fevereiro 18, 2013

Medicina Veterinária de Botucatu
UNESP com Nova Diretoria

FMVZ é a primeira na avaliação do ENADE

Já demos destaque à eleição da nova diretoria que tomou posse no último dia 15. Trata-se da Faculdade de Medicina Veterinária e de Zootecnia da UNESP. Localizada em Botucatu, transformou-se, graças à dedicação de seu corpo docente, em Escola Modelo com nível de excelência nacionalmente reconhecido. Com moderno Hospital Veterinário, utiliza equipamentos de ponta no tratamento dos animais, inclusive silvestres.
O jornal AconteceBotucatu.com fez completa cobertura do evento:

"Posse dos diretores da FMVZ/Unesp foi bastante concorrida
Os professores José Paes de Almeida Nogueira Pinto e Maria Denise Lopes são os novos diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu. Eles foram empossados no dia 15 de fevereiro, em sessão solene da Congregação, ocorrida no auditório Casa da Arte. Nos próximos quatro anos, eles serão os responsáveis pela gestão da unidade, que em 2013 completa cinco décadas de atividades.

A solenidade foi presidida pela professora Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp, representando o reitor Julio Cezar Durigan. A Mesa do evento teve também a presença do professor Luiz Carlos Vulcano, diretor cessante da FMVZ; professor Carlos Antonio Gamero, pró-reitor de Administração da Unesp; professor João Carlos Cury Saad, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp; professor Jair Manfrinato, da Faculdade de Engenharia de Bauru, representando os diretores das unidades da Unesp; João Cury Neto, prefeito municipal de Botucatu; vereador Ednei da Costa Carreira, presidente da Câmara Municipal de Botucatu. Diversas autoridades acadêmicas e políticas também estiveram presentes, além dos professores eméritos da FMVZ, Aguemi Kohayagawa, Aristides Cunha Rudge, Flavio Massone e Paulo Iamaguti.

O novo diretor da FMVZ iniciou seu discurso de posse homenageando o professor emérito Aristides Cunha Rudge, pelo grande incentivo oferecido no início de sua carreira profissional. Também saudou o diretor cessante Luiz Carlos Vulcano, ao lado de quem exerceu a vice-diretoria da unidade no último quadriênio. “Generoso, Vulcano compartilhou e delegou a atribuições que não eram exatamente as de um vice-diretor. Conto com sua vontade e garra para que possamos continuar a construir uma FMVZ cada vez melhor”.

O professor José Paes ressaltou a imensa responsabilidade de dirigir uma instituição que, segundo todos os indicadores, pode ser considerada de excelência. Citou números expressivos do desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação; lembrou a prestação de serviços à comunidade e a formação profissional de alto padrão proporcionada pelo Hospital Veterinário; mencionou ainda as atividades desenvolvidas nas Fazendas da unidade, a atuação dos diversos grupos de pesquisa, os diversos intercâmbios internacionais e qualificação do corpo técnico-administrativo.

O empenho dos pioneiros que iniciaram a história da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), instituição que deu origem às unidades da Unesp de Botucatu, não foi esquecido. “As condições eram muito precárias, mas havia algo especial nos pioneiros que aqui chegaram e começaram a construir nossa instituição. Além de competentes, eles tinham garra e vestiram a camisa. Esse foi o grande diferencial: acreditar que seria possível. E foi”.

O novo diretor elencou alguns dos principais desafios que sua gestão deverá enfrentar, como a ampliação e modernização de várias instalações do curso de Zootecnia, a construção de um hospital que atenda o grande desenvolvimento que a área de animais silvestres vem tendo na FMVZ e, principalmente, a transferência da totalidade das estruturas da unidade para a Fazenda Experimental Lageado.

“Atualmente, nossa área física não permite ampliações fundamentais para nosso desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que a transferência, embora difícil e dolorosa, será necessária. Esse processo exigirá comprometimento da nossa comunidade. Tenho certeza que ela responderá a ele de modo equilibrado e maduro”, disse. 

O reconhecimento do programa de residência veterinária junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a necessidade do apoio da Reitoria a essa causa também foi destacada pelo professor José Paes. “É importante registrar que a FMVZ foi pioneira na criação desse tipo de programa, em 1973. Em 2014, devemos formar nosso milésimo residente
Atualmente nos encontramos num impasse, pois somente a partir da criação da Comissão de Residência Multiprofissional (Corema) por parte da Reitoria é que poderemos requerer o nosso reconhecimento. "São grandes desafios, mas acreditamos que podemos superá-los, pois temos uma unidade forte, consolidada e pertencente a uma universidade em franco desenvolvimento, condições essenciais para que tenhamos êxito”.

Num dos momentos mais emocionantes da solenidade, o novo diretor da FMVZ lembrou os tempos da criação da Unesp, em meio à ditadura militar, e a luta dos estudantes no período. “Foram eles que lançaram-se à frente e se puseram a lutar. Defenderam o justo, clamaram pelas liberdades democráticas e lutaram contra o arbítrio. Tive a honra de pertencer ao Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS). Lá aprendi a ouvir, debater, a ceder em algumas ocasiões e a não transigir quando necessário.Erramos? É claro que sim. Mas nunca nos omitimos. Meu eterno respeito ao CAPS e a todos aqueles que deles participaram”.

O professor também agradeceu a professora Maria Denise Lopes, sua vice-diretora; os professores Eunice Oba e José Roberto Sartori, concorrentes na eleição pela Diretoria da FMVZ; o apoio dos colegas do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública; os professores responsáveis pela sua formação básica; colegas e alunos e, de modo especial, seus familiares.
O discurso foi encerrado sob longos aplausos após a mensagem final. 

“Espero que a FMVZ e a Unesp formem não apenas profissionais qualificados, mas cidadãos comprometidos com nosso país. Um país que tem avançado nos últimos anos e que se tornará uma grande potência. E quando isso ocorrer eu rogo para que sua força seja pautada na tolerância e respeito às demais nações. Que sejamos um país que respeite os diferentes credos, raças e opções sexuais. Que o Brasil seja um país que pense de forma sustentável e se mantenha sempre sob a égide da democracia”.
( texto e foto do jornal Acontece Botucatu.com- 18/02/2013)

7 comentários:

Delmanto disse...

É um grande acontecimento. É Histórico!
Ocupar o 1º lugar entre as Faculdades de Medicina Veterinária do Brasil!
Com a Faculdade de Medicina da UNESP/Botucatu, já tínhamos conseguido a preferência entre os vestibulandos. Isso é trabalho de décadas!
1963/2013: 50 Anos!
Valeu!
Salve a FMVZ!!!

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Eu me formei em Medicina Veterinária no tempo em que era a gloriosa FCMBB e me orgulho demais disto.

Anônimo disse...

É muito importante para um país, como o Brasil, contar com instituições como a Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu. Um país também é aferido em seu grau de desenvolvimento e de valorização da qualidade de vida, pelo tratamento que é dado aos animais. E, ali, os cães e gatos tem um tratamento de primeiro mundo. Já fazem, há mais de 40 anos, campanhas de vacinação anti-rábica gratuitamente em toda a região e é efetiva a interação com as prefeituras da região na área da saúde pública. Mas o atendimento é completo, para todos os animais inclusive para os de grande porte, em seu moderno e bem equipado Hospital Veterinário e no Hospital para Animais Selvagens. Os mais estranhos e raros animais tem aparecido para atendimento emergencial. Grandes, médias e pequenas cirurgias são realizadas diariamente.
Cavalos, Bovinos (leiteiros e para produção de carne) e Ovinos, tem um acompanhamento na busca do melhor rendimento produtivo, com técnicas aprimoradas de manejo.
A aparelhagem hospitalar é reconhecida nacionalmente como de tecnologia de ponta e segundo a matéria, a FMVZ tem tido uma média de 25 mil atendimentos por ano. É exemplar essa Faculdade. O Brasil precisa se espelhar nela e divulgar esse empreendimento modelo. (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Eu atuo na região e sei da importância da FMVZ para os criadores paulistas. Tanto para os Haras de Cavalos de Raça até Centrais famosas pela inseminação artificial bovina. A inseminação artificial bovina que se desenvolveu nos EUA e na Europa após a 2ª. Guerra Mundial tem, hoje, no Estado de São Paulo, o mesmo nível de desenvolvimento e de tecnologia do 1º mundo. E a FMVZ representa a tecnologia de ponta!
O Brasil se espelha na competência acadêmica e na capacidade técnico-funcional dos profissionais formados pela FMVZ! (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Caro Armando Você não pode calcular o quanto emocionante foi a posse do Paes e da Denise ontem na Casa das Artes. Familiares, amigos, ex-colegas de turma e de CAPS, de Mocó também e autoridades universitárias e políticas participaram da cerimônia de posse que teve o Hino Nacional acompanhado pelo acordeão do Toninho Ferragutti que simpáticamente atendeu convite do Paes. Ele arrasou e emocionou a todos com seu discurso fluente, emotivo e acadêmico. Você fez falta, como sempre faz. Adelina Guimarães

Anônimo disse...

Caro Armando

Li, emocionada, tudo o que aqui está sobre a Medicina Veterinária da Unesp. Minha filha e meu genro são veterinários formados ali, juntamente (na mesma turma) com Denise agora nomeada uma das diretoras da citada. Mãe de Denise foi minha grande amiga de juventude e assistimos juntas à formatura de nossas filhas, numa época em que a Faculdade culminava glórias no setor veterinário.

Muito obrigada pelo envio

Abraço forte

Neide Sanches

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook): Ex aluna de Agronomia (8a. turma ) Sou testemunha do quanto a escola evoluiu .PARABÉNS ao PAES

Postar um comentário