janeiro 18, 2012

Cartão Vermelho: Futebol Perigoso!

Aconteceu na Holanda, mas poderia ter acontecido aqui. É preciso atenção máxima dos responsáveis das Federações Estaduais com as torcidas organizadas e com o exagero que acontecem em todos os estádios do Brasil.
Lá, na Holanda, em dezembro, um torcedor  invadiu o gramado para agredir o goleiro do Alkmaar, o costariquenho Esteban Alvarado. Quebrou a cara! O ágil goleiro, percebendo a intenção do torcedor que vinha direto em sua direção, deu um salto defensivo mas já “escorando” o ataque. E conseguiu. Com o torcedor já no chão, o goleiro Alvarado continuou a agressão, com socos e pontapés, com certeza, tomado por profunda emoção repulsiva.

Ninguém quer defender a atitude do goleiro. Bastava que, após a defesa inicial, que ele imobilizasse o destemperado torcedor. A surra dada foi puro excesso. Que fique o alerta. Na ocasião, Alvarado foi expulso de campo. O seu time foi retirado de campo, pelo técnico, em protesto e sob a alegação de que o time todo estava com a integridade física ameaçada.

RESUMO: A justiça holandesa decidiu, no final de dezembro, que o torcedor ficará 30 anos impedido de frequentar estádios de futebol. Decidiu, também, que o jogo terá que ser reiniciado desde o começo. E mais: a Federação multou o time rival, o Ajax, em 10 mil euros e a partida deverá ser sem público.E importante: o goleiro Alvarado teve a sua expulsão anulada.

O EXEMPLO: Que fique o exemplo para todos os times, para as torcidas organizadas e para os dirigentes esportivos. Nada justifica uma invasão de campo, devendo, sempre, o time mandante ser responsabilizado pelo incidente e responder efetivamente. As torcidas organizadas, principalmente, que já tiveram várias vezes o Ministério Público restringindo, em casos específicos, suas atividades. E que os dirigentes do nosso futebol tenham empenho especial já com vistas à realização da Copa do Mundo , em 2014.

CENÁRIO NOVO: Toda a preparação para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, precisa estar transparente e ser acompanhada por nossa imprensa. Com todas as falhas e demoras nas construções dos novos estádios, sabemos que a previsão é que todos deverão estar prontos nas épocas estipuladas.
Esse Cenário que está sendo preparado para essa importante disputa esportiva deverá marcar, profundamente, a realidade brasileira. Não só a realidade de nosso futebol, com novos estádios, com o despertar da juventude para o futebol, com a criação de inúmeras e positivas “escolinhas de futebol”, mas e principalmente, o PRÓPRIO PAÍS que estará inserido em uma realidade extremamente positiva, mais conhecido e conectado com o mundo todo.
Ficou comprovado que todos os países que sediaram a Copa do Mundo ou as Olimpíadas passaram a viver uma etapa positiva em seu desenvolvimento e no enriquecimento interativo de suas respectivas populações.
Este grave incidente ocorrido na Holanda e que terá a sua conclusão amanhã, dia 19, com a realização do jogo desde o início, com os portões abertos APENAS  para crianças até 12 anos!! Em Setembro passado, aconteceu algo parecido na Turquia: lá, os dirigentes realizaram um novo jogo com os portões abertos para crianças e mulheres. E 41 mil pessoas foram assistir ao jogo em um belo exemplo de que o futebol é um esporte e que o espírito esportivo deve imperar.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Delmanto disse...

Resultados positivos dessa história é que houve uma efetiva punição ao torcedor que ficará proibido por 30 ANOS de freqüentar estádios de futebol! Anulou o jogo todo, puniu o “dono da casa” e anulou a expulsão do goleiro que , apesar de ter se excedido, agiu em clara legítima defesa.
E o destaque para o Brasil. O Novo Cenário que virá com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas dará um impulso espetacular para o país, com a sua população dispondo de novos e modernos estádios que serão suficientes para este Século XXI. Mas, o mais importante, é que a interação virtual que teremos com o mundo todo, somada à interação com os times oficiais da Copa e a participação sempre festiva dos visitantes das mais variadas partes do mundo, propiciará, aos brasileiros, uma perspectiva ampla desta nova realidade mundial, completamente conectada nas redes sociais existentes.
E que fique o alerta!
Fiscalização severa nas obras dos Estádios, na ampliação do Aeroportos, nas novas vias de acesso, enfim em todas as benfeitorias que irão completar esse “salto” que o Brasil dará.
Vamos ficar atentos, mas otimistas. Vamos participar com a esérança de que o Novo Cenário nos será favorável e que, se o preparo e a convocação dos integrantes da Seleção Canarinho for bem feito e com técnica, poderá nos dar, COM CERTEZA, a COPA DO Mundo!!!

Anônimo disse...

A Copa do Mundo vai começar com o “pé direito”, vai começar no Estádio do Timão!!! Só isso já mostra que vai ser 10! O mundo todo com os olhos para o “novo gigante” paulista!
O “Morumbi” dos “pó-de-arroz” já é considerado estádio de segundo nível...rsrsrs
Vamo lá!! Não vai ter pra ninguém! É só Brasiiiiiilll!!!!
(bastosgustavo@yahoo,com.br)

Anônimo disse...

É pra aprender. Esses “carinhas” pensam que a vida é só futebol...Vá se catar! Vê se presta atenção no seu país, pô! Tão enfiando a mão na massa, superfaturando obras dos estádios, e tem torcedor e torcida organizada que não vê “um palmo à frente do nariz” Torcer pro seu time é uma boa, mas só fazer isso, fanaticão, essa não! Vamos torcer sem exagero bestas. O futebol é bom, mas é só aquilo lá. O jogador, hoje, se aparece uma oferta melhor , ele muda. Acabou o “amor” pelo clube. Jogador como o “São Marcos” do verdão-porcão e o Pelé que jogou UM ANO de graça porque o Santos não estava bem financeiramente, não existe mais. Mas, pelo menos, nada de “apelar”, atirar objetos no campo e nem fazer “briga combinada” de torcidas... Vá namorar, ô meu” É melhor e areja... (p.gomes@yahoo.com.br)

requeri disse...

futebol não é guerra. amo futebol, sou santista, e sempre convivi com torcedores de outros times assistindo futebol no campo ou pelo rádio e tv.
sou do tempo em que era possível assistir tudo misturado, mas também presenciei saídas de campo com muita desordem.

é isso.

Postar um comentário