julho 31, 2012

Estátua da Liberdade
na “Avenida Brasil”?!?

“estátua da liberdade no brasil?!?!?!?!?"

existe uma estátua da liberdade, na praça miami, em bangu/vila kennedy, no rio de janeiro. foi feita em 1899, pelo mesmo artista francês que fez aquela de new york, frédéric auguste bartholdi, por encomenda do barão do rio branco, em comemoração ao 10º aniversário da república do brasil ... ela foi propriedade da familia paranhos até que fosse doada ao governo, em 1940 e, em 1964, carlos lacerda mandou colocar onde ela está hj, na praça miami, em vila kennedy, bairro à beira da av brasil, aquela da novela ... sabe qual???
ó que chique!!!  (Regina Claudia/Facebook)
Essa matéria já foi veiculada na TV e saiu no Facebook. Muito apropriada e interessante. Eu, por exemplo, não sabia dessa estátua, cópia da original, feita com o mesmo material e pelo mesmo artista!!!

A Aliança para o Progresso foi um programa criado por iniciativa do governo Kennedy em 1961, visando o desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos.
(Presidente Kennedy)

Criada após a Revolução Cubana em plena Guerra Fria, a Aliança para o Progresso, ao jogar recursos financeiros, técnicos e humanos na região, pretendia viabilizar reformas e ao mesmo tempo, salvar a América Latina do avanço comunista. Essa era a posição dos Estados Unidos.
No dia 20 de janeiro de 1964, dia de São Sebastião, foi inaugurada a Vila Kennedy pelo Governador Carlos Lacerda. No projeto seria a primeira comunidade planejada do Rio de Janeiro.

( Governador Carlos Lacerda)

Vila Kennedy, foi o nome colocado em homenagem ao Presidente Kennedy. Foram construídas 5.054 casas! Recorde histórico na construção de conjuntos habitacionais!  Boa parte das ruas tem nome de países africanos e músicos.
A área onde foi construída a Vila Kennedy era rural, à margem da Avenida Brasil, trecho antigamente denominado Avenida das Bandeiras. Uma localidade muito distante, isso dificultou muito a vida das pessoas que vieram morar aqui. A falta de transporte era o principal problema e muita das vezes se demorava três horas para se chegar ao trabalho.
No projeto seria implantado um centro artesanal e serviços comunitários, incluíndo uma fábrica de costura, lavanderias, granjas, padaria, creche, escolas, quadras de esporte e até piscina, tudo administrado pelos moradores em regime de cooperativa. Técnicos americanos estiveram na Vila Kennedy no ano de 1966 para verificar o andamento das coisas e constataram que nada foi feito.
Na planta da Vila Kennedy, aparece alguns estabelecimentos comunitários como a padaria, lavanderia, cinema e um mercado. O antigo cinema hoje é o atual Teatro Mário Lago administrado pela FUNARJ. Hoje com aproximadamente 100.000 habitantes, 44.000 eleitores, cresceu e ficou muito pouco espaço para o seu crescimento.

RESUMINDO: Foi uma experiência habitacional que sofreu uma abrupta interrupção da construção de seus complementos urbanos indispensáveis para que ela se tornasse autônoma ficando, assim, independente do centro do Rio. Em 1965, nas eleições para o Governo do Estado, venceu a oposição com Negrão de Lima, do MDB. Foram as últimas eleições estaduais livres e diretas do Regime Militar. Até 1982, quando as eleições voltaram a ser diretas, o povo brasileiro teve por quase 20 anos seus governadores eleitos pelas respectivas Assembléias Legislativas.
Hoje, as favelas já se incorporaram à paisagem urbana do Rio de Janeiro. Por melhores que sejam as melhorias urbanas nas favelas, com policiamento e até teleféricos, as favelas representam um nível de vida abaixo do ideal para o ser humano viver e constituir família. Essa realidade levou ao inchaço perigoso e desumano da cidade do Rio, quando o ideal seria o planejamento urbano, com a descentralização industrial e a construção de conjuntos habitacionais com toda a infra-estrutura necessária, como foi planejada a Vila Kennedy! E, extremamente importante, a construção de linhas do Metrô e a implantação de linhas diretas de ônibus e vans para as áreas periféricas.

MONUMENTO HISTÓRICO: esperamos que o Governo do
Estado do Rio e a Prefeitura façam uma restauração na ESTÁTUA DA LIBERDADE, na Praça Miami, ao lado da agora tão famosa Avenida Brasil, consagrada após a novela da TV Globo do mesmo nome: “AVENIDA BRASIL”.

3 comentários:

Delmanto disse...

Na França, país que doou a Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, também existe uma réplica perfeita do monumento, feita pelo mesmo artista, claro que em tamanho muito menor. Essa eu vi, às margens do rio Sena. Faz parte do tour turístico de Paris (city tour) passar por vários monumentos e símbolos importantes. Um desses monumentos, é a réplica da Estátua da Liberdade.
Para fazer a estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo arquiteto e contrutor da Torre Eiffel. O interessante é que, como Maçon, Bartholdi incorporou símbolos maçônicos em seu projeto: a tocha, o livro em sua mão esquerda e o diadema de sete espigões em torno da cabeça. Foi um presente dado aos Estados Unidos, por Napoleão III como um registro histórico do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses na sua Revolução de 1789!
E a nossa Estátua da Liberdade foi encomendada a Frédéric Auguste Bartholdi, em 1899, por encomenda do Barão do Rio Branco, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, para a comemoração do 10º Aniversário da Proclamação da República do Brasil. Ficou em poder da Família Paranhos até 1940, quando foi transferida à Prefeitura do Rio de Janeiro, sendo que o governador Carlos Lacerda, em 20 de janeiro de 1964, ao inaugurar a Vila Kennedy – o maior conjunto habitacional até então construído no Brasil! – colocou a réplica brasileira da Estátua da Liberdade na Praça Miami da Vila Kennedy.
Os governos da Prefeitura e do Estado do Rio de Janeiro precisam priorizar a restauração da Estátua da Liberdade que está na Praça Miami, na Vila Kennedy. Faz parte da nossa história.
É REGISTRO HISTÓRICO!

Anônimo disse...

Legal, Delmanto. Essa eu não sabia, que preciosidade! É preciso divulgar mais, aproveitando a novela onde a audiência é recorde. Pelo menos a TV Globo estaria levando um pouco de cultura em meio às sacanagens, traições e patifarias...rsrsrs valeu! (carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

A Aliança para o Progresso foi a grande marca do governo do presidente Kennedy para a América Latina. Era realmente uma aliança e beneficiava as Nações que faziam parte dessa aliança. Claro que no Brasil, com as alternâncias políticas e com o abandono do sucessor das obras de seu antecessor, os americanos recuaram no intercâmbio desenvolvimentista. Já pensou... uma comunidade partindo de mais de 5 mil casas, com toda a infra-estrutura urbana + industrias e serviços para os moradores se tornarem independentes. E tudo administrado por uma cooperativa formada pelos próprios moradores afastando, assim, a influência política que sempre acaba distorcendo os objetivos iniciais.
É obra de uma gestão moderna e que prometia muito. KENNEDY: ESSE FOI O POLÍTICO NO QUAL O MUNDO TODO DEPOSITOU SUAS ESPERANÇAS. COVARDEMENTE ASSASSINADO! (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Postar um comentário