dezembro 10, 2012

CENTENÁRIO DO
GINÁSIO DIOCESANO DE BOTUCATU
1913 – 2013

- Para melhor visualização das imagens,
clique em cada uma delas -
CENTENÁRIO DO GINÁSIO DIOCESANO
Centenário do Ginásio Diocesano de Botucatu (La Salle) 1913 – 2013/leia aqui
Botucatu está, hoje, ligado às comemorações do centenário de suas principais instituições educacionais. Em 2011, comemorou-se o Centenário do Seminário. Em 2010, comemoramos o CENTENÁRIO DA ESCOLA NORMAL. Em 2012, comemoramos o CENTENÁRIO DO COLÉGIO SANTA MARCELINA (no início Colégio dos Anjos, hoje Marcelinas). Para 2013, estaremos comemorando o CENTENÁRIO DO GINÁSIO DIOCESANO (ao depois, Colégio Arquidiocesano e, hoje, Colégio La Salle).
TRIPÉ EDUCACIONAL DE BOTUCATU
É o famoso TRIPÉ EDUCACIONAL que possibilitou a que Botucatu merecesse o slogan: “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”. E na construção dessa realidade educacional, dois nomes se destacam: Monsenhor Paschoal Ferrari e Dom Lúcio Antunes de Souza!

O Monsenhor Ferrari, por ser o pioneiro da fé católica em Botucatu e região, muito deve a ele a nossa Arquidiocese. Foi um sacerdote invulgar que aliou à sua missão sacerdotal o muito do desbravador de larga visão e de grande alcance para o futuro de Botucatu Ao depois, Monsenhor Ferrari haveria de marcar com entusiástica dedicação a sua passagem por Botucatu: foram 33 anos dedicados à Igreja Católica. Em 1907, recebeu de Dom Duarte Leopoldo e Silva, a nomeação de Camareiro Secreto e, em 1908, foi agraciado pelo Papa Pio X, com o título de Monsenhor. Idealizou e batalhou pela criação da Diocese de Botucatu. Monsenhor Paschoal Ferrari foi, indiscutivelmente, o grande paladino da criação da Diocese em nossa cidade. Na ocasião, Botucatu disputou com Itu essa primazia. Respondeu pelo Bispado (criado em 07/06/1908 e oficialmente instalado em 15/10/1908) até a posse de nosso 1º Bispo Diocesano, Dom Lúcio Antunes de Souza, em 20/02/1909. Criado o Seminário Diocesano, em 25/03/1911, foi seu 1º Reitor.

Dom Lúcio Antunes de Souza foi um grande realizador, ao consolidar a sua Diocese que era a maior, territorialmente, do Estado de São Paulo. Era chamado de o BISPO CABOCLO, por sua extrema simplicidade e apesar de sua cultura notável. Criou novas paróquias e construiu novas igrejas. Construiu o Seminário (o prédio é onde está o Colégio La Salle) e o Palácio Episcopal. Trouxe o Colégio dos Anjos que se transformou nesse magnífico e modelar Colégio Santa Marcelina. Por justiça, a cidade lhe prestou homenagens: dando seu nome a uma Vila, a uma de suas principais avenidas e a um de seus Grupos Escolares.

Em 1913, Dom Lúcio consegue do Papa Pio X a autorização e a ordem para que a Congregação dos Padres Lazaristas viessem para cuidar do Seminário Diocesano. Com a vinda dos padres lazaristas, foi designado como Reitor o experiente Padre Isidoro Monteiro que já exercera idêntica função nos Seminários do Rio Comprido/RJ e Santa Maria/Bahia.

Criação do Ginásio Diocesano de Botucatu – 1913

Como conseqüência da criação da DIOCESE DE BOTUCATU, em 1908 – que tinha o maior território de todo Estado! – o seu 1º Bispo, Dom Lúcio, passou a trabalhar para consolidá-la e para dotar Botucatu, tanto para a educação das meninas como para os meninos, de Congregações Religiosas que além da catequese à cidade que nascia, tivessem por precípua finalidade a educação da juventude.

Assim, em 2012, o Colégio dos Anjos passava a ser uma realidade com as Irmãs Marcelinas. Em 2013, esse Bispo Pioneiro instalava o GINÁSIO DIOCESANO no prédio que construíra para o Seminário, passando o Padre Izidoro – Reitor do Seminário – a acumular a Direção do Ginásio. Ambos os estabelecimentos de ensino – Colégio dos Anjos e Ginásio Diocesano – passaram a atender aos jovens da região de Botucatu, de outros municípios distantes e até de outros Estados. Assim, atendia também em regime de Internato, propiciando um afluxo importante da juventude para os seus estabelecimentos.

O Ginásio Diocesano funcionou no mesmo prédio do Seminário até 1926, quando o Seminário foi para outro prédio da Diocese. Também por iniciativa de Dom Lúcio, a Escola Superior de Comércio foi incorporada pela Mitra Diocesana, passando a denominar-se “ESCOLA SUPERIOR DE COMÉRCIO DE BOTUCATU. Havia sido uma iniciativa do imigrante educador, Bartolomeu Vittone, em 1915, com a denominação inicial de “Instituto Comercial Vittone”, onde se formaram os primeiros “guarda-livros” da cidade.  Posteriormente, passa a denominar-se “ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO NOSSA SENHORA DE LURDES”, vindo a ser incorporada ao LA SALLE.


É importante destacar a importância e a influência que tinham as Escolas Superiores de Comércio, pois naquele tempo não tínhamos as Faculdades de Administração e de Economia, cabendo aos “guarda-livros” toda a responsabilidade no planejamento, controle e gestão das empresas que estavam iniciando as suas atividades nas primeiras décadas do séculoXX.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE BOTUCATU

Com a elevação da Diocese de Botucatu a Arquidiocese, passa a denominar-se COLÉGIO ARQUIDIOCESANO E ESCOLA TÉCNICA “NOSSA SENHORA DE LURDES”. A convite de nosso primeiro Arcebispo, Dom Henrique Golland Trindade, que fora aluno dos Irmãos Lassalistas em Porto Alegre/RS, a Congregação dos Irmãos Lassalistas adquiriu o Colégio Arquidiocesano e a Escola Superior de Comércio, assumindo oficialmente a sua Direção em janeiro de 1960.

Pode-se afirmar, com segurança, que os Irmãos Lassalistas implantaram um sistema educacional excelente em nossa cidade. No início, com uma equipe de Irmãos Lassalistas, imprimiram a sua marca de excelência na educação de nossa juventude. Gerações foram educadas pelo eficiente sistema do La Salle.

Em 2000, a denominação passou a ser COLÉGIO LA SALLE. Desde 1996, os irmãos lassalistas construíram o Centro de Educação e Promoção La Salle, voltado à população carente e de baixa renda, tudo sob o ensinamento pedagógico e espiritual de SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE – PATRONO UNIVERSAL DOS EDUCADORES!
Em 2007, os Lassalistas celebraram os 100 anos de sua presença educativa no Brasil, tendo começado por Porto Alegre e, hoje, abrangendo o país todo com as suas unidades educacionais: em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas e Tocantins.

Em 2010, o Colégio La Salle comemorou seus 60 Anos em Botucatu! E, em 2011, o Centro de Educação e Promoção La Salle comemorou seus 15 Anos a prestar serviços educacionais e de assistência social à comunidade botucatuense.

CENTENÁRIO DE UMA HISTÓRIA EDUCACIONAL!
Assim, a cidade de Botucatu e o Colégio La Salle estarão comemorando, em 2013, o CENTENÁRIO DE UMA VITORIOSA HISTÓRIA EDUCACIONAL!
Primeiro, em 1913 – Ginásio Diocesano
Depois, em 1958 – Colégio Arquidiocesano
Em 1960 – Colégio Arquidiocesano La Salle
Agora, COLÉGIO LA SALLE!
FORMANDOS DO GINASIAL DO LA SALLE
1962


clique na imagem para aumentar

 Fotos dos alunos externos - Formandos de 1962

JUBILEU DE OURO – TURMA DE 1962!

1962 - 2012

Irmão Urbano e os cinco primeiros classificados da classe.  Da esquerda para a direita: Dirceu Franco de Almeida (4º), Salvador Tôrres Filho (1º), Thomás Barbosa Assumpção (3º), Armando Moraes Delmanto (5º) e Jair Felix Damato (2º).


Para ilustrar o histórico das atividades lassalistas em Botucatu, trouxemos os registros dos formandos do ginásio, de 1962 - Turma Jubileu de Ouro: 1962/2012 -, com os alunos externos e internos, sob a Direção do Irmão Elói Afonso, com a presença do Arcebispo Dom Henrique Golland Trindade e do Prefeito Municipal, Emílio Peduti. Com fotos dos alunos, com suas flâmulas comemorativas e o desejo de cada um para seu futuro profissional.

Convite de Formatura dos Alunos Externos e Internos do Colégio 
La Salle



clique nas páginas para aumentar


“TRIBUNA DO ESTUDANTE”  - 1963

No ano de 1963, o lançamento do jornal oficial dos alunos, com a colaboração dos alunos do Científico e dos alunos do Comercial.

clique na matéria para aumentar

clique na matéria para aumentar

O jornal “Folha de Botucatu”, de 27 de agosto de 1988, com o título “Jornal Estudantil do La Salle: 25 anos!”, prestava a sua homenagem:
“O jornal estudantil “TRIBUNA DO ESTUDANTE”, órgão oficial dos estudantes do Colégio Arquidiocesano LA SALLE, surgiu em novembro de 1963. Com o incentivo dos educadores lassalistas, os estudantes da oitava série lançaram um jornal estudantil para que fosse o porta-voz dos estudantes de então.
A FOLHA DE BOTUCATU ao prestar a sua homenagem, deseja que o “TRIBUNA DO ESTUDANTE”, represente o incentivo para que alunos de todas as escolas criem seus jornais e divulguem os ideais da sua geração. É preciso cultivar o compromisso com o seu tempo. É preciso que a pratica democrática do debate através da imprensa, desde cedo, encontre abrigo junto à juventude.
Com a aprovação do voto aos 16 anos de idade ainda mais se reforça a nossa tese. Ao invés de críticas a essa iniciativa revolucionária da Constituinte , a nós cabe o incentivo e o apoio para que os jovens possam exercitar a democracia e vivenciá-la no dia-a-dia debatendo democraticamente os seus problemas.”

E o jornal, em editorial, destacava a importância da educação lassalista para Botucatu:
No momento em que demos destaque à comemoração dos 25 anos de existência – JUBILEU DE PRATA – do jornal estudantil “TRIBUNA DO ESTUDANTE”, órgão oficial do Colégio Arquidiocesano LA SALLE, queremos apresentar as nossas mais sinceras homenagens aos Irmãos Lassalistas que tanto tem feito pelo ensino em nossa cidade.
Ao homenagearmos os Irmãos Lassalistas nas pessoas do Irmão Otávio Reinaldo Schneider – Diretor; Irmão Júlio Carlos da Silva – Assistente de Direção; Irmão Romeu Aloísio Muller – Disciplinário; e do estimado e decano Irmão Felipe (Sebastião Kappaun), queremos lembrar os queridos irmãos que, como o Irmão Felipe, ajudaram a construir a história educacional botucatuense: Irmão Elói Afonso, Irmão Urbano Simão, Irmão Florentino Benjamin, Irmão Egídio, Irmão Hilário e Irmão Paulino.


clique na matéria para aumentar

A importância do Colégio LA SALLE na educação de Botucatu e região é por todos reconhecida.
Juntamente com o INSTITUTO SANTA MARCELINA e com a ESCOLA NORMAL DE BOTUCATU, o Colégio Arquidiocesano LA SALLE (originariamente Ginásio Diocesano e Escola de Comércio “Nossa Senhora de Lourdes”) forma o “tripé educacional” que possibilitou a que Botucatu merecesse o slogam: “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”.

TRIBUNA DO ESTUDANTE – 50 Anos!

Juntamente com a comemoração do CENTENÁRIO DO GINÁSIO DIOCESANO, hoje COLÉGIO LA SALLE, em 2013, o jornal estudantil “TRIBUNA DO ESTUDANTE”, lançado em 1963, comemora seu JUBILEU DE OURO – 50 Anos!

Hoje, continua a mesma necessidade de comunicação entre os estudantes de todas as escolas, mas com uma facilidade muito maior! Hoje, temos a internet e a comunicação é imediata, podendo os estudantes criarem suas comunidades e exercerem a democracia com muito maior intensidade, discutindo os problemas de sua geração, participando de jogos virtuais, interagindo, mobilizando e criando uma geração participativa e atuante.

O Colégio La Salle, hoje, tem em sua Direção o Irmão José Vendelino e como Coordenador Educacional, o prof. Marcos Luciano Corsatto.

Fica o exemplo. O “TRIBUNA DO ESTUDANTE” foi pioneiro. Agora, as novas gerações de estudantes lassalistas farão – com certeza! – um presente digno da importância educacional de LA SALLE!

É REGISTRO HISTÓRICO!
1913 – 2013!

SALVE, O COLÉGIO LA SALLE!

SALVE, OS IRMÃOS LASSALISTAS!

SALVE, BOTUCATU!

16 comentários:

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): MARAVILHA, BOTUCATU SEMPRE NO TAPETE ....

Delmanto disse...

Essa matéria mostra a importância dos educadores pioneiros de Botucatu. Com a implantação da DIOCESE DE BOTUCATU, em 1908, com uma área de abrangência que era a maior diocese do estado (50%), precisava ter no seu comando uma inteligência lúcida e atuante. E Dom Lúcio foi esse grande empreendedor do início do século XX. Com visão, iniciativa e prestígio, conseguiu apoio irrestrito do Vaticano para que a Congregação das Irmãs Marcelinas viessem implantar em Botucatu a sua primeira Casa em solo brasileiro, da mesma forma conseguiu com que a Congregação dos Irmãos Lazaristas viessem para Botucatu para dirigir o Seminário Diocesano e o Ginásio Diocesano.
Foi um visionário que anteviu a grande influência e a grande ajuda que o então “Colégio dos Anjos” (Colégio Santa Marcelina) e o Ginásio Diocesano (Colégio La Salle) teriam na educação de grande parcela da juventude brasileira por seguidas gerações. Com os internatos para moças e para rapazes, as duas instituições deram primorosa acolhida a jovens de todo o interior do estado de São Paulo e dos estados do Mato Grosso, Goiás e Paraná.
E com a presença da ESCOLA NORMAL, criada em 1910, Botucatu passou a gozar de singular posição no campo educacional. O TRIPÉ EDUCACIONAL formado pela ESCOLA NORMAL, o COLÉGIO DOS ANJOS (Marcelinas) e o GINÁSIO DIOCESANO (La Salle), possibilitou a que Botucatu recebesse o slogan de “CIDADE DOS BONS ARES E DAS BOAS ESCOLAS”.
O CENTENÁRIO DO GINÁSIO DIOCESANO DE BOTUCATU (ao depois, Colégio Arquidiocesano e, hoje, Colégio La Salle) é um orgulho para todos os botucatuenses!
Salve, Botucatu!!!

Anônimo disse...

Ufa! Que fôlego, heim?
Meus avós estudaram internos no ginásio de Botucatu. Meu avô paterno era de Presidente Prudente e meu avô materno era de Pirapózinho. Botucatu era famosa por ser um grande centro educacional. Eram famosos os passeios das internas do Colégio dos Anjos, sempre acompanhadas e bem vigiadas pelas irmãs. Em casa todos tem orgulho dessa época.
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Que leglllllllllllll!Já enviei para o Celsinho.
Saudade mesmo...tempos bons...tempos saudáveis...tempos do roubar jabuticaba...de enganar o Ir. Hilário...de paquerar as meninas do Santa...
Abraço forte,
Carmen Sílvia Martin Guimarães (Acadêmica da ABL e esposa do formando de 1962, Celso Guimarães)).

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook):
Parabéns!!! Trabalhou bastante, mas a matéria ficou ótima. Tive uma prima que foi professora em Botucatu, muitos anos -Dirce de Freitas Andrade ou Lemos,não me lembro mais rsrsr. A mãe dela era dona de uma pensão, Anita, mulher bonita e batalhadora. É isso

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook):
Puxa vida, como tudo isso mexe com a gente! Saudades!

Anônimo disse...

Botucatu e São Carlos tiveram o privilégio de terem unidades da Rede La Salle. Aqui em São Carlos, o sistema de ensino do La Salle é um orgulho para a cidade. Parabéns a Botucatu por essa comemoração. (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...


Caro amigo historiador Dr. Armando Moraes Delmanto,

Cumprimento-o pela feliz lembrança das comemorações do Centenário do tradicional e querido Colégio Diocesano de Botucatu. Os povos que se presam, que se orgulham do seu passado e do seu presente, são infinitamente nacionalistas. E, nacionalistas, somos nós, botucatuenses, amantes de nossas coisas, de nossa exuberante história!
Devo, com licença do Cônego Luis Castanho de Almeida – grande memorialista – o que disse a respeito do Colégio: “Eis por que, após a Semana Santa de 1913, Dom Lúcio Antunes de Souza, acompanhado do Padre Zacarias Gioia, vigário de Piraju, partiu para a Europa, antes de terminar o ano da Visita Ad Limina. Levava o plano feito de trazer os padres lazaristas. Parece-nos até que não deixava esta outra idéia fixa. Aliás foi muito rápido nas duas viagens à Europa, de que ficou conhecendo parcialmente a Itália e a França.
O certo é que, a 2 de julho de 1913, estava outra vez o Bispo de Botucatu no gabinete de trabalho de Pio X (elevado às honras do altar com o título de São Pio X). Consta que pediu ele de joelhos e chorando ao Santo Padre uma ordem ao Pe. Fiat, Geral dos Lazaristas, para que o atendesse. Quadro digno de um artista: o Velho Pontífice, todo ele mansidão e bondade, levanta o ilustre Bispo de tão longes terras, fá-lo sentar-se e escreve a carta-relíquia de inestimável valor para Botucatu.
Foi mister que o próprio Papa dispensasse de um ano de Teologia três seminaristas brasileiros que estudavam em Dax, sul da França. Procurou-se em Beiruth, um ilustre lazarista português, o Pe. Sebastião Mendes. E como sucedia de estar em uma espécie de disponibilidade o Pe. Isidoro Monteiro, um oráculo da Congregação, moralista insigne, ótimo diretor de consciência, ex-Reitor nos Seminários do Rio Comprido, no Rio de Janeiro e de Santa Tereza, na Bahia, foi ele nomeado o primeiro Reitor do Seminário Menor e do Ginásio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu. Com os três a que nos referimos, Padre João Viana, Padre Aristeu de Matos e Padre Oscar de Aquino (que chegou a Botucatu só em 1915) estava formado o primeiro corpo docente, sob cujas ordens serviam dois ou três professores leigos, Batista de Sanctis (famoso professor da Escola Normal) e Raymundo Marcolino da Luz Cintra (latinista e jornalista de grandes méritos).”
Portanto, o nosso primeiro Bispo Dom Lúcio Antunes de Souza – que hoje reverenciamos com uma Escola e uma avenida no centro histórico da cidade – foi, juntamente com Monsenhor Ferrari – os construtores do patrimônio religioso botucatuense.
O belo prédio que hoje abriga o famoso Colégio La Salle foi construído para ser Seminário e Ginásio Diocesano. Essa foi a preocupação do primeiro Bispo: dotar a “boca de sertão” como era conhecida Botucatu de antanho, em um referencial de educação: Seminário Menor, Ginásio Diocesano, Colégio Santa Marcelina e juntamente com a já existente Escola Normal Oficial e Grupo Escolar “Dr. Cardoso de Almeida”, dando-nos a honra de ser “cidade dos bons ares e das boas escolas”.

Olavo Pinheiro Godoy
Da Academia Botucatuense de Letras.

Delmanto disse...

Ilustre amigo Olavo Godoy,

Tinha a certeza que o seu comentário iria enriquecer o trabalho sobre o CENTENÁRIO DO GINÁSIO DIOCESANO DE BOTUCATU!
A nossa história precisa registrar testemunhos como o do Cônego Luís Castanho de Almeida.
Receba o meu muito obrigado e minhas saudações acadêmicas,

Armando M. Delmanto.

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook): compartilhou sua foto.
Lembranças daqueles meninos que hoje são avos (saudade) qtos anos, qtas pedras rolaram, qtos caminhos, enfim qtos, qtos, qtos anos, muitas histórias, muitas lembranças, eu criança, mas me lembrei de meus primos Dirceu Franco, Clóvis, Zé Maria nessa época, saudade e parabéns Delmanto pela bela matéria.

Delmanto disse...

Armando Moraes Delmanto
Valeu, Miriam Emílio.
è o registro de uma boa caminhada.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook):
Valeu mesmo, foi ótimo reviver aquele sorrisinho engraçado do Dirceu e daquela turminha tão cheia de alegria e de tudo, do colégio, dos irmãos, e a história do Colégio. Valeu! um abraço.

Anônimo disse...

Regina Almeida Ferreira (Facebook): Mirian, achei o Zé Maria e o Dirceu. Não tinha de estar meu tio Clóvis, tbém? Rachei de dar risadas com a escolha do Dirceu em ser um "Mensageiro de Deus" ( acho q era mais ou menos isso) kkkkk. pena eu dificilmente encontrar com ele pq seria de darmos boas risadas. Vc viu lá? Bjs

Anônimo disse...

Cleide Leonel (Facebook): Regina, acho que o Clóvis não é dessa turma! Você viu... nasceram em Alambari, legal né, não era a capital Piapara ainda. Kkkkkk

Anônimo disse...

Regina Almeida Ferreira (Facebook): Cleide, vc tem razão. Acho q meu tio é um pouquinho mais novo q o Dirceu, né? Vc viu, "Alambari" . Chique no úrtimo" kkkk bjs

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook): Nossa Terrinha está ficando famosa, conhecida de nome em muitos lugares do Brasil e do mundo, eta mundão - minha 1ª Escola MISTA DE ALAMBARI- chic no urtimo hahah, bjs Re e Cleide

Postar um comentário