abril 02, 2012

FHC & Lula: Civilidade Republicana 20 anos depois!!!

A foto impactou. O Brasil todo gostou. O momento era propício. Confraternização cristã. FHC visita Lula no Hospital. Bonito. É REGISTRO HISTÓRICO de uma relação política, tumultuada, mas que vem marcando definitivamente a cena nacional. Lutaram juntos pela DEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS! Como PARLAMENTARES (FHC, Senador e Lula, deputado federal), ajudaram na construção da CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA/1988 – a CONSTITUIÇÃO CIDADÃ! – que é um marco positivo na construção do ESTADO DE DIREITO.

Mas pararam por aí. FHC presidente, derrotando facilmente Lula na eleição e na reeleição, graças ao PLANO REAL – obra inesquecível do presidente ITAMAR FRANCO! – Em seus 8 anos de governo, manteve Lula em considerável distância do centro do Poder. Sucedido por Lula, caiu na “geladeira” política, por 8 anos, pois Lula queria vê-lo longe, bem longe do Poder! E os dois viajaram muito...foi inacreditável!
Ficaram mutuamente ariscos. Lula foi ao velório de Dona Ruth Cardoso. FHC foi ao Hospital Sírio-Libanês visitar Lula, após seu tratamento contra o câncer. Amiguinhos de novo? Com certeza, não! Mas com um RELACIONAMENTO REPUBLICANO estão mantendo civilizadas relações sociais, para o bem da DEMOCRACIA e como exemplo político ao povo brasileiro.

De qualquer forma, não podemos esquecer que o país – por 16 Anos!!! – NÃO realizou as reformas necessárias e praticou uma política econômica NEOLIBERAL, que privilegiou o CAPITAL ESPECULATIVO, facilitou e protegeu os BANCOS e transformou o Brasil num PARAÍSO IDEAL PARA O CAPITAL ESPECULATIVO, pagando os JUROS MAIS ALTOS DO PLANETA.


Tudo porque Fernando Henrique Cardoso não implementou as reformas necessárias e ficou batalhando pela REELEIÇÃO. Assim, quebrou uma NORMA PÉTREA CONSTITUCIONAL, que vigorou desde a implantação da REPÚBLICA: NÃO houve, nunca, reeleição no Brasil!!! E para quê? Para ficar 8 anos na presidência?!? E daí? O ex-presidente Lula, torneiro mecânico e líder sindical, também ficou. Grande coisa... Mas, para a NAÇÃO BRASILEIRA – Não! Foram, com certeza, 16 Anos de tempo e esperanças perdidas...


A verdade é que ambos caíram na ilusão fácil com que os tapetes vermelhos do poder envolvem os vaidosos na mordomia da corte, com incansáveis viagens internacionais e na bajulação dos agregados de todos os tempos... Na FOGUEIRA DAS VAIDADES, com certeza, o torneiro mecânico impactou o mundo político internacional – ávido por excentricidades do 3º mundo – tanto quanto o sociólogo gabaritado que adorava viajar, viajar, viajar...

6 comentários:

Anônimo disse...

Fora FHC!!! Fora FHC!!! Fora FHC!!!
O PT/Lula foram implacáveis com as 2 derrotas sofridas. Lula NUNCA perdoou FHC por tê-lo derrotado nas 2 eleições presidenciais e – muito pior! – nas 2 vezes derrotou no 1º turno!
O PSDB/FHC nunca perdoaram o “FORA FHC !”, desde os primeiros meses de governo. Maldade histórica do PT. Agrediram Mário Covas já muito doente. Pura covardia. O Zé Dirceu sempre à frente dos aloprados. Deu no que deu: saiu humilhado e pisoteado do poder e ainda recebeu as famosas bengaladas...
FHC & LULA bem que poderiam ter escrito uma História Republicana um pouco melhor...
Lula se dizia socialista.
FHC se dizia social democrata.
No governo – 8 anos cada um, num total de 16 anos! – agiram como Neoliberais, roubando as bandeiras da direita, privilegiando os Bancos, estabeleceram os juros mais altos do mundo e transformaram o Brasil no PARAÍSO do CAPITAL ESPECULATIVO INTERNACIONAL
Agora o ENCONTRO REPUBLICANO. Agora a CIVILIDADE necessária...
Esperemos que sim... Mas amiguinhos de novo, NUNCA MAIS!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Delmanto, você acertou na mosca! É isso mesmo. Passamos pelo REGIME MILITAR, veio a redemocratização e, com ela , a chegada da ESQUERDA ao PODER. Que decepção!!!
Tivemos, como você já destacou em seu post “A Falsa Esquerda Brasileira”, 8 anos com Fernando Henrique Cardoso e mais 8 anos com Luís Ignácio Lula da Silva. SÃO 16 ANOS PERDIDOS!
NADA DE REFORMAS. NADA DE APRIMORAMENTO DA DEMOCRACIA. NADA!
Só houve o aprimoramento da LENIÊNCIA NAS RELAÇÕES COM O POLÍTICOS QUE FAZEM MALFEITOS!
E nas últimas eleições presidenciais, o “Apedeuta” (como o Reinaldo Azevedo chama o Lula) disse que pela primeira vez o Brasil não teria um representante da DIREITA nas Eleições Presidenciais. Cara de pau! E pra quê um representante da DIREITA se ele e o FHC “roubaram” todas as BANDEIRAS DA DIREITA e realizaram, ambos, um governo neoliberal, com o aumento da distância entre os mais pobres e os mais ricos e num período onde os BANQUEIROS NUNCA GANHARAM TANTO DINHEIRO, transformando o Brasil num excelente paraíso fiscal para os grandes ESPECULADORES DO MERCADO FINANCEIRO INTERNACIONAL!!!
Eles foram e SÃO a DIREITA!!!
O Brasil NÃO evoluiu e passou pelo “DESMONTE” do ESTADO: as PRIVATIZAÇÕES feitas SEM CONTRÔLE DE QUALIDADE, ou seja, sem a garantia de que os serviços prestados continuariam com a mesma qualidade (o melhor exemplo foi a PRIVATIZAÇÃO da FEPASA que, entregue pelo Governo de São Paulo para o Governo Federal (FHC e Covas), foi sucateada e perdidos mais de CEM ANOS de trabalhos sérios de seguidas gerações de paulistas!)
Hoje, estamos todos vendo o que era a governabilidade dos governos de FHC e LULA. Vemos a queda, por corrupção, de vários Ministros. É a HERANÇA MALDITA deixada por Lula para a presidente Dilma! É UMA VERGONHA!!!
É preciso denunciar. Graças às redes sociais, a população se mobilizou no último 7 de Setembro! Foi só o começo. A sociedade organizada é que tem que tirar esses 2 partidos que FRACASSARAM no comando da Nação Brasileira. PT e PSDB não aplicaram nem o socialismo (PT) e nem a social democracia (PSDB) - fazendo, POR 16 ANOS! – uma administração NEOLIBERAL, com os juros mais caros do mundo (paraíso do especuladores internacionais), sem reformas e com a corrupção campeando por todo corpo estatal.
Queremos mudanças! Queremos retomar a DEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, é inacreditável que em pleno século XXI ainda existam políticos como o Hugo Chávez a pregar uma teoria falida e que foi varrida no final do século passado. E ele não está só, o Evo Morales da Bolívia é seu seguidor. O presidente Correa, do Equador e aquele outro da Nicarágua, também. Veja que absurdo. Depois de terem infestado e prejudicado as nações do chamado primeiro mundo, vem agora para América Latina trazer uma teoria superada e desacreditada, exatamente porque já foi posta em prática e não deu certo. Então, os teóricos que “vivem” dessa “utopia do mal” estão concentrando seus esforços nos países considerados ainda como sub-desenvolvidos. Aqui mesmo, no Brasil, tem uma turma que pensa assim, liderados por aquele assessor do presidente Lula e que continua com a presidente Dilma, Marco Aurélio Garcia, principal responsável pela “política dos trapalhões” que diminuiu a imagem do Itamaraty no Exterior e manchou a tradição democrática brasileira que teve destaque internacional sob o comando do Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e muitos outros brasileiros dignos e competentes.
Vamos nos mobilizar e por um fim nessa picaretagem política e, muito mais, nesse verdadeiro crime cívico! Com a mobilização da sociedade conseguiremos por fim a tudo isso, porque eles tem maioria no Congresso Nacional. Sempre lembrando que os Ditadores da Ásia e da África também tinham maioria absoluta em seus Parlamentos e estão caindo, um a um, e indo para cadeia prestar contas de seus mal feitos.
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Com certeza, Delmanto, eu não cursei Ciências Sociais para ter que ouvir de alguém tido como especialista no ramo, que governo corrupto faz parte do Sistema e se o governante não for leniente com essas “pequenas mazelas”, ele quebra a estrutura e o Sistema emperra. Qual é?!? O FHC quer fazer um novo tratado, “Tratado da Leniência no Trato da Coisa Pública” ou algo parecido? Não se esqueçam da frase famosa a ele atribuída: “Esqueçam o que escrevi!” Como a dizer: o que eu escrevi como sociólogo não tem nada a ver comigo na política!” Ele desmentiu, disse que jamais havia dito aquela frase. Acontece que “por palavras e atos”, nos seus 8 anos de governo, ele deu total credibilidade à frase. Em outras palavras, ele agiu como se estivesse dizendo e repetindo, o tempo todo, aquela frase.
Seja como for, é muito grande a minha decepção. Vejam só: um país em fase de crescimento e de afirmação, tem a sorte de ter um presidente da república com a formação acadêmica do FHC e, depois da posse, passa a ver o neo-liberalismo na política econômica, a enxurrada das privatizações mal feitas e mal conduzidas, o famoso “trator” que era o Sérgio Mota passando sobre estruturas antigas e sobre oposicionistas, mas passando também por cima da cidadania estupefata!!! Agora, já em cima de seus 80 anos, depois de ter sido posto no armário pelo amigo Serra para que não prejudicasse a campanha (na opinião do Serra), volta à berlinda, carente, a defender a descriminalização da maconha... Que triste fim...O Brasil não merecia isso! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Gostava do Fernando Henrique como professor da USP, verdadeiro farol a iluminar as nossas gerações. Grande sociólogo, com trabalhos excelentes sobre a sociedade brasileira. Como político, foi diferente...Ele sempre procurou seguir os políticos vindos do antigo PSD, como Renato Archer, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e mesmo o Juscelino. Achava que eram espertos porque sempre acomodavam a situação. Com eles não havia mudança , mas também nunca saiam do poder... O Lula começou com uma marca nova na política: era a própria mudança, ousado, uma liderança bancada pelo PT, na certeza de que vingaria. Após muitas derrotas, para o governo paulista e para a presidência da república, deu uma gigantesca guinada para a direita. Não existia mais o “sapo barbudo” que o Brizola falava. Com o publicitário Duda Mendonça que havia feito o “milagre” de eleger Paulo Maluf prefeito de São Paulo, Lula o adotou como guru.
O caso dele era como o do Maluf: muita rejeição!
A campanha do Paulo Maluf foi “Maluf, paz e amor”. Ele quase não falava (para não estragar) e tinha sempre uma musiquinha de fundo. Ganhou a Prefeitura.
O Lula, esquecendo-se dos “300 Picaretas”, contratou o Duda Mendonça e tivemos o “Lulinha, paz e amor”. Foi eleito presidente.
Deu no que deu. Depois de 8 anos no Poder, quem foi com ele, de avião, para São Bernardo do Campo?!? JOSÉ SARNEY !!!!
E FHC e Lula viajaram exageradamente pelo mundo todo. Alpinistas políticos e sociais, só a psicologia pode definir essa “carência social” dos dois... Getúlio Vargas, que governou 15 anos, não fez NENHUMA viagem ao exterior!!!
É isso. A esquerda brasileira, no Poder, AMARELOU!!! (danilo-gomes40@live.com)

Delmanto disse...

Delmanto disse...
Há certas horas na vida das pessoas e do cidadãos nas quais, qualquer que seja a posição do corpo, a alma está genuflexa, como disse outrora conhecido filósofo. Ajoelhada diante do altar da Pátria ou diante dos grandes momentos da nacionalidade.
Como agora!
Como neste momento histórico, quando a Nação deverá se mobilizar contra a Corrupção em uma mobilização que surgiu na mídia virtual e está contaminado a todos os brasileiros. Isso é apenas o primeiro passo. As mudanças necessárias – as Reformas Política, Tributária e Fiscal, Previdenciária, Educacional entre outras! – precisam ser encaradas com URGÊNCIA!
E somente a sociedade organizada, através de uma CONSTITUINTE é que poderá realizar as mudanças e LIBERTAR o país dessa DEMOCRACIA-MEIA-SOLA que a todos engana e que propicia a que tantos malfeitos sejam reiteradamente cometidos, banalizando a corrupção e trazendo a descrença aos cidadãos de bem.
Da mesma forma, é preciso afirmar – EM ALTO E BOM SOM! – que a privatização não é nenhum absurdo, apenas deve resguardar os princípios da boa gestão administrativa, garantir a continuidade dos serviços prestados e preservar os interesses do Tesouro Público. E não foi o que se viu nas privatizações realizadas na gestão de FHC (tendo Covas como governador de São Paulo), com total falta de “controle de qualidade”, trazendo prejuízos inestimáveis.
Por outro lado, é preciso afirmar, também, que o PT surgiu como um partido socialista e a favor de mudanças e, ao assumir o Poder, mostrou-se completamente igual a todos os outros e patrocinando episódios como o do “Mensalão”. E a gravidade é que NÃO há a preocupação dos líderes petistas com essa onda de corrupção que HUMILHA a NAÇÃO! Basta ver a atitude do ex-presidente Lula que em viagem ao exterior para receber homenagem, levou dois ex-ministros e levou – PASMEM HOMENS DE BEM!!! – também o ex-ministro José Dirceu denunciado pelo Procurador Geral da República como “CHEFE DA QUADRILHA” do “Mensalão”. Esse ato demonstra o total desprezo de nossos políticos pela ética e pelo Império das Leis.
E igualmente – há que se destacar! – o PSDB e o PT, o primeiro socialista e o segundo da social democracia, AMBOS, quando no Poder, exerceram uma gestão neoliberal que praticamente excluiu os partidos de direita da vida política nacional...
Para quê um Partido de Direita? A DIREITA é representada pela atuação governamental desses dois partidos!!!
Nunca os banqueiros GANHARAM tanto. NUNCA a diferença entre os ricos e os pobres foi tão grande! Por isso:
EU QUERO UM PARTIDO POLÍTICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário