julho 09, 2011

Super-Homem: é um avião? É o Chávez?!?

"A democracia é a forma histórica de decadência do Estado"
Friedrich Nietzsche


Em sua volta repentina à Venezuela, Hugo Chávez não deixou de exibir seu lado histriônico. Vestido com traje esportivo de cores berrantes, o Beiçola de Caracas (como diz Reinaldo Azevedo) lançou para o povo venezuelano a sua interpretação da “Teoria do Super-Homem” (ubermenschen), do filósofo Friedrich Nietzsche. É piada. Chávez não tem limites para seu “non-sense”...



Chávez vai Desfilar na Sapucaí?/Augusto Nunes/ leia aqui

E falando do “Super-Homem” de Nietzsche, Chávez cita seus ídolos históricos: Che Guevara, José Martí, Simon Bolívar, Marx, Fidel Castro entre outros. Como a dizer: sou como eles, estou retornando à Pátria... Pois para Nietzsche “...o eterno retorno oferece uma saída fora “da mentira de dois mil anos”(cristianismo) e a transmutação dos valores traz consigo o novo homem que se situa além do próprio homem, ou seja, o super-homem!

Câncer de Chávez é falso/Reinaldo Azevedo/ leia aqui

Presidente é adepto de gestos teatrais/ leia aqui


A verdade é que o filósofo alemão acreditava e afirmava que o cristianismo elevou os sub-homens, o que foi uma desgraça e um retrocesso na concepção da vida e da própria organização social. Em sua doutrina, ele eleva o homem, isto é, cria a convicção dos super-homens (Ubermenschen) que são os únicos dignos de viverem, de reinarem, de prevalecerem. Daí o estado totalitário. Seja de direita, seja de esquerda. O Estado totalitário, como justificação do valor dos super-homens. O Estado totalitário representa a força dos mais capazes, isto é, daqueles que, em nome da “doutrina”, donos e interpretes da verdade, deverão governar aqueles que foram criados para obedecer e seguir as linhas do líder carismático. Assim, a Doutrina Bolivariana seria o caminho a seguir... E, ele – pasmem! – o líder carismático a ser seguido!!!


E o filósofo alemão além da frase “A Democracia é a forma histórica de decadência do Estado” na abertura deste post, dizia também a famosa frase: “Deus está morto!” Quando pensamos nas conseqüências trágicas da teoria nietzscheana, nem sequer podemos imaginar como pode um ser racional postular princípios tão perigosos e tão facilmente refutáveis. Onde estão as raças superiores? Onde estão os super-homens? No Kremlin? No antigo Reichstag?

Ora, Hitler viu o fim do super-homem numa guerra que ele quis e planejou para provar essa “verdade”. Da mesma forma, o super-homem comunista, criado à imagem e semelhança de Marx e que manteve povos aprisionados por décadas e décadas e que só se libertaram com a queda do muro de Berlim...

Como aceitar, então, o totalitarismo, seja de direita, seja de esquerda?!?

Quando o homem se esquece de que a humanidade, como um todo, e como soma de elementos individuais, se constitui de seres igualmente capazes, e que todos somos, realmente, uma só formação somático-mental, que se pode desenvolver desigualmente, mas na essência compartilha da essência de todos, a teoria dos super-homens e, pois, do estado totalitário não suporta qualquer discussão.

NÃO!!! O super-homem é aquele que cada vez mais se iguala a si mesmo e ao homem médio, comum. O super-homem é aquele que, capaz de conhecer suas fraquezas, não se deixa levar por “slogans” que a Psicologia Experimental demonstra serem experiências semelhantes as de Pavlov. Comunismo e nazismo – duas afirmações da incapacidade de analisar e criticar. Prova cabal da inexistência de super-homens. Afinal de contas, viva o homem, na acepção humana da palavra!

4 comentários:

Anônimo disse...

Delmanto, é inacreditável que em pleno século XXI ainda existam políticos como o Hugo Chávez a pregar uma teoria falida e que foi varrida no final do século passado. E ele não está só, o Evo Morales da Bolívia é seu seguidor. O presidente Correa, do Equador e aquele outro da Nicarágua, também. Veja que absurdo. Depois de terem infestado e prejudicado as nações do chamado primeiro mundo, vem agora para América Latina trazer uma teoria superada e desacreditada, exatamente porque já foi posta em prática e não deu certo. Então, os teóricos que “vivem” dessa “utopia do mal” estão concentrando seus esforços nos países considerados ainda como sub-desenvolvidos. Aqui mesmo, no Brasil, tem uma turma que pensa assim, liderados por aquele assessor do presidente Lula e que continua com a presidente Dilma, Marco Aurélio Garcia, principal responsável pela “política dos trapalhões” que diminuiu a imagem do Itamaraty no Exterior e manchou a tradição democrática brasileira que teve destaque internacional sob o comando do Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e muitos outros brasileiros dignos e competentes.
Vamos nos mobilizar e por um fim nessa picaretagem política e, muito mais, nesse verdadeiro crime cívico! Com a mobilização da sociedade conseguiremos por fim a tudo isso, porque eles tem maioria no Congresso Nacional. Sempre lembrando que os Ditadores da Ásia e da África também tinham maioria absoluta em seus Parlamentos e estão caindo, um a um, e indo para cadeia prestar contas de seus mal feitos.
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Essa do Beiçola de Caracas é muito boa...rsrsrs Esse Chávez é um verdadeiro fanfarrão. A foto dele com o “comandante” Fidel Castro é patética. Cuba está prestes a se livrar da Ditadura dos irmãos Castro que estão “mamando” há mais de 50 anos. Antes o “leitinho” era dado pela União Soviética, agora é o Beiçola que está alimentando o “falso paraíso cubano”. Mas a onda da democratização que está varrendo o mundo chegará em Cuba. A blogueira Yoani Sanchez é apenas a ponta do iceberg que vai acabar com esses parasitas do Estado e que só trazem o atraso e a dependência de outras nações. Acessem o blog da Yoani e acompanhem como é uma Ditadura em decadência irreversível. É só uma questão de tempo! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Esse Chávez está acabando com a imprensa livre na Venezuela. Já fechou vários jornais e a principal rede de TV. Manipulando o Congresso, fez uma lei que lhe dá plenos poderes. Esse “sargentão” ainda quer dominar toda a América Latina. O cara é louco e não tem desconfiômetro. Certo estava o Rei da Espanha que durante uma reunião dos países de língua espanhola e cansado de ouvir o Chaves falar “abobrinha sem parar” falou a frase famosa: “Porque não te calas?!?”
É preciso uma reação da imprensa da América do Sul na denúncia desse “milico” megalomaníaco! Vamos levar a Democracia para a Venezuela e varrer com esse pulha! Chega de malandros e oportunistas. (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

A verdade é que esse Hugo Chaves tem convivido muito bem com Ditadores como Kadafi, Fidel Castro e aquele “baixinho” do Irã. É cara de apau, aliás ele e o Lula. Os dois sempre conviveram muito bem com esses Ditadores e mais os da África. E, na América do Sul, estão fazendo “escolinha de canalhas”, com o Evo Morales , da Bolívia, o Correa, do Equador e o que ganhou agora no Peru. São malas de dólares que saem da Venezuela para ajudar esse pessoal a chegar no poder. A Cristina Krisner, da Argentina, também, recebeu muita grana e um dos malotes foi apreendido. Quer dizer, foi comprovado. Isso sem falar no apoio de Chaves às FARC, que deixaram de ser oposição há muito tempo e passaram a comandar o tráfico na Colomba. E , aqui no Brasil, o assessor Marco Aurélio Garcia, é o intelectual desses trapalhões. Ex-exilado político sempre teve muita inveja do Fernando Henrique Cardoso e, agora no Poder, procura fazer tudo ao contrário. É aquele do gesto obeceno. É um recalcado. Por aí da para ver como estamos em más companhias. Tem um famoso ditado que diz “diga-me com quem andas , que eu lhe direi quem és...” ou aquele outro:”ave de pena igual voam juntas”. Esses impostores já estão há muito tempo no Poder. Fora! Vamos acabar com essa mediocridade que ainda está no século passado, achando que o comunismo/socialismo é a solução. Acorda, ô meu! A coisa mudou! .(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Postar um comentário