agosto 18, 2012

Joaquim Barbosa: Ele é o Cara!!!

Ele é o Cara!!!
O JULGAMENTO DO SÉCULO, da Justiça Brasileira, precisa trazer ao conhecimento de todos, alguns aspectos da carreira do Ministro Joaquim Barbosa. Vejam como sua caminhada foi difícil mas preciosa na busca do saber e da cultura jurídica. Correu mundo, passando pelas melhores instituições de ensino, aprendeu várias línguas para melhor apreender o Direito nos países que visitou e onde se especializou.
A nossa colaboradora, Neide Sanches, nos enviou um “curriculum vitae” do Ministro Joaquim Barbosa que está circulando pela internet. Vamos divulgá-lo. Vamos fazer a nossa parte:
"Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.
Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84). Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.
Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele foi, na verdade, o terceiro, sendo precedido por Pedro Lessa (de 1907 a 1921) e Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937)."

7 comentários:

Anônimo disse...

Interessante ver a IRA SANTA do ministro Joaquim Barbosa diante da pústula, ops!, da postura do ministro Ricardo Lewandowisk que tem feito tudo para atrasar e protelar o julgamento. Ainda mais depois da visita que recebeu do ex-presidente Lula acompanhado do prefeito de São Bernardo, terra natal do ministro, onde começou sua carreira jurídica, sempre nomeado e chegando até o STF , sempre indicado...
JOAQUIM BARBOSA!!!
ELE É O CARA, SIM SENHOR! E O BRASIL, ORGULHOSO, ESTÁ DE “OLHO” NELE!!!
(haroldo.leao@hotmail.com)

requeri disse...

"vossa excelência não está na rua, não. vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro. vossa excelência me respeite, eu não sou um de seus capangas do mato grosso, não!" essas foram apenas algumas das frases que o ministro joaquim barbosa proferiu em alto e bom som, em direção ao seu colega de corte, gilmar mendes.

precisa mais o quê???

quero este homem pra presidente, prefeito, governador, ... melhor ainda!!! quero este homem pra mim!!!

é isso.

Anônimo disse...

Amigo Armando,
Fiquei feliz em conhecer, por meio de seu blog, sobre o currículo do Ministro Joaquim Barbosa. Que admirável saber de um negro que venceu por méritos, sem o apelo a cotas. Um abraço.
Celso Vieira - Presidente Emérito da Academia Botucatuense de Letras. (j.c.vieira@bol.com.br)

Anônimo disse...

Ufa! Vá ser corajoso assim noutro mundo! É a “ira santa” cantada em prosa e verso. Um juiz, um magistrado como o ministro Joaquim Barbosa honra a nossa Magistratura, o nosso Judiciário. No mundo todo estão sendo publicadas noticias com grandes manchetes, destacando o julgamento do MENSALÃO como o JULGAMENTO DO SÉCULO para o Brasil! O mundo está de OLHO!.E o povo brasileiro está acompanhando, ao vivo e a cores, pela TV Justiça, o desempenho dos ministros. Aquele Lewandoswisk que se cuide!!! Nossa “vingança será maligna”!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Nesse eu acredito!!! Brasileiros, por favor, não deixemos que as novelas, internet, MMA, futebol e outras atrações venham a tirar nossa atenção, temos direitos de assistir, porém o dever de estar bem informado, para o bem da nossa pátria, nosso futuro, nossa família.
Não nos deixemos ser enganados, por isso, acompanhem o desfeche do mensalão, bem como da CPI do cachoeira não podemos fazer como a avestruz, enfiando a cabeça na terra e fingindo que não viu nada p/ isso já não chega o Lula...Portanto tomemos conhecimento daqueles que são íntegros como o ministro Joaquim Barbosa, porque de canalhas estamos cheios...
Marco David/Facebook

Anônimo disse...

MEU AMIGO
O BRASIL NECESSITA É DISSO: DIVULGAÇÃO DO BEM
ABRAÇO FORTE
OBRIGADA,
NEIDE (neidesanches@uol.com.br)

Anônimo disse...

Os jornalistas mais experientes tem se posicionado claramente: Lewandoswisk e Marco Aurélio Mello (primo do Color e colocado por ele no STF) são os defensores da “quadrilha do Mensalão”. Principalmente o primeiro que até já está sem ambiente no STF, ETA sujeitinho falso...Veja a respeitável opinião do jornalista Carlos Chagas, na Tribuna da Imprensa de hoje (18/08):
“Cria-se aos poucos a impressão de ser o ministro Ricardo Lewandowski o principal patrono dos mensaleiros. Não deve ser verdade, mas suas intervenções conduzem a essa suposição. De entrevero em entrevero com o relator Joaquim Barbosa, sente-se que o revisor vai ficando isolado entre a maioria dos ministros.
Não todos, porque Marco Aurélio Mello tem formado a seu lado, mas parece indiscutível a tendência geral. Vale aguardar os votos pela condenação ou a absolvição dos réus, porque as aparências às vezes enganam. João Paulo Cunha e Marcos Valério parecem arcabuzados, mas a grande definição, mesmo, acontecerá quando José Dirceu estiver sendo julgado.”
Vamos ficar de olho!
(p.gomes@yahoo.com.br)


Postar um comentário