janeiro 14, 2012

Dinheiro Organizado = Crime Organizado!!!

"Ser governado pelo dinheiro organizado é tão perigoso quanto ser governado pelo crime organizado." - Franklin D. Roosevelt -

Não bastasse essa declaração do ex-presidente Roosevelt, o presidente Barack Obama, recentemente, declarou que é preciso acabar com a DITADURA FINANCEIRA de WALL STREET.

Com a REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO o Planeta Terra passou a ser, realmente, uma ALDEIA GLOBAL. A rede de mídia virtual passou a conectar as pessoas online. Da Ásia e da África, com as quedas das mais sangrentas Ditaduras, passando pela Europa com os INDIGNADOS levantando a Bandeira pela Mudança do Capitalismo com um maior e melhor controle sobre o Capital Especulativo, o que o Movimento Contra Wall Street consolidou. A par desses movimentos, países como o Brasil, que vivem uma DEMOCRACIA MEIA-SOLA, começam a despertar e a lutar por mudanças e contra a CORRUPÇÃO que tem sido uma DOENÇA ENDÊMICA em países em fase de desenvolvimento.


E nem tudo são flores. Os países árabes, por exemplo, vivem extrema dificuldade de adaptação e compreensão da nova realidade que passam a desfrutar: afinal “saíram” diretamente do SÉCULO XIX para o SÉCULO XXI !!!!

E com o título de “Crise do Capitalismo Desregulado”, o blog de Cesar Maia nos traz importantes definições sobre essa realidade mundial que o ex-primeiro ministro espanhol, Felipe Gonzáles, acertadamente, definiu como Crise de Final de Era, Crise de Mudança de Era, ou seja, estamos vivendo uma crise mais profunda que requer a compreensão dos dirigentes mundiais para a necessidade de se encontrar um NOVO MODÊLO para o CAPITALISMO, pois o atual está DOENTE e regrediu aos seus primórdios de CAPITALISMO PRIMATA E AUTOFÁGICO!


Assim, o artigo destaca que "ser governado pelo dinheiro organizado é tão perigoso quanto ser governado pelo crime organizado", dizia Roosevelt. Ele estava certo. Estamos vivendo uma crise do capitalismo desregulado que pode ser suicida para nossa civilização. Como dizem Edgar Morin e Stéphane Hesse em seu último livro, nossas sociedades devem escolher: a metamorfose ou a morte”.


E exemplifica: Recentemente, um juiz norte americano decidiu a favor de jornalistas da Bloomberg, que pediu ao Banco Central dos Estados Unidos que fosse completamente transparente, em relação à ajuda dada ao sistema bancário durante os últimos três anos. Após ter examinado 20.000 páginas de vários documentos, Bloomberg demonstrou que a Reserva Federal tinha emprestado, secretamente aos bancos em dificuldade, a enorme soma de 1,2 trilhão de dólares a uma taxa incrivelmente baixa de 0,01%.”

E concluía: “Ao mesmo tempo, em muitos países, as pessoas estão sofrendo planos de austeridade impostos pelos governos aos quais os mercados financeiros não emprestam bilhões a juros inferiores de 6,5% a 9%. Sufocados por esses juros, os governos são "forçados" a congelar as pensões, as prestações familiares ou os salários dos funcionários públicos; a fazer cortes e reduzir os investimentos, o que aumenta o desemprego, o que em breve vai afundar todos em uma recessão extremamente grave”.

E deixa a pergunta: “Será normal que em casos de crise, os bancos privados, que tendem a financiar os bancos centrais a taxas de 1%, possam se beneficiar de uma taxa de juros de 0,01%? Mas porque nas mesmas circunstâncias alguns Estados, ao contrário, devem pagar taxas 600 ou 800 vezes maior?”


É a DITADURA DE WALL STREET! É o CAPITALISMO PRIMATA sufocando Nações e Povos para se auto-alimentar e alimentar o CAPITAL FINANCEIRO ESPECULATIVO!!!

REPETINDO: Estamos em uma época de MUDANÇA DE ERA., de MUDANÇA CIVILIZATÓRIA!!!

É preciso que os dirigentes se conscientizem para não serem engolidos por MOVIMENTOS POPULARES MOBILIZADOS PELAS REDES SOCIAIS na busca inevitável de AJUSTES E MUDANÇAS que coloquem limites e “freios” no CAPITALISMO (SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL), transformando-o em CAPITALISMO CIDADÃO!!!
Isso é vital para a sobrevivência dos povos e para a sobrevivência sustentável da Nações!

11 comentários:

Anônimo disse...

O movimento popular que varre o mundo é fruto do Revolução da Informação. Os povos oprimidos passaram a ver e conhecer, via internet, como viviam e quais eram os direitos de cidadania dos povos mais ricos e independentes. E não teve e não terá volta. A mudança vai chegando, vai chegando...e explode! Tunísia, Egito, Iêmen, Síria, Marrocos e a lista vai longe. E ainda chegará às Ditaduras da América Latina e varrerá os Irmãos Castro, o Hugo Chaves, o Correa do Equador e a história repetida da Nicarágua. Mais o que não se esperava tão cedo é que no chamado 1º mundo ocorressem movimentos assim. Afastada a primeira impressão de que esses movimentos eram só para os países atrasados da Ásia e da África, essa onda cidadã chegou à Europa. Sim, o movimento independe da causa, simplesmente é um movimento do povo que cobra e exige o que o governo, na maioria das vezes, se nega ou se faz de desentendido. Na Europa, a causa é um pouco diferente: lá tem democracia, mas a gestão da coisa pública, a diretriz industrial e econômica de cada país precisa se adaptar às exigências e aos direitos da população.
Dá para ficar animado, sim. Esse “despertar” das massas chegará por aqui, e os sarneys, os renans, os Jader barbalhos, os joão paulo cunha, os Wagner Rossi,os aécios neves e tantos políticos equivocados deverão tomar outro rumo e libertar a nossa ainda jovem democracia para que parta para um desenvolvimento sustentável com as reformas estruturais necessárias. Eu tenho fé! (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

A chamada Rebelião dos Indignados está dominando as manifestações populares nos países europeus. E é bem diferente do que ocorreu e vem ocorrendo na Ásia e na África. Lá foram as massas populares cansadas da opressão de décadas das Ditaduras cruéis e, tomando conhecimento pela rede virtual de seus direitos e, mais, tomando conhecimento de como vivem os outros povos, se revoltou e pôs e ainda vai por abaixo muitas Ditaduras! No chamado primeiro mundo (Europa) os INDIGNADOS querem mudanças constitucionais que transformem as Democracias existentes já esclerosadas e estáticas em modernas e representativas, trazendo o desenvolvimento sustentável a seus países em pleno estado de direito. O nível de desemprego na Europa está muito grande e os governantes em uma apatia rotineira sem olhar a realidade mundial e as necessidades imediatas da população. Não sendo um movimento dominado por partidos políticos, está conseguindo mobilizar a população esclarecida. Essa onda democrática a mobilizar a população PRECISA chegar ao Brasil, precisa chegar à América Latina. Vamos nos mobilizar. Só a sociedade organizada consegue mudar politicamente o país. É possível a mudança. Vamos nos ligar. A rede virtual aí está à nossa disposição. Chega de corrupção. O Brasil não pode ser o país da impunidade e dos políticos picaretas! (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Há muito tempo eu não lia uma análise tão profunda e certeira como o artigo do Mauro Santayana linkado nesse post, quando ele analisa o quebra-quebra na Inglaterra. Vejam este texto:
“Como em outras épocas, a civilização se encontra diante de uma ruptura. O sistema econômico, submetido ao domínio do capital financeiro, entra em crises sucessivas, com a criminosa especulação dos operadores no mercado de capitais. Os indignados, com razões maiores ou menores, se multiplicam. A internet substitui – é outra das surpresas da tecnologia – os agitadores de rua, na condução dos protestos. Falta apenas a ideologia, a que se referem, entre outros, Lenine e Tulard.”
É preciso que o “mundo civilizado” fique atento. São tempos de mudança. (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Com certeza esse é um aviso certeiro! No coração econômico da América: Wall Street !
Mais uma mobilização pelas redes sociais. Os Indignados da América mostraram as suas caras. Jovens, mulheres, profissionais liberais, celebridades (artistas, intelectuais, escritores, jornalistas, etc.), sindicalistas, enfim, a classe média americana se posicionando contra a realidade econômica que o mundo ocidental está vivendo. O Sonho Acabou?!? O Sonho Americano Acabou?!?
A classe média – chamada de classe termômetro – é que está no comando dos protestos e de todo o movimento.
Nem todos estão compreendendo que é UMA TRANSIÇÃO HISTÓRICA DE ERA! É verdadeiramente uma MUDANÇA CIVILIZATÓRIA, UMA MUDANÇA DE MODÊLO!
E como disse sabiamente WINSTON CHURCHILL: “A política é a habilidade de prever o que está para acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo mês e no próximo ano...”
O modelo econômico-financeiro atual está no seu limite. Consegue-se – como na gíria popular: empurrar com a barriga! -, novos caminhos, novas propostas precisam, COM URGÊNCIA, serem debatidas. Vamos buscar as jovens lideranças de Harvard, de Stanford, da FGV/SP, da USP e de outras conceituadas instituições educacionais, para que nos dêem uma solução e que seja rápida!
A VOZ DAS RUAS está ecoando com absoluta clareza. Aos líderes da Nação Americana e das Nações responsáveis da América, urge um posicionamento.
E mais uma vez repetindo: estamos no limiar de UMA TRANSIÇÃO HISTÓRICA DE ERA!
Atenção! Atenção! Atenção!

Anônimo disse...

Dentro dessa visão, Ignácio Ramonet (Le Monde) expressa as suas preocupações. Vale conecê-las:
“Existe uma falta de visibilidade geral. Acontecimentos imprevistos irrompem com força sem que nada — ou quase nada — os faça emergir. Se governar é prever, vivemos uma evidente crise de governança. Os dirigentes atuais não conseguem prever nada. A política se revela impotente. O Estado que protegia os cidadãos deixou de existir. Existe uma crise na democracia representativa: “não nos representam”, dizem com razão os “indignados”. As pessoas constatam a falência da autoridade política e reclamam que ela volte a assumir seu papel de condutora da sociedade, por ser a única que dispõe da legitimidade democrática. Insistem na necessidade de que o poder político limite o poder econômico e financeiro. Outra constatação: uma carência de liderança política em escala nacional. Os líderes atuais não estão a altura dos desafios”.
............................................................................................................................................
“Os países ricos (América do Norte, Europa e Japão) padecem do maior terremoto econômico-financeiro desde a crise de 1929. Pela primeira vez, a União Europeia vê ameaçada sua coesão e sua existência. E o risco de uma grande recessão econômica debilita a liderança internacional da América do Norte, ameaçada também pelo surgimento de novos pólos de poder (China, Índia, Brasil) em escala internacional”.
.............................................................................................................................................
“O curso da globalização parece suspenso. Cada vez mais se fala em desglobalização, de declínio… o pêndulo foi longe demais na direção neoliberal e agora poderia ir na direção contrária. Já não é mais tabu falar em protecionismo para limitar os excessos do livre comércio, e pôr fim às realocações e à desindustrialização dos Estados desenvolvidos. Chegou a hora de reinventar a política e reencantar o mundo”

O ACORDA AMÉRICA! Serve para todos nós. Vamos ACORDAR! A HORA É AGORA! (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

A expansão da industria de transformação no Brasil de 2008 a 2011 foi de APENAS 1%, dá para acreditar? A industria brasileira está desaparecendo. A política cambial do governo nos últimos 10 anos está condenando à falência a industria nacional. Em outras palavras, os jovens NÃO terão empregos. Como é que um país emergente vai, por algum tempo, ter ENGANOSAMENTE a sensação de que está fora da crise. Não é verdade. Estamos completamente enfiados na crise. A nossa juventude está SEM perspectivas.
Quando chegar a hora da verdade que será quando a industria chegar ao fundo do poço, como será? Vamos viver de exportar matérias primas para a China e outros países? Vamos virar o quintal desse mundão louco? Pô, vê se acorda Brasil! Se antecipe aos acontecimentos. Vamos à luta! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

O ser humano é um prodígio em reincidir no erro. Quem não se lembra do PROER, que o ex-presidente FHC criou para socorrer os Bancos? Foi a grande farsa. Os Bancos nunca ganharam tanto dinheiro como nos governos neoliberais de FHC e Lula. E, no entanto, são tratados a pão-de-ló...Agora, o mesmo está ocorrendo na Europa e já ocorreu nos EUA com a crise dos financiamentos imobiliários. Resultado: o povo fica sem emprego, o caos econômico-financeiro continua, mas os Bancos, Ah!, esses são protegidos pelos governos descompromissados com o futuro e com o social. Está mais provado que essa não é a solução. Essa atitude não recupera o MODELO CAPITALISTA que está doente! É preciso a ação de Estadistas, de Cidadãos Prestantes que realmente estejam entendendo a Indignação que está dominando os chamados países do 1º Mundo. Acorda, América!
E nós que estamos mais ao sul, sempre lembrando de como FHC foi tão bonzinho, vamos gritar; ACORDA, BRASIL!!!
(bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É sempre bom voltar a beber água da boa fonte. Vamos, então, ao Mestre do Direito e da Cidadania: Rui Barbosa! É dele o projeto liberal da nossa primeira Constituição da República, de 24/02/1891. Redigiu-a em 2 dias, de seu próprio punho. Modelou-a com carinho, deu-lhe formas que o seu gênio lhe inspirara. Caprichou na confecção dos seus contornos, lapidou-a com a beleza incomparável da sua arte de mestre da língua e da pureza de estilo. Para fazê-la, Rui Barbosa buscou o modelo norte-americano. Achou que nesse modelo estava o ideal para o Brasil, de acordo com a nossa índole e a nossa formação democrática. O GOVERNO DA LEI. A IMPESSOALIDADE DAS LEIS acima dos homens. Essa foi a linha mestra da construção de Rui: o seu projeto é o de uma República organizada pela Lei e da Lei interpretada pelos Tribunais. Isso, em 1891.
Com o passar dos tempos, afinal a Constituição era do século XIX, o próprio Rui passa a propugnar pela alteração constitucional, de acordo com as MUDANÇAS SOCIAIS que se verificavam em todo o mundo. Já em 1919, em sua campanha presidencial, Rui Barbosa reconhecia: “As nossas constituições tem ainda por norma as declarações de direitos consagrados no século XVII. Suas fórmulas já não correspondem exatamente à consciência jurídica do universo. A inflexibilidade individualista dessas cartas, imortais mas não imutáveis, alguma coisa tem que ceder (quando já lhes passa pelo quadrante o sol do seu terceiro século) ao sopro da socialização que agita o mundo”.
Vejam a sensibilidade do político, do homem público, do ESTADISTA!
Hoje, o que se espera dos políticos responsáveis pelos países que lideram a Economia Mundial, é essa sensibilidade!
Vamos repetir o Mestre: “alguma coisa tem que ceder...” O regime CAPITALISTA está precisando se transformar. Ele está, há muito tempo, doente. Não dá para os dirigentes continuaram “empurrando com a barriga” uma situação de tal magnitude. As fórmulas superadas de ajuda do FMI não tem conseguido sucesso na recuperação dos países assistidos, muito pelo contrário, a situação tem se agravado.
Portanto, vamos apoiar a INDIGNAÇÃO justa das populações esclarecidas. A hora é agora!
VAMOS ACORDAR”

Anônimo disse...

Para se ter uma idéia da REALIDADE do COLONIALISMO ECONÔMICO-FINANCEIRO a que estamos submetidos, vejam o que saiu na Jornal Nacional:
“ Empréstimo Pessoa Física: 6,69% ao mês ou 117,51% ao ano \ Cheque Especial: 8,23% ao mês ou 158,33% ao ano \ Cartão de Crédito: 10,69% ao mês ou 238,30% ao ano”
E BANQUEIRO sorrindo. Se quebrar, por ser mau gestor, não faz mal, o governo cobre. E o bancário em greve...
Ninguém está percebendo que estamos numa MUDANÇA DE ERA! Essa mamata vai acabar....FDP!.
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O CAPITAL PRIMATA É O CÃO! O Capital Primata que é o capital especulativo, PREDADOR é considerado o CÃO! E por quê? Porque ele é APATRIDA, só objetiva o lucro e liga (...) montões para o ser humano e para a qualidade de vida. A China, por exemplo, hoje não tem nada de comunista, ela é CAPITALISTA QUASE PRIMATA.
E POR QUÊ OS EUA E AS OUTRAS GRANDES POTÊNCIAS NÃO COMBATEM A CHINA?
Simplesmente porque são eles que estão por trás das grandes empresas chinesas. Ou alguém acredita que foi pelo esforço exclusivo dos chineses que a CHINA se transformou em uma grande potência?!?
NÃO! Foram os capitalistas americanos (e de outros países) que migraram para os países asiáticos em busca de maiores lucros, ou seja, mão de obra barata (quase escrava), redução drástica de impostos e corrupção oficial a facilitar tudo. Tem até muitos “empresários” capitalistas brasileiros que foram se instalar no Vietnan e no Camboja. E por quê? Ora, pelo mesmo motivo de todo CAPITAL APATRIDA (sem pátria) e PRIMATA.
Então, é fácil entender ao que se referia Roosevelt e, agora, Barack Obama...
Então, o “DINHEIRO ORGANIZADO”, ou o “CAPITAL PRIMATA APATRIDA” é tão igual ou até mais perigoso que o CRIME ORGANIZADO!!!
Portanto, atenção para esse CAPITALISMO ESPECULATIVO que está levando a Europa, os EUA e tantos outros países ao empobrecimento de seus povos, cortes nos investimentos produtivos, redução de aposentadorias e CASTRAÇÃO por várias DEZENAS DE ANOS de qualquer melhoria da qualidade de vida de todos os povos.
Nos 16 anos que o Brasil teve uma política neo-liberal (2governos de FHC e 2 governos de Lula) o país estava a serviço do CAPITAL APATRIDA PRIMATA!!!
VAMOS COMBATER O CAPITALISMO PRIMATA!
VAMOS HUMANIZÁ-LO E TRANSFORMÁ-LO EM “CAPITALISMO CIDADÃO!!!
Só a SOCIEDADE ORGANIZADA” consegue DOMAR esse CÃO!!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Opinião S A:

4 horas atrás

Delmanto

e, vai continuar existindo, pois não existe uma prioridade sincronizada entre o governo. Vide o Caso do Ministro Fernando Bezerra.

Paulo e Dani

Postar um comentário