julho 22, 2011

Construíndo Catedrais!!!

Construindo seu próprio destino, pedra a pedra...

São muito conhecidas as duas interpretações que dois pedreiros deram para o serviço que prestaram na construção de uma bela Catedral:

Pedreiro 1: “eu trabalhei naquela obra como pedreiro de sol a sol...”
Pedreiro 2: “eu ajudei a construir aquela Catedral!!!”

A vida é assim... Uns constroem catedrais e embelezam a vida e chegam mais perto de Deus...Não importa o quanto fizeram...O que importa é que fizeram!

A sociedade organizada por pedreiros assim, realiza maravilhas! O sonho maior, mais difícil é realizável na somatória de esforços, de vontades e de esperanças.



Existem inúmeros exemplos pelo mundo todo e por este Brasil imenso. E no Estado de São Paulo, ouve um homem que acreditou muito, apanhou muito, sofreu muito Mas conseguiu erguer a obra médico-assistencial que é uma das que tem maior destaque nacional: o Hospital do Câncer de Barretos! O médico Paulo Prata e seu filho, Henrique Prata.

Hoje, com mais de 44 mil metros quadrados de área construída atende, prioritariamente, aos mais necessitados. Tornou-se referência mundial na prevenção e cura do câncer. Recebe apoio de todos, dos artistas, das autoridades realmente preocupadas com a saúde e da população brasileira.

E começou como um sonho da família Prata da cidade de Barretos. A ajuda providencial veio da mão segura de Dom Antonio Maria Mucciolo, então Bispo de Barretos e, ao depois, Arcebispo de Botucatu. Foi o apoio indispensável para a abertura das portas que realizam e concretizam sonhos... E foi essa mesma mão que viabilizou a Rede Vida de Televisão, com a parceria positiva de João Monteiro de Barros Filho.



Agora, nova caminhada. Como Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Antonio alavanca o sonho do escritor Francisco Marins – presidente Emérito da Academia Paulista de Letras! – para a construção do Centro de Diagnóstico Preventivo do Câncer na cidade de Botucatu, importante centro médico paulista.



Hoje, 22 de julho, pela Rede Vida de Televisão, no programa apresentado por ele, “Frente a Frente”, às 21h00, Dom Antonio estará abrindo caminhos para que a comunidade botucatuense possa viabilizar mais um grande sonho a estancar a insegurança dessa doença devastadora e a propiciar o encaminhamento seguro para o seu tratamento e cura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai e minha avó sofreram muito com essa doença e morreram porque não houve um diagnóstico logo no começo. Mas o atendimento na minha cidade não tinha essa especialidade já estruturada. Até se descobrir a doença ela já estava em estado avançado e os dois sofreram muito. A família toda sofreu junto. Por isso é que eu sei dar valor a obras como essa de Barretos que só conheço por reportagens de jornais e pela televisão. O país todo deveria ter esse tipo sério de tratamento. A saúde infelizmente não é prioritária nesta país. O Hospital das Clínicas de São Paulo atende pacientes do Brasil todo. Tenho fé que os dirigentes do Brasil vão começar a olhar a saúde de forma mais séria, acabando com os casos de corrupção com medicamentos, licitações fraudadas e com o descarte criminoso de lotes de medicamentos desviados por pessoas da própria rede de saúde. (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olha, Sr Delmanto, eu tenho acompanhado a grande obra de Barretos. Morava na cidade vizinha de Bebedouro antes de vir trabalhar em São Paulo. Barretos é muito famosa por sua Festa do Peão de Boiadeiro que atrai turistas do Brasil todo. Mas a grande obra de Barretos e que é orgulho de toda a região e, hoje, orgulho do Brasil é o Hospital do Câncer de Barretos. É um complexo hospitalar que até assusta à primeira vista, diria que é uma pequena cidade toda ela voltada ao atendimento dos que sofrem dessa terrível doença, sendo atendidas mais de 3.000 pessoas por dia! Lá fazem o diagnóstico, preparam e alojam o paciente, dando-lhe alimentação e assistência psicológica. Depois o tratamento mais avançado do mundo. Sim, do mundo, porque, hoje, o Hospital de Barretos está ligado aos maiores centros de pesquisa e tratamento do mundo, como a Clínica Mayo dos EUA. E um dado interessante é que eles atendem prioritariamente aos pacientes do SUS: era um sonho do Dr Paulo Prata que foi mantido por seu filho, o Sr.Henrique Prata. Então, como todos os hospitais brasileiros que atendem a população pelo SUS é bem deficitário. São milhões que faltam todo mês. E nesse ponto a mão divina foi pródiga. No início, o apoio de alguns artistas ajudava na manutenção, mais os leilões dos gados doados e a manutenção do hospital ia caminhando bem. Mas o Brasil, como um todo, acabou descobrindo a grande importância do Hospital do Câncer de Barretos. Para que se tenha uma idéia, basta destacar que em um programa de televisão estavam a Hebe Camargo, a Xuxa Meneguel e a Adriane Galisteu comandando um programa só para a arrecadação de fundos para o hospital. Dos artistas já participaram, começando com Sérgio Reis, praticamente todas as duplas sertanejas famosas. No estado de São Paulo, nos postos de gasolina nas estradas, nos estabelecimentos comerciais, restaurantes e lanchonetes tem sempre um cofrinho para doação de moedas ao hospital de Barretos.
Com esse apoio unânime, o Sr. Henrique Prata tem viajado o mundo e firmado convênio com os principais centros de tratamento da doença. Lá, em Barretos, o hospital está equipado com os equipamentos mais avançados no tratamento da doença e, também, os mais caros e sofisticados. E como eles conseguem? Eu diria que é uma obra divina.
Recentemente, vi uma reportagem na televisão, que o Hospital de Barretos montou uma Unidade móvel em um ônibus e está percorrendo o interior de Minas Gerais e outros Estados fazendo diagnósticos e encaminhando os doentes para tratamento. E essa é uma atividade acessória, na área da saúde preventiva, que está sendo feito sem nenhum custo para o governo federal, graças à credibilidade que a equipe médica de Barretos adquiriu em todo o Brasil.
Eu me alonguei, mas não poderia deixar de dar o meu depoimento à respeito desse assunto tão importante. Obrigada. (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Prezado amigo Dr. Delmanto, obrigado pelos artigos enviados.
Saliento "Construindo Catedrais" - Hospital do Câncer de Botucatu.

Lembro que hoje o programa que o senhor gravou comigo, vai ao ar as 21:00h, bem como no dia 29.

Uma bênção.

Dom Antonio.

Postar um comentário