dezembro 16, 2011

O “Manifestante” é a “Personalidade do Ano!”



"Da Primavera Árabe a Atenas, do 'Ocupem Wall Street' a Moscou", afirma a revista na capa, que mostra uma jovem com a metade inferior do rosto coberta por um lenço.” (TIME)

A revista TIME é uma das mais importantes revistas do mundo. Desde 1927, elege o “Homem do Ano”, sempre procurando destacar quem mais se destacou positivamente no mundo. A partir de 1999, a revista altera a titulação do prêmio para a “Personalidade do Ano”. Assim, foram “Personalidades do Ano”: o fundador do Facebook, o presidente Barack Obama, o premier russo, Putin entre tantas outras personalidades que se destacaram positivamente em seus países, nos respectivos anos.

Revista TIME escolhe a “personalidade do ano de 2011”/ veja vídeo da Globo News aqui



Com essa “ONDA DEMOCRÁTICA” que passou a mobilizar milhões de seres humanos em todo o mundo pelos mais diversos motivos, MAS todos mobilizados pela mídia virtual – a Internet -, que através das redes sociais, transformou, realmente, o nosso Planeta em uma ALDEIA GLOBAL.



Partiu da "Primavera Árabe a Atenas, do 'Ocupem Wall Street' a Moscou", com repercussões e mobilizações de populares em vários países do mundo.
A revista “TIME” decidiu que a melhor homenagem seria ao “MANIFESTANTE”, àquele cidadão que levantou a sua voz em defesa de seus direitos e em defesa dos direitos de seu povo. A revista salientou as semelhanças dos movimentos que varreram o mundo em 2011. "É impressionante o quanto os manifestantes têm em comum. Em todos os lugares eles são jovens, de classe média e bem educados. Quase todos os protestos deste ano começaram independentemente, sem muito ou qualquer encorajamento de partidos políticos existentes ou da oposição. Ao redor do mundo, os manifestantes de 2011 compartilham a crença de que o sistema político de seus países se tornou disfuncional e corrupto - democracias disfarçadas para favorecer os ricos e poderosos e impedir mudanças significativas".



O presidente Obama já declarou que é preciso acabar com a DITADURA DE WALL STREET que tem criado e manipulado crises e favorecido o Capital Especulativo e Apátrida.



No Brasil, os movimentos contra a corrupção estão apenas sendo iniciados, mas a homenagem da revista TIME, neste ano, não foi para uma determinada personalidade e, sim, para o “MANIFESTANTE”, que simbolicamente representa milhares de homenageados em todo o mundo!

INDIGNEZ-VOUS!”/ INDIGNAI-VOS!

Stéphane Hessel, um francês com 93 anos (!!!) escreveu e publicou um opúsculo, de 30 páginas, com o título acima. Esse livreto está batendo o recorde de vendas na França, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos! É um chamamento cívico para que as novas gerações se mobilizem e demonstrem a sua discordância com a realidade política dos chamados países desenvolvidos e da chamada democracia tradicional (democracia meia-sola).


O “Indignai-vos” foi traduzido para várias línguas, inclusive para o português. E ganhou repercussão mundial, graças à divulgação dada pela rede virtual. Tornou-se o símbolo de um movimento que pretende ser o contraponto a tudo o que representa o atual processo de globalização.

Muito importante é a inovação na organização do movimento: NADA DE PARTIDOS POLÍTICOS!!! É, sem dúvida, uma busca ao ideal da democracia, como na Grécia! Não há no movimento europeu a representação e a delegação de poderes, nada de partidos e nem de sindicatos...

Com a presença de intelectuais, artistas, escritores, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais liberais, o movimento dos INDIGNADOS reconhece a necessidade de institucionalizar politicamente as mudanças necessárias e, no nosso caso, será através da sociedade organizada chegando à CONSTITUINTE, com prioridade para a Reforma Política!

Diga PRESENTE você também! Seja um MANIFESTANTE!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil ainda acontecem posturas políticas INACREDITÁVEIS! O ex-deputado cassado, ex-ministro da Casa Civil afastado, José Dirceu - segundo o Procurador Geral da República! – classificado “como o “Chefe da Quadrilha” do “Mensalão”, declarou com a maior c”cara de pau” que os Movimento Contra a Corrupção são articulados pela direita. Enquanto ele continua dando “Consultoria”, exercendo a “Advocacia Administrativa” que é nada mais nada menos que o conhecido “tráfico de influência” para beneficiar empresas que tenham alguma ligação ou negócio com o Governo Federal, os cidadãos brasileiros começam a se mobilizar!
Como ele, muitos jornalistas e blogueiros ASSALARIADOS do Governo ou das Estatais (Petrobras), TAMBÉM declaram que os movimentos contra a corrupção são um fracaso e que não passam de pequenos agrupamentos...
Já foi dito que a Faxina da Dilma já não pertence mais a ela e, sim, ao povo brasileiro. E que o amiguinho da presidete Dilma, o ministro Pimentel VAI CAIR, porque NÃO dá para ir contra os fatos, as evidências: ele (Pimentel) prestou “consultoria”, sendo candidato ao Senado, amigo de Dilma e coordenador de sua campanha à presidência da república e vem querer dizer que não tinha ligação com o governo!!! A “consultoria” que ele prestou tem outro nome, tem o mesmo nome das “consultorias” do Palocci que caiu e das “consultorias” que o “chefe da quadrilha”, José Dirceu vem prestando em luxuoso apartamento de Hotel em Brasília. Todos eles ficando muito, mas muito mesmo, RICOS, MILIONÁRIOS!!!
E viva os MANIFESTANTES!!!
(HAROLDO.LEAO@HOTMAIL.COM)

Anônimo disse...

Me ajuda aí! Me ajuda aí, faço coro ao brado jornalístico do Datena. Me ajuda aí, ô meu! Que país é este? No futebol brasileiro tem essa coisa feia e mal cheirosa que é o Ricardo Teixeira. Na política brasileira a sujeira é total, perdeu-se a vergonha, é corruptão, corruptinho e corrupto. Pode escolher. PERDEU-SE A VERGONHA! Eu quero participar, quero ter orgulho do meu país. Quero pode olhar para frente e ver que tenho esperança de um emprego e de uma participação positiva com a minha comunidade. Não quero saber dos Sarneys, dos Jaders Barbalho, dos Delúbios, dos Josés Genoínos, enfim de todos, ops!, esqueci dos Waldemar da Costa Netos, ufa! E dá-lhe Ricardo Teixeira, Aldo Rebelo, Orlando Silva, Pagot, Alfredo Nascimento...Não dá, verdadeiramente, não dá para nominar os “bandidos da pátria amada”! Eu quero participar, com a minha indignação! Quero ter orgulho de mim, da minha família e, um dia, poder dizer aos meus filhos: sua mãe NÃO se calou! EU FUI UMA INDIGNADA BRASILEIRA! Eu fui uma MANIFESTANTE!!! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

A REVISTA time FEZ UMA GRANDE justiça AO ELEGER o “MANIFESTANTE”como A PERSONALIDADE DO ANO. É preciso que se mude a nossa realidade alienada e alienante. Mas é exatamente isso que vai acontecer, eu acredito.
Os povos árabes, especialmente o do Egito e da Líbia eram conhecidos por suas mansidões. Eram cordeirinhos nas mãos dos Ditadores cruéis e do mal. E isso por 35, 40 anos!!!

A força da rede virtual vem provando que os alienados estão despertando e que o lúcidos, mas mansos, estão retomando as rédeas de seus próprios destinos. No Brasil não vai ser fácil, mas vai acontecer, ou não estamos no Planeta Terra?!?
E quando acontecer, saia de baixo. A quantidade de corruptos que vai rolar...De políticos calhordas que serão execrados... De intelectuais omissos e parasitas... De muitos jovens precocemente “engolidos” por essa corrupção que vai aliciando aos poucos e, quando vê, está com o “rabo preso”, literalmente.

Eu acredito na força dessa onda democrática que está varrendo o mundo. Acredito no velhinho/moço francês que aos 93 anos lança o seu brado: “Indignez-vous!”

Acredito que a esperança vá alimentar esta nossa Nação jovem, fazendo de cada brasileiro um construtor da cidadania nacional – um MANIFESTANTE!!! -, com desenvolvimento sustentável e em pleno Estado de Direito!
Acredito que esta Democracia Meia-Sola em que vivemos está com os dias contados e que a alvorada brasileira fará jus ao nossos heróis do passado. Valeu! Avante!!!

requeri disse...

sou fascinada, absolutamente fascinada por este mundo sem dono que é a web/internet.
não tem dono, porque é de todos, é livre, proporciona liberdade, é grandioso.
é tudo muito bom.
gente tocando, gente cantando, escrevendo, manifestando, amando, conhecendo, dizendo o que quer, com o apoio dos que gostam de liberdade. e aqui, todos festejam a liberdade.
isso aqui é uma nova idéia da perfeição formal sem nenhuma separação, deixando soar, irremediavelmente bobos, os fundamentalistas de qualquer lado, dignificando e trazendo à tona o que é elegante, o que é sério, o que foi esquecido e pisado. ... etc, etc, etc, ...

é isso ... acho.

Anônimo disse...

Prezado Armando



Embora a gente se encontre tão raramente, seu blog me frequenta constantemente. Gostei muito de seu artigo sobre a indignação de segmentos importantes da sociedade, principalmente da sociedade brasileira, contra a corrupção, ainda que quase exclusiva das relações sociais via internet. O mundo virtual talvez provoque o renascimento da consciência coletiva de nosso povo e o desperte para a reconstrução de um país sem essa vergonhosa corrupção política que nos assola impunemente. Feliz Natal e Próspero Ano-Novo a você e a toda sua família. Abraços.

Celso Vieiram (jc.vieira@bol.com.br)

Postar um comentário