janeiro 01, 2013

Jornalismo Artesanal:
Jubileu de Ouro!

Para aumentar, clique nas imagens
50 ANOS DE JORNALISMO!!!
1963 - 2013
“Eu sempre acreditei que até a democratização dos meios de comunicação seria uma luta política. Acabei descobrindo que se tornou uma conquista tecnológica. Hoje, todo mundo pode ser o seu próprio RobertoMarinho...”                                                      Fernando Morais
Em 1963, eu lançava o jornal estudantil “TRIBUNA DO ESTUDANTE”, órgão oficial dos alunos do Colégio Arquidiocesano La Salle, de Botucatu/SP
Em 1966, eu lançava o jornal universitário “A Realidade”, na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Em 1970, eu lançava o jornal “Vanguarda de Botucatu”. Em 1980, eu transformava o “Vanguarda”, jornal mensal e de distribuição gratuita, no bi-semanário “jornal de botucatu”. Em 1988, eu lançava o jornal “FOLHA DE BOTUCATU”. Em 1997, eu lançava a revista cultural “PEABIRU”. E, em 2004, eu lançava o “JORNAL DA CUESTA”...
Ufa!
Sempre foi uma busca consciente e constante. Em todas as empreitadas, uma realização muito grande. Os primeiros jornais, feitos artesanalmente, na tipografia (literalmente, feitos no tipo). Ao depois, já no linotipo. E, depois ainda, feito na mais moderna tecnologia possível (off-set). Já era muito mais fácil, para quem enfrentou as etapas anteriores...
Na minha adolescência sempre sonhara em seguir carreira naquele que representava, para mim, a maior Universidade do Brasil, ou seja, o jornal “O ESTADO DE S. PAULO”. Era sonho, não há dúvida... Em 1965, indo para São Paulo para fazer os cursinhos preparatórios para o ingresso nas faculdades de direito e de sociologia e política, reforcei essa escolha durante as aulas no Curso do Prof. Tolosa. Já cursando as Faculdades de Sociologia e Política e de Direito (USP), conheci e fiquei amigo do Arruda Camargo, respeitado jornalista que fazia excelentes editorais para os melhores jornais paulistas.
(contra-capa do livro "Memórias de Botucatu  2"- 1993)
clique na imagem para aumentar
Arruda Camargo foi quem abriu as primeiras portas para mim. Em 1969, eu tinha coluna diária no “DCI – Diário do Comércio & Indústria”, além de coluna nos semanários “Shopping News” e “City News”. O tema era sempre a participação dos jovens na renovação política e na construção da cidadania. Essa atuação nos jornais serviu para amenizar a frustração de não ter podido trabalhar no “Estadão”: no ano de 1967, já havia sido bem sucedido em entrevista para começar como revisor no jornal, através de seu então redator-chefe, jornalista Flávio Galvão, quando recebi pedido irrecusável de meu pai para fazer um trabalho político junto ao novo governador. Mudança radical no rumo de meus projetos...Em 1970, o livro "Juventude : Participação ou Omissão", trazia em coletânea alguns desses artigos. A capa criativa de Ida Gardini usava de forma pioneira a bandeira nacional estilizada.



 Desde 1963, portanto há 50 Anos, esse tem sido o roteiro de minha crença política e que tem marcado a minha caminhada nesta vida. Claro que há tanto tempo e ainda estudando, o roteiro ainda não estava completo em sua indispensável pesquisa e estudo necessários. Mas é, em sua essência, o mesmo.
Na paralela, a profissão de advogado e a atuação executiva em várias empresas. Atuação literária (Trilogia das Memórias de Botucatu, “CONSTITUINTE”, CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas e História da Vitória Política Paulista – 1934). Na TV, uma experiência positiva, como editor do telejornal e apresentador.
 Em 2010, a criação de meu site. Também em 2010, o livro digital “HISTÓRIA DE BOTUCATU”. E, em 2011, o lançamento do “Blog do Delmanto”. Em 22 janeiro, o Blog completará 2 anos! Uma grande vitória! Estaremos passando de 500 posts publicados, preparados com pesquisas, ilustrações e fotos, numa atuação jornalística realizadora e que mostra o acerto das palavras do jornalista e escritor Fernando Morais, na abertura deste post.
A receptividade encontrada e a participação espontânea de tantos nos anima. É um desafio. Afinal, os temas requerem debates e sugestões: é a construção da cidadania que sempre buscamos. Mas é um bom desafio participar ativamente de um instrumento de informação e formação nesta rede democrática online...
Voltado à renovação política e à construção da cidadania, este Blog tem a missão de provocar o debate, convocando a “intelligentzia” brasileira (emprestemos a expressão russa para definir parte de nossa comunidade intelectual) para a discussão de temas de interesse do país, sempre valorizando o cidadão, despertando valores e delineando novos rumos para a solução dos problemas que estão dormentes há muito tempo...
Será que vale à pena?!?
Acreditamos que sim!

E nesta fase da construção da Democracia no Brasil, estamos ainda vivendo uma “democracia-meia-sola”, sendo que desde os anos 90 estamos vendo o PSDB e o PT (um da social democracia e o outro, socialista) governando por 18 anos o Brasil e aplicando uma política neoliberal que os iguala ao mais primata dos partidos de direita. Nunca os Bancos e os especuladores do mercado financeiro internacional ganharam tanto dinheiro. Nunca os juros foram tão altos... No livro “História da Vitória Política Paulista: 1934”, lançado em 2010, apresentei um histórico da política brasileira e a necessidade de uma nova CONSTITUINTE.
Assim, fico com a certeza de que a sociedade brasileira organizada terá que convocar novamente uma Assembléia Nacional Constituinte para a realização das reformas que o país precisa com urgência – principalmente a Reforma Política! E, as palavras do jornalista e escritor, Fernando Morais, no prefácio do meu livro “CONSTITUINTE – O Que Todo Brasileiro Deve Saber Sobre a Assembléia Nacional Constituinte”, de 1981, continuam válidas:



 “Em seu prefácio intitulado “A Saída, Onde Está a Saída?”, Fernando Morais destacava:
“Em meio à peregrinação que venho fazendo por incontáveis cidades do interior do Estado de São Paulo em defesa da convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, recebo como um prêmio – e como um estímulo – este convite do companheiro Armando Delmanto para prefaciar seu livro sobre o tema. O livro, estou certo, pode ser entendido desde já como mais uma poderosa contribuição à cruzada que os democratas brasileiros vêm sustentando em prol não de uma Constituinte, mas da Assembléia Nacional Constituinte, soberana e livremente eleita pelo povo. A obra se reveste de valor especial quando se sabe de que lavra vem, Armando Delmanto é um combativo político de Botucatu, em São Paulo, um jovem que publicamente se recusou a compactuar com a corrupção que corrói as tripas deste país.

Seu livro representa, sem dúvida, um importante esforço para divulgar, de maneira acessível e didática, sem os rebuscos elitistas da retórica, uma concepção coerente, democrática e popular de como reorganizar o Poder em nosso País, de modo a que este seja conduzido por seu legítimo soberano, o povo brasileiro...”




 

 

18 comentários:

Anônimo disse...


Muito boa essa comemoração, Delmanto. 50 anos não são 50 dias! Você vem mantendo a mesma coerência política no seu blog. Isso mostra maturidade e credibilidade. O Brasil deu um grande passo com a promulgação da Constituição de 1988, agora ele está precisando fazer as reformas que já deveriam ter sido feitas. A reforma política, em primeiro lugar e adaptar o país à nova realidade mundial e compreender essa onda de democracia virtual que vai se tornando realidade em cada país desajustado e onde a pleno Estado de Direito ainda não foi implantado. Acho que é uma luta constante. A nossa população tem que compreender que não pode ficar à espera de uma mudança feita pela classe política. Se depender deles, nada acontecerá. É só a sociedade organizada que nos levará para as mudanças necessárias. Avante. Continue. Abraço. (luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

Obrigado, Luís Roberto. O Brasil já realizou a grande luta das DIRETAS JÁ! Conseguiu mobilizar a sua vanguarda intelectual que liderou a campanha pela Constituinte de 1988, com a participação positiva de toda a população brasileira.
Agora, o Brasil está em uma situação crítica, com a corrupção institucionalizada e a classe política totalmente omissa. Se a vanguarda da sociedade, se o núcleo pensante da intelligentzia brasileira, ou seja, da ELITE BRASILEIRA se posicionasse e mobilizasse a população seria IMPOSSÍVEL que o país continuasse nessa alienação social e calhordice política !
E para que não haja dúvida com relação à palavra elite, Luís Roberto,vamos, mais uma vez, buscar o ensinamento perene de Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo, não o presidente: de que elite é a vanguarda, é o que há de melhor na sociedade, por exemplo, o melhor do futebol é o Pelé, o melhor líder sindical foi o Lula, o melhor jogador de basquete foi o Oscar Schmidt, o melhor empresário é o Antonio Ermírio, o melhor da Medicina é o Adib Jatene, o grande jurista foi Rui Barbosa, etc.
E que fique claro: os núcleos pensantes da sociedade, a vanguarda da intelligentzia brasileira são os seus centros universitários, a imprensa independente, os jornalistas com colunas ou blogs, os cientistas sociais, as lojas maçônicas, os clubes de serviço (Rotary, Lions), a OAB, a CNBB, a ABI, as Academias de Letras de todo o país, os órgãos representativos dos profissionais liberais e tantas outras entidades representativas e com destaque junto às comunidades às quais prestam serviços.
Resumindo: graças à Revolução da Informação e a essa Onda Democrática que vem derrubando Ditaduras na Ásia e na África e proporcionado a mobilização do Indignados na Espanha e em outros países europeus, nós também teremos a oportunidade de realizar as grandes reformas necessárias, através da convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte. É o único caminho para a realização das reformas necessárias – especialmente a Reforma Política: a Mãe de todas as reformas! Só assim vamos mudar essa DEMOCRACIA MEIA-SOLA que impede o país de ter um desenvolvimento sustentável e um Estado de Direito com justiça social. Valeu! Vamos em frente! Mais uma vez, obrigado!

Anônimo disse...

Tudo bem que as transformações devem ser um processo sem pressa e seguro...Mas a coisa está se arrastando demais. Diria até que está andando de marcha ré! O PT que se dizia um partido revolucionário, do proletariado, está igualzinho a todos os partidos de todos os tempos. O Lula, depois que contratou o publicitário do Maluf pra fazer o “Lulinha paz e amor”, mudou de vez... Na verdade, ninguém muda...só se revela! O homem é amigo íntimo do Sarney. Quando o Lula deixou o governo, o Sarney o acompanhou até São Bernardo... E o Lula chamou os deputados de os “300 picaretas” e o Sarney de o “bandidão”...Vai entender? Está a maior corrupção no país e não se ouve uma palavra do FHC ou do Serra: silêncio total... A oposição está na “moita” ou é conivente?!? Acho que o país está precisando de um “choque de caráter”... Um choque geral, pra ver se a população acorda e cria vergonha na cara! Do jeito que está, a presidente Dilma vai acabar chamando o Delfim Neto para ser seu Ministro. Com a saída do Jobim, foi chamado o “trapalhão” do Celso Amorim. É aquele que só fez bobagem no Ministério das Relações Exteriores, prejudicando a boa imagem que o país tinha, pelo menos, na política externa.
Vou torcer para que o seu otimismo tenha um pouco de fundamento. Talvez a população já esteja despertando pra realidade. Até. (haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

O movimento + Eu Voto Distrital que está linkado no seu blog para que as pessoas possam dar o apoio e assinar a lista de apoio, pode ser parte do caminho para as mudanças políticas no Brasil. Com a implantação do voto distrital, o eleitor poderá acompanhar a atuação de seu representante e poderá deixar de apoiá-lo se não tiver uma atuação positiva. Teremos o Deputado/Vereador, porque ele será eleito por determinada região; o seu trabalho poderá ser acompanhado de perto; esse político eleito deputado terá uma convivência real com a comunidade que representa, seus filhos a mesma escola dos filhos de seus eleitores, ele e sua família são encontrados no culto dominical de sua Igreja, enfim, é a certeza de que esse deputado não conseguirá “se esconder” de seus eleitores para fazer as “malandragens” e as “jogadas políticas” que só beneficiam a ele e ao seu bolso. Chega de esperteza política: o mau político é eleito por uma região, não faz nada pela população e, na próxima eleição, sai candidato trabalhando a campanha em outra região e assim sucessivamente. Por isso, acredito eu, o movimento”+ eu voto distrital” está tendo uma receptividade muito grande e anima a todos nós. Vamos enquadrar esses políticos “espertos” mas que na verdade são o “vírus” que está deixando doente, muito doente a Nação Brasileira. (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Delmanto, qdo o povo vota maciçamente no Tiririca ele está mandando um “recado” para os bandidões de Brasília. Agora, vai tomar posse como VEREADOR o”Marquinhos” ajudante de palco do Ratinho...
É uma forma passiva de protesto, mas é protesto. Mas agora o que está faltando é uma forma ATIVA de protesto. E só existe uma: organizar a sociedade. Com a sociedade organizada é partir para uma Nova Constituinte! Cada um fazendo a reunião com os colegas de trabalho, no comércio, na industria, em qualquer lugar. E botar o pé na rua! Com coragem! Não adianta “xingar a mãe!” de longe. Não adianta fazer “gracinha”. É ponta-pé na bunda! Eles não entendem outra linguagem e ficam esperando que os “frouxos” lhes dêem sobrevida...O mundo está mudando, ô meu! Os Rebeldes Indignados estão abalando a Europa. País de “bundão” merece muitos Tiriricas. É isso. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É caso grave o BRASIL ESTÁ DOENTE!!!
Para se mudar uma realidade que impede o país de ingressar no século XXI, nós dependemos dos Deputados Federais e dos Senadores. É uma verdade! Então, sabe quando haverá mudança? NUNCA!!!
Por isso temos insistido na necessidade de mobilizarmos a população para que – com o povo organizado! – possamos partir para a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte!
CONSTITUINTE É A ÚNICA SOLUÇÃO: O POVO TOMANDO EM SUAS MÃOS O SEU PRÓPRIO DESTINO!
Após o estelionato eleitoral que foi a subida do PT ao Poder, os brasileiros estão discrentes. Ora, era um partido que prometia mudar tudo e fez uma política neo-liberal mais rígida que seu antecessor. Só os Bancos saíram ganhando (e muito!!!) e os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram “cabrestados” à vontade política do PT que ocupou, definitivamente, o lugar dos antigos “coronéis” da política nacional no comando do povão...
Agora, FHC propõe que o PSDB busque a clase média. É um bom caminho. Mas que não seja só para ganhar votos e, sim, para caminharmos (via CONSTITUITE) para um futuro de desenvolvimento sustentável, maior justiça social e plena Democracia.
É sonho impossível?!?
Não é NÃO senhor!
As mudanças estão ocorrendo no mundo todo, por que não no Brasil?!?
Só não se pode ir de carona. O melhor é mobilizar a sociedade civil e retomar o bom caminho. Avante

Anônimo disse...

Meu amigo, é importante tirar de dentro de nós os sonhos sonhados pelo jovem entusiasta que não temia o futuro e batalhava para “fazer” o seu presente. Mas, também, é importante um pouco da sapiência dos que já caminharam muito e sabem, por experiência, que as pedras devem ser colocadas uma a uma, com encaixe bem feito, com paciência e, sobretudo, com a firmeza que garante a sua solidez futura... E deixar um pouco de lado o “politicamente correto” e ousar, ousar muito, ousar sempre...Simples assim... (danilo-gomes40@live.com)

Anônimo disse...

Boa matéria, Delmanto. É isso mesmo. Presenciei várias vezes a feitura de jornal em minha cidade, Ribeirão Preto. Naquela época, era o linotipo. Não dá para quem não conheceu imaginar o que eram aquelas máquinas gigantescas, o jumbo quente derretido para a composição das “linhas” do texto, e a impressão com todo aquele material pesado e graxa pra todo lado...Hoje é “facinho” fazer jornal. Houve, sem dúvida nenhuma, a democratização da comunicação. E mais barato, também. Então, não é que o Fernando Morais está com a razão: hoje, qualquer um, com disposição e criatividade, pode ser o seu próprio Roberto Marinho, ou seja, pode ter o seu veículo de comunicação, virtual que seja. Acredito que essa revolução da comunicação não vá parar por aqui. Muita inovação e criatividade virão para democratizar ainda mais as comunicações e facilitar a união dos povos. É um mundo melhor que todos nós almejamos. Parabéns por seu trabalho inédito nas comparações, na adaptação do layout dos veículos mais avançados para a sua jornada jornalística no interior. É pra ler e pra guardar. (haroldo-leao@hotmail.com)

Delmanto disse...

Salve, Leão. Falou o que é certo. Li, no Observatório da Imprensa o Alberto Dines
reclamando que um universitário, no 4º ano de jornalismo, não sabia qual a função de um linotipista, você acredita?
Era um profissional fundamental para aquela fase da produção de jornais. E também o impressor...
E tudo mudou da água pro vinho. A facildade é gigantesca e isso só pode somar para a democratização da notícia e do jornalismo.
Vamos torcer para que tudo continue nessa somatória positiva dessa tecnologia da nova mídia virtual. Grande abraço,
Delmanto

Delmanto disse...

Mas nem tudo são flores no jornalismo no interior, especialmente se você faz oposição aos ocupantes temporários do poder público (prefeitura municipal). Botucatu é uma cidade de porte médio, mas dos anos 60 aos anos 80, os jornais eram feitos no tipo. E a maioria das cidades, do mesmo porte, já tinham a sua linotipo.
Pois bem, o “Vanguarda” no seu início era feito no tipo na Gráfica Amaral e conseguia sair em duas cores: preto e vermelho e azul e laranja. Mas devido às perseguições políticas , ele teve que mudar 3 a 4 vezes de gráfica.Era um jornal agressivo, panfletário e fazia oposição “como gente grande”...rsrsrs Como eu trabalhava durante a semana em São Paulo, não foi difícil descobrir boas gráficas. Então, o “Vanguarda” era o jornal com a melhor apresentação gráfica, porque era feito em boas gráficas linotipadoras.
Havendo pressão dos Prefeitos em cima da gráfica, não sei se oferecendo vantagens, ou dando serviços, só sei que eles paravam de imprimir o jornal e geralmente acabavam dando os motivos. No final de 1974, eu já estava imprimindo o “Vanguarda” numa gráfica pequena, mas muito boa, no Belenzinho. E, de repente, o dono me deixou na mão e nem deu satisfação. Tudo bem, mudei de gráfica, novamente.
Aí é que vem a história.
Anos depois, creio que em 1984, quando eu voltava de uma viagem e desci no aeroporto de Congonhas, peguei um táxi. E tive esse diálogo:
“Oh, Delmanto, não tá lembrado de mim? Sou o Clodoaldo, dono da gráfica lá no Belenzinho...(...)”Clodoaldo, você me largou na mão, heim?”
Aconteceu o seguinte, o prefeito da época (1974) o procurou, lhe ofereceu dinheiro e um emprego na Staroup, em Botucatu, que era uma das maiores fábricas de jeans. Ele muito esperto, vendeu a gráfica e com o dinheiro da venda mais o dinheiro do “acerto”, foi para o interior trabalhar na fábrica. Depois, não agüentou viver longe da capital e voltou e foi ser motorista de praça... Que coincidência, heim? Mas você vê, no interior tem muito disso: perseguição política. Mas como há males que vem para o bem, por ter que trocar tanto de gráficas, acabei numa gráfica pequena, mas muito boa em Bauru. O dono, que era o linotipista, Ariosto Campitelli, após imprimir o “Vanguarda” por um bom tempo, aceitou fazer sociedade e trazer todo o maquinário pesado para Botucatu e trouxe também o impressor, o Dalvo Davanço. Eu havia resolvido transformar o “Vanguarda”, jornal político, num jornal apolítico, mas com uma linha forte de defesa dos interesses da comunidade. Foi uma mudança difícil, com aquele maquinário todo, Tivemos que abrir uma parede para colocar principalmente a impressora. Os dois mudaram com as famílias para Botucatu e lançamos, em outubro de 1980, o “JORNAL DE BOTUCATU”, um bi-semanário, com a melhor impressão da cidade e que passou a ser até o final dos anos 90, o melhor jornal da cidade. Jornalzão bacana, bonitão, muito bem feito.Tinha a linha de defesa da sociedade.
Essa é uma boa história. É registro histórico!

Anônimo disse...

E tem os famosos “jornais chapa branca” que surgem e se mantém por longos anos grudados nas “gordas tetas” das Prefeituras Municipais. Alguns, depois de tanto tempo, até conseguem caminhar com as próprias pernas. Mas são, invariavelmente, jornais sem “curriculum vitae”, ou melhor, a “fotografia” deles mostra muito bem o “rabo preso”.
Mas é como diria aquele outro da TV: “Faz parte”... Só esperamos que a coisa mude com o tempo. E as comunidades possam ter veículos informativos com a independência necessária para valorizar o papel da imprensa na construção da cidadania. Tamos de olho!!!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

É um Ministro atrás do outro, funcionários graduados, deputados federais que se safam e voltam para roubar mais, até conselheiros de tribunal de contas (que deveria fiscalizar os governos e as contas públicas!). Olha, não é brincadeira!
Ou o Brasil faz a sua “limpeza cívica” ou as conseqüências serão violentas. Um Valdemar da Costa neto, um Paulo Maluf, um Joaquim Roriz, todos espertos e o povo bobo? Não, é que existe a IMPUNIDADE!!!
O Judiciário PRECISA reagir e prestigiar CNJ. O STF com o julgamento e condenação dos corruptos do MENSALÃO JÁ DEU UM GRANDE PASSO! O Executivo precisa OFICIALIZAR a FAXINA DA DILMA. E o Legislativo precisa de normas que o viabilizem, sem voto secreto e com o voto distrital para que os eleitores possam fiscalizar os representantes de seus distritos!
Avante brasileiros! É chegada a hora! PARTICIPE!! (bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Caminho novo! Isso é que é importante! Quero saber para onde eu vou e para onde vai o meu país! É como disse uma vez o FHC, chega de hem, hem hem!!! O povo vai bem quando as suas lideranças assumem uma postura moderna e decidida. O Brasil é um país que está sendo admirado no mundo todo por suas riquezas naturais, pela miscigenação de seu povo, pela capacidade de trabalho e de criatividade de seus jovens e pelas soluções inteligentes que tem dado à substituição da gasolina pelo etanol, por exemplo, que está sendo seguido até pelos EUA. A hora é agora. A oposição tem que ter um projeto concreto de governo e passar a fazer um acompanhamento crítico de cada setor da administração federal. Marcação homem a homem. Sem politicagem, mas sem medo. Vamos em frente! (p.gomes@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

É importante que se leia com atenção o que escreveu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vejam este trecho:
“Pois bem, a imensa maioria destes grupos – sem excluir as camadas de trabalhadores urbanos já integrados ao mercado capitalista – está ausente do jogo político-partidário, mas não desconectada das redes de internet, Facebook, YouTube, Twitter, etc. É a estes que as oposições devem dirigir suas mensagens prioritariamente, sobretudo no período entre as eleições, quando os partidos falam para si mesmo, no Congresso e nos governos. Se houver ousadia, os partidos de oposição podem organizar-se pelos meios eletrônicos, dando vida não a diretórios burocráticos, mas a debates verdadeiros sobre os temas de interesse dessas camadas”
O que ele propõe é uma nova forma de fazer política. Os militantes partidários terão que sair das sedes do partido e partir para a nova realidade da comunicação global (internet, facebook, Orkut, twiter, blogs, noticiário na rede, etc). O mundo está mudando e nós temos que mudar também. E ousar. Deixe o pessoal do PT “mamando nas gordas tetas”, dando bolsa família e partamos para o trabalho político que dá resultado. É só ver o que está acontecendo no mundo! Acontecerá aqui, também. Parabéns FHC, até que enfim!!!
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Caro Delmanto,
Primeiro é um privilégio ser parceiro do amigo em qualquer empreitada. Ainda melhor em uma cruzada democrática. Tens razão, muitas vozes juntas, com propósitos "limpos" podem fazer diferença.
Grande abraço.
Aluísio. Aluísio Batista Lima Filho (bemestarsaudeenutricao.blogspot.com)

Anônimo disse...

É impressionante! É preciso reagir! Desde a Democratização do Brasil, no pós Ditadura Militar, que surgiu o tal de “Centrão” que era liderado pelo deputado Roberto Cardoso Alves, o Robertão, e que tinha a sua base no PMDB. O deputado Ulisses Guimarães quase enlouqueceu com o fisiologismo dessa gente. O bordão era claro: “ É dando que se recebe...” O país governado pela “piada política” que era o José Sarney, levado ao poder pela morte de Tancredo Neves... O homem, como disse certa vez o general Geisel, é um “salafrário!”
De lá pra cá, sempre tendo à frente Sarney, Renan Calheiros e Jader Barbalho, esse grupo que “tomou” conta do PMDB e do Brasil vem fazendo misérias! É chantagem em cima de chantagem. Com o Lula, tudo bem...Depois que ele esqueceu que tinha chamado os Congressistas de os “300 Picaretas”, a sua ligação com Sarney ficou muito clara.
Agora, no governo da presidente Dilma, as coisas são um pouco diferente. A mulher é executiva e não come pelas mãos dos outros, como o Lula. No atual governo, o botão é mais embaixo...
Com a grande popularidade da presidente Dilma é chegada a hora de “enquadrar” esses picaretas! Tem que usar a força do governo. Os indicados (todos!) do Sarney e de sua turma tem que sair do governo. Essa queda de braço eles perdem, porque são uns “cagões” e não tem coragem de enfrentar uma batalha com a Dilma no comando. É apostar pra ver!
Estamos com a Dilma e contra os “300 Picaretas do Congresso!”
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook):
Estou compartilhando com alegria!!!

Delmanto disse...

Apenas como registro, o jornal estudantil “A TRIBUNA DO ESTUDANTE” (1963), órgão oficial dos alunos do Colégio Arquidiocesano La Salle foi feito em papel jornal – o que não era comum nos jornais estudantis – e foi impresso na Gráfica do Monitor Diocesano, uma tipografia que editava o jornal da Arquidiocese, o “MONITOR DIOCESANO”. Foi uma tiragem que repercutiu muito bem, pela qualidade dos artigos e pela excelente apresentação gráfica. É isso.

Postar um comentário