fevereiro 06, 2012

Dilma, o Haiti é aqui!



“Dilma, o Haiti é aqui!”
- Deputada Cidinha Campos -

A lembrança oportuna da aguerrida deputada Cidinha Campos define bem o momento de nossa política externa. E o refrão da música do Caetano Veloso e Gilberto Gil, também:



Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui

E na verdade, o Haiti bem que poderia ser aqui. Na mesma música, o retrato:
Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados
E hoje um batuque um batuque
Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária
Em dia de parada
E a grandeza épica de um povo em formação
Nos
atrai, nos deslumbra e estimula
Não importa nada:
Nem o traço do sobrado
Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém, ninguém é cidadão
Se você for a festa do pelô, e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui
É uma história antecipada. É uma premonição? Enquanto era deflagrada a greve policial na Bahia, o governador Jacques Wagner iniciava a sua visita histórica e turística (qual o motivo da presença do governador da Bahia?!?) a Cuba na companhia da presidenta Dilma...
Governador, o Haiti, é aqui!!!
Presidenta Dilma, o Haiti é aqui!!!
Fora o fiasco internacional dessa viagem sem sentido, fora o “lambe-lambe” da esquerda jurássica a uma DITADURA DE MAIS DE 50 ANOS que escravizou e “paralisou” no tempo um povo alegre e trabalhador, como o cubano, restou a continuidade da política externa dos trapalhões (o “megalonanico” Celso Amorim, o “assessor jurássico” Marco Aurélio Garcia e o “tarefeiro ministro do exterior Antonio Patriota)
E a esticada foi no Haiti, vejam só...
O Haiti é aqui!!!
A presidenta Dilma se divertiu com a  presença do astro de Holywood...Mas até hoje NÃO se justifica a presença de tropas brasileiras para fazer a segurança do Haiti. Com todo o respeito aos haitianos: o Brasil PAGA MAL a suas Polícias Militares ( incluindo aí o Corpo de Bombeiros do Rio!!!), tanto que a onda de crimes na Bahia é CONSEQUÊNCIA  da insatisfação da Polícia Militar daquele estado com os PÉSSIMOS SALÁRIOS pagos. E o governador da Bahia foi passear...É de uma irresponsabilidade federal!
O Exército Brasileiro (Força Nacional) monta guarda na capital baiana. Os tanques desfilam pelas ruas outrora alegres da Bahia... E o Governo do Estado continua a fazer proposta salarial humilhante, para a Polícia Militar que tem seus vencimentos achatados há anos...

Blog do Noblat/Charge do Chico Caruso

Foi ao Haiti, governador Jacques Wagner?!?
- O seu Haiti É AQUI!!!!!!

6 comentários:

Delmanto disse...

Nada justifica essa viagem à Cuba e ao Haiti. A presidenta Dilma despiu-se de sua autoridade ao referendar as “escolhas” meramente ideológicas de uma mente medieval, como a de seu assessor para assuntos internacionais, o Sr. Marco Aurélio Garcia. Esse senhor já fez tantas na diplomacia brasileira que é inacreditável a sua permanência...Seu QI deve ser muito poderoso...
Em Cuba, só humilhação: foi generalizada essa impressão da visita da presidenta Dilma em toda a imprensa brasileira e internacional. Exceto, é claro, a imprensa “ligada” ao Governo e os blogs afins.
A verdade que a ida da presidenta ao Haiti também não teve nenhuma repercussão positiva a não ser fazer o CONTRAPONTO da segurança no Haiti (feita por soldados brasileiros!) e a insegurança na Bahia.
E não se pode esquecer do Rio de Janeiro, onde os Bombeiros estão com um salário de fome e foram despretigiados pelo governador Cabral. E a “tomada” dos morros pela polícia carioca é a maior piada do século: com 1 semana de antecedência é avisado o dia que as tropas vão “tomar” a favela tal, assim os traficantes tem tempo até para arrumação de malas e despedidas dos amigos...rsrsrs
E não se pode esquecer que os Delegados da Polícia Civil Paulista recebem um dos mais baixos salários comparativamente aos outros estados da Federação.
Então, presidenta Dilma, vamos procurar fazer a “lição de casa”! A Insegurança está aqui, no nosso Haiti, com a remuneração humilhante de nossas policias, civis e militares. Vamos “FOCAR” no Brasil! O ambiente de trabalho da Presidente da República é aqui!
É preciso arrumar uma cátedra para o Sr. Marco Aurélio Garcia em uma universidade da Bolívia para que ele fique desenvolvendo as suas teses do início dos anos 60!!!
ACORDA BRASIL!!!!

Anônimo disse...

O HAITI é aqui!
Muito acertado, Delmanto.
E a presença do governador da Bahia na viagem da presidente Dilma NÃO se justifica! E a Greve já havia sido decretada ANTES da viagem! É uma grande irresponsabilidade!
Aliás, esse Jacques Wagner é um senhor GARGANTA!
Ô meu irmão, me ajuda aí!!!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Já são 89 mortes na “bagunça “ que virou a Bahia! O governador não tem negociado com seriedade. Só quer colocar a culpa nos policiais militares. Mas tem todo um histórico de abandono e de desinteresse pelo nível salarial da Polícia Militar. O importante é chegar num acordo e dar segurança à população baiana. Não adianta “despejar” mais de mil soldados da Força Nacional. A realidade baiana é que tem que se impor. A solução é o acerto entre esse governador “folgadão” e seus policiais militares. E fim de papo! (bastosgustavo@yahoo.com.br)

requeri disse...

não sei se é esta a introdução correta pro meu comentário mas, lá vai:

... eles vão com uma fome que nem me contem
eles vão com uma sede de anteontem
salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
e vamos botar água no feijão


haitianos chegam no amazonas, nessas condições, com uma fome que nem me contem, e uma sede de anteontem ... pedindo abrigo.

sem mencionar as nossas próprias necessidades, que tal priorizar e resolver o problema da chegada em massa de haitianos ao brasil???
não, pra quê?!?!?!?
o governinho medíocre e fazedor de média prefere ir a cuba, dar um monte de dinheiro praquela ditadura ridícula e ridicularizada, e manter a esquerdiopatia (?) da bajulação ao coma andante e seu irmão quase caduco, sem qq garantia de seja lá o que for.

quero ver no que isso vai dar.

a única coisa da qual eu tenho certeza é que, fazer média é apanágio do pt do lula.

é isso.

Delmanto disse...

Muito bem focado, Requeri. É gravíssimo o problema do haitianos que estão entrando clandestinamente no Brasil. Não se pode trancar as portas, ainda mais em um país que foi construído com a colaboração dos imigrantes das mais variadas origens. Mas o que está havendo é o TRÁFICO de haitianos, com intermediários sem escrúpulos, que são exploradores e fazem promessas de ganhos garantidos. O papo com o ator norte-americano, com certeza, não incluiu esse assunto. O estabelecimento de cotas para a imigração dos haitianos é de eficiência relativa. Essa onda de imigrantes clandestinos que estão chegando, são de haitianos que saem irregularmente do Haiti, fugidos alguns, mas com certeza, todos sem os requisitos necessários para essa “regularização oficial”.
O HAITI é AQUI, SIM SENHOR!
E o problema necessita de solução urgente. No podem os governos estaduais ficar com esse encargo não contando com infra-estrutura para isso e nem com a obrigação constitucional que é da União!
Atenção, presidenta Dilma! A realidade da segurança no Brasil está em situação grave, em quase todos os estados, não se justificando, portanto, o Brasil manter uma Força de Paz no Haiti. Isso só podia ter surgido da cabeça do ex-presidente Lula, sempre assessorado pelas mesmas pessoas, os TRAPALHÕES MARCO AURÉLIO GARCIA E CELSO AMORIM...
Tem um ditado antigo que diz: QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA, NÃO SE ESTABELECE!”
Ora, se o Brasil está sem condições de remunerar COM DIGNIDADE a força policial de seus estados (e nesse caso é INDISPENSÁVEL a participação da União), COMO é que está mantendo uma TROPA, em tempo integral e há anos, no HAITI. Tudo com salarial especial!!!
Urge providências!

Anônimo disse...

Delmanto, essa viagem do governador da Bahia quando o movimento grevista já havia sido iniciado é de total irresponsabilidade.
Irresponsabilidade porque o Governo Federal tem sempre as informações de seus órgãos de segurança e essa revolta está prevista, há tempos, para se expandir por todo o Brasil.
Quer manter tropas do exército no exterior, é bonito isso? Então tem que agir como os países do 1º mundo que pagam regiamente as suas policias estaduais ou federais e dão uma SEGURANÇA PERFEITA à população de seus respectivos países!!!
A realidade da segurança pública no Brasil É UMA VERGONHA!!!
O Governo Federal TEM que fazer parceria com os governos estaduais, PADRONIZAR os vencimentos e DAR SEGURANÇA AOS BRASILEIROS!
De nada adianta essas “tomadas de favelas e complexos de favelas”, COM AVISO PRÉVIO, deixando os miliantes, os traficantes e a bandidagem em geral, organizadamente partir para fazerem seus malfeitos em outro lugar!
Me engana que eu gosto!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Postar um comentário