fevereiro 21, 2013

Editorial da “TRIBUNA” sobre Yoani: vergonha!

A interferência de Cuba nos assuntos internos do Brasil. Omissão de Dilma. A moça cubana é ameaçada e impedida de falar. E a SOBERANIA NACIONAL?!?
 TRIBUNA DA IMPRENSA - quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 | 06:28

Num país quase sem internet, uma jovem blogueira assusta Fidel e Raul. Sai do país, montam esquema gigantesco para desmoralizá-la. O embaixador de Cuba ameaça e intimida o Brasil, o governo em silêncio.

Furacão Yoani –editorial do jornal “A Tarde” (Bahia) 21/02/2013/ leia aqui
Helio Fernandes
Yoani Sánchez é a grande sensação da comunicação no mundo. E principalmente no Brasil, onde está no momento. Ela é um produto do equívoco da repressão. Seu blog não era visto por quase ninguém em Cuba.
A partir da perseguição, das prisões e da impossibilidade de sair de Cuba, virou atração nos mais diversos lugares. Seu blog foi republicado em blogues importantes, transformado em artigos e publicado em jornais de grande tiragem, mostrado em televisões, visto com interesse pelas mais diversas platéias.
Esses países não eram a favor dela nem obrigatoriamente contra Cuba ou Fidel. A comunicação, sejam quais forem as mídias, as tradicionais ou as revolucionárias, vive de audiência. E a projeção de Yoani e do seu blog, disputada nos mais diversos auditórios.
Depois de 6 anos pedindo passaporte, sempre negado, foi surpreendida com a concessão ou autorização para sair. Saiu. Nem ela nem ninguém percebeu que era uma armadilha. Persegui-la ainda mais internamente, não tinha sentido. Era conhecida apenas por alguns participantes e contestadores. Poucos, a maioria está presa.
Era preciso destruí-la de fora para dentro, desmoralizá-la, e divulgar essa desmoralização dentro de Cuba. Assim, quando e se voltasse, não teria nenhuma repercussão. Montaram o plano, prepararam tudo desde que ela pisou pela primeira vez no Brasil.
Começou pelo Recife, a perseguição continuou na Bahia, atingiu o apogeu no Rio e em Brasília, de acordo com o que fora planejado. Tudo orquestrado, as palavras de ordem, “traidora”, “mercenária”, e o gesto (o mesmo em todas as cidades) de jogar moeda e notas pequenas em cima dela.
Por que traidora? Ignorância deliberada. Ela lutava pela independência do seu país, combatia os que estavam no Poder há mais de 50 anos, e só vão deixá-lo pela morte.
Por que mercenária? Os países que republicavam seu blog, fosse onde fosse, passaram a remunerá-la, a coisa mais normal que pode haver. Ninguém trabalha de graça. Além de ditadores, perseguidores e torturadores, também defendem o trabalho escravo? Se isso se transformar em realidade, então voltaremos à escravidão, Cuba foi a última a se libertar.
PERSEGUIÇÃO DITATORIAL E OFICIAL
Podemos até admitir que fossem comunistas individuais, revoltados (?) com a resistência da jovem blogueira. Mas se forem comunistas cubanos, por que não estão no seu país, gozando o maravilhoso sistema do desemprego, da remuneração de 2 dólares por dia, sem direito a protesto ou a reivindicação?
Toda essa suposição acabou, quando o próprio embaixador de Cuba no Brasil mostrou sua participação, determinou a elaboração de um vídeo sobre o passado da blogueira. E audaciosamente mandou entregar a Gilberto Carvalho, Ministro Secretário Geral da Presidência, no Planalto.
Ninguém sabe o que esse vídeo continha, mas é de imaginar. Vindo de um regime autoritário, atrabiliário, é fácil perceber. Não deve conter nada perto da realidade, pela idade ela nem tem passado. Mas teve a coragem de enfrentar ditadores, o preço é o de não ter mais vida, nem profissional, nem pública, nem particular.
CUMPLICIDADE SILENCIOSA DO BRASIL
Gilberto Carvalho, pelo cargo que ocupa, não deveria ter recebido o vídeo. Mas recebeu, um equívoco, deveria ter corrigido, depois de falar com Dona Dilma. O que deveria ter feito? Protestar duramente, principalmente no momento em que o PT “comemora” 10 anos no Poder.
Não fizeram nada, nem sei (não consegui apurar) se Gilberto falou com Dona Dilma. Certamente falou com Lula. Nesses 10 anos de Poder do PT, Gilberto participou de todos. Vai continuar mais 2, e pode continuar mais 4, com ele ou com ela.
E O CHANCELER, PATRIOTA DESDE QUE NASCEU?
Não disse nada, nem uma palavra. Por quê? Essa intervenção de um embaixador estrangeiro não é da alçada do Chanceler? Acontece que o embaixador é Patriota desde nasceu, mas não goza de nenhum respeito ou consideração do Planalto.

4 comentários:

Delmanto disse...

O jornal carioca “TRIBUNA DA IMPRENSA” tem tradição de luta democrática e a favor da Liberdade de Imprensa!
Quando o Brasil é humilhado pela irresponsável interferência do Embaixador de Cuba, no caso da blogueira Yoani Sánchez, nada melhor do que reviver a falta de liberdade que o Brasil passou no Regime Militar. É o que acontece, hoje, em Cuba!
Durante o governo de Getúlio Vargas, surgiu como um baluarte da oposição, sob a direção do jornalista Carlos Lacerda. Fez vitoriosa campanha pela moralidade pública e contra a CORRUPÇÃO que envolvia os “parasitas” de sempre dos governos constituídos. Até um jornal de apoio, o dinheiro público “desviado” chegou a fundar e a encher de verbas públicas: o jornal “ÚLTIMA HORA”, sob a direção de Samuel Wainer.
Isso no anos 50. Com Hélio Fernandes, após a eleição de Carlos Lacerda como governador do Estado da Guanabara (Rio de Janeiro), passou a fazer, após a eclosão do movimento militar em 1964, oposição aos atos arbitrários do Regime Militar. Foi censurado, perseguido, CONFINADO e teve seu jornal destruído por uma bomba.
Aguarda, hoje, a reparação de uma ação que se ARRASTA por 33 anos!!!
A JUSTIÇA BRASILEIRA que está tendo a sua REFUNDAÇÃO com a atuação histórica do STF no julgamento e condenação dos envolvidos no chamado MENSALÃO,
P R E C I S A
reparar a agressão sofrida pela LIBERDADE DE IMPRENSA e o prejuízo empresarial de um empreendedor corajoso que soube exercer a sua CIDADANIA e defender os postulados sagrados do ESTADO DE DIREITO e da LIBERDADE DE IMPRENSA!
É registro histórico!

Anônimo disse...

Não é fácil imaginar, hoje, o que era o confinamento de uma pessoa, Delmanto. Naquela época, anos negros da Ditadura Militar, o brasileiro confinado se tornava verdadeiro pária da sociedade. Ninguém se aproximava nem da sua família... Imaginem a situação da empresa de um confinado! E no caso, uma empresa jornalística: quem iria fazer publicidade na “Tribuna da Imprensa”?
Nada mais justa a indenização pedida, via judicial, por Hélio Fernandes. E hoje, com 92 anos, ainda tem ânimo para voltar a editar esse jornal que foi um marco na imprensa nacional.

E um dos poucos brasileiros a ter coragem para visitar o confinado ex-presidente Jânio Quadros, em Corumbá, foi um então vereador de Botucatu/SP, Progresso Garcia. Pegou o trem e foi, sozinho, para o Mato Grosso prestar a sua solidariedade ao político cassado e confinado, ou seja, “preso” na longínqua Corumbá. Assim, afastado e longe dos grandes centros, deixava de representar perigo aos poderosos por seu temido poder de mobilizar o povo...

Agora, para a ilha de Fernando de Noronha era quase impossível a visita de alguém. O controle era muito mais rígido e ainda não havia pacote turístico para aquela encantadora ilha. Dá para imaginar o que passou o jornalista Hélio Fernandes, arrancado do convívio de sua família e de seus amigos e sem qualquer possibilidade de socorrer o seu jornal...
Isso era a Ditadura!
Era a escuridão, o medo, a violência!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
pois é ...

Anônimo disse...

É, Delmanto, DITADURA é DITADURA.
É bom divulgar o que foi a DITADURA MILITAR no Brasil para esses “cabecinhas de croacas” aprenderem um pouco de história, de patriotismo e da importância da LIBERDADE DE IMPRENSA para um país!
O jornalista Hélio Fernandes é Diretor do jornal “TRIBUNA DA IMPRENSA” – UM JORNAL CORAJOSO E QUE COMBATEU A DITADURA. Hélio Fernandes foi preso e CONFINADO na Ilha de Fernando de Noronha. Exilado em seu próprio país!
Depois, teve seu jornal depredado pelos “gorilas” e fechado. Há anos luta por uma indenização na Justiça Brasileira.
Ele comeu “o pão que o diabo amassou”, daí ser tão importante o que ele diz e assina sobre a cubana Yoani Sánchez e sobre Cuba.
Vale a leitura do post!
(danilo-gomes40@live.com)

Postar um comentário