agosto 13, 2012

Olimpíadas do Rio/2016: Uma Nova História!

 Com o encerramento das Olimpíadas de Londres/2012, foi passada para o Brasil a responsabilidade de realizar as Olimpíadas do Rio/2016. Londres ficará na memória de todos pela excelência da organização, desde a abertura, cobertura dos jogos, suporte logístico, organização turística, colaboração de voluntários e, como se esperava, com uma excelente participação de suas equipes, ficando na 3ª. colocação, atrás apenas dos EUA e da China.
No encerramento, um megaevento sensacional, com a participação do Brasil em um show animado e típico.
 Com as passistas, os índios estilizados, as músicas consagradas por Wilson Simonal e Gilberto Gil, com a participação de Seu Jorge e da Marisa Monte e de Pelé, encerrando com brilho e com o carimbo positivo do Brasil, representado pela carreira modelo do Atleta do Século.
O calçadão do Rio foi reproduzido no local do show e o famoso gari Roberto Sorriso encontrava “alguém” para se juntar à roda de dança. Esse “desconhecido”, retirando seu paletó e seu chapéu, para grande entusiasmo da platéia, era simplesmente o PELÉ, com a camisa 10 da Seleção Brasileira que consagrou: o Maior Jogador de Futebol de todos os Tempos!!!
UMA HISTÓRIA ANTIGA:
A Inglaterra (Grã-Bretanha ou Reino Unido) saiu consagrada das Olimpíadas de 2012. Foi a 3ª. colocada, Fez bonito. Mas é importante que se lembre de seu histórico olímpico. Nem tudo foram flores...A Inglaterra já chegou no “fundo do poço...” E esse é um bom e educativo exemplo para o Brasil.
A Inglaterra sediou 3 Olimpíadas. Na Olimpíada de 1908, foi a grande Campeã: com 146 medalhas, sendo 56 de ouro, 51 de prata e 30 de bronze. Sucesso total! Será?
Vamos ver: até as Olimpíadas de 1908, o país sede fornecia os juízes... Pois não é que houve gravíssimas acusações de que o grande número de medalhas da Inglaterra era devido à atuação extremamente parcial dos juízes...À partir de 1908, os países sedes NÃO mais indicavam os juízes, muito pelo contrário, eram indicados pelo COI.
A Inglaterra chegou, nas Olimpíadas de 1996, a ser classificada em 36º lugar!!! Com 1 medalha de ouro, 8 medalhas de prata e 6 medalhas de bronze... É realmente o “fim do poço...” Nessa Olimpíada de 1996, para se ter uma idéia, o Brasil foi classificado em 25º lugar (BEM À FRENTE DA INGLATERRA!), com 3 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata e 9 medalhas de bronze.
Mas aí é que entra a “força moral e histórica” dos britânicos. A Inglaterra passou a ter um desafio: ou melhorar ou melhorar!
Nas Olimpíadas de 2000, já conseguia 28 medalhas; nas Olimpíadas de 2004, ganhava 30 medalhas; e nas Olimpíadas de 2008, levava 47 medalhas!!! Missão cumprida! Estava “pronta” para sediar as Olimpíadas de Londres/2012!!!
RESUMO: COM VONTADE POLÍTICA, DETERMINAÇÃO DOS DIRIGENTES ESPORTIVOS E ENVOLVIMENTO POSITIVO DA POPULAÇÃO, TUDO É POSSÍVEL!
Nas Olimpíadas de Londres/2012, a Inglaterra foi a 3ª. colocada, atrás apenas dos EUA e da China, com 65 medalhas: 29 de ouro, 17 de prata e 19 de bronze!!!!
UMA NOVA HISTÓRIA!
Os jornais londrinos, com ironia e maldade, estamparam a manchete: “ O Brasil foi um Fracasso”. Até certo ponto...Nos esportes nunca existe o “lugar garantido”, mas que tivemos muitas e grandes decepções, isso é verdade. Era para ter sido bem diferente. Voltamos com 17 medalhas (3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze). Tínhamos todas as condições para termos voltado com 30 medalhas!
E o COB prevê para 2016 que o Brasil consiga 30 medalhas. É MUITO POUCO PARA UM PAÍS SEDE!!!
Temos 4 anos para montarmos uma equipe que irá surpreender o mundo esportivo, com MUITA GARRA e muita organização!!!
Se a Inglaterra, que havia chegado ao “fundo do poço”, conseguiu. Por quê nós não conseguiremos?!?
É possível, sim!
Melhorando e renovando os esportes por equipe e fazendo um esforço especial, dirigido aos esportes individuais que – está provado! – é a “chave” para o aumento significativo do número de medalhas.
Basta VONTADE POLÍTICA!
Basta RESPONSABILIDADE DOS DIRIGENTES ESPORTIVOS!
Basta a SOCIEDADE ORGANIZADA PARTICIPAR E ACOMPANHAR ESSA EVOLUÇÃO!
ATENÇÃO BRASIL!
ATENÇÃO!
A HORA É AGORA!

5 comentários:

Delmanto disse...

Eu, heim?
A imprensa inglesa qualificou a nossa participação de forma bem crítica: “O Brasil foi um fracasso!”
Não fomos como o esperado, em várias modalidades tidas como garantia de medalha, falhamos. Em compensação mostramos que é , sim, possível o Brasil brilhar em modalidades nas quais nuca havíamos conseguido medalha.
Mas se a Inglaterra , nas Olimpíadas de Atlanta/1996, só conseguiu o 36º lugar, BEM atrás do Brasil (25º lugar) e conseguiu, após uma grande movimentação da sociedade e dos dirigentes esportivos, alcançar uma participação que foi crescente em número de medalhas, conseguindo, nesta Olimpíadas de Londres/2012, o honroso 3º lugar, com 65 medalhas, sendo 29 de ouro, 17 de prata e 9 de bronze!
RESUMINDO: o Brasil pode, e muito bem, desempenhar um belo papel nas Olimpíadas do Rio/2016, com mais medalhas do que está prevendo o COB (30 medalhas), podendo se igualar ao que conseguiu a Inglaterra: 65 medalhas!!!
É um desafio? É! Mas é possível, sim senhor!
Basta vontade política!
VONTADE POLÍTICA!

Anônimo disse...

Para caminhar, subir degraus, subir no topo...tem que mudar! O Carlos Arthur Gusman já está na presidência do COB – Comitê Olímpico Brasileiro há mais de 30 anos! Parece a turma do Havelange+Ricardo Teixeira que “dominou” a CBF por mais de 40 anos!!!
Dá para mudar e apresentar uma grande equipe competitiva na Rio/2016. Os dirigentes esportivos PRECISAM focar com muito trabalho cada equipe participante. E muita atenção aos esportes individuais que sempre dão muitas medalhas.
O Brasil tem tudo para ter as MELHORES Olimpíadas da História. Mas tem que trabalhar duro. O Ministro dos Esportes é peça importante, MAS NÃO DÁ para ter sucesso com essa turma do PCdoB!!! A presidente Dilma precisa colocar profissionais competentes nesse ministério. O Orlando Silva que caiu e o atual, Aldo Rebelo, não são do ramo. Tô fora!
O Brasil pode!
Basta querer!!!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A palavra certa é RENOVAÇÃO!!!
A ginasta norte-americana, com 17 anos, foi a grande revelação dessas Olimpíadas. Maravilhosa. Poderosa. Deu gosto ver e torcer pelo seu sucesso.
O Brasil precisa RENOVAR seus atletas e investir, investir muito para poder fazer sucesso na Rio/2016!
A dona Dilma vai colocar gente competente para isso. Manda esse Aldo Rebelo cuidar do Agronegócio...rsrsrs
E viva a Rio/2016!!!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

O Romário foi o comentarista das Olimpíadas para o futebol. Ele falou:”o Mano tem que sair, não tem competência.Ele foi o culpado pela derrota do Brasil!”
Isso serve para as próximas Olimpíadas e para a Copa do Mundo em 2014. É preciso um técnico competente. Ou o Felipão (Luís Felipe Scolari) ou Muricy Ramalho ou o Wanderlei Luxemburgo. Ou um outro com credencial. E assumir já, preparando um time sem ficar fazendo rodízio de jogadores para “valorizar” o passe em conluio com empresários. O Marin (presidente da CBF) que não se meta a “espertinho”. Tamos de olho. E o Romário tem sido um deputado federal eficiente e também está de olho!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

requeri disse...

a presença surpreendente nos 8 minutos disponíveis pro brasil se apresentar, em londres, no palco da festa de encerramento foi, sem dúvida, o gari renato sorriso ...

o boris casoy deve ter mordido a orelha de raiva, ao lembrar da frase infeliz q proferiu em 2010, achando q estivesse fora do ar, qdo falou de renato sorriso ... do alto de sua vassoura ...

leia e assista ao vídeo pra saber do que se trata:
http://boaforma.uol.com.br/videos/assistir.htm?video=gari-renato-sorriso-do-alto-da-sua-vassoura-040298366CD0A14326


é isso.

Postar um comentário