maio 16, 2012

AQÜÍFERO GIGANTE GUARANI (BOTUCATU)

É um verdadeiro “mar potável” sob a terra!

O Começo: Aqüífero Botucatu/ leia aqui


O Aqüífero Botucatu ou Aqüífero Gigante do MERCOSUL ou Aqüífero Guarani foi chamado por mais de um século de Aqüífero Botucatu pela situação extremamente favorável à exploração que apresenta na região do Pólo Cuesta .



O que é o Aqüífero Guarani / leia aqui


Desde o início dos anos 80 estamos divulgando e alertando para a importância do Aqüífero Gigante. No início, conhecido como Aqüífero de Botucatu, ao depois como Aqüífero Gigante do MERCOSUL e, finalmente, como Aqüífero Guarani. E vejam que apenas no Estado de Santa Catarina já há um movimento organizado inclusive com vídeo educativo para a formação dos estudantes sobre tão importante assunto.

Aqüífero Guarani/veja aqui


Já escrevemos sobre a Amazônia, procurando mostrar a sua realidade e a importância de todos os brasileiros terem ciência do valor, da grandiosidade e da necessidade de sua conservação. Se a Mata Atlântica é exemplo explícito do que é devastação de uma floresta, não menos importante é atentarmos para a importância para o Brasil e para a humanidade, a conservação e o manejo adequado do AQÜÍFERO GUARANI: O MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO!!!

Ele abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul,Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, no entanto, apenas o Estado de Santa Catarina está educando (vide vídeo) as suas crianças para essa realidade e mostrando a importância de cada um de nós sermos responsáveis pela conservação do Aqüífero Guarani!

Guarani:Gigante Desconhecido/vídeo educativo/veja aqui

O AQÜÍFERO GIGANTE GUARANI é o maior reservatório de água doce do mundo, verdadeiro lençol gigante de água que remonta ao período jurássico dos dinossauros. A região que corresponde ao aqüífero era um deserto imenso, cheio de dunas, correspondendo aos períodos triásico e jurássico. A transformação ocorreu em milhões de anos, quando as dunas foram cobertas por lavas vulcânicas. Os “experts” estimam em 60 a 135 milhões de anos a transformação.



O AQÜÍFERO GIGANTE se estende por 1,6 milhão de KM2. É maior do que a Inglaterra, França e Espanha juntas. O volume estimado desse verdadeiro “mar de água doce” é de 50 milhões de m3. Esse volume seria suficiente para abastecer uma população de 150 milhões de pessoas por cerca de 2.500 anos.

MERCOSUL OU GUARANI

O AQÜÍFERO GIGANTE tem uma extensão de 1,19 milhão de Km2 no território brasileiro, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, correspondendo a 15% do território nacional.

Mas esse “mar potável” já está sendo chamado de Aqüífero Gigante do MERCOSUL ou Aqüífero Guarani.

Aqüífero Guarani/Congresso Internacional / leia aqui


Hoje, a globalização exige maior concorrência e competitividade, sendo que o uso da água subterrânea é uma tendência mundial. Assim, os governantes dos países membros do MERCOSUL estão sendo “alertados” para a importância de elegerem políticas voltadas para a exploração racional desse imenso manancial adormecido. Se dois terços desse “mar subterrâneo” ficam em território brasileiro, um terço fica localizado em território argentino, paraguaio e uruguaio. Na Argentina são 225,5 mil Km2; no Paraguai ficam 71,8 mil Km2 e 58,5 mil Km2 ficam no Uruguai. Daí a mudança da denominação para representar todo o cone sul.

MUNICIPALIZAÇÃO

Ao mesmo tempo em que ocorre a internacionalização do problema, a nível do continente sul americano, no Brasil está ocorrendo um processo irreversível de municipalização da exploração dos mananciais subterrâneos.

A pureza dessas águas e a renovação sistemática das mesmas fizeram com que a sua exploração racional se tornasse preocupação de nossas autoridades. Exatamente. Assim, os municípios de Presidente Prudente, Bauru e Ribeirão Preto estão explorando comercialmente o aqüífero. Estima-se que, em Ribeirão Preto, servido pelo lençol freático Botucatu-Pirambóia, cerca de 200 poços artesianos particulares e clandestinos explorem, sem qualquer critério, 2 milhões de litros de água por hora...

Os estudos técnicos revelam que 70% dos núcleos urbanos paulistas poderiam ser abastecidos por poços. A par da utilização desse manancial para abastecer a população, a possibilidade de explorá-lo para fins de turismo é enorme. A água que jorra em Paraguassu Paulista tem uma temperatura de 75 graus centígrados. Tanto é assim, que o IPT está fazendo estudos para os que desejarem utilizar “o precioso líquido” em projetos turísticos no oeste do Estado.

Foz do Iguaçu já está experimentando esse “boom”: seus melhores hotéis estão perfurando poços artesianos para abastecerem suas piscinas com água quente (com mil metros de profundidade tem-se água com temperaturas entre 40 e 60 graus centígrados).

Araraquara, Franca, Araçatuba, São José do Rio Preto encabeçam a lista dos municípios que pretendem utilizar esse “mar potável”, tanto para o abastecimento da população como para projetos turísticos.

A municipalização do uso da água segue a tendência natural que está dominando nosso país: devolver ao município o que por ele tem condições de ser melhor executado. Assim, também vem ocorrendo com a municipalização da saúde e da educação.

Ineficácia das Normas Jurídicas / leia aqui



OUTRO AQÜÍFERO GIGANTE ?!?

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará anunciaram a descoberta de um AQÜÍFERO GIGANTE localizado sob o Amazonas, Amapá e Pará, possuindo uma área de 437,5 mil quilômetros quadrados e espessura média de 545 metros. Seria menor em extensão, mas maior em espessura do que o Aqüífero MERCOSUL ou Guarani.

A denominação provisória desse “mar potável” é de “AQÜÍFERO ALTER DO CHÃO”, em referência à cidade do mesmo nome, centro turístico perto de Santarém.

PALAVRA FINAL: vamos divulgar o nosso “mar potável”!!!

Atenção: Leia neste Blog (Textos Anteriores) os artigos “A Amazônia é nossa!!!” ( 07/02/2010) e “Amazônia: Perigo!!! “ ( 10/02/2010)

3 comentários:

Anônimo disse...

Com esses desastres ecológicos que estão acontecendo e com o perigo de contaminação nuclear que a irresponsabilidade dos governantes japoneses está a ameaçar o mundo, é uma dádiva nos termos a Amazônia e o maior Aqüífero do Mundo, verdadeiro “mar de água doce” e potável! Mas é preciso cuidar, regulamentar o uso, controlar a exploração predatória, enfim, é preciso que as autoridades brasileiras regulem a exploração do Aqüífero Guarani e do outro Aqüífero descoberto no norte do país. O Brasil é um país privilegiado, vamos cuidar do que é nosso. Viva o Brasil!
(danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Atenção! Perigo! Aqui no Brasil, é preciso ficar de antena ligada e com o microfone à mão para denunciar os maus políticos. E esse PC do B gosta tanto do “Puder” que faz tudo o que lhe mandam fazer: o negócio é manter o holerith da “thurma”. E não é que o Deputado Federal Aldo Rebelo é relator do projeto de alteração do nosso Código Florestal? Alteração é elogio, pois o que eles e o pessoal do governo federal querem fazer é a MUTILAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL!!! A diminuição da área de proteção às margens dos rios vai ser drasticamente diminuída. Isso vai causar danos irreversíveis aos nossos rios e, por conseqüência, à nossa flora! E vai daí que o próprio Aqüífero será prejudicado na captação das águas para a sua própria manutenção.
Atenção brasileiros! É hora de ficar esperto! Fique de olho nesses “comunistas pra inglês ver...” Eles são os piores e não querem “largar o osso” e ficam fazendo, ficam obedecendo as ordens dessa “tchurma” do PT. SOS Brasil!!!!!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Materia muito interessante, mais uma riqueza natural do nosso grandioso País, aliás duas rsrsrs.
Israel do Blog Dumalukin (downloads-downs.blogspot.com)

Postar um comentário