NOSSA CIDADE, NOSSA PÁTRIA...
“...Para mim, uma cidade sem passado, sem lembrança concreta dos seus antepassados, sem as impressões digitais de sua história, me confrange...”
PAULO FRANCIS
Com o mesmo ímpeto do primeiro artigo escrito em 1963, com a mão trêmula de medo do iniciante mas com o coração cheio de sonho do jovem, continuamos a nossa caminhada jornalística. O ano de 1963 vai longe como longe estão os 17 anos do então estudante do 1º científico do Colégio La Salle. Mas o sonho, hoje , tem a mesma intensidade. A nossa geração soube sonhar e viver com intensidade; às vezes o sonho era tão delirante que o sonho de um se enroscava no sonho do outro. Mas se sonhava muito. E saia faísca e saia fumaça e saiam fogo e relâmpagos e trovões...
Mas o objetivo é sempre o mesmo. O objetivo é Botucatu, a cidade de Botucatu: sua gente, suas coisas, seus problemas, suas perspectivas... Mas só Botucatu, ou antes e melhor, sempre Botucatu...
Com o mesmo espírito, com o mesmo sonho do iniciante, mas com a segurança de quem já caminhou muito, já tropeçou muito e sempre soube se levantar, é que continuamos nossa caminhada peabiruana... Depois de seis livros dedicados a Botucatu e de cinco jornais botucatuenses, chegamos à internet e ao primeiro “livro digital” : “A HISTÓRIA DE BOTUCATU”. E veio o Blog do Delmanto e a grande abertura dada pela “Revolução da Informática” que democratizou a comunicação, reduziu drasticamente as distâncias e nos transformou, realmente, em uma “Aldeia Global”!
Acredito que o saudoso mestre Agostinho Minicucci estava certo quando escrevia sobre a minha relação com a cidade:
“... o seu entranhado amor a Botucatu é algo de um Édipo inteligente e psicanalizado que soube dignificar a mãe-pátria na sua cidade, no sentido de que elas, as cidades, as vilas, as fazendas compõem o país. Quem ama o seu torrão natal é um grande patriota, que idolatra o seu berço para enaltecer a grandiosidade da nação... A nossa cidade tem muitos traços de sua personalidade e a sua personalidade é uma extensão e decorrência de Botucatu. Há pessoas que se ligam de tal forma, a eventos, fatos, cidades, tradições e, por que não a Destino, que eu poderia dizer: - Botucatu é o Delmanto...”
RESUMINDO: É DESTINO!
E um bom Destino. Um Destino Municipalista, fazendo da nossa cidade a nossa Pátria! Faço os meus trabalhos com entusiasmo. Vibro com a vitalidade dessa Cidade dos “Bons Ares e das Boas Escolas”, que se renova a cada dia e que, hoje, ao comemorar seus 157 Anos, encanta e envolve a todos seus filhos, os naturais e os que a adotaram por livre, espontânea e afetiva vontade!
PARABÉNS , BOTUCATU!
FELICIDADES!!!
9 comentários:
No dia do aniversário de Botucatu – 14 de abril! – nada melhor do que relembrar uma das mais belas páginas escritas para Botucatu por aquele que é considerado o “PRÍNCIPE DOS POETAS BRASILEIROS”: PAULO BOMFIM:
NA CARTA DE PAULO BOMFIM A EXALTAÇÃO A BOTUCATU:
Em agradecimento por ter recebido o livro “Memórias de Botucatu II”, no ano de 1993, o PRÍNCIPE DOS POETAS, Decano da Academia Paulista de Letras, escreveu carta-homenagem a Botucatu onde expressa o seu amor pela cidade, sua admiração pelos grandes vultos do passado e a amizade que o liga à cidade “dos bons ares e das boas escolas”:
“Armando,
Estou encantado com o convívio de suas “Memórias de Botucatu”. Guardo de sua cidade a melhor das lembranças quando fui hóspede de Paganini e Agnelo.
Botucatu de Alcides Ferrari, Rafael Ferraz de Sampaio, Alceu Maynard de Araújo, Ibiapaba Martins, Francisco Marins, Hernâni Donato, Armando Delmanto e tantos outros amigos, é hoje poesia no coração do poeta.
Ainda há pouco, recordava com Laudo Natel o encanto das noites de sua cidade e o carinho de sua gente. Um abraço muito grande do seu irmão em Arruda Camargo e Ibrahim Nobre,
PAULO BOMFIM”.
E Paulo Bomfim, o decano da Academia Paulista de Letras, considerado o “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, consagrou Botucatu em uma poesia inesquecível! É REGISTRO HISTÓRICO:
“EU VOU PRA BOTUCATU”
Eu vou pra Botucatu
À procura de bons ares,
Em busca daquelas noites
Onde o sono vai chegando
Com sabor de serenata.
Eu vou pra Botucatu
Para rever a saudade
De Alceu Maynard de Araújo
E Ibiapaba Martins.
E ouvir Zalina Rolim
Conversar na tarde calma
Com seu gatinho “Cetim”.
Eu vou pra Botucatu
Pedir bênção a D.Zioni,
Lembrar Alcides Ferrari,
Abraçar a Pedro Chaves,
Jogar tênis com Agnelo,
Caminhar com Paganini
E ouvir os casos caboclos
De um professor de ginástica
Chamado Cornélio Pires.
Eu vou pra Botucatu
À procura de mim mesmo,
Das lembranças que carrego
Em bagagens andarilhas,
Dessa rosa de ternura
Que trouxe em minha lapela.
E um dia quando a saudade
Encilhar o meu cavalo,
Eu telefono ao Marins,
Peço ao Hernâni Donato
O mapa do Peabiru,
E galgarei essas serras
Repetindo nas quebradas:
- Eu vou pra Botucatu!”
PAULO BOMFIM”
É muito bom ler essas lembranças positivas sobre Botucatu. Mas não podemos esquecer que nesta semana comemorativa de seu aniversário, vimos com tristeza a Estação Rodoviária debaixo das águas, os ônibus parados, ilhados, todas as vias de acesso interrompidas pelo planejamento errado da Prefeitura que não resiste a um temporal. E a isso se somou o congestionamento gigante ocasionado pelo fechamento da Praça da Catedral, por onde flui os carros que levam e trazem os alunos das principais escolas localizadas no entorno dessa praça. É muita falta de visão ou é uma visão provinciana, tipo pequena cidade parada no tempo. Nas comemorações de seu aniversário, Botucatu merecia um maior respeito de nossos homens públicos! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)
No aniversário de Botucatu vamos lembrar que São Paulo está inviável como Capital do Estado. O caminho e a solução é MUDAR para o interior – para o Coração Geográfico do Estado:Botucatu! O governador Geraldo Alckminn pode ser o novo Juscelino Kubischeck. Ele conhece o Estado como ninguém e poderá realizar com certeza a mudança da Capital para o interior do Estado, no “Quadrilátero Central”. E ele tem tempo, pois poderá ser reeleito e governar São Paulo por + 8 anos, e, realizar a mudança da Capital CONSAGRA qualquer político. A presidência, depois, vai “cair” no colo. Ninguém segura mais!!! Vamos ser ousados e sair desta mesmisse e, como diz o FHC, chega de hem-hem-hem!!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)
OLAVO PINHEIRO GODOY – Escritor, ex-Presidente do Centro Cultural de Botucatu e Membro da Academia Botucatuense de Letras:
Caro amigo Delmanto,
Somos provincianos! Amamos o pequeno pedaço de chão e afirmamos como Eça de Queiroz : "Sou um pobre homem da Povoa do Varzim".
Lutamos pela preservação de nossa história - que é épica! Botucatu é a nossa Pasárgada! Estamos sufocados pela modernidade: transito ,e muitas coisas que culpamos os politicos. Nesse 14 de Abril agitamos a bandeira da preservação da Estação Ferroviária - que foi prometida em gestões anteriores e ,ainda vive no abandono. Vamos lutar pela duplicação da estrada Domingos Sartori ( Rubião Junior ) com pista para ciclovias. Aliás, essa via já se transformou numa avenida!
Desenvolver a agricultura no municipio para segurar o homem no campo. Criar pequenas comunidades agricolas, produzindo um pouco de tudo, como fez Tolstoi. Ser auto-suficientes!
Eliminar gastos desnecessários na politica,como salários para vereadores. Transformar o homem público em cidadão e não funcionário!
Deixar de gastar o erário com aluguéis absurdos e desnecessários! Descentralizar o poder público em área que acolha todos os Departamentos municipais em um único lugar.
Conscientizar a população, principalmente os jovens estudantes, da importância da preservação dos bens públicos. Você já reparou há quantos anos que os tradicionais lagos da praça Rubião Junior ( fronteiriça à Catedral ) não recebem água. E a fonte luminosa, no coração da cidade, completamente seca!
Não dá para continuar enumerando as mazelas da cidade. São tantas! E somos botucatuenses! Vamos amar e ajudar na preservação da provinciana Botucatu. A Pátria Pequena, no dizer de Hernâni Donato.
Parabéns, Botucatu!
Olavo Pinheiro Godoy
(olavogodoy@yahoo.com.br)
Salve, Olavo!
O intelectual que vive com intensidade os problemas da sua cidade...
Isso é cidadania! Isso é a certeza de que podemos ter esperanças no futuro e que Botucatu receberá a atenção cívica de seus homens públicos.
É tão fácil fazer promessas em períodos eleitorais... Mas o tempo é implacável com aqueles que brincam com os destinos das comunidades interioranas. Sempre afirmamos que não é na Federação e nem no Estado que vive, sonha e luta o cidadão: é no MUNICÍPIO que desenvolvemos o espírito cívico e construímos a Pátria Amada!
Vamos comemorar o Aniversário de Botucatu – 157 Anos! – lembrando sempre das palavras do mestre Agostinho Minicucci: “Quem ama o seu torrão natal é um grande patriota, que idolatra o seu berço para enaltecer a grandiosidade da nação...”
Grande abraço e obrigado pelo comentário positivo e substancioso.
“Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar ...” É isso, Delmanto. Simples assim. A cidade de Botucatu, nesta noite de seu aniversário, vai arrepiar seus paralelepípedos centenários e o brio de seus cidadãos pelo descaso e incompetência de suas autoridades. A cadeia pública da cidade está com mais que o dobro de presos que poderia abrigar. E o CDP, facilmente prometido nas eleições, ainda nem começou a sua construção. A Prefeitura alugou e comprou prédios para a instalação do AME e da Rede Lucy Montoro, também prometidas nas eleições, e nada... O Pronto Socorro Municipal deixado pronto pela administração anterior, levou mais de um ano para ser entregue e foi repassado para a FAMESP: governar assim é fácil...
É meu amigo, nesta noite, “cada paralelipípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar...”(Chico Buarque)
(carla.bueno2011@uol.com.br)
Nos comentários foi tocado em um ponto muito importante para os municípios. Na minha cidade também houve a tentativa de ação de maus políticos quebrando a Autonomia Municipal, através da “entrega” de serviços de competência do próprio município ao Estado ou terceirizando os serviços com terceiros. O grande exemplo sempre foi a SABESP. Os municípios, no Regime Militar, foram pressionados para entregarem seus Serviços de Água e Esgoto a empresas estaduais. A minha cidade resistiu. Somente os municípios politicamente fortes e bem governados, resistiram. Mas um bom número cedeu à pressão e “entregou” o serviço de água e esgoto...Um serviço típico do município. Resultado: onde tem SABESP existe um verdadeiro cabidão de empregos para os “cupinchas”... Chefe, Sub-Chefe, quase chefe, assessor do quase chefe e etc. E, agora com a Saúde, estão fazendo a mesma coisa. Quebram a Autonomia Municipal, deixam a responsabilidade da autoridade municipal em controlar, melhorar e FISCALIZAR o bom atendimento à população e “entregam” para o Estado ou terceiros a gestão completa dessa área. Estão LESANDO o próprio município!
Vamos lutar pela volta da Autonomia Municipal na prestação de Serviços Básicos para a comunidade. Saúde, Educação, Água e Esgoto , Transporte e Coleta de Lixo.
VAMOS TRABALHAR!
ESTAMOS DE OLHO!!!! (luisroberto-souza@yahoo.com.br)
que bom!!!
vc não fez uso da mesmíce pro parabéns a você da sua cidade.
um tiro certeiro cujo andamento segue reto por linhas diferentes.
não conheço mas ... parabéns botucatu!!!
é isso.
Postar um comentário