fevereiro 12, 2013

O Tempo Não Pára...


“As épocas saem umas das outras, como as bonecas russas. Não há rupturas absolutas. O Renascimento veio da Idade Média, como a Idade Média viera do Império Romano. O Iluminismo, a mais recente revolução histórica, não existiria sem o Renascimento, que lhe abriu as portas da percepção burguesa, para ficar na melhor interpretação marxista. Mas o Iluminismo está pedindo, agora, que de seu ventre venha nova época.



Plutarco atribui a Pompeu Magno uma frase que, repetida por Ulysses Guimarães, foi emblemática no processo de transição política nacional: navigare necesse est, vivere non est necesse. A máxima do grande general escapou da circunstância, para se tornar forte símbolo da política. Ela nos incita a resistir. A vida, qualquer vida, é um processo de resistência, e mais ainda na política.”
(Mauro Santayana – Blog Conversa Afiada)


Na crítica a essa “geléia geral” e mal cheirosa que é a política nacional, o grande mal que infecta o país – que é a corrupção! – fica o alerta de que ela, a corrupção, já tomou o tecido social, contaminando setores importantes da sociedade civil. Assim, no futebol, por exemplo, com a figura caricata que foi Ricardo Teixeira. São os sinais de que é preciso que haja mudança! Tiramos o "Chefão", mas a CBF ainda precisa de uma boa reciclagem...

É muito fácil a crítica gratuíta. É muito fácil o comentário negativo de expoentes da vida nacional. Mas, também, é verdade que existem ícones do “mal feito” ainda mandando e decidindo no exercício do Poder. E ponha tempo nisso...

Já abordamos a figura jurássica de José Sarney em outros posts e em datas diversas. Pode até parecer marcação injusta... Para que não pairem dúvidas sobre o negativismo desse elemento que sobrevive há décadas na política brasileira, vamos buscar alguns dados que definem o perfil de Sarney:

“Em todos os indicadores sociais, o Maranhão de José Sarney só ganha das Alagoas de Collor de Mello. Os dois estados têm os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) – Maranhão, 0,683, e Alagoas, 0,677 - ; lideram os rankings de analfabetismo e de mortalidade infantil - Alagoas com 66 mortes por mil de crianças até um ano de vida e o Maranhão com 39 em mil -, e o de menor expectativa de vida. Somam-se aí taxas pornográficas de saneamento: o Maranhão tem apenas 1,4% de esgoto tratado, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico”. (Mary Zaidan é jornalista / Blog do Noblat – 26.06).


Sarney = Príncipe Salina/ leia aqui

Blog Conversa Afiada

A busca dessa figura política marcada pelo negativismo é proposital. Porque na busca do tempo da mudança, na espera das mudanças que estão varrendo o mundo, na expectativa de que a apatia aparente da Nação se transmutará na energia reparadora que fará do Brasil o país do presente e não do futuro, é que procuramos exorcizar os demônios que entorpecem a Nação Brasileira.

É simples assim. No Brasil, hoje, onde campeia a corrupção nas empresas estatais e nos ministérios, a predominância política é de personagens como Sarney, Temer, Renan Calheiros, Lula, Jader Barbalho, José Genoíno, Delúbio Soares, Wagner Rossi e tantos outros “políticos” do sistema.

Agência Nacional da Propina/ Blog do Noblat/ leia aqui

Flagrante da Corrupção no Brasil/ Luís Nassif/ leia aqui

Mas acreditamos, como tantos brasileiros, que “a vida, qualquer vida, é um processo de resistência, e mais ainda na política”, como disse na abertura Mauro Santayana. E, na “resistência democrática brasileira”, acreditamos, como ele, que está no tempo de vir uma nova época!

A “Revolução da Informação”, a “Rebelião dos Indignados”, acrescidas dos exemplos esparsos que tivemos, aqui mesmo no Brasil, como o “Movimento dos Bombeiros”(!!!), no Rio de Janeiro, nos leva a acreditar que é época de mudança, sim! É tempo de uma Nova Época!!!

E os Indignados Brasileiros ?!?/ leia aqui

Um de nossos últimos posts, os “E OS INDIGNADOS BRASILEIROS?”, deixamos a mesma pergunta : “e os indignados brasileiros?!?”

Vamos fazer as mudanças necessárias?
Vamos mostrar a nossa INDIGNAÇÃO?
Vamos iniciar uma NOVA ÉPOCA?!?

8 comentários:

Anônimo disse...

É, o tempo não pára...
A inspiração do poeta diz tudo. Cazuza soube falar e falar bem:
“Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára”
E, não pára mesmo...E a bandidagem está por aí, sempre. Transformando o país, verdadeiramente, num puteiro! Vamos ver com Cazuza:
“Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára”
Acho que está na hora do Brasil fazer seu acerto de contas. Mostrar a sua Indignação! INDIGNAÇÃO!!!
(jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Olha, Delmanto, você vai me desculpar, porque quem tinha a “boca suja” era o Ricardo Teixeira. Mas é preciso gritar, com toda a força de nossos pulmões: O Brasil está virando um p u t e i r o !!!
Gritar com a mesma garra do Cazuza:
U M P U T E I R O !!!
Tem horas na vida da gente em que é melhor explodir. O tempo da mudança está chegando, sim! Eu acredito nisso. Esses fdp não podem ficar roubando impunemente como se a corrupção fosse uma prática institucionalizada no Governo Federal, pô!
Me ajuda aí, ô eu! Como o Datena estou precisando de ajuda. Esses malandros não acreditam, mas cabeças rolaram até no Egito, onde o povo árabe é tradicionalmente submisso e bajulador dos poderosos, porque que cabeças não rolarão no Brasil?!?
Esperem pra ver!!! (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Eu posso estar sendo ingênua, mas eu acredito que a mudança vai começar com a presidente Dilma Rousseff. Podem gozar! Podem dizer que eu estou sonhando com a Dilma, ela foi indicada pelo Lula e pertence ao PT...Continuo a achar que ela está no limiar de uma grande descoberta: dela mesma!
Sim, ela é o emblema da nova época tão desejada. Ela será a que vai romper as regras da “má política”! Será xingada de todos os nomes por Lula e pelos petistas, mas ela vai virar a mesa, tenham a certeza!
A primeira mulher presidente do Brasil! Já saiu a notícia de que vai criar o Ministério da Micro Empresa e vai convidar a criativa e corajosa dona do Magazine Luiza para o cargo. Vocês não imaginam o que essa ex-guerrilheira ainda vai fazer. O Lula que acha que tem tanta popularidade, vai parecer um “anãozinho” perto dela. E é o que ele É! O tempo vai dizer se estou ou não com a razão. A sensibilidade feminina é imensa. O Brasil não sabe mas já está entrando em uma nova fase, completamente diferente, revolucionária, mágica! (maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

requeri disse...
lembrando:
vem a calhar um tal projeto de assentamento na bahia, cujas terras foram entregues pelo incra, aos assentados, sem qq critério. ninguém foi pesquisar e se certificar de que aqueles assentados eram agricultores natos. hj está provado que não eram. a grande maioria vendeu o lote que recebeu e, onde deveria ser uma terra produtiva, estão instalados verdadeiros e irresponsáveis paraísos de lazer.
1) as tais terras, os lotes, são junto ao mangue. isso não poderia acontecer. manguezais são ecossistemas que não podem ser desmontados, nem por agricultores, nem por empresários e suas mansões confortáveis;
2) os assentados querem mais é ganhar uma grana boa com a terra que receberam. se não são agricultores, preferem qualquer grana que os espertos empresários possam lhes oferecer;
3) os lotes são em terreno arenoso. areia não é terra. sendo assim, nem agricultor milagroso conseguiria produzir o que quer que fosse naquele solo;
4) deve haver algum argumento pra este ítem, escolha você. cansei!!!

indignação e mudanças são ações sem eco num país cujo presidente se mantém 8 anos sustentando a corrupção, e onde o órgão que administra a questão agrária doa lotes, em solo arenoso, sem qualquer critério, fiscalização ou responsabilidade.

quem deveria botar a boca na tuba vê, assite, participa, tira proveito e se cala.

Delmanto disse...

Na mosca, requeri! Esse é o país do "nunca antes"... "Nunca antes"se viu tanta corrupção e descaso! É bom lembrar que o sr. Paulo Maluf (impedido de sair do país, pois tem ordem internacional de prisão!), que é (!!!) Deputado Federal, quando saiu da Prefeitura de São Paulo após ELEGER o Pitta, estava com 80% de aprovação popular e, hoje, encerrou sua carreira executiva, podendo ainda se eleger só como deputado. Que é um grande absurdo. A REFORMA POLÍTICA é uma necessidade URGENTE!
E só a SOCIEDADE ORGANIZADA é que poderá fazer essas mudanças.O Atual Congresso Nacional está comprometido e NÃO fará mudança alguma que prejudique os “parlamentares” atuais...

O Brasil aguarda os novos tempos!
Grande abraço,
Delmanto

Anônimo disse...

Thales Mattos Filho (Facebook): Graças ao seu próprio esforço, hoje considero você um iluminado. Considere que hoje é muito mais difícil ser iluminadodo que na idade média.

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
vamos colaborar para que essas mudanças venham ?

Anônimo disse...

Concordo com o seu comentário, Delmanto. Os habitantes do Leste Europeu tem essas características que você citou, assim como os personagens de Jorge Amado tem as características da Bahia e do nordeste em geral. E assim, José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, retrataram o homem forte nordestino, com sua fala e seus valores, com a sua luta para sobreviver e enfrentar a seca e as agruras da vida daquele interiorizão do Brasil. Gostei. Bom enfoque. (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Postar um comentário