outubro 17, 2012

Hélio Fernandes =
Liberdade de Imprensa!

Hélio Fernandes = Liberdade da Imprensa!
Exatamente isso! O corajoso e competente jornalista HÉLIO FERNANDES é, SIM, sinônimo de LIBERDADE DE IMPRENSA!

Irmão de Millôr Fernandes, recentemente falecido, Hélio Fernandes foi, na imprensa brasileira, o maior crítico do Regime Militar. E pagou um alto preço por essa coragem: teve seu jornal por 10 anos CENSURADO com violência pelo Regime Militar. E, após a Lei da Anistia, teve seu jornal destruído por um atentado a bomba.

Aguarda a devida reparação da Justiça Brasileira. Completando, hoje, seu 92º aniversário, espera receber, em vida, a reparação que lhe é devida.

Somente ele e o ex-presidente Jânio Quadros foram CONFINADOS no Brasil pelos militares: Jânio, em Corumbá/MT; Hélio Fernandes, em Fernando de Noronha. É REGISTRO HISTÓRICO!

Abaixo, oportuno artigo de Newton Macedo, da Tribuna da Imprensa:

quarta-feira, 17 de outubro de 2012 | 09:09
Helio Fernandes, o maior jornalista brasileiro, completa hoje 92 anos
Carlos Newton


Hoje é um dia muito especial para nós. O jornalista Helio Fernandes está completando 92 anos. Este Blog, todos sabem, pertence a ele e sempre pertencerá. Estamos apenas lutando para preservá-lo até que Helio Fernandes se disponha a voltar.
Seu principal advogado, Luiz Nogueira, fez questão de lembrar esta data ao ministro Castro Meira, do Superior Tribunal Justiça (STJ), relator do processo de indenização movido por Helio Ferrnandes contra a União, por perdas e danos causados em dez anos de censura prévia e implacável contra a Tribuna da Imprensa, de 1968 a 1978, e com a destruição do jornal por um atentado à bomba em 1981, depois de aprovada a Lei da Anistia.
Helio Fernandes é o jornalista mais censurado da História deste país. Vale á pena ler a mensagem que Luiz Nogueira enviou ao STJ.
###
SR. MINISTRO CASTRO MEIRA
Peço licença para tomar uns minutos do precioso tempo de V. Exa. para informar que no próximo dia 17 o mais intrépido, isento, despojado e democrata dos jornalistas brasileiros, SENHOR HELIO FERNANDES, estará completando 92 ANOS DE VIDA, toda ela dedicada à defesa dos legítimos e não poucas vezes vulneráveis interesses nacionais.
Colocou toda a sua vida e todo o seu patrimônio, o independente jornal TRIBUNA DA IMPRENSA (RJ), a serviço das boas causas e contra a corrupção e o desgoverno. Por não ceder perante os ditadores de plantão, período de 1964 a 1985, sofreu ininterrupta e implacável perseguição pessoal, política e empresarial.
Seu jornal, um dos mais influentes do Rio de Janeiro, à época, foi arbitrariamente censurado entre 1968 e 1978 (mais de 3.000 edições) e quase que totalmente destruído em 1981 por conta de atentado promovido pelos agentes da ditadura.
Em virtude desses ataques terroristas e da censura diária exercida por policiais truculentos que se alternavam em sua redação, a TRIBUNA foi asfixiada econômico-financeiramente, perdendo publicidade e vendo diminuída significativamente sua tiragem. Assim mesmo resistiu o quanto foi possível.
O sonho de Helio Fernandes e de muitos brasileiros é ver de novo a TRIBUNA nas bancas das principais cidades brasileiras e para isso aguarda-se, com ansiedade e quase desespero, QUE A SEGUNDA TURMA DO TRIBUNAL DA CIDADANIA, TENDO V. EXA. COMO RELATOR, DECIDA COM JUSTA PREFERÊNCIA o REsp 1324250/RJ, definindo o valor indenizatório que a UNIÃO FEDERAL deverá despender em favor da citada empresa jornalística.
Esse processo, iniciado em setembro de 1979, já tramitou em todas as instâncias, inclusive, no Supremo Tribunal Federal e completou há pouco seu 33º aniversário.
O bravo jornalista Helio Fernandes, que sempre defendeu o estado democrático de direito, os legítimos interesses nacionais, a independência e o respeito que todos devem devotar ao Poder Judiciário, ao completar 92 anos de vida, bem que mereceria receber o resultado da prestação jurisdicional fundamentadamente buscada e já reconhecida no julgamento de mérito.
Sabemos do excesso de trabalho que toma o tempo dos senhores ministros do STJ e no caso de V. EXA., muito mais ainda por sabermos que se avizinha, lamentavelmente, a data de sua aposentadoria e, se não me engano, o único juiz de carreira da 2ª Turma.
Como um dos advogados de Helio Fernandes, peço licença por ousar encaminhar a V. Exa. esse singelo apelo.
Respeitosamente,
LUIZ NOGUEIRA OAB/SP 75708

3 comentários:

Delmanto disse...

O jornal carioca “TRIBUNA DA IMPRENSA” tem tradição de luta democrática e a favor da Liberdade de Imprensa!
Durante o governo de Getúlio Vargas, surgiu como um baluarte da oposição, sob a direção do jornalista Carlos Lacerda. Fez vitoriosa campanha pela moralidade pública e contra a CORRUPÇÃO que envolvia os “parasitas” de sempre dos governos constituídos. Até um jornal de apoio, o dinheiro público “desviado” chegou a fundar e a encher de verbas públicas: o jornal “ÚLTIMA HORA”, sob a direção de Samuel Wainer.
Isso no anos 50. Com Hélio Fernandes, após a eleição de Carlos Lacerda como governador do Estado da Guanabara (Rio de Janeiro), passou a fazer, após a eclosão do movimento militar em 1964, oposição aos atos arbitrários do Regime Militar. Foi censurado, perseguido, CONFINADO e teve seu jornal destruído por uma bomba.
Aguarda, em seus 92 anos de vida, hoje comemorados, a reparação de uma ação que se ARRASTA por 33 anos!!!
A JUSTIÇA BRASILEIRA que está tendo a sua REFUNDAÇÃO com a atuação histórica do STF no julgamento e condenação dos envolvidos no chamado MENSALÃO,
P R E C I S A
reparar a agressão sofrida pela LIBERDADE DE IMPRENSA e o prejuízo empresarial de um empreendedor corajoso que soube exercer a sua CIDADANIA e defender os postulados sagrados do ESTADO DE DIREITO e da LIBERDADE DE IMPRENSA!
É registro histórico!

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Eu me lembro disso. Não dá para esquecer.

Anônimo disse...


Não é fácil imaginar, hoje, o que era o confinamento de uma pessoa, Delmanto. Naquela época, anos negros da Ditadura Militar, o brasileiro confinado se tornava verdadeiro pária da sociedade. Ninguém se aproximava nem da sua família... Imaginem a situação da empresa de um confinado! E no caso, uma empresa jornalística: quem iria fazer publicidade na “Tribuna da Imprensa”?
Nada mais justa a indenização pedida, via judicial, por Hélio Fernandes. E hoje, com 92 anos, ainda tem ânimo para voltar a editar esse jornal que foi um marco na imprensa nacional.
E um dos poucos brasileiros a ter coragem para visitar o confinado ex-presidente Jânio Quadros, em Corumbá, foi um então vereador de Botucatu/SP, Progresso Garcia. Pegou o trem e foi, sozinho, para o Mato Grosso prestar a sua solidariedade ao político cassado e confinado, ou seja, “preso” na longínqua Corumbá. Assim, afastado e longe dos grandes centros, deixava de representar perigo aos poderosos por seu temido poder de mobilizar o povo...
Agora, para a ilha de Fernando de Noronha era quase impossível a visita de alguém. O controle era muito mais rígido e ainda não havia pacote turístico para aquela encantadora ilha. Dá para imaginar o que passou o jornalista Hélio Fernandes, arrancado do convívio de sua família e de seus amigos e sem qualquer possibilidade de socorrer o seu jornal...
Isso era a Ditadura!
Era a escuridão, o medo, a violência!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Postar um comentário