase ninguém tinha telefone e até usavam o telefone para alugar. Hoje, tem mais telefone no Brasil do que habitantes. Esse grande mérito é do Fernando Henrique e do saudoso Ministro Sérgio Mota. Na época dele não tinha essa baixaria do governo do PT. Não para Ministro Chefe da Casa Civil, alguma coisa eles estão fazendo de muito errado. O mensalão até hoje não foi esclarecido. No governo tucano tudo era melhor e mais limpo. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso merece todas as nossa homenagens e foi muito justa a mensagem que a presidente Dilma lhe mandou: consta que ela, há tempos passados, fizera um trabalho no qual teve a orientação do ex-presidente. Parabéns Presidente Fernando Henrique! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
M@riv@n comentou a notícia FHC : Ministro-Arquiteto que venceu a inflação!.

Comentário:
o fhc deveria estar na cadeia junto c o fujimori – ele poderia levar uma maconhazinha e dessa vez tragar ao não só fumar, este senhor que aderiu ao tolerancia zero do bush em primeira mão, meteu um monte de guri na cadeia e agora vem dar uma de liberal. pinóia.
Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=fhc-ministro-arquiteto-que-venceu-a-inflacao&c=1264770
Conheça um pouco mais sobre M@riv@n:
M@riv@n (fora Pl122)

Anônimo disse...

Olá, Delmanto.
João comentou a notícia FHC : Ministro-Arquiteto que venceu a inflação!.

Comentário:
Delmanto,

Quando você perde:
Cabeça, pernas, braços, inteligência, atitudes, posturas, doutorados sem fim, você passa a ser um IDIOTA.
Infelizmente ele perdeu tudo isto com a morte de sua companheira e caiu no ridículo. perdeu prestigio dentro do seu partido, esta renegado a substituto de substituto, isto é, para se concorrer ele tem que depender de desistências dentro do partido.
É caso de pena, pois foi um grande personagem na nossa história.
Maconha nele.

João Bosco

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=fhc-ministro-arquiteto-que-venceu-a-inflacao&c=1265029

Anônimo disse...

José comentou a notícia FHC : Ministro-Arquiteto que venceu a inflação!.

Comentário:
Eu votei duas vezes no FHC. Na segunda, na base do "já que foi, vamos até o fim". E me decepcionei. Não só com ele, mas com o PSDB. Tanto tempo no muro e, quando desceu, "despencou" no fisiologismo. Ensinou pra todos que política no Brasil só se faz nos bastidores, com alianças asquerosas, com conchavos e com a perpetuação do poder dos canalhas de sempre.

Você foi muito feliz quando diferenciou o Homem Fernando Henrique do Presidente FHC. Fernando Henrique foi um dos intelectuais mais brilhantes que esse país já teve e terá. O Presidente FHC doi resumido a isso. Uma sigla dada pela Folha. E mais nada. Só mais um.

Abraços

Responda e leia mais no endereço http://www.dihitt.com.br/meu_conteudo#n=fhc-ministro-arquiteto-que-venceu-a-inflacao&c=1265456

Anônimo disse...

A falsidade intelectual, no Brasil, não tem limites! Em artigo (“Estadão”, de19/06) exageradamente exagerado para um acadêmico, o Sr. Celso Lafer, ex-ministro de FHC e sempre “protegido” pelo PSDB, cantou loas ao ex-presidente...Vejam a deslavada mentira que ele diz: “...é um raro caso, no Brasil e no mundo, de um grande intelectual que foi bem sucedido na política, alcançando a Presidência da República no primeiro turno, por voto majoritário, em duas sucessivas eleições”. Faz-me rir...A verdade verdadeira é que o presidente Itamar Franco, com o sucesso do Plano Real ELEGEU FHC para presidente. E era tanta a popularidade do Plano Real, que o presidente Itamar Franco elegeria até o José Serra presidente...rsrsrs E esse acadêmico ( é professor titular da USP!!!) diz mais mentiras: “FHC transformou a sociedade brasileira com o Plano Real...” MENTIRA! E, também, INGRATIDÃO! Nunca é citado o presidente Itamar – verdadeiro e único PAI DO REAL! E é bom lembrar a esse cidadão e intelectual (?) que o FHC foi a 3ª. Opção de Itamar. A primeira, era o Embaixador Rubens Ricupero – idealizador do Plano Real. O FHC só foi a 3ª. Opção! E, durante os seus 8 anos (lembrando que a REELEIÇÃO foi o “rascunho” do que viria a ser o MENSALÃO) não realizou as reformas necessárias ao país! É interessante o “Estadão”, com tanto passado honroso (põe passado nisso!) dê espaço a pessoas como esse bajulador cara de pau. (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Janio Ferreira Costa:

2 horas atrásObrigado ,Delmanto,FHC é um orgulho para este
país.Um cara sério,inteligente.Sem o discurso
vazio,desconexo dos palanquieros.Sem o culto
bizarro aos socialistas caribenhos.
Um grande dia,estamos nessa.
felicidades.
janio RJ/

Postar um comentário