fevereiro 09, 2012

"Outro Desastre" – artigo de Arthur Virgílio

   O Blog do Delmanto abre espaço para o artigo de nosso colaborador, o ex-senador Arthur Virgílio Neto, ampliando os temas para debate da “intelligentzia” brasileira. Vamos ao artigo:                                              



OUTRO DESASTRE

                               *ARTHUR VIRGÍLIO

Lisboa – Em 13 meses de governo, a Presidente Dilma Rousseff se viu forçada a demitir sete Ministros, que a imprensa solidamente acusava de corrupção. E perdeu Nelson Jobim, da Defesa, que discordou abertamente da orientação do governo.

Como se fosse pouco, tem feito o impossível para segurar dois outros, que viraram fantasmas: Fernando Bezerra, da Integração, para não se chocar com Eduardo Campos, governador de Pernambuco, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, pela amizade que nutre por ele. Ou seja, não demite um porque teme enfrentar um governador poderoso e não demite outro, porque o considera uma espécie de “afilhado”.

Como se fosse tudo, dos 28 Ministros restantes, se a Presidente quisesse fazer justiça ao mérito, demitiria certamente mais da metade: inoperantes, invisíveis, inexpressivos, desconhecidos. Indago: será que algum brasileiro, incluindo a própria Dilma, sabe dizer, num fôlego só, sem gaguejar, os nomes de toda essa gente? Duvido muito!

Como se ainda não bastasse, a Presidente demite a Ministra das mulheres, cujo nome sinceramente desconheço, e indica, em substituição, a professora Eleonora Menicucci, sua antiga companheira de prisão. A referida senhora, em sua primeira entrevista, afirmou ser favorável à descriminalização do aborto que, hoje, somente é permitido, por lei, em caso de estupro ou de risco de vida para a mãe.

Advertida pela “chefe”, Eleonora, primária e escapista, declarou então que falara em nome próprio e que, como Ministra, seguiria a orientação do governo. Que orientação é essa, a própria Dilma não explicita, porque sabe que a clareza lhe tiraria votos em 2014.

Na campanha de 2010, fez terrível ginástica para fugir do tema e agora aparece sua fraternal Eleonora, embaraçando-a com afirmações desse tipo! Claro que com o tempo, a nova Ministra haverá de aprender que, nesse governo, nada é feito a sério: a “faxina” de Dilma é falsa; sua capacidade gerencial é peça criada pelo marqueteiro João Santana e, portanto, diante de um tema como o aborto, a posição oficial é “nem sim nem não, muito pelo contrario”.

O perfil de Dilma está claro para quem tem olhos de ver. Ao invés de “durona” e “resoluta”, é indecisa e virou refém dos partidos fisiológicos que a apoiam, a começar pelo PT. Longe de ser intolerante com os “malfeitos” (ela teme dizer a palavra corrupção), mantém, por meros laços de amizade pessoal, o “consultor” Fernando Pimentel; se fosse coerente, traria Antonio Palocci de volta para o governo, porque o delito de um é igualzinho ao do outro.

Distante de ser lúcida administradora, revela sentimentalismos descabidos, entregando um Ministério a uma companheira de juventude que, ao abrir a boca, criou um problema para seu governo.
Na eleição passada, o povo comprou“ouro de tolo”.

*Diplomata, foi líder do PSDB no Senado


2 comentários:

Anônimo disse...

Pô, ALELUIA!!!
Até que temos uma OPOSIÇÃO!
E o Arthur Virgílio é bom de briga. Quem sabe não está aí um caminho limpo para a Nação?!?
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

“Por reivindicar, as pessoas não têm de ser presas nem condenadas, mas por atos ilícitos, por crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa e contra a ordem pública, não podem ser anistiados".
As palavras acima são da presidente Dilma! Dá pra acreditar?
Vou repetir:”...contra ordem pública, não podem (as pessoas) ser anistiados”.
Ora, ora, uma ANISTIADA negando a anistia a quem se coloca, por qualquer circunstância, contra a ordem pública?!?
Não bastasse o papelão que a presidente Dilma fez em Cuba, virando as costas para os presos políticos e para o pedido da blogueira Yoani Sanchez, me vem agora com essa preciosidade?!?
O Senador Arthur Virgílio está certo. A presidente Dilma é uma equivocada, omissa e fraca.
Decepção, poderosa, decepção! (danilo-gomes40@live.com)

Postar um comentário