maio 26, 2012

Saudades – artigo de Arthur Virgílio

SAUDADES
*ARTHUR VIRGÍLIO
Lisboa – É o ultimo artigo que escrevo desta doce cidade. Foi um ano inteiro de “exílio” e, como era “exílio”, claro que ele me ofertou momentos de angústia, sofrimento, dor.

Afinal, fui arrancado da minha vida, da minha vocação, do meu trabalho pelo Amazonas e pelo Brasil. Senti, ao longo do processo eleitoral, o peso abusivo do poder econômico e das fraudes mais grosseiras, tudo isso bem comprovado pelo Ministério Público Eleitoral e pela Polícia Federal.

Senti na pele, diretamente, um pouco do que padeceu meu pai, Arthur Virgílio Filho, que foi arrancado da tribuna do Senado pela violência do Ato Institucional número 5, o AI-5 da ditadura. Ele não fez concessão nenhuma aos seus algozes. Permaneceu impávido na sua dignidade e no seu compromisso com a democracia, com as liberdades.

Sentirei saudades de Lisboa, de Portugal como um todo, dos colegas tão queridos da embaixada, de cada cidade que visitei, de cada aldeia, da gente simples e brava que experimenta momentos difíceis no econômico e no social. Saudades antecipadas, sobretudo, de Lisboa. Passei a vê-la não com os olhos apressados do turista, mas com a sensação deliciosa de que amanhã, depois e depois, poderia revisitar os sítios que minha alma pedisse.

Portugal haverá de vencer as imensas dificuldades atuais. Sua história determina que seja assim. Terá de praticar dura austeridade, cortar na carne, investir em inovação, preparar-se para ganhar fôlego exportador. Haverá de conquistar a tranquilidade que seu povo exige e merece.

Esta é a civilização que descobriu o caminho marítimo para as Índias, que descobriu o Brasil. E que nos legou dois imperadores sábios, responsáveis pela unidade linguística e territorial do nosso país.

Os portugueses sofreram a dominação romana por três séculos. Diferentemente dos países que giravam em torno da Rússia na antiga União Soviética (apenas 71 anos de domínio russo e todos eles passaram a falar a língua do império), aqui se falou português o tempo inteiro.

Sofreram dominação moura por oito séculos, em parte do seu território. Decerto que incorporaram palavras árabes ao seu vocabulário, como o vice deve ter sido versa, porém nunca abriram mão de falar o seu próprio idioma. O nome disso é bravura, resistência, caráter indomável.

Volto para o meu país e para o meu Amazonas. Isso me deixa com o coração pulsando de muita alegria. Minhas lutas estão lá. Minha história também.

Acrescentei esta experiência aos meus afetos. Mas está na hora de voltar e exercitar a forma que conheço de amar o Brasil, o Amazonas, os brasileiros, os amazonenses: lutando por uma sociedade justa e digna. Produtiva, redistributiva e limpa.

Momentos de dor, sim. De amargura, também. De rancor, jamais. O ódio, dizem pessoas sábias, é como água salgada. Quanto mais se bebe, mais sede se tem.

Ele não cabe no meu coração.

*Diplomata, foi líder do PSDB no Senado

2 comentários:

Delmanto disse...

"Saber exatamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo." Victor Hugo
O nosso blog tem tentado, sempre, fazer da FRASE DA SEMANA, um motivo positivo para o exercício da cidadania. E a Frase da Semana, citada na abertura serve, como uma luva, para este artigo/cidadão do diplomata e grande político brasileiro, ARTHUR VIRGÍLIO!

Quanta sensibilidade cívica! Que visão correta do Brasil e de suas necessidades! Que preciosidade vocacional que não estamos utilizando e. entre tantas carências políticas, temos um ESTADISTA NA PLENA ACEPÇÃO DA PALAVRA!!!

Arthur Virgílio – com certeza! – irá para suas novas tarefas políticas. E começará pelo seu Berço Político: o AMAZONAS! É uma tarefa política valorizada pelos exemplos familiares de honradez, coerência, dedicação cívica e idealismo. Tudo regado com o vibrante entusiasmo dos que tem aquela luz interna que faz com que se enfrente obstáculos, recomece a cada queda e transforme – é isso! : TRANSFORMAR a vida pública nacional num exercício exemplar de cidadania.

Agora, a TAREFA CíVICA será feita à partir do nosso AMAZONAS. Mas – ATENÇÃO! -, o Brasil está à busca de seus ESTADISTAS para a grande CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE!

E ARTHUR VIRGÍLIO é um valoroso e raro ESTADISTA! O Brasil o convocará para grandes missões políticas, certamente!

Boa sorte, Arthur Virgílio!

Sucesso!

Faça do seu Amazonas um exemplo para o futuro político brasileiro. O FUTURO POLÍTICO que PRECISA ser introduzido no nosso momento político presente!

Anônimo disse...

Boa, Delmanto.Você soube sintetizar a imagem positiva do ex-senador Arthur Virgílio. Ele , no Amazonas, o Cesar Maia no Rio, representam o mais saudável exercício da democracia, participando e ajudando os seus respectivos partidos e seus companheiros. Em São Paulo, um ex-governador como o Paulo Egydio Martins poderia fazer esse mesmo papel: com a credibilidade e o excelente desempenho como Chefe de Governo, poderia, apesar da idade, partir para uma participação mais ativa na política, recuperando, assim, a posição política sem o extremismo da esquerda e sem a inércia da direita. Seria uma grande ajuda à recuperação da posição política dos paulistas, perdida pelo desempenho caricatural e negativo de Maluf e a posição de mais de 20 anos de uma esquerda (?!?) que não é esquerda e que desmontou São Paulo, entregando as nossa Ferrovias, o nossos Bancos (Banespa e Caixa Estadual), nossas Energias (CPFL, Comgás, Eletropaulo e principais ativos da CESP)!
É exemplo a ser seguido.
Boa Arthur Virgílio!
Boa Cesar Maia!
Essa é a boa política da qual o Brasil precisa!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Postar um comentário