outubro 06, 2012

FMVZ/UNESP
é a nº1 do Brasil!


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia é tema do 'Diálogos'/aqui
Nº1 do Brasil!!!

Esta semana, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP, Campus de Botucatu, foi o tema do programa “DIÁLOGOS”, da TV/UNESP. O programa, apresentado por Mayra Ferreira, entrevistou o vice-diretor da FMVZ, prof. José Paes e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, prof. Rogério Martins Amorim.

Hoje, o Curso de Veterinária da FMVZ está em primeiro lugar - pela avaliação do Enade - entre os 170 cursos de veterinária por todo o Brasil e o Curso de Zootecnia está em 10º lugar entre 93 cursos no país. Isso é fruto de décadas de dedicação e investimento. Os entrevistados comentaram a organização e os desafios dos cursos de graduação e pós-graduação da faculdade e também sobre os atendimentos feitos gratuitamente a animais em seus dois hospitais: O Veterinário e o de Animais Silvestres.

Em termos de tecnologia de ponta, o Hospital de Botucatu possui equipamentos (tomógrafo para diagnóstico por imagem e, para breve, um acelerador nuclear) únicos no Brasil. Com cerca de 25 mil casos atendidos por ano, a FMVZ presta assistência na área de saúde pública para as prefeituras da região. Há mais de 40 anos realiza, anualmente, campanhas de vacinação anti-rábica gratuita para a população.

MUDANÇA PARA A FAZENDA DO LAGEADO


Lageado: o futuro é possível!/Registro Histórico/leia aqui

A propósito, já está definida a transferência da FMVZ para a Fazenda do Lageado. A Reitoria da UNESP já aprovou a mudança e está prevista a verba necessária. Primeiramente, foi feita uma pesquisa entre os alunos, funcionários e corpo docente da FMVZ, com a aprovação de 64,26%.



O diretor da FMVZ, prof. Luiz Carlos Vulcano, reafirmou o acerto da mudança da FMVZ para o Campus da Fazenda do Lageado: “Não tenho dúvidas de que ter toda a estrutura da FMVZ numa mesma área melhoraria vários aspectos administrativos da unidade e permitiria uma maior interação com relação ao ensino e a pesquisa.”

Atualmente, a FMVZ já tem parte de sua estrutura na Fazenda Lageado, como a ZOOTECNIA. A FAZENDA DO LAGEADO é tombada pelo CONDEPHAAT pela sua importância histórica na cultura do café. A Fazenda abriga o MUSEU DO CAFÉ e é o ponto turístico mais visitado de Botucatu, acolhendo os interessados em fazer caminhadas por suas amplas áreas verdes.

A FMVZ da UNESP/Botucatu representa o alto nível do ensino universitário paulista. Criada em 1962, entrou em efetivo funcionamento em 1963 e estará comemorando, em 2013, seu 50º Aniversário!


4 comentários:

Delmanto disse...

É um grande acontecimento. É Histórico!
Ocupar o 1º lugar entre as Faculdades de Medicina Veterinária do Brasil!
Com a Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu, já tínhamos conseguido a preferência entre os vestibulandos. Isso é trabalho de décadas!
1963/2013: 50 Anos!
Valeu!
Salve a FMVZ!!!

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Eu me formei em Medicina Veterinária no tempo em que era a gloriosa FCMBB e me orgulho demais disto.

Anônimo disse...

É muito importante para um país, como o Brasil, contar com instituições como a Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu. Um país também é aferido em seu grau de desenvolvimento e de valorização da qualidade de vida, pelo tratamento que é dado aos animais. E, ali, os cães e gatos tem um tratamento de primeiro mundo. Já fazem, há mais de 40 anos, campanhas de vacinação anti-rábica gratuitamente em toda a região e é efetiva a interação com as prefeituras da região na área da saúde pública. Mas o atendimento é completo, para todos os animais inclusive para os de grande porte, em seu moderno e bem equipado Hospital Veterinário e no Hospital para Animais Selvagens. Os mais estranhos e raros animais tem aparecido para atendimento emergencial. Grandes, médias e pequenas cirurgias são realizadas diariamente.
Cavalos, Bovinos (leiteiros e para produção de carne) e Ovinos, tem um acompanhamento na busca do melhor rendimento produtivo, com técnicas aprimoradas de manejo.
A aparelhagem hospitalar é reconhecida nacionalmente como de tecnologia de ponta e segundo a matéria, a FMVZ tem tido uma média de 25 mil atendimentos por ano. É exemplar essa Faculdade. O Brasil precisa se espelhar nela e divulgar esse empreendimento modelo. (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Eu atuo na região e sei da importância da FMVZ para os criadores paulistas. Tanto para os Haras de Cavalos de Raça até Centrais famosas pela inseminação artificial bovina. A inseminação artificial bovina que se desenvolveu nos EUA e na Europa após a 2ª. Guerra Mundial tem, hoje, no Estado de São Paulo, o mesmo nível de desenvolvimento e de tecnologia do 1º mundo. E a FMVZ representa a tecnologia de ponta!
O Brasil se espelha na competência acadêmica e na capacidade técnico-funcional dos profissionais formados pela FMVZ! (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Postar um comentário