setembro 03, 2011

MENSAGEM A GARCIA OU SE VIRA NOS 30 ?!?


"Precisa-se, e precisa-se com urgência, de um homem capaz de levar uma mensagem a Garcia". Elbert Hubbard.



A vida da gente sempre fica marcada por momentos inesquecíveis, momentos que sinalizam, momentos que viram parâmetros para sempre! Eu sempre me recordo do meu início como advogado profissional.

Uma empresa de suco de laranja, localizada em Bebedouro/SP, havia falido e os produtores desesperados pediram ajuda ao Governo do Estado. Mas produzir suco de laranja não é atividade fim do Estado. Mas apoiar e reestruturar uma atividade produtiva de uma cooperativa regional, é!

E o Governo do Estado desapropriou a Massa Falida e, para administrá-la, criou uma empresa estatal: a FRUTESP – AGRO INDUSTRIAL. E para presidi-la, com a ousadia de um Estadista, o então governador Paulo Egydio Martins convocou um jovem administrador de empresas, Eduardo de Paula Ribeiro, formado pela Fundação Getúlio Vargas/SP e já atuante no setor do comércio exterior.

A empresa era eminentemente comercial, voltada ao mercado externo para onde deveria exportar o suco de laranja. No primeiro momento, reparação do maquinário e sua complementação. Depois, ah!, depois é que era o mais difícil! A produção de laranjas estava garantida pela Cooperativa dos Produtores da Região. Mas como conquistar o mercado externo?!?

Numa primeira etapa, conseguiu-se, com a participação pessoal e única do presidente da empresa (a empresa tinha no máximo dez pessoas em sua sede administrativa na Capital, sendo a fábrica localizada em Bebedouro), uma parceria com empresários israelenses que dominavam o mercado internacional do suco de laranja.

A produção da FRUTESP, dentro das especificações técnicas do importador, era fornecida em barris que iam diretamente para Israel e lá eram, simplesmente, repintados com a marca do exportador final. Já no segundo ano de atividade, um problema começou a preocupar: o que fazer com os bagaços das laranjas processadas? Gerava um entulho difícil de descartar. Então, após estudos técnicos, comprou-se uma fábrica de processamento dos bagaços (importada por navio dos EUA), transformado-os em pellets (ração animal). Foi um sucesso.

Eduardo de Paula Ribeiro e Gov. Paulo Egydio provando o suco de laranja da FRUTESP.

Resumindo: no período de uma gestão governamental (4 anos) a empresa foi recuperada, ampliada e modernizada, conquistou-se o mercado externo e, antes do término do governo, privatizou-se a FRUTESP para a Cooperativa dos Citricultores da Região via Assembléia Legislativa do Estado. O Governo do Estado, com o bom desempenho da empresa, recuperou todo o investimento feito e ainda teve lucro. É exemplo de boa gestão e de privatização positiva!

Mensagem a Garcia: fiz todo o histórico para que se possa entender o meu papel na estória. Advogado jovem, formado pela São Francisco, eu enfrentava pela primeira vez uma missão com todas as implicações de uma Massa Falida e de uma empresa voltada ao mercado externo que tinha, pela legislação das empresas do governo, que se pautar pelas rígidas normas do controle estatal.

E eu nunca mais me esqueci do primeiro contato que tive com meu superior. Ele rememorou o histórico da famosa “Mensagem a Garcia” e me disse: “Todo dia nós teremos uma mensagem a Garcia para entregar e vamos cumprir com sucesso todos os desafios!” Aquilo dito em momento tão singular, com uma empresa recém criada com tudo por fazer, me empolgou de tal maneira que, hoje, recordando, me orgulho de ter entregue todas as minhas “mensagens a Garcia”!

Não havia caso que eu não soubesse resolver. Não sabia? Recorria aos meus professores na Faculdade, buscava colegas que já atuavam no complexo mercado exterior, enfim, “entregava”, a tempo e hora, as soluções jurídicas exigidas. Foi um período tão bom e tão produtivo que nunca mais me esqueci. Dez anos depois, na fábrica em Bebedouro, fui convidado juntamente com os colegas de trabalho e o nosso presidente para comemorarmos, com a presença do ex-governador Paulo Egydio, a primeira década de sucesso da FRUTESP nas mãos dos produtores de laranja!

Missão cumprida! Mensagem a Garcia entregue!”



Resumo: Recebido o problema ou a missão só se tem um caminho: o sucesso! É a “Mensagem a Garcia” ou como hoje é simplificado, lembrando o bordão de um programa de televisão: “Se vira nos 30!!!”

Mensagem a Garcia/Resumo/ leia aqui

Um olhar esperto da Mensagem a Garcia/ leia aqui

Histórico: “Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, o que importava a estes era comunicar-se rapidamente com o chefe dos insurretos, Garcia, que se sabia encontrar-se em alguma fortaleza no interior do sertão cubano, mas sem que se pudesse precisar exatamente onde. Era impossível comunicar-se com ele pelo correio ou pelo telégrafo. No entanto, o Presidente Mac Kinley (EUA) tinha que tratar de assegurar-se da sua colaboração, e isto o quanto antes. Que fazer? Alguém lembrou ao presidente: "Há um homem chamado Rowan; e se alguma pessoa é capaz de encontrar Garcia, há de ser Rowan. Para que você perceba as complicações em levar esta mensagem, Garcia estava escondido, pois caso fosse encontrado seria morto pelos espanhóis. Mesmo assim, em menos de quatro semanas, Rowan conseguiu entregar a carta passando pelo mar das Caraíbas e atravessando o deserto da ilha de Cuba. Ele enfrentou obstáculos e não ficou esperando tudo pronto cair dos céus em suas mãos. Tomou decisões, seguiu em frente e conseguiu. Mostrou como resolver situações inesperadas e difíceis.”



8 comentários:

Anônimo disse...

Delmanto, quantos de nós já tivemos as nossas “mensagens à Garcia” mesmo nem lembrando dessa história tão famosa...Consta que mais de 200 milhões de exemplares da história foram impressos e vendidos no mundo todo! Como é bom ter desafios e, melhor ainda, vencê-los! Acho que esse pessoal que está no comando do país deveria prestar atenção na Mensagem à Garcia. E a presidente Dilma que tem um enorme desafio pela frente, tem que deixar de perder tempo com os “zés dirceus da vida” e se concentrar na sua missão. Foi eleita pelo prestígio do Lula? Foi e, isso, já é passado! Agora é ela e o seu destino, e mais, é ela e a sua importante e intransferível “MENSAGEM À GARCIA!”
Fui. (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Depois da dupla Jânio e Carvalho Pinto, o gov. Paulo Egydio Martins foi o melhor e mais competente administrador no Governo de São Paulo. Líder estudantil quando a UNE ainda não era “reserva de mercado” da esquerda parasita, teve um desempenho como homem público marcante. Foi o mais jovem Ministro de Minas e Energia e assumiu o Governo Paulista num momento difícil do Regime Militar e soube, sempre, manter a independência dos paulistas e realizar uma administração que ficou na história. Foi uma boa lembrança. Dizem que a história é cíclica; então, está na hora de São Paulo contar com governantes capazes e com o perfil do bandeirantismo desbravador. Está na hora da virada. Chega dessa pasmaceira!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Um aspecto muito importante e que, à época, não passou desapercebido: a FRUTESP exercendo o papel de ÓRGÃO REGULADOR DO MERCADO! Sim, sendo uma estatal e atuando em parceria com uma Cooperativa de Produtores de Laranja, a empresa sempre teve uma política de pagar o preço justo para a caixa de laranja. E era exatamente aí que o drama do produtor começava. Como o mercado de cítricos era dominado por poderosas multinacionais, era aviltante o preço que pagavam pela caixa da laranja. Assim, a FRUTESP passou a pagar o preço justo, forçando a que as outras empresas do setor revissem os seus preços. Com a existência da FRUTESP, os citricultores não filiados à Cooperativa e de outras regiões passaram, também, a reivindicar pagamentos mais justos, tomando por base o preço pago pela FRUTESP.
Como o Brasil é, hoje, o maior produtor mundial do suco concentrado de laranja seria muito bom que a Secretária da Agricultura incentivasse as cooperativas de citricultores a terem as suas próprias fábricas de processamento do suco da laranja.
Nisso tudo, a experiência da FRUTESP foi extremamente positiva e válida!
Pode ser mais uma “Mensagem a Garcia” a ser dada pelo Governo de São Paulo para algumas cooperativas e o setor passará a contar com um mercado altamente sofisticado e com demanda crescente, MAS com uma regulamentação do preço da caixa da laranja com base em estudos técnicos e no justo pagamento ao trabalho, investimento e risco do produtor.
Valeu a experiência! Sucesso!

Anônimo disse...

Ficou provado com a atuação positiva e de resultados rápidos e ousados da FRUTESP , que é possível o Governo do Estado atuar até na área empresarial com competência e resultados surpreendentes. E por quê não em sua atividades tradicionais, como a saúde , a segurança pública, os transportes, a malha rodoviária, etc?. Porque o PSDB fez esse escandaloso DESMONTE do Estado Paulista. Entregando as nossas empresas de energia (CPFL, Eletropaulo, Comgás e CESP- deixando apenas uma pequena parte da empresa) para a iniciativa e sem o devido cuidado do Estado em preservar e garantir o bom funcionamento das mesmas, afinal é serviço público que está sendo prestado por terceiros. A FEPASA é outro exemplo, foi entregue para o Governo Federal que fez a privatização e, hoje, virou sucata. Ora, a DERSA era considerada empresa modelo na competência e no desempenho administrativo, POR QUÊ então o governo entregou as nossas estradas para a empresa privada (COM PEDÁGIOS CARÍSSIMOS) se ele tinha uma empresa modelo PARA CUIDAR DAS ESTRADAS? Nada justifica a atuação dos governos do PSDB. Eles venderam barato o Estado. Seria uma boa se o Governo se impusesse uma “Mensagem a Garcia” : Vamos fazer o ESTADO funcionar! Chega de privatizações! Vamos retomar o que não funcionou na privatização, vamos recuperar e por para funcionar! É isso aí: “MENSAGEM A GARCIA!!!!!!!!
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

requeri disse...

a juventude de hoje precisa de livros, de instruções mas, sobretudo, precisa pulso firme na sua educação para ter despertada a iniciativa, a firmeza, para ser criativa, ser responsável, diligente, disposta.
levar uma mensagem a garcia é a antítese da passividade, da inabilidade, da falta de disposição, da concentração numa determinada tarefa ... e realizá-la. a regra geral é mediocridade, indiferença, tarefa mal feita sem comprometimento.
chama um jovem e pede para consultar uma enciclopédia, buscar por antígona, e produzir um resumo de sua vida. quer apostar que o cara vai querer saber em qual enciclopédia, onde ela está. não duvide se eu disser que ele dirá estar ocupado ao celular, ou perguntará se pode ser depois, amanhã, talvez. ele vai querer saber se antígona morreu, ou se você não prefere que ele traga o livro pra vc procurar, e ainda questionará a necessidade dessa pesquisa. isso se ele não pedir a outra pessoa que cunpra a tarefa. essa dificuldade de atuar com independência, essa fraqueza, essa falta de disposição para agir, é assustadora.
os jovens conduzem suas vidas na escola, feito sanguessugas, e no trabalho pelo medo de perder o
emprego. fazem o necessário, sem ousadia.
será possível confiar-se a eles uma carta para q entreguem ao garcia?
não existe excelência nas ações dos jovens de hoje.
calma, não serei tão cruel, conheço alguns a quem é possível confiar uma carta pra ser entregue ao garcia, sem que a mensagem seja jogada em alguma gaveta.
o planeta busca com ansiedade jovens assim, que contrariam tudo o que eu disse antes.

vc é um orgulho.

Delmanto disse...

Requeri, a sua análise não foi cruel ela foi extremamente real, sincera e colocou o dedo na ferida. Como seria bom se não fosse verdade...
A mentalidade do “dá-se um jeito” somado à famosa “Lei de Gerson”(aquela na qual o “esperto” quer sempre levar vantagem...) tem minado a formação de gerações de brasileiros.
Em um dos comentários sobre a “Mensagem a Garcia”, eu encontrei um que descrevia a guerra entre a Rússia e o Japão. E os russos tinham recebido uma orientação “espartana” da necessidade de se alcançar um objetivo e de buscá-lo de todo modo e com todo o empenho. E cada soldado russo tinha recebido um exemplar da história da mensagem, devidamente traduzida. E os japoneses, vendo a bravura e determinação dos soldados russos e a coincidência de encontrar entre os mortos e os capturados vivos aquele livreto, prontamente fizeram a versão para o japonês para entender o que de tão precioso estava ali escrito. É coisa de japonês...
Gostaram tanto que mandaram imprimir quantidade suficiente para que cada soldado japonês tivesse o seu exemplar e, ao mesmo tempo, faziam a divulgação bem explicada da história.
Resumindo: a “Mensagem à Garcia” é positiva para todo ser humano que queira vencer, com determinação. Serve a todos os povos e a todos os países, porque é mensagem universal de idealismo, determinação e garra!
Valeu! Belo comentário e muito obrigado pela parte que me toca. Grande abraço amigo.

joão silvestre disse...

Armando, lembro-me quando nós dois iniciamos a FRUTESP, sob o comando do Eduardo de Paula Ribeiro, em uma salinha do prédio da Diretoria da Ceagesp para, depois, irmos para oum prédio do Frigorífico do Pescado, onde ocupávamos a mesma sala.

As reuniões no BANESPA, em Bebedouro, onde uma fábrica assustadoramente parada esperava por ações que vieram implementadas pelo Eduardo...

Das reuniões com o John Walker, com o Carlos Odio, com o Ferreira ultimando as exportações...

Quando voce trazia o seu jornal e me mostrava os artigos que seriam publicados.

Hoje vejo com orgulho o que realizamos:> Voce foi o funcionário nº 1 da Frutesp. Sua CTPS foi assinada por mim. Que saudade.


Bem, Armando te rever pela foto me trouxe grande alegria e saudades. Continue fazendo sucesso. João Silvestre.

Delmanto disse...

Salve, João Silvestre. Que saudades! formamos uma dupla positiva na Frutesp sob o comando amigo e competente do Eduardo de Paula Ribeiro.
Fui para a CAIC e te convoquei, juntamente com a Valmíria. Fizemos um bom trabalho lá também!
E na CESP, mais uma vez, pude contar com a sua ajuda e a sua atuação profissional. Marcamos o nosso tempo, vivemos com idealismo e levamos a porto seguro as nossas Mensagens a Garcia!
Grande abraço, João e felicidades pra você e toda a família!

Postar um comentário