janeiro 26, 2012

Petrobrás: Mudança corajosa e radical!

CHANCELA DA DILMA!!!
Na análise política do governo federal é preciso muita cautela e isenção. Não é possível olhar com as lentes da oposição e nem com as lentes “lenientes” da situação. A mudança que a presidenta Dilma está fazendo na Petrobras é HISTÓRICA! 
Se não, vejamos:
Desde 2003, a Petrobras é dirigida por políticos que perderam eleições. Uma acomodação típica do PT nos seus primórdios... O “companheiro” precisa de uma posição... E por aí vai.
JOSÉ EDUARDO DE BARROS DUTRA – 2003 a 2005
Candidato derrotado ao governo de Sergipe em 1990, disputou novamente o cargo de governador em 2002, novamente derrotado pelo mesmo adversário: João Alves Filho.
Foi nomeado por Lula para a presidência da Petrobrás em 02/01/2003, ficando no cargo até 22/06/2005, quando foi substituído por Sérgio Gabrieli.
De 2007 a 2009, foi nomeado presidente da Petrobrás Distribuidora, após derrota em candidatura ao Senado pela esposa de João Alves Filho. Em 2010 foi eleito presidente do PT com mandato até 2012. Está afastado por problemas de saúde.

JOSÉ SÉRGIO GABRIELI DE AZEVEDO – 2005 a 2012
Candidato derrotado ao governo da Bahia em 1990. Já havia sido derrotado como candidato a deputado federal em 1982, pelo PT.
Foi nomeado por Lula como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobrás de 2003 a 2005.
Foi nomeado presidente da Petrobras de 2005 a janeiro de 2012. É candidato à prefeitura de Salvador ou ao governo Baiano em 2014. Vai assumir uma secretária no governo da Bahia.

MARIA DAS GRAÇAS SILVA FOSTER - 2012

Primeira mulher a assumir o posto de presidente da Petrobras!
Exercia o cargo de Diretora de Gás e Energia da Petrobras.
É funcionária de carreira da Petrobras e considerada uma executiva com um perfil técnico. Nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 26 de agosto de 1953. Entrou na Petrobras como estagiária, em 1978. Formou-se em Engenheira Química no mesmo ano, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi uma das primeiras mulheres a trabalhar “embarcada” em plataformas instaladas em alto-mar e, por indicação de Dilma ganhou, a partir de 2003, posições de destaque, como a presidência de duas subsidiárias da Petrobras, a Petroquisa e a BR Distribuidora, antes de assumir a Diretoria de Gás e Energia, em setembro de 2007.
Quando tinha 2 anos, sua família foi morar na favela do famoso Complexo do Alemão, onde ficou até os 10 anos, chegando a trabalhar como catadora de papel. Ama o Rio de Janeiro e se considera uma torcedora do Estrela Solitária: o Botafogo! Como todo adolescente, curtiu os Beatles e acompanha e gosta muito do Carnaval.
Amiga pessoal da presidenta Dilma Rousseff, Graça Foster foi cogitada para diversos cargos, como a presidência da Petrobras, a Chefia da Casa Civil, e a Secretaria-Geral da Presidência. Comparada sempre à presidenta Dilma, por sua forma de trabalhar, firme, cobradora, dedicada, chegando a ficar, em média, 12 horas diárias na empresa e ainda levando trabalhos para concluir em casa.
CHANCELA DA DILMA!!!
Rigorosa, detalhista, perfeccionista, estipulando sempre prazos e metas está enquadrada, com perfeição, no estilo Dilma, na CHANCELA DA DILMA!!!
Sim, é a marca da Presidenta da República! Em todas as suas decisões tem evitado a ingerência de políticos e lobistas. Costuma dar incertas nas obras, indo pessoalmente verificar o ritmo e se está de acordo com o cronograma.
Em entrevista à revista Exame, afirmou:

 "Sei que as pessoas torcem para não me ter como chefe. Sou muito dura, reconheço, mas também abraço e beijo quem trabalha bem".

11 comentários:

Anônimo disse...

Delmanto, você tocou num ponto fundamental: COMPETÊNCIA! É fundamental para qualquer empresa, imagine em uma Petrobras. E lá era o “abrigo” do petistas fracassados nas urnas! Muito boa essa postura da Dilma. Quando a coisa é certa, a gente tem que aplaudir. Abraço. (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Você está certo, Gustavo. A COMPETÊNCIA é fundamental para o bom desempenho das empresas, quer estatais quer da iniciativa privada. Quando falta essa realidade, a empresa, por si só, resiste. Mas, com certeza, deixa de conseguir grandes conquistas e dar saltos importantes e fundamentais para seu sucesso. Quer dizer, apesar das ingerências políticas, a empresa caminha, sobrevive.
Aqui em São Paulo, durante o (des) governo de Orestes Quércia, ele teve a “cara de pau” de indicar, como presidente da poderosa ELETROPAULO (ex-Light), um primo que não tinha “curriculum” suficiente para ocupar uma gerência, imagine a Presidência!
Eu achava que não ia dar certo. Durante o governo de Franco Montoro as 3 empresas estatais (CESP?CPFL?ELETRPAULO) estiveram sob a presidência segura e competente do prof. José Goldember. Na presidência da ELETROPAULO já tinham passado profissionais do mais alto gabarito, como o ex-governador e ex-professor titular da Escola Politécnica da USP, o prof. Lucas Nogueira Garcez e também o professor de Física da USP, ex-secretário estadual da educação e ex-ministro, o prof. José Goldemberg.
E não é que a empresa resistiu. Claro que teve um caminhar lento e perdeu expressão entre as empresas de energia, mas SOBREVIVEU!
Então, esses 10 anos da Petrobras entregues a políticos, foram superados pela própria grandeza da empresa, seus quadros profissionais, suas metas previamente traçadas, enfim, um potencial que sobrevive a essa fase medíocre da ingerência política, que faz uma empresa do porte e da importância nacional da Petrobras, se transformar em mero “brinde de consolação” para os derrotados nas eleições.
Assim, mais uma vez, a presidenta Dilma Rousseff confirma, perante a Nação, a sua CHANCELA, a sua MARCA!
O Brasil está de parabéns! Que a executiva Graça Foster coloque o pé no acelerador e nos brinde com uma gestão histórica!
Valeu, presidenta Dilma!

Anônimo disse...

Parece de pouca importância, mas não é. Pois um político que recebeu um prêmio de consolação NÃO terá moral para evitar ingerências políticas nas indicações de técnicos e, principalmente, no favorecimento de empresas ligadas a seus padrinhos e respectivos partidos. A empresa sobrevive, mas essa “politicalha” tem que acabar. Nesse aspecto, parece que a presidente Dilma tem procurado fazer a limpeza nessa “HERANÇA MALDITA” que recebeu do Lula. Imagine ter a coragem de violentar a PETROBRAS como ele fez, para “acomodar” os “cumpanheiros”!!! Sai dessa, Dona Dilma!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

querido armando,
certeiro o artigo!
o estilo dilma está fazendo bem ao brasil. a petrobrás volta a ser nossa (no sentido exato da palavra).
abs,
alcides
(Alcides Nogueira)

Anônimo disse...

Boa, Delmanto.
A Petrobras é nossa maior empresa. É patrimônio nacional. Desde o sonho de Monteiro Lobato, passando pela luta do “O Petróleo é Nosso!”, até a descoberta do Pré-Sal, o Brasil tem que cuidar com muito carinho dessa verdadeira mina de ouro que levará o nosso país, em poucos anos, a pertencer ao primeiro time dos produtores de petróleo. Acho que foi uma escolha boa, a moça é funcionária de carreira e vem de uma origem sofrida. Sabe dar valor ao trabalho e sabe que só através de muita dedicação é que se chega ao sucesso. Estou orgulhoso deste Brazilzão!!!(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Nunca fui petista, mas sempre gostei de votar e apoiar pessoas íntegras e que inspirem confiança. Já comentei outras vezes dando apoio às medidas que a presidente Dilma vem tomando. Podem falar o que quiser, mas Fernando Henrique e Lula não tem condições de serem comparados a ela. A mulher é poderosa. Não vai acabar com toda a politicagem de uma vez, porque senão ela cai. Mas vai enquadrando esses políticos “malandrinhos”, através de acompanhamento e da fixação de metas. E a fiscalização vai fechando o cerco. De repente, o dirigente apadrinhado não consegue dar o mau passo. Pode não brilhar, mas comprometer ele não vai. Depois da Faxina, tem poucos com coragem para continuarem a fazer “malfeitos”... Eta “gerentona” firme!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O Petróleo é nosso!
O Pré-Sal é nosso!
E a Petrobras é nossa!
Dá-lhe, Dilma! Acertou na mosca!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Essa Maria das Graças é muito temida na Petrobras. Na revista “Exame”, matéria do Marcelo Correa, saiu uma nota interessante, veja parte dela:
“Entre os subordinados, a impaciência e o rigor com que cobra resultados já lhe renderam o nada carinhoso apelido de "Caveirão", uma referência ao veículo do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio que provoca pânico quando entra nas favelas cariocas...”
CAVEIRÃO!!! Os malandros que se cuidem...rsrsrs (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, o marido da nova presidente da Petrobras é o conhecido empresário Colin Foster. O homem é faixa preta no “jiu-jitsu” e é Grão Mestre Maçônico na Inglaterra. É pouco ou quer mais?!?
Essa deve ficar entalada na garganta dos petistas “xiitas”, ou não?
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

E viva as mulheres, que estão, cada vez mais, ocupando cargos de destaque! Tudo indica que a Sra. M. das Graças, tida como exemplo de superação e competência, visto sua trajetória dentro da Petrobras, fará jus ao importante cargo para o qual foi nomeada.
denisebertozzo@gmail.com

requeri disse...

é ... é tudo muito lacrimoso e comovente.
mulheres poderosas no poder ... mas, vamos com calma!!! olhos abertos!!! não podemos permitir que as lágrimas nos turvem a visão. afinal, isso não significa que o brasil vai se livrar da corrupção e dos favorecimentos.

é isso.

Postar um comentário