janeiro 24, 2012

Aniversário Feliz + Presente Global

O DIA É HOJE: 24 DE JANEIRO!
É muito importante atingir o nível que conseguimos com o Blog do Delmanto, o nosso FORUM CULTURAL aberto à “intelligentzia brasileira” , para que os grandes temas e os debates políticos e culturais tivessem mais uma “trincheira”.

E, entre os inúmeros telefonemas, emails e cumprimentos pessoais que recebemos, a mensagem do amigo e colega (somos da mesma Turma da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – 1973) ALCIDES NOGUEIRA foi o coroamento desta nossa primeira caminhada virtual:

Date: Mon, 23 Jan 2012 23:29:53 -0200
Subject: Re: Blog do Delmanto: 1º Aniversário!

querido armando,

espero, de coração, que o centro cultural realmente tenha superado a investida da oab. vc está certíssimo qdo afirma que, na nossa cidade, há a mania de desvestir um santo para vestir outro. já é hora de acabar com isso!
mas o assunto é o aniversário do blog do delmanto!

PARABÉNS!!!!!

fiquei encantado com a sua afirmação de que, mesmo não sendo um roberto marinho (ainda bem rsrsrsrs), é o dono das suas palavras e pensamentos. VERDADE!!! a internet nos libertou da grande mídia. vc escreve o que realmente sente, sem passar pela censura de editores e que tais.

ainda bem que a tal da SOPA está sendo boicotada nos estados unidos. o cyber space precisa continuar sendo livre - mesmo qdo a liberdade alheia incomoda a nossa.
nossa geração batalhou muito pela convivência da diversidade.

vc é um exemplo a ser seguido pela moçada que quer fazer jornalismo: é íntegro, ético, culto, informado e ISENTO!

um dos grandes orgulhos que sinto é o de ter participado de "a vanguarda". realmente vc estava à frente do tempo. provou isso.

e tenho toda a peabiru arquivada, pois é uma fonte preciosa de pesquisa.
some-se a tudo o blog. aí o círculo se fecha ou se abre mais ainda.

vida longa a ele. que vc esteja na rede durante dez, cem, mil anos... será sempre um farol!
um grande abraço, com saudades,

Alcides

logo irei a botucatu. vamos tomar um café com prosa, pra colocar a vida em dia! beijo para a beth.”

Por oportuno, vamos reproduzir a matéria que fizemos, na revista Peabiru sobre a novela “Força de um Desejo”, de Alcides Nogueira, na Globo, em 2000, e as cartas que ele nos enviou no mesmo ano.
Alcides Nogueira

"A Revista Peabiru consegue, em sua edição de 2.000, trazer matéria sobre o dra­maturgo botucatuense Alcides Nogueira. Hoje, Alcides representa a mais brilhante estrela da constelação botucatuense!

Com certeza, Alcides é o orgulho de toda uma cidade. É o filho que em toda a sua obra, em todas as oportunidades, exalta Botucatu e região e a sua gente e os seus amigos.

Na literatura, fora a unanimidade de Machado de Assis, eu sempre tive em Ru­bem Braga o meu modelo ideal: desde a informalidade da crônica, passando pelo ro­mantismo dos tipos que criava até chegar à poesia apaixonante de sua prosa leve e im­pecável... Pois bem, o Rubem Braga sem­pre voltava - sempre mesmo! - a Cachoeiro de Itapemerim, sua terra natal, para recu­perar forças e buscar inspiração! Da mes­ma forma, o nosso Alcides. Esse filho amo­roso do casal Dr. Sebastião de Almeida Pinto e D. Lali, sempre - sempre mesmo! -volta à sua terra natal para recuperar forças e buscar inspiração!!!

Eu o conheço a bom tempo: militamos juntos no Vanguarda de Botucatu e fomos contemporâneos na Faculdade de Direito do Largo de São Francis­co. No jornal "jovem para a nova Bo­tucatu", o Vanguarda, o Alcides liderou a nossa juventude com sua criativida­de, rebeldia construtiva e muita, muita ins­piração... Deu no que deu...

Autor de premiadas peças teatrais, Alcides chegou à televisão como uma pro­messa. Hoje, com certeza, é total sucesso! Dez novelas globais !?!

 
Em todas elas, com certeza, a promoção cons­tante e positiva da nossa cidade de Botucatu. O jovem dramaturgo de Botucatu aca­ba de concluir o seu último trabalho, a no­vela "Força de um Desejo", em co-autoria com Gilberto Braga. Nessa obra - a nove­la que obteve maior investimento global! -, com 226 capítulos e 11 meses de duração, Alcides pode, mais uma vez, realizar um excelente e criativo trabalho ao lado da pro­moção constante de Botucatu.

É necessário, no entanto, que faça­mos algumas considerações sobre esta no­vela do Alcides. A par do suspense com que soube manter toda a audiência até o des­fecho final, Alcides trouxe para essa novela toda a sua cultura jurídica, eis que são inú­meras as situações e armadilhas às quais são submetidos os personagens e, em todas es­sas ocasiões, a construção jurídica é perfei­ta. Aí encontramos o Dr. Alcides. Forma­do na mais importante faculdade de Direito do Brasil - a famosa São Francisco! -, o Alcides também fez curso de pós-gradua­ção em Direito Autoral, na Suiça. Quer dizer, todas as implicações jurídicas, o tri­bunal do júri, o suspense criados o foram com base, muita base. Realmente, nessa novela, o Alcides extrapolou.

Extrapolou toda perspectiva positiva que tínhamos so­bre o seu desempenho e - como num passe de mágica! -, voltou a ser aquele Alcides dos anos 70 que tinha toda uma juventude "botucuda" aguardando com ansiedade a sua próxima crônica no Vanguarda! Valeu!

Em suas peças teatrais e em suas no­velas, o Alcides sempre valorizou o traba­lho de Denise Del Vecchio. Porém, em "Força de um Desejo", conseguiu propici­ar à Denise Del Vecchio um personagem a altura de seu talento: esse é mais um dado positivo do Alcides. Além de criar é um decobridor de talentos!

Com certeza, Denise Del Vecchio, com o personagem da Baronesa conseguiu equiparar-se ao desempenho de Beatriz Segall como a tão comentada assassina de fa­mosa novela global.

Vitória! Alcides Nogueira já faz par­te do primeiro time da dramaturgia nacional. É um vencedor. E com ele, todos nós. E com ele, toda uma cidade.
Valeu, Alcides!"

Botucatu, 11 de fevereiro de 2.000

“Caríssimo Armando,

Li hoje a Peabiru 2000. Definitivamente você quer me matar do coração. Fiquei todo inchado. A mamãe, então, sentiu-se nas nuvens...

Obrigado por todo esse carinho.  Como é compensador!

A revista está ótima. Fiquei sabendo muita coisa sobre o Pereira Ignácio, que desconhecia e me bateu uma nostalgia gostosa ao rever trechos da Juventude...  Eu me lembro tão bem do lançamento, das repercussões... e já se passaram trinta anos!

Que maravilha o Marcelo em Bolonha! Vai continuar, com muito mérito, a tradição jurídica da família. Vi a foto dele e levei um susto. Para mim, continuava aquele menino, que eu via brincando, quando me encontrava com você e Beth..

Bela homenagem à Rosa Nepomuceno. Ando insistindo com ela para que faça um lançamento do livro aqui. Ela diz que tem certo receio de ninguém mais reconhê-la.... Imagine só! A Sônia e o Zé Paulo Marchesi ligaram para ela, convidando-a pra ficar lá... quem sabe...

Nem tenho como dizer o quanto me sinto honrado com o destaque que deu a mim! Tenho toda a coleção da Peabiru, mas esse exemplar é especial.

Abraços,

Alcides Nogueira”


SP, 19/01/2000

“Caríssimo Armando,

Mal recebi e já mergulhei na leitura das “Memórias de Botucatu III”. Como sempre, você consegue aliar à pesquisa uma linguagem coloquial, o que torna a visão de nossa história ainda mais agradável e atraente. Fiquei emocionado com os detalhes da construção do nosso primeiro arranha-serra (bela expressão). As memórias do menino botucatuense misturam-se aos dados fornecidos pelo historiador. Como uma personagem do “Armacord”, também eu sempre imaginei a boate do Peabiru como palco de festas suntuosas e de encontros fortuitos. E, em minha cabeça, padres furibundos barravam o meu sonho felliniano.

O “Lawrence” é material para novela!  Que história mais fantástica. E fiquei comovido ao ver a foto da casa da Sra. Leandro Dupré.  Quero saborear cada página, pois sei que aprenderei muito com essa leitura.  Mais uma vez você contribui, de forma incisiva, para que Botucatu não perca sua identidade, e para que nós tenhamos muito orgulho da cuesta.

  Obrigado pela dedicatória tão gentil, parabéns pelo belíssimo trabalho, e um abraço a todos de sua família.

Alcides Nogueira”

RESUMO: Obrigado, Alcides! A presença e o apoio dos amigos sempre é importante e revitaliza o nosso ânimo para as empreitadas futuras. Valeu! Avante!

Obs.: No post do aniversário tem uma matéria (linkada) “Noites de Autógrafos”, na qual está registrada a presença da saudosa Dona Lali, motivo de muita honra para mim que tinha por ela e pelo Dr. Sebastião de Almeida Pinto (meu padrinho na Academia Botucatuense de Letras) um carinho especial.


7 comentários:

Delmanto disse...

Interessante. A cidade de Botucatu é considerada a “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”. E não é sem razão. Sempre tivemos intelectuais brilhantes que a honraram e enalteceram, quer na poesia quer na prosa.
Seria temerário citar a todos. Com certeza, alguns seriam esquecidos e a nossa lembrança estaria incompleta.
Mas vamos nos ater à matéria publicada no jornal “A GAZETA DE BOTUCATU”, EM 1998, onde era objeto de caderno especial a matéria “BOTUCATU: BERÇO DA CULTURA!”. Nessa matéria do decano dos jornais botucatuenses, estavam elencados os nomes do Dr. Sebastião de Almeida Pinto, do seu filho, Alcides Nogueira, o meu, o do prof. Agostinho Minicucci, do escritor Francisco Marins e do escritor Hernani Donato.
E dessa lembrança nos vem duas realidades que muito honraram Botucatu: a primeira, nos trazia a presença de 3 botucatuenses (um por adoção!) na prestigiosa ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – APL: Alceu Maynardes de Araújo (piracicabano de origem e botucatuense de coração), Francisco Marins (que presidiu por 2 vezes a APL e que é, agora, seu Presidente Emérito) e Hernâni Donato (Membro Efetivo da APL e Presidente Emérito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo); a segunda, foi o auspicioso fato de termos, na ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL , dois PATRONOS vivos, o que não é usual nas academias de letras. FRANCISCO MARINS E HERNÂNI DONATO são PATRONOS VIVOS da ABL. É registro histórico!
E por fim, o destaque ao amigo e contemporâneo, Alcides Nogueira. Colega nas Arcadas, com especialização na Suíça, em Direito Autoral, o Alcides seguiu a sua vocação demonstrada desde a época estudantil: a literatura. Autor de excelentes peças teatrais premiadas, o Alcides passou a integrar o “cast” de dramaturgia da Rede Globo de Televisão. Hoje, é um dos autores preferidos das novelas que encantam milhões de brasileiros.
Realmente, a CULTURA é uma das facetas positivas de nossa cidade. E a interação positiva entre seus intelectuais é extremamente valiosa e, sempre, produz resultado a engrandecer a “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS!”

Anônimo disse...

Que legal, Delmanto, o seu blog merece. E é bonito esse relacionamento que começou na juventude e vem até os nossos dias. Antes da fama do Alcides na Globo, eu já assistia as sua peças teatrais. “Lua de Cetim” foi impactante. É um orgulho ter a presença simpática de um “global”. Aqui na planície é que eles encontram os “tipos” que vão consagrar na “telinha”. Gostei. Abraço forte. (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

A afirmação do escritor Fernando Morais de que agora, com o avanço tecnológico, todos nós poderemos ser, na internet, o nosso próprio veículo de mídia virtual é PODEROSA! Ele está certíssimo! E vc está divulgando bem essa “nova realidade” da comunicação. E o dramaturgo Alcides Nogueira ressaltou isso, também. Da minha parte, acho que essa é uma conquista que vai revolucionar a mídia em geral. Os jornais e as revistas estão mudando: ou partem para interagir também na internet ou perderão “ o bonde da história”! É imprevisível o que esta democratização da mídia fará, em todos os sentidos: na liberdade de imprensa, na liberdade dos povos oprimidos, no despertar das populações adormecidas, na mobilização (via redes sociais) rapidíssima de pessoas convergindo para posturas que melhorem e dignifiquem as suas qualidades de vida.
Grande momento estamos vivendo, apesar de toda a crise. Vamos imitar os chineses e tirar da grande crise, o grande salto de desenvolvimento e progresso!
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

meu querido armando,
qdo entrei no blog, levei um susto imenso!!!!! dizer o quê sobre tamanha demonstração de amizade?
o meu coração ficou inchado de orgulho e felicidade.
tbém me voltaram à lembrança muitas e muitas coisas... qdo vc publicou aquela edição da "peabiru" sobre "força de um desejo", eu me senti recompensado por todo o esforço que tinha sido escrever uma novela imensa e trabalhosa. e esse reconhecimento não estava estampado em uma revista qualquer, mas em uma publicação séria e respeitável da MINHA cidade (isso vale mais que tudo!), reconhecendo o meu trabalho e minha carreira! só eu sei como me senti.
agora, justamente qdo termino "o astro", vc me presenteia novamente!
não preciso falar nada sobre a admiração e carinho que todos de casa têm por vc. sei que meu pai, onde estiver, sorri de felicidade sabendo que é vc quem ocupa a cadeira que foi dele na academia. mamãe ainda teve o privilégio de ouvir o seu discurso de posse... e jamais me esquecerei da emoção que ela sentiu (e todos nós) qdo vc desenhou o perfil do dr. tião, com linhas refinadas e, ao mesmo tempo, recheadas de afeto!
do capitão zé paes até o papai, vc traçou um caminho de amor a botucatu e à sua (nossa) gente. o mesmo amor que vc sente, a mesma batalha que vc traça para que nossa cidade não perca jamais as características de uma comunidade solidária, culta e generosa.
nossas famílias possuem vínculos antiquíssimos e estreitos. conhecemos o verdadeiro significado da palavra amizade, pois herdamos isso de nossos pais.
as arcadas abrigaram a vc e a mim.
e que os ventos da cuesta continuem nos impulsionando e protegendo.
obrigado por tudo, querido amigo! estou muito tocado!
abs,
alcides

Delmanto disse...

É puro registro histórico essa manifestação do dramaturgo Alcides Nogueira. Independentemente de nossa relação de amizade, o post representa o orgulho de uma cidade centenária que cultua as gerações que a construíram e a enriqueceram culturalmente.
No ápice do sucesso profissional, recém saído da estrondosa aceitação que foi o “remake” da Globo de “O Astro” e que teve na direção segura do Alcides a garantia de brilhar junto aos críticos e ao público, tendo como contraponto positivo a novela original. Um sucesso!
E esteja certo, caríssimo Alcides, que estaremos sempre prestigiando o seu sucesso profissional e enchendo Botucatu de orgulho e mostrando às novas gerações que a vocação + a criatividade + a ousadia levam, seguramente, ao sucesso!
Grande e afetuoso abraço. Valeu! Sucesso, sempre!

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos Hoje tambem é o aniversário da minha filha Tammy Diana.Muita coisa importante nesse dia , que bom, sorte para voce amigo siga crescendo ....faz bem.(facebook)

Anônimo disse...

Dalva Gomes da Silva:
Parabéns Armando , que o seu blog continue fazendo muito sucesso, tenho acompanhado , mas não faço comentários, é muito bom, abraçosssssss com saudadesssssssssss
(Facebook)

Postar um comentário