fevereiro 05, 2012

FHC, As Elites e o Cenário Nacional

“Politizar a cena pública para assegurar a democracia. Dizer quem é bom , ou melhor, o que é bom e o que é mau. Mas dizer nas universidades, nas organizações populares, nas associações profissionais, nas pequenas e médias cidades. Preparar nelas a mensagem – o discurso – para mais tarde falar  com credibilidade na grande cena nacional.”
Fernando Henrique Cardoso
(artigo “Crer e Perseverar”, “Estadão”, 05/02/2012)

Não há a possibilidade de continuarmos nesta letargia política a que estamos relegados... É preciso que haja uma mobilização nacional para que as reformas necessárias – principalmente a reforma política – possibilite a que o Brasil retome a construção da democracia e alcance o desenvolvimento sustentável, moderno e positivo. E para alcançar esse objetivo é indispensável a convocação da “intelligentzia” brasileira.

Será que a elite brasileira, a “intelligentzia” brasileira está ciente de seu papel histórico e de suas responsabilidades?

E para que os apressadinhos de sempre não torçam o nariz para a simples citação da palavra elite vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol foi o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.

E é exatamente isso: convocar os melhores. A elite brasileira precisar sair do falso comodismo e ousar romper as amarras aveludadas desse comodismo que estabiliza a vida das pessoas na mediana mediocridade de uma existência sem sustos, sem riscos e sem lutas...

Para o cumprimento de nossa missão cidadã é necessário a união dos melhores da nossa sociedade, é necessário que a vanguarda pensante da elite brasileira se engaje nessa cruzada pela retomada da construção da democracia em nosso país.

E que fique claro o óbvio: os núcleos pensantes da sociedade, a vanguarda da “intelligentzia” brasileira são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço (Rotary, Lions), a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços.

Enfim, é preciso que os cidadãos prestantes retomem o comando de seus próprios destinos e do destino da Pátria numa cruzada cívica a favor da construção da Democracia e do desenvolvimento sustentável e moderno da Nação Brasileira.
E é exatamente isso: a vanguarda, o núcleo pensante da “intelligentzia” brasileira que deverá, sob o comando de sua ELITE, partir para a mobilização popular para essa grande missão: A Constituinte!

E que as palavras abalizadas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a necessidade de mobilização de todo um povo comece por suas lideranças comunitárias. Pois só a sociedade organizada é a única capaz de atuar com sucesso no cenário da cidadania nacional!



6 comentários:

Delmanto disse...

O Fernando Henrique representa o sonho da geração de meados dos anos 60. Nós tínhamos orgulho de estarmos cursando Sociologia e Política. Na Faculdade que teve como aluno e professor o grande Darci Ribeiro, vivia o sonho de um Brasil melhor e de acabar com os maus políticos, oportunistas e desonestos. E FHC era o Norte!
Por isso sempre é bom destacar o sociólogo do político/presidente. No exrcício de cargo executivo, efetivamente, FHC não foi bem...
Mas pensador qualificado sempre o foi. E continua. Este artigo citado no post, publicado no Estadão, vemos o sociólogo lançando luzes para a retomada da construção da Democracia no Brasil. Reconhece que não existe oposição e acrescenta um dado importante: na atual conjuntura é difícil fazer oposição com sucesso.
Então, mais uma vez, fica claro a necessidade de se convocar “a intelligentzia brasileira”, para que ela – o núcleo pensante de nossa sociedade! – parta para a mobilização da sociedade adormecida civicamente! E essa mobilização precisa ser feita em todos os lugares, clubes, associações e – com destaque! – através das mídias sociais que vem mobilização o mundo todo, graças à Revolução da Informação que está, de fato, transformando o Planeta Terra em um Aldeia Global.
Boa, FHC, vamos em frente!

Anônimo disse...

O ex-governador da Guanabara, Carlos Lacerda, deu a sua opinião de como está a Elite brasileira. Concordo com seu artigo de que é preciso convocar a nossa elite, convocar o que você chama de a “intelligentzia brasileira”, MAS é preciso que a própria Elite passe por um processo de reciclagem tendo por foco a construção da Democracia no Brasil, sem falsas ideologias e sem demagogia. Carlos Lacerda deu a sua opinião: "A única dificuldade que encontro para formar um grande partido é a mesma que todos encontram para formar um grande governo. Enquanto o Brasil esticava, a sua elite dirigente encolheu. Existe, mas insuficiente. O povo está melhor do que a sua elite? Penso que sim. Mas o que é certo é que a elite residual não entende mais o Brasil, estou a dizer, não o conhece mais. E a elite nascente não é elite, é uma sofisticação, uma improvisação... A elite se desqualifica culturalmente. Há uma desordem nas idéias e um correspondente tumulto nas ambições que põem em perigo já não apenas a democracia brasileira, mas o próprio País em suas características, em sua personalidade nacional". (“Rosas e Pedras do Meu Caminho”, página 297).
Acho que ele está certo. Ora, então vamos mobilizar a nossa elite. Vamos organizar o “núcleo pensante” da sociedade brasileira. Vamos à luta!!!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Nosso tempo de Ditadura já passou, mas caímos num outro tipo de Ditadura onde os políticos dizem uma coisa e fazem outra. Isso também é uma enganação ao povo como fazem os ditadores, ou não? O “Chefão” desfila pelo mundo todo com “pose” de esquerdista autêntico e, internamente na administração do país, age como um “burguês de quatro costados”, puxando o saco dos ricos e abarrotando os bancos de dinheiro (dinheiro NOSSO!) Tá certo isso? Tem que acabar! É a Ditadura da Ignorância e da Enganação! Chega! Queremos ter voz. E nós podemos!!!
(p.gomes27@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Tenho acompanhado o seu blog. A abertura que ele nos dá, com link para os mais importantes blogueiros do país é uma boa. Do Arnaldo Jabor, passando pelo Tas, pelo Paulo Henrique Amorim, Reinaldo Azevedo, Noblat, Rebloggando, Tutty Vasques, GeneraciónY, Desde Cuba, Guilherme Fiúza, Sidney Rezende...E mais os temas para debate, este blog é, sim, um Fórum Cultural e Político! Espero que permaneça e aglutine as lideranças dos mais variados segmentos da sociedade. Forte abraço e boa sorte!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Foi através do seu blog que eu tive meu primeiro contato com a jornalista, blogueira e dissidente cubana, Yoani Sánchez. Que moça corajosa e determinada. Em certo trecho ela diz: “O Egito veio sacudir-nos em nossa mansidão e o arrojo de outros nos defrontou com nossa apatia...” Ela é além de corajosa, firme na visão futura de seu país. Sabe que Che Guevara, se vivo estivesse, estaria a caminho de Sierra Maestra para combater a Ditadura dos irmãos Castro que já dura há mais de 50 anos! A verdade é que Fidel Castro só se sentiu seguro após a saída de Che Guevara de Cuba, quando partiu um tanto decepcionado para outras lutas e outros sonhos. A juventude de todo o mundo e especialmente a cubana não pode esquecer a frase famosa de Che Guevara: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.” Que ela continue a sua luta e amplie a sua rede revolucionária. Vamos acompanhar essa bonita história de resgate de uma Nação. Mesmo com a presidente Dilma virando as costas aos oprimidos de Cuba e LAVANDO AS MÃOS!!! Será que ela foi obrigada a agir assim?!? É inacreditável! Que ficasse aqui com seus ministérios cheios de corrupção!
Obrigada por tudo. Fé e muita luta. Conte comigo!
(mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

requeri disse...

o protesto é a ação do século XXI e da web/internet.
o grupo de hackers anonymous vem atuando coordenadamente pela liberdade na rede. sua ação é colaborativa e internacional. basta ter tomado conhecimento de como o grupo agiu no último mês, pelo mundo afora, em prol do site megaupload.
no brasil, a vertente brasileira do anonymous tem atuado com os ataques de sobrecarga aos sites dos bancos, numa manifestação contra corrupção.
presta atenção: o anonymous, não quer dados de correntista. eles provocam sobrecarga de acesso, o site fica lento, e cai.
portanto, mobilização por um brasil melhor, está mais fácil do que tirar bala de criança. basta querer.

http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/cbn-tecnologia-da-informacao/2012/02/01/COMO-FUNCIONAM-OS-ATAQUES-HACKERS-A-BANCOS.htm

Postar um comentário