março 06, 2013

Mulheres Vencedoras!!!


Três mulheres foram agraciadas com o prêmio Nobel da Paz pela luta pelos direitos das mulheres.
Nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, o Blog do Delmanto presta também a sua homenagem.

Três mulheres dividiram o Nobel da Paz (2011) por suas lutas pela igualdade de direitos entre os gêneros, mas na história do prêmio, iniciada em 1901, apenas 44 dos 851 agraciados nas seis categorias até hoje são mulheres.

Marie Curie - a 1ª Vencedora!
A física nuclear polonesa Marie Curie, radicada na França, foi a primeira mulher a receber um Nobel, em 1903. Ela foi também a única mulher até hoje a receber um segundo prêmio Nobel - o de Química, em 1911.

Marie Curie

Nobel da Paz concedido neste ano conjuntamente à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à ativista Leymah Gbowee, também liberiana, e à jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman, a categoria passou a ser a com o maior número de mulheres laureadas.(BBC)

Ellen Johnson Sirleaf, de 72 anos, passou para a história ao se tornar, em 2005, a primeira mulher eleita chefe de estado no continente africano, em um país de quatro milhões de habitantes Desde sua posse em 2006, Ellen Johnson Sirleaf contribuiu para garantir a paz na Libéria, para promover o desenvolvimento econômico e social e para reforçar o lugar das mulheres na sociedade liberiana", destacou o presidente do comitê norueguês.

Greve de sexo - A chegada da presidente ao poder foi possível graças ao trabalho de Leymah Gbowee, "guerreira da paz", fundadora do movimento pacífico que contribuiu para terminar com a segunda guerra civil em 2003. Uma das mais memoráveis contribuições de Leymah à paz em seu país foi a idéia de convocar uma "greve de sexo". Lançada em 2002, essa iniciativa original levou as liberianas de todas as confissões religiosas a negar sexo aos homens até que cessassem os combates - o que obrigou Charles Taylor, ex-chefe de guerra convertido em presidente, a envolve-las nas negociações de paz.

Já a ativista, Tawakkul Karman é a primeira mulher árabe a receber o Nobel da Paz. Ao ser avisada da escolha do comitê, ela se disse honrada e surpresa, e dedicou seu prêmio aos ativistas que lutam pela democratização dos países árabes. "Trata-se de uma honra para todos os árabes, muçulmanos e mulheres. Eu dedico este prêmio a todos os participantes da Primavera Árabe. Este prêmio é uma vitória para a revolução, por seu caráter pacífico." O

Direito das Mulheres no Brasil

Na década de 1920/30, começaram os movimentos pela conquista das mulheres ao direito de votar e serem votadas. Apenas para registro histórico, a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora foi a Princesa Isabel, por força da Constituição da época. A primeira mulher eleita para a Câmara dos Deputados, foi a médica, pedagoga e historiadora paulista, Carlota Pereira de Queiroz. Atuante na Revolução Constitucionalista de 1932, elegeu-se para a Constituinte de 1933 e para Deputada Federal, em 1934. Foi a pioneira na criação dos serviços sociais no Brasil.

Deputada Carlota Pereira de Queiroz no Parlamento

Deputada Carlota sentada ao lado direito do governador Armando de Salles Oliveira

Deputada Carlota Pereira de Queiroz vindo do exílio e dando apoio ao ex-governador Armando de Salles Oliveira

A Revolução de 1930 foi vitoriosa porque o país clamava por mudanças e o PRP, partido majoritário, não acompanhou a evolução dos direitos sociais no mundo. Guindado ao Poder Executivo, o gaúcho Getúlio Vargas transforma o governo provisório em um governo discricionário e contrário às bandeiras que motivaram a revolução. E uma dessas bandeiras era a reforma eleitoral, com a implantação do voto secreto e do direito ao voto às mulheres. Em 1932, Getúlio assinou o Decreto Federal criando o Novo Código Eleitoral que consagrava o voto secreto. O novo código foi inspirado no livro “Democracia Representativa” (1897), do jurista, diplomata e político gaúcho, Joaquim Francisco de Assis Brasil.

O estado do Rio Grande Norte foi o pioneiro, ao dar, mesmo sem ter competência jurídica, o direito ao voto feminino concedido, no ano de 1927. Alcina Teixeira Soriano, foi eleita, em 1928, como prefeita de Lajes/RN. Não pode tomar posse porque o Senado da República não referendou a sua eleição, por estar em desacordo com a Constituição Federal.
MULHERES PIONEIRAS NO BRASIL:

No PODER LEGISLATIVO, Carlota Pereira de Queiroz foi a pioneira, eleita Deputada Federal Constituinte (1933/34).

No PODER JUDICIÁRIO, Ellen Gracie Northfleet foi a pioneira, como Ministra (2002) e como Presidente do STF (2006).

No PODER EXECUTIVO, Dilma Rousseff é a pioneira, ao eleger-se Presidente da República (2010).

Presidenta Dilma Rousseff

Ministra Ellen Gracie e o jornalista Roberto D'Avilla

Este blog, já o dissemos, pretende ser o FORUM CULTURAL onde a “intelligentzia brasileira” possa debater os temas maiores e decisivos para o pleno exercício da cidadania. Daí a importância que damos, partindo de fatos e acontecimentos que representam um avanço para a humanidade, buscarmos em nosso olhar local, o que o Brasil e seus estados federados tem em comum com esses avanços sociais e essas conquistas democráticas.


7 comentários:

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Ainda bem que existem homens como Armando Moraes Delmanto, que reconhecem o valor da Mulher! Obrigada!

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): TODOS LOS HOMBRES DEBERIAN PENSAR ASÍ PUES NACERAN DE UNA MUJER!!!! FELICITACIONES DR.ARMANDO!! ABRAZOTE.

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): compartilhou sua foto.
é noisss... rsrsr

Anônimo disse...

São conquistas inestimáveis e inimagináveis no começo do século XX. Desde a conquista de seus direitos de cidadã, de esposa e mãe, até as conquistas políticas, quando conquistou a igualdade de direitos com os homens.
E o prêmio Nobel da Paz foi entregue – por Justiça! – a essas 3 guerreiras. Já imaginou? Guerra do Sexo!!! No país todo! Não há reacionário e machista que resista. Fora o lado pitoresco, é uma atitude absolutamente corajosa e, por que não?, desesperada!
E nós, aqui da terrinha, temos as nossas pioneiras: CARLOTA, DILMA E ELLEN !!!
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Anônimo disse...

Já que é para lembrar das primeiras mulheres a assumirem postos de destaque, nada mais justo do que lembrarmos da primeira Prefeita da Maior cidade do Brasil: LUIZA ERUNDINA. Prefeita de São Paulo! Mesmo pressionada pelo PT, fez uma administração que marcou época pela seriedade. Aquele vice-prefeito Greenhald (?) que se envolveu com empreiteiros, foi imediatamente isolado. Foi uma prefeita afável e que pendia para o social. Passou maus bocados com a “fome” por cargos da turma do PT, tanto foi assim que ela teve que sair e ir para outro partido. Isso atrapalhou a sua carreira política. Hoje ela está na luta. Tem a minha simpatia e o meu apoio. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

requeri disse...
o mundo é machista.
o rock'n roll é machista.

porém, a chrissie hynde, em 1978, tornou-se lider de uma banda de rock só de homens.

chrissie hynde, é guitarrista, comanda e controla, com pulso firme, os arroubos de um bando de marmanjos, numa banda que já enfrentou problemas com drogas, mortes, etc.
a banda é the pretenders.

chrissie hynde e a sua the pretenders são referência no rock.

além disso, chrissie hynde é uma expatriada americana que foi viver em londres e, de lá, com toda ousadia passou a tentar, e comeu o pão que o diabo amassou, pra invadir a cena musical mundial.

ela é a primeira mulher à frente de uma banda de rock com postura e atitudes de líder, como cantora, como principal compositora, liderando homens, como líder resoluta, determinada e apaixonada, sempre mantendo um padrão elevado na composição da banda.
ela sempre se apresentou com uma imagem dura, não sentimental que estava muito longe dos objetivos e compromissos de outras mulheres cantoras de rock, apenas, de sua época.

sou fã da banda por razões óbvias e tenho guardada uma frase da chrissie hynde: "nunca foi minha intenção mudar o mundo ou servir de exemplo para que outros possam seguir. eu só queria tocar guitarra em uma banda de rock'n roll e fazer música que as pessoas pudessem gostar."

chrissie hynde completou 60 anos em 7 de setembro último.

se alguém quiser conhecer, aqui está ... http://rebloggando-requeri.blogspot.com/2008/10/pretenders-um-orgulho-do-rockn-roll.html

é isso.

Delmanto disse...

Muito bem colocado o seu comentário sobre a banda de rock’n roll, “The Pretenders”, e a guitarrista Chrissie Hynde, mulher vencedora, persistente e corajosa:

“nunca foi a minha intenção mudar o mundo ou servir de exemplo para que outros possam seguir, eu só queria tocar guitarra em uma banda de rock’n roll e fazer música que as pessoas pudessem gostar.” (Chrissie Hynde)

Diz Tudo! Ela só queria o seu espaço, queria viver fazendo o que gosta, não queria o lugar de ninguém e nem ser alguém além do que ela já era: uma música, batalhadora que sabia o que queria e, portanto, queria o seu lugar. Uma vencedora!

No século XX é que tiveram início os mais expressivos movimentos a favor dos direitos das mulheres. Não confundir com o Movimento Feminista. A luta pelos direitos da mulher pressupõe, exatamente, a IGUALDADE DE DIREITOS ENTRE ELAS E OS HOMENS! Esse o objetivo maior.

No rock’n roll, na medicina, na advocacia, nas universidades, na engenharia, enfim, em todos os setores de atividades da sociedade, a mulher busca e merece o seu lugar, o seu lugar para fazer o que gosta e ser feliz! É isso. Belo exemplo!

Postar um comentário