janeiro 20, 2013

Com a palavra: Rui Barbosa!

Com a palavra: Rui Barbosa!

Para o cenário político do Brasil neste momento e quase comemorando o segundo aniversário deste Blog, a FRASE DA SEMANA, pesquisada e preparada pela colaboradora Regina Claudia/Requeri, está perfeita.

"O Brasil, senhores, sois vós. O Brasil é esta assembléia. O Brasil é este comício imenso de almas livres. Não são os comensais do erário. Não são as ratazanas do Tesoiro. Não são os mercadores do Parlamento. Não são as sanguessugas da riqueza pública. Não são os falsificadores de eleições. Não são os compradores de jornais. Não são os corruptores do sistema republicano. Não são os oligarcas estaduais. Não são os ministros de tarraxa. Não são os presidentes de palha. Não são os publicistas de aluguer. Não são os estadistas de impostura. Não são os diplomatas de marca estrangeira. São as células ativas da vida nacional. É a multidão que não adula, não teme, não corre, não recua, não deserta, não se vende." - Rui Barbosa/trecho da conferência, A questão social e política no Brasil/Tópico: O que é o Brasil?/20 de março de 1919 -

Nota do Blog: a conferência, A questão social e política no Brasil, aconteceu no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em 20 de março de 1919, e foi dada por ocasião da sua campanha à Presidência da República, campanha que resultou na derrota para a suprema magistratura do país. Venceu o candidato da Elite governante: Epitácio Pessoa. Mas ficou a mensagem cívica de Rui Barbosa!

Sobre Rui Barbosa

1ª Constituição da República! /leia aqui

Rui Barbosa: O Estadista da República! / leia aqui

7 comentários:

Delmanto disse...

Na abertura de meu último livro: “História da Vitória Política Paulista: 1934”, fiz a abertura com uma frase de Rui Barbosa:
“Eia, senhores! Mocidade viril!
Inteligência brasileira!
Nobre nação explorada!
Brasil de ontem e amanhã!
Daí-nos o de hoje, que nos falta...”
Essa “chamada cívica”, essa “convocação cidadã” continua muito atual e urgente!
Coragem!
A mudanças virão!
Avante!

Anônimo disse...

Delmanto, uma boa notícia no “Estadão” de hoje: “Brasileiros que se dizem APARTIDÁRIOS já são maioria”!
Boa notícia porque é impossível fazer as REFORMAS NECESSÁRIAS com esse Senado e essa Câmara dos Deputados! Esses políticos do PT. PSDB e PMDB para citar só os grandes partidos, NUNCA irão abrir mão de seus privilégios, NUNCA irão “largar o osso!”
Então, com a MAIORIA dos brasileiros sendo APARTIDÁRIOS, ou seja, desvinculados dos atuais partidos políticos, fica mais fácil mobilizar a sociedade brasileira através das redes sociais.
Somente a SOCIEDADE ORGANIZADA é que poderá realizar as REFORMAS NECESSÁRIAS através do ÚNICO mecanismo viável que é a ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE!
CONSTITUINTE, JÁ!!!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Rose Ferrari Ferrari (Facebook): Nada mais atual que isso, Armando Moraes Delmanto!!!!!!!!

Anônimo disse...

Marcos Renato Böttcher (Facebook): "É a multidão que não adula, não teme, não corre, não recua, não deserta, não se vende."

Anônimo disse...

Rose Ferrari Ferrari (Facebook): Por que nada muda??? Se todos sabemos dos erros??????????????? ou nem todos sabemos???????????????

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): Como pode esse texto ser tão atual? Que situação....

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
‎2 feira... Não foi escrito ontem, mas parece ,infelizmente

Postar um comentário