março 17, 2013

Esquerda? Elites? No Brasil?!?

Que Elites? Que Esquerda?

Impossível não ler, divulgar e guardar bem guardado este trecho de artigo do conceituado jornalista João Ubaldo Ribeiro. A sua análise foi precisa. Extremamente objetiva, nos dá o retrato rasgado deste Brasilzão e da Elite Política que nos governa há 10 anos!!!

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro é baiano, advogado, com pós-graduação nos EUA, é considerado um dos melhores escritores da atualidade, exerce o jornalismo, é roteirista e profere palestras. Em 2008, ganhou o Prêmio Camões, maior premiação para autores de língua portuguesa.

É um privilégio contarmos com um intelectual do seu gabarito. Vamos a um trecho de seu corajoso e desmistificador artigo de hoje no Estadão”:

Que elites, que esquerda?

João Ubaldo Ribeiro
“... esse negócio de o governo ser de esquerda. Só se querem dizer que a maior parte do nosso cada vez mais populoso bando ministerial é constituído de canhotos. O presidente Lula, que não quis ser presidente emérito e prefere continuar sendo presidente perpétuo mesmo, já disse - e creio que com sinceridade - que não é, nem nunca foi, de esquerda e que não usa mais nem a palavra "burguesia". E que é que o governo fez que caracterize uma posição de esquerda? Apoiar Chávez com beijos e abraços, ao tempo em que respalda os bilhões de dólares de negócios brasileiros na Venezuela? Manter boas relações com Cuba, o que não quer dizer nada em matéria de objetivo político? Ser da antiga turma que combatia o governo, no regime militar? E já perguntei aqui, mas pergunto de novo: o PMDB é de esquerda? Quem é esquerda, nesse balaio todo? Furtar, desviar, subornar, corromper são de esquerda? Zelar por valores éticos e morais é de direita?
É gritaria da direita reclamar (e pouca gente reclama) do descalabro inacreditável em que se tornaram as trombeteadas obras do rio São Francisco, hoje uma vasta extensão de ruínas e destroços, tudo abandonado ao deus-dará, em pior estado do que cidades bombardeadas na Segunda Guerra? Ou o que está acontecendo com a Petrobrás, que, da segunda posição entre as petrolíferas, despencou para a oitava e pode despencar mais, acrescida a circunstância de que ninguém explica direito qual é mesmo a situação do hoje já não tão radioso pré-sal? E combater a miséria nunca foi de esquerda ou direita. Ter altos índices de popularidade tampouco.
Também se diz que as elites dominantes querem derrubar o governo. Que elites dominantes? A elite política, que se saiba, é a que exerce o poder político. O Poder Executivo é exercido pelo governo que está aí e que, presumivelmente, não atua contra si mesmo. O Poder Legislativo está sob o controle da base do governo. E o Judiciário, por mais que isso seja desagradável aos outros governantes, não pode associar-se à ação política no sentido estrito. Já as elites econômicas não parecem empenhadas em subverter uma situação em que os bancos têm lucros nunca vistos, conforme o próprio presidente perpétuo já frisou, e as empreiteiras estão muito felizes e, convocadas pela presidente adjunta, prometeram fazer novos investimentos. Qual é a elite conservadora que está descontente e faz oposição ao governo? É justamente o contrário.
Finalmente, temos a imprensa golpista. Que imprensa golpista? Que editorial ou comentário pediu golpe? Comportamento golpista é o de quem acusa o Judiciário de ser agente de armações politiqueiras, quem chega a esboçar desobediência a ordens judiciais, quem se diz vítima de linchamento, quando foi condenado em processo legítimo e incontestável. A imprensa sempre se manifesta contra o desrespeito à Constituição e a desmoralização das instituições democráticas e tem denunciado um rosário sem-fim de ações lesivas ao interesse público. Golpista é quem busca silenciá-la ou controlá-la, não importa que explicações se fabriquem e que eufemismos inventem.”
(“O Estado de S.Paulo”, de 17/03/2013)

2 comentários:

Delmanto disse...

Há 18 Anos o Brasil é governado (PSDB e PT) por partidos que se dizem de Esquerda!
Na verdade, verdadeira, nunca se fez uma POLÍTICA DE DIREITA como neste decênio! ROUBARAM todas as “bandeiras da direita”...rsrsrs
Nas últimas eleições, o Lula, com sua “sabedoria” já muito conhecida disse: é a primeira vez (nunca antes neste país...rsrsrs) que NÃO tem candidato da direita nas eleições presidenciais!
CERTÍSSIMO!!!
E para quê?!?
Os candidatos do PT e do PSDB já são os representantes da DIREITA no Brasil!
NUNCA os Especuladores Financeiros Internacionais ganharam tanto dinheiro como nestes últimos anos...
NUNCA os Banqueiros Brasileiros ganharam tanto dinheiro
como nestes últimos anos...
NUNCA os JUROS foram tão altos como nestes últimos anos...
Então, pra quê candidato da DIREITA?!?
Este post é para ser lido e repassado.
Vamos ABRIR os Olhos do Brasil!

Anônimo disse...

Muito interessante. Ele fala das elites econômicas. Pois as grandes empresas, as poderosas tem sido apadrinhadas pelo comunista Luciano Coutinho que tem a idéia estapafúrdia de que transformando as grandes empresas nacionais em multinacionais (com o dinheiro do povo, é claro) elas poderão competir no mercado internacional...rsrsrs Seriam as Campeãs Brasileiras!
Ele não sabe que o Capital não tem pátria?
Ele não sabe que multinacional só prejudica o funcionamento ideal de uma sociedade capitalista? Uma das poderosas multinacionais que o Luciano Coutinho tem ajudado no BNDES é a antiga AmBev que, hoje, já comprou até a Budweiser (com nosso rico dinheirinho)..
RESULTADO: essa “monstrinho” vem sufocando as pequenas e médias cervejarias em todas regiões do Brasil. É o Capital/Primata que precisa ser “domesticado” e não incentivado.
Essa é uma grave distorção desses dirigentes de formação marxistas sem NENHUMA experiência como empresário ou empreendedor.
Brasil: Pay attencion, please!
(p.gomes@yahoo.com.br)

Postar um comentário