agosto 01, 2012

Dona Dilma,
e o panetone de coca ... rsrsrs


(A partir da esquerda) Os presidentes de Venezuela, Brasil, Uruguai e Argentina, no Palácio do Planalto. A Caricatura do Poder! (AFP, Pedro Ladeira)

Importante repassar este texto de Reinaldo Azevedo, de 01/08/2012. É o Brasil seguindo o “Beiçola de Caracas” (segundo Reinaldo Azevedo) e assumindo uma postura internacional medíocre e atrasada. Dona Dilma está pecando e isso terá – com certeza! – um custo altíssimo a ser pago no futuro! É uma política internacional “pé de chinelo” e sem fundamento ou base legal, assumido sem os trâmites necessários no MERCOSUL:

 "Vamos lá, Dilma! Hora de celebrar o fim do capitalismo com mocohinche boliviano e panetone de coca! Por Pachamama!

Ontem, a presidente Dilma Rousseff deu as mãos um ditador tarado, Hugo Chávez, a uma fascistoide ensandecida, Cristina Kirchner — que agora mobiliza presidiários para seus comícios, estatizando a bandidagem (já falo a respeito) — e a um ex-terrorista gorducho que quer estatizar a maconha (José Mujica, presidente do Uruguai) para celebrar a nova fase do Mercosul. Era a celebração de um golpe sujo contra o Paraguai, que foi suspenso do bloco econômico por ter deposto Fernando Lugo. Nota: a deposição se deu segundo o mais absoluto rigor legal, de acordo com a Constituição. O pacto do Mercosul exige que os respectivos parlamentos de todos os membros-fundadores aprovem o ingresso de um novo membro. O do Paraguai — que está suspenso, mas não foi expulso — havia recusado a Venezuela. Foi uma trapaça. O tiranete aproveitou para anunciar a compra de seis jatos da Embraer e o compromisso de compra de outros 14, o que já havia sido acertado desde dezembro do ano passado. Pronto! Dilma seria apenas uma pragmática, entenderam?, que só pensa nos negócios, não importa com quem. Os bananas no Brasil engolem a versão. Adiante.
Dilma está agora empenhada em fazer um Mercosul do Caribe à Terra do Fogo, algo, assim, destinado a isolar a Alca mesmo, entendem?, quem sabe confinando-a a México, Canadá e EUA. Com sorte, a gente atrai os mexicanos e mostra com quantos Curupiras, Anhangás e Pachamamas se muda o eixo do poder mundial… Tenham a santa paciência! A ideia de um Mercosul unindo toda a América Latina é um delírio em si. Mas sigamos. Um dos países candidatos a entrar no bloco é a Bolívia do companheiro cocaleiro Evo Morales. Uma grande aquisição, sem dúvida! Até porque David Choquehuanca, ministro das Relações Exteriores do país, anunciou hoje o fim do capitalismo.
Sim, isto mesmo! Choquehuanca anunciou que a Coca-Cola encerra suas atividades no país no dia 21 de dezembro. Está sendo expulsa. Segundo o ministro, haverá uma festa na Ilha do Sol, que fica no lago Titicaca, para comemorar o início do verão e o encerramento das operações da empresa Ele foi muito eloquente a respeito:“O 21 de dezembro de 2012 é o fim do egoísmo e da divisão. O 21 de dezembro tem de ser o fim da Coca-Cola e o começodo mocochinche (um refresco de pêssego). Os planetas se alinham depois de 26 mil anos (…). É o fim do capitalismo e o começo do comunitarismo”.
Pensem bem: por que Evo Morales e seu mochochince não seriam bem-vindos ao Mercosul? Quem sabe ele anuncie a compra de ao menos um avião… Essas palavras magníficas de Choquehuanca foram pronunciadas numa entrevista concedida ao lado de Evo. O chanceler assegura que os refrigerantes industrializados contêm várias substâncias que provocam câncer e infarto. Ah, bom! Nessa linha do fim do capitalismo na Bolívia, também o McDonald’s está encerrando as suas operações. Vai fechar as oito lojas. Será o segundo país latino-americano sem a presença desse “ícone do imperialismo”. O outro é Cuba, aquela pujante ilha de igualdade e prosperidade.
Panetone
O governo da Bolívia — que Dilma, reitero, quer no Mercosul — está convencido dos poderes maléficos da Coca-Cola, mas não menos convencido das virtudes curativas da folha de coca, cujo consumo quer ver reconhecido pela ONU como um traço cultural. Por isso Evo passou a incentivar a criação de novos campos de produção, inclusive na fronteira com o Brasil.
Em dezembro do ano passado, José Ugarte, presidente da Empresa Boliviana Comunitária da Coca (Ebococa) — uma estatal criada pelo índio de araque — anunciou ao mundo uma novidade natalina: o panetone de coca. Ele explicou à Agência Efe:“O panetone de coca possui ingredientes habituais, como passas, frutas cristalizadas, açúcar e outras farinhas, mas se destaca por acrescentar ‘o ingrediente da energia’, que é proporcionado pelas fibras das folhas de coca, uma característica comum dos alcaloides”.
Entendi.
O governo boliviano investiu R$ 1,7 milhão na tal fábrica. Afinal, é preciso criar novos produtos para dar vazão ao brutal aumento de produção da folha. Desde a chegada de Evo ao poder, a área plantada de coca aumentou 22%. A nova Constituição boliviana, de 2009 (íntegra aqui) protege explicitamente a coca no Artigo 384. Leiam:
“Artículo 384. El Estado protege a la coca originaria y ancestral como patrimonio cultural, recursonatural renovable de la biodiversidad de Bolivia, y como factor de cohesión social; en su estado naturalno es estupefaciente. La revalorización, producción, comercialización e industrialización se regirámediante la ley “.
Se e quando dona Dilma trouxer a Bolívia para o Mercosul, traz a coca junto. Um dia, do Caribe à Terra do Fogo, todos beberemos mochochince, mascaremos folha de coca, queimaremos um baseado ritual e nos ajoelharemos aos pés de Pachamama!"

6 comentários:

Anônimo disse...

A política externa do Brasil vem sendo ridicularizada no mundo todo. Com a posse de Dilma Rousseff na presidência parecia que o Itamaraty e a Política Externa do Brasil voltariam ao rumo tradicional, com seriedade e posições democráticas.
Tudo idealizado pelo assessor especial de Lula e que continuou com Dilma, o Sr. Marco Aurélio Garcia que foi um exilado como muitos, mas que guardou uma grande mágoa por não ter tido o destaque no Exterior que teve Fernando Henrique Cardoso, e Leonel Brizola, só para citar os mais conhecidos. Ele nunca perdoou FHC por não tê-lo chamado para os seus 8 anos de governo!
Então, esse “assessor”, durante os 8 anos de Lula implantou uma política externa completamente superada com base na antiga Guerra Fria, além de fazer o então presidente Lula se encontrar e festejar os mais radicais tiranos do mundo. Assim, Lula chamou Kadafi de grande líder e “meu irmão”, festejou Mubarack do Egito, Fidel Castro de Cuba, Hugo Chávez da Venezuela e tantos outros. Tomou posição de apoio à Síria e a outros países árabes que caíram com a PRIMAVERA ÁRABE!
E FEZ TUDO ISSO COM A SUBSERVIÊNCIA do Ministro Celso Amorim. O mesmo que durante o Regime Militar presidiu a Embrafilmes e “lambia as botas” dos milicos.
Agora, com o Ministro Antonio Patriota, indicado por Celso Amorim, estão levando a presidente Dilma a tomar posições ridículas, com base em ideologias superadas e falidas, própria dos equivocados militantes da esquerda festiva. Uma política externa que não leva a lugar nenhum e que FECHA para o Brasil importantes posições, como uma vaga no Conselho de Segurança da ONU.
E mais, tira do Brasil a liderança do Continente Latino-Americano e a entrega a Hugo Chávez, o sargentão incapaz de uma liderança positiva, sempre com o apoio da presidente “botox” da Argentina que está levando aquele país à insolvência econômica.
Com o julgamento do MENSALÃO passou batido esse encontro desses “trapalhões do MERCOSUL”!
Atenção Brasil!
Estão “brincando” de esquerdismo em pleno século XXI !!!!!!

Anônimo disse...

Está provado que são pelas fronteiras com a Bolívia e com a Venezuela que entram armas e DROGAS no Brasil! Essa política de aliança com esses países quase falidos e mal governados É UMA VERGONHA para Brasil!
Fora o dinheiro absurdo que o Brasil está gastando (bilhões!) para manter as tropas brasileiras no Haiti. É o máximo da incompetência. Enquanto o Brasil é invadido por DROGAS e contrabando de armas, o nosso Exército tem que ir para o Haiti... O Haiti é AQUI!
Pô, será que ninguém vai protestar contra essa política externa que PREJUDICA o Brasil?!?
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Êta mundão! Me ajuda aí, ô Datena! S O C O R R O !!!!!
A Cristina “Botox” da Argentina + Chávez (“Por que não te calas!”) + o guerrilheiro “fajuto” do Uruguai estão levando a presidente Dilma ao ridículo. Me ajuda aí, meu irmão!
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

DELMANTO, QUE GOLPE BAIXO DESSA GENTE.
FIQUE NA PAZ,
OBRIGADO !!
JANIO (Janio Ferreira da Costa/Dihitt)

Anônimo disse...

Definitivamente eu não sei o que o Chaves foi fazer no MERCOSUL. ELe se mete em todos os lados - a intençao é futricar , meter o BEDELHO...colocar um pouquinho de fogo por onde anda... ...Venezuela é um país Andino, eles que fiquem nos Ande e nós no Sul...cada um cuida do seu.....
AQUI EN VENEZUELA HÁ DEMASIADOS PROBLEMAS PARA SEREM SOLUCIONADOS .
É ISSO AÍ.....
Grace Maria Mattos/Facebook/Venezuela)

Anônimo disse...

Salve, Grace. Você tem uma visão privilegiada do "comandante" Chavez...Comandante fajuto. Não o queremos por aqui e queremos que ele devolva a liberdade de imprensa para a Venezuela. Abração. Armando.

Postar um comentário