fevereiro 03, 2013

Abraham Lincoln:
a alma da Democracia!

“...que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da terra.”
Lincoln é a CHANCELA, a MARCA da DEMOCRACIA:...que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da terra.” Em seu famoso discurso em Gettysburg, Lincoln deixava clara a sua posição perante a Nação: “...nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais.”
O filme de Spielberg busca, fundamentalmente recolocar no ápice da História Política dos Estados Unidos a sua maior figura, o garantidor da DEMOCRACIA AMERICANA: Abraham Lincoln”
O filme Lincoln, produzido e dirigido Steven Spielberg – famoso diretor de filmes de sucesso e de efeitos especiais -  deu nova vida à figura já lendária de Abraham Lincoln. Lincoln foi quem garantiu a unidade dos EUA, depois de derrotar os Confederados que aspiravam a separação, a secessão dos Estados do Sul. Foi uma guerra sangrenta: mais de 600 mil americanos morreram! Da mesma forma e com grande reconhecimento popular, ficou marcado na história norte-americana por ter abolido a escravidão, e ter dado a liberdade e cidadania aos negros, através da 13ª Ementa à Constituição.
O já consagrado ator Daniel Day-Lewis, que tem uma interpretação magnífica, representa tão bem e com tanta personalidade que praticamente cria um Abraham Lincoln com a grandeza que a história consagrou. Insufla em Lincoln a sensação de vida e realidade necessárias para que pudessemos assistir a um desfile de figuras e fatos históricos do grande país norte-americano.
O filme está indicado a 12 Oscars e com grandes chances de render as terceiras estatuetas de ator, a Day Lewis, e de diretor, a Spielberg,  que destaca: “não é um filme para engrandecer a figura de um dos mais importantes presidentes dos EUA. “Ele está na nota de U$ 5 e na moeda de um centavo. Não precisamos de mais monumentos a Lincoln. O que precisamos é de um olhar sobre este homem, o tempo em que ele viveu, como ele viveu e como ele tomou as decisões históricas que ele tomou”.

Em seu famoso discurso, quando traçou as bases para a igualdade dos homens e os pilares para o governo “do povo, pelo povo e para o povo”:
“Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais.

Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos.
Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes.

O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram.

Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente – que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção – que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação, com a graça de Deus, renasça na liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da terra.”
ABRAHAM LINCOLN -19/11/1863-
Cemitério Militar de Gettysburg/Pensilvânia
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
MEMORIAL DE LINCOLN NOS EUA
O prédio tem o formato de um templo grego dórico, e tem uma grande escultura de Abraham Lincoln sentado e inscrições de dois conhecidos discursos de Lincoln. O monumento foi inaugurado por Warren G. Harding, em 30/05/1922 , e contou com o único filho sobrevivente do ex-presidente, Robert Todd Lincoln.  Para o edifício foi utilizado calcário de Indiana e mármore do Colorado, a partir da cidade de MÁRMORE COLORADO.

clique nas imagens para ampliá-las

parte principal do monumento é a estátua de Lincoln, feitas por Daniel Chester French. Mostram o presidente pensativo, olhando para o leste. Uma das mãos é fechada, enquanto que a outra está aberta. A estátua tem 6 mts. de altura e 6 mts. de largura. O monumento foi moldado pelos irmãos Piccirilli, de Nova York em seu estudo sobre o Bronx de 28 blocos de mármore. O salão principal é ladeado por dois quartos. Em um deles, o Discurso de Gettysburg é gravado na parede sul, e no outro, o segundo discurso inaugural de Lincoln está inscrito na parede norte. Acima destes discursos são uma série de murais pintados por Jules Guerin e mostram um anjo representando a verdade e libertando um escravo.(Wikipédia)
Abraham Lincoln e seu famoso fã brasileiro
No Brasil é muito conhecido e admirado esse campeão da Democracia  e da Igualdade Social. Mas um se sobressai: o ex-presidente Jânio da Silva Quadros. Sempre teve sobre a sua mesa de trabalho uma estátua de Lincoln. Mas após anos afastado da política pelos militares, Jânio voltou a disputar a Prefeitura Municipal de São Paulo, onde já exercera o cargo de Prefeito da maior capital brasileira. Em 1984, derrotou – contra a previsão contrária de todos os Institutos de Pesquisa, exceto a Rádio Jovem Pan! – o candidato do então prefeito nomeado, Mário Covas e do governador eleito, Franco Montoro: Fernando Henrique Cardoso.
Já na campanha, Jânio deixou a barba crescer e no formato da barba de Abraham Lincoln. Manteve o novo e exótico visual até a sua posse. 

Mais de 30 anos depois, Jânio voltava a governar São Paulo. Com seus 80 anos esmerou-se em projetos modernos e ousados: túneis, viadutos, ônibus de 2 andares (vermelhos) como os de Londres, buscando sempre agilizar o trânsito e facilitar a vida dos paulistanos. Quando seu secretário de planejamento comunicou-lhe a intenção de se casar com sua filha Tutu, Jânio o demitiu...
Demagogia?!?
Parece que não! Foi o único ex-presidente a recusar a pensão oficial.
Como das outras 2 vezes em que governou a Capital Paulista e o Governo do Estado, Jânio fez uma administração séria e dinâmica. Deixou a imagem de quem admirava e procurava se espelhar no grande presidente norte-americano. Foi um fã exemplar.
É REGISTRO HISTÓRICO!
Revista Cultural PEABIRU n°10 -julho/agosto/1998
clique na imagem para ampliá-la

10 comentários:

Delmanto disse...

Fui assistir ao filme de Spielberg. Genial. É um filme político que procura dar a Abraham Lincoln a grandiosidade que ele tem e merece na história dos povos democratas e que primam pela igualdade racial.
Dirigido especialmente para a grande Nação Americana, o filme Lincoln trás a interpretação genial de Day Lewis e a competência de Spielberg. Em uma reconstituição perfeita daqueles anos em que os EUA viviam perigosa Guerra de Secessão, com os estados sulistas – escravocratas! – queriam a constituição de um novo país com a preservação da ESCRAVIDÃO!
Abraham Lincoln VENCEU A GUERRA, ABOLIU A ESCRAVATURA E CONSEGUIU A UNIÃO DA NAÇÃO NORTE-AMERICANA!!!
É um filme épico da melhor qualidade! Deve arrebanhar vários Oscars!
É IMPORTANTE REGISTRO DA HISTÓRIA MUNDIAL!!!

Anônimo disse...

Que belo post! Parabéns, Armando. Tenho acompanhado as notícias e o noticiário da TV sobre o filme LINCOLN. Vou assistir, com certeza! É preciso que os brasileiros saibam o que foi a Guerra de Secessão com mais de 600 mil norte-americanos mortos!
Valeu!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Um Gigante da Democracia. É um “saco-roxo”! Enfrentar aquela carnificina que foi a guerra civil, enfrentar as pressões políticas e ainda manter os seus ideais de democracia e igualdade entre os seres humanos, não é para qualquer um...Foi o Grande Estadista da Democracia!
Exemplo para esses “políticos anões” de Brasília!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olha, Armando, o Brasil está precisando de ¼ de Abraham Lincoln!!! E só recebemos FHC, Lula, Sarney e Collor! PQP! Tô fora!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Delmanto disse...

Um cartão descoberto nos arquivos reais de Turim confirma, segundo o historiador Arrigo Petacco, antigos rumores de que Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos, estava tão consternado com a derrota que suas forças estavam sofrendo na luta contra o Exército Confederado na Guerra Civil que pediu ajuda ao herói italiano Giuseppe Garibaldi. O cartão foi enviado por Garibaldi ao Rei de Savóia, Victor Emmanuel II, em 1862, e informava que ele fora convidado pelo presidente americano para comandar suas tropas. A proposta teria sido feita depois que Garibaldi liderou o Risorgimento e tomou a Sicília e Nápoles, derrotando forças superiores às suas em 1860.
Garibaldi já lutara na América do Sul (no Brasil apoiou os rebeldes de Bento Gonçalves no avanço para Santa Catarina durante a Guerra dos Farrapos, em 1836) e tinha viajado pelos Estados Unidos.
Generais e senadores eram contrários à indicação de Garibaldi e a oferta foi depois reduzida ao comando de uma única unidade. Por isso, Garibaldi rejeitou a proposta. Os estudiosos americanos admitem que Garibaldi recebeu um convite para ocupar um posto no Exército Americano.
O povo brasileiro conhece bem a fama e a capacidade do revolucionário Giuseppe Garibaldi, casado com a brasileira Anita Garibaldi. Herói de 2 Continentes, Garibaldi poderia muito bem ter sido também Herói Americano!

Anônimo disse...

Hoje é conhecida a admiração que Karl Marx sentia por Abraham Lincoln. E Lincoln também admirava todo o esforço de Marx a favor da classe trabalhadora, sem concordar com as teses comunistas, achava positiva a discussão sobre o tema do Trabalho.
Marx e Engels, escreveram com muito entusiasmo sobre a campanha eleitoral de Lincoln e por sua coragem em libertar os negros da escravidão. Marx e Engels propuseram à Internacional que enviasse carta ao presidente Lincoln, parabenizando-o por sua atitude e postura. No documento, a Primeira Internacional parabenizava ao povo dos EUA e seu presidente por, ao terminar com a escravidão, haver favorecido a libertação de toda a classe trabalhadora, não só norte-americana, mas mundial.
E o presidente Abraham Lincoln agradeceu o apoio e ressaltou, mais uma vez, a importância da igualdade racial e do regime democrático para o povo americano e de todo o mundo.
Muito boa essa relação de Lincoln e Marx!
(luisroberto-souza@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Que legal, Delmanto. Lincoln sofreu inúmeras derrotas mas que só serviram para reforçar os seus ideais e ...seguir em frente! É um vencedor! Nunca vi um “curriculum vitae” como o dele. Em qualquer empresa, na área de recursos humanos, ele seria descartado pelo seu passado... Que homem! Que fibra! E enfrentar tudo o que ele enfrentou com sucesso... Ganhou a Guerra, Libertou os negros da escravidão e UNIU a Nação Americana!
É O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA AMERICANA!!!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Odete Maria Omizzolo (Facebook): fui ver o filme , e recomendo , vale a pena!!

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): blog do Delmanto sempre atual! Compartilho com prazer!

regina claudia/requeri disse...

lincoln e obama! é até possível comparar ... os dois advogados, magros e altos, homens das leis em illinois ... foram de lá direto pra casa branca, os 2 possuem o dom da oratória, não só sabem dizer, mas sabem convencer ... e a campanha eleitoral de obama, em 2007, deslanchou em springfield/illinois, onde nasceu o lincoln ...

é inegável, o obama tem carisma ... sim!!! tem uma mulher interessante, duas filhas adolescentes, gosta de rock'n roll, gosta do paul mccartney, a música de amor do casal foi feita sob medida pelo paul, michelle, e os dois já se mostraram em rede mundial escutando a música, em família, enlevados, os 4, o casal se beijando enquanto o paul canta ... e o cara tem o dom, a fala e o gestual são hipnotizantes ... tudo isto somado, dá um ibope de peso ... num usa abalado e fragilizado por rajadas de balas em escolas - columbine/newtown - pelo 11 de setembro, ele e sua family fazem muita diferença ...

é isso.

Postar um comentário