agosto 27, 2011

Comunidade Organizada é Sempre Sucesso!

(jornal online "acontecebotucatu"/fotos David Devidé)

Na política, na sociedade, na educação, na saúde, enfim, onde a comunidade se organiza ela consegue alcançar os seus objetivos. O impossível passa a ser o grande projeto. Foi assim com o Hospital do Câncer de Barretos. É impossível, depois de conhecer em detalhes todo o complexo hospitalar de 44 mil m2 muito bem localizado em área de 70 mil m2, que não haja um depoimento entusiasmado como o deste post.

A região conhecida como a Califórnia Brasileira pelo seu alto índice de desenvolvimento e onde se multiplicam os exemplos de empreendedorismo, tem como município líder o de Ribeirão Preto. O índice de desenvolvimento da região é tão espetacular que ficou conhecida como a Califórnia Brasileira em comparação com a poderosa região norte-americana. É um fenômeno a sinalizar que o Brasil é possível e que, apesar dos pesares, chegará, sim, com grande sucesso no topo das Nações!

Particularmente, desde meados da década de 70 que conheço e freqüento a região. Em 1975, o governador Paulo Egydio Martins, atendendo ao clamor dos produtores de laranja da região, desapropiou a Fábrica de Sucos de Laranja da Sanderson do Brasil que havia falido. Era uma multinacional. Pois bem, no período de seu governo (4 anos), ele criou uma Empresa Estatal (FRUTESP), que recuperou, ampliou e conquistou o mercado externo na colocação do suco de laranja no exterior. E antes do término de seu governo, privatizou (via Assembléia Legislativa) a FRUTESP para a Cooperativa dos Citricultores da região. Como advogado, pude acompanhar essa ação de empreendedorismo comandada por Eduardo de Paula Ribeiro, executivo saído da FGV. Ficou como exemplo da ação governamental na privatização positiva.

Mas aí é que entra a força da comunidade organizada. A FRUTESP contou com o apoio garantido dos citricultores que comprometeram as respectivas safras com a nova empresa. O sucesso, fora a boa gestão, deveu-se à somatória dos esforços dos valorosos produtores de laranja. Garantiram as suas produções e não tiveram que cair nas mãos das multinacionais.

A FRUTESP era localizada no município de Bebedouro, vizinho de Barretos, ambos na região de Ribeirão Preto. Naquela época, nem o hospital era grandioso e até a grande festa do Peão de Boiadeiro estava no seu início. A cidade de Barretos era classificada como pequena para média. Hoje, tudo é diferente.

O Dr. Paulo Prata, à frente do pequeno Hospital São Judas Tadeu resolveu investir no tratamento do câncer. Passou dificuldades. Foi sucedido por seu filho, Henrique Prata, que aceitou o desafio – quase um sonho impossível! – de concretizar o sonho paterno. Uma das mais importantes ajudas que teve foi do então Bispo de Barretos, Dom Antonio Maria Mucciolo. E as portas começaram a se abrir. E tudo começou a crescer, a se multiplar, a se transformar em excelência médica no tratamento do câncer!

Construindo Catedrais/ leia aqui

(jornal online "acontecebotucatu"/ fotos David Devidé)

E, mais uma vez, foi a somatória da comunidade organizada, extrapolando os limites do município, para virar a grande comunidade da solidariedade paulista, que viabilizou o sucesso do empreendimento. Em 2000, o Ministério da Saúde reconhece o Hospital de Barretos como o 1º do país em Qualidade Hospitalar entre 6.500 hospitais públicos e particulares avaliados. Agora, em 2011, a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo escolheu o Hospital de Barretos como o 1º dentre os “Serviços que Realizam Procedimentos Médicos”. Fica difícil neste post listar tudo o que vimos em visita ao Hospital. À parte do complexo, tem uma Faculdade de Medicina que funcionará no próximo ano e 8 carretas, as Unidades Móveis que realizam exames preventivos de excelência no interior de 4 Estados Brasileiros.

A comunidade organizada é representada por centenas de municípios que se servem dos serviços do hospital e que realizam Leilões e Festas para arrecadação de fundos. O próprio Hospital é fruto da colaboração de ilustres representantes do meio artístico, político e empresarial. Vejam os Pavilhões do Hospital e o respectivo nome de seus doadores: Pavilhões Zezé de Camargo & Luciano; Sandy & Júnior; Gian & Giovani; João Paulo & Daniel; José Serra; Rionegro & Solimões; Eunice Carvalho Diniz; Rick & Renner; Alexandre Pires; Cezar & Paulinho, Ivete Sangalo, Xuxa Meneguel. Sendo que a Xuxa está em campanha (foto dela com Henrique Prata) para a construção de mais um grandioso Pavilhão.



Barretos, de distante e pequeno município paulista, se transformou em Excelência no Tratamento Médico. Possui uma unidade hospitalar em Jales/SP para atender outro lado do estado e aos estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná; e outra em construção em Porto Velho. E, na semana passada, recebeu visita de uma comitiva de Botucatu (que recebeu de Henrique Prata, graciosamente, uma planta para seu Hospital Preventivo do Câncer), orientando-a como levar de vencida seu importante empreendimento. O empreendimento de Botucatu tem à sua frente o escritor Francisco Marins e o Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Antonio Mucciolo.

Comitiva de Botucatu em visita ao Hospital do Câncer de Barretos

Do sucesso da comunidade paulista na construção do Hospital do Câncer de Barretos fica o relacionamento positivo que mantém com a Clínica Mayo (EUA), Harvard University, UNIFESP, UNESP, USP,Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Santa Casa de São Paulo, IRCAD (França) e muitos outros de nível internacional. É exemplo a ser seguido. E atende prioritariamente o SUS.É a vitória da somatória de esforços de uma comunidade que sabe o que quer e sabe que pode realizar, mesmo sendo sonho quase impossível!

7 comentários:

Delmanto disse...

Não posso deixar de complementar o texto do post. É um reconhecimento ao presidente do Hospital do Câncer de Barretos. Ainda no ano de 2010, em novembro, a pedido de Dom Antonio Mucciolo, o Henrique Prata se prontificou a dar uma palestra para o grupo inicial que estava mobilizado para a construção do Hospital do Câncer de Botucatu.
Henrique Prata veio de Barretos pilotando ele mesmo o seu avião. Reuniu-se conosco, detalhou os passos que dera para a consolidação do Hospital de Barretos. E, na oportunidade, deixou uma advertência clara: sem a cooperação e envolvimento da comunidade é impossível ter sucesso em um empreendimento como esse. Antes de retornar, reafirmou sua disposição para colaborar com o nosso empreendimento. Pouco tempo depois, a primeira surpresa: uma planta modelo de Hospital Preventivo. Graciosamente. E todos sabemos do alto custo de um projeto hospitalar.
Com a doação de um terreno com localização nobre, de 12 mil m2, pelo casal Elvira e Francisco Marins, o projeto começou a tomar corpo. A terraplenagem foi feita pelo empresário Francisco Witzler complementado pelo maquinário pesado da Prefeitura de Botucatu. A Construtora Resiplan, através de seu proprietário, Fernando Borgato, fará todo o alicerce e ajudará na construção. O Prefeito Municipal de Botucatu, Dr. João Cury e sua esposa Raquel participaram desde o início do empreendimento e irá asfaltar a rua Nicola Zapone onde está localizado o terreno. E, a exemplo de Campinas, que teve seu Hospital do Câncer patrocinado pela BOSCH, a cidade de Botucatu espera que uma industria ou um pool delas, façam a somatória necessária de esforços, representem a comunidade industrial organizada a retribuir à sociedade onde está localizada um benefício que será para todos os habitantes de extensa região e, especialmente, para os seus próprios funcionários.

Sangue Verde disse...

Que bom, Delmanto que no Brasil exita uma unidade de saúde como descreves no texto. Pena que o restante do país ainda não acordou para essa organização. Todos unidos não só pela saúde, mas também pela educação, segurança e outros setores não menos importantes para a população. Acredito que ainda chegaremos lá. Como o povo de Barretos se união, em outras localidades desse imenso Brasil poderá surgir forças que somam e não que se opõem como nossos "representantes" que nada fazem para nossa gente. Parabéns, amigo pela postagem - que sirva de inspiração para outras regiões do país. Abração e toda luz de Deus a você e aos seus. Valeu.

Anônimo disse...

Tudo verdade e muito bonito, Delmanto. Sou da região da “Califórnia Caipira” e tenho acompanhado essa grande obra. Os apoios cada vez crescem mais, além da Xuxa, a dupla Victor e Léo, a Hebe Camargo, o governador Alckmin e sua esposa, o padre Fabio de Melo e até o famoso Garth Brooks, o maior astro da música country norte-americana. Tudo isso tem sido divulgado pela imprensa da região. Eu me recordo que teve uma época em que Campinas tinha a melhor Clínica Oftalmológica do Brasil, à frente de todas as capitais e à frente de tantos hospitais de renome. E porque? Porque lá teve gente que acreditou e realizou sonhos de excelência! Barretos é exatamente assim. É muito orgulho para todos os paulistas. (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

A queda do Collor, a Constituinte de 1988, a campanha das Diretas Já, o escândalo do “mensalão”, a estação do Metrô de Higienópolis, e em muitos outros movimentos que tiveram a participação da comunidade organizada. É imbatível. Cai governo.Novela muda de rumo. Brasília se “borra” toda. Sempre que a sociedade se organizar e exigir os seus direitos, ela será irresistível. Vamos se mexer pessoal! Acorda Brasil!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Barretos é uma cidade que deu certo. E a Festão do Peão de Boiadeiro que aconteceu por estes dias foi, como sempre, um sucesso. A gente vai de Sampa, pára em Ribeirão para assinar o ponto no Pingouin, tomar um chopp e seguir para a maior festa country do país. Lá é que está também a música raiz e a bela Paula Fernandes que abriu as festividades! Lá é o Brasil que está dando certo. Todo mundo no trampo, não tem moleza não...Por isso que a festa é boa e, pra não ficar em falta com o próximo, todos ajudam o Hospital do Câncer de Barretos.Fui! (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

requeri disse...

trabalhar com padrão e organização é fazer funcionar.
tudo flui.

é isso.

Anônimo disse...

Bom dia, Armando
Super bacana o seu "blog" e muito amáveis suas palavras a meu respeito !

Vou copiar e mandar ao Paulo Egydio que certamente vai ficar feliz !

Big abraço do Eduardo

Postar um comentário