março 14, 2013

NOVO PAPA É
A “OUTRA” IGREJA!

Nunca trabalhou na Cúria/Vaticano. Não gosta dos que fazem carreira eclesiástica. Ponto. É um soldado jesuíta. E agora se chama Francisco: é a sua marca...é a CHANCELA da NOVA IGREJA!

São Francisco de Assis

Papa Francisco – O Reformador!

O cardeal ítalo-argentino, Jorge Mario Bertoglio foi escolhido como o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana. Segundo o presidente Obama, dos EUA, é o primeiro Papa das Américas. Para nós, da América do Sul é o primeiro Papa Latino-Americano, mas o que o marca como O REFORMADOR é a sua origem: a elitizada Ordem Religiosa dos Jesuítas - a Companhia de Jesus!

É o primeiro Papa Jesuíta, estranhamente pertencente a uma ordem religiosa admirada e temida pela sua importância histórica e modelar por sua atuação nas Américas com os índios, convivendo em uma simbiose que deu certo em suas Missões, ao depois, expulsos por Portugal e Espanha que implantaram os métodos colonialistas e trataram os índios como meros escravos e inimigos.

ESCOLHA SUI GENERIS:

Tu es Petrus et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam, et portae inferi no prevalebunt adversus eam.

Foi numa hora amarga da vida de Cristo que surgiu o problema de confiar a direção da Igreja a um chefe. Poderia ter sido João, o discípulo amado. Foi escolhido, porém, Pedro, aquele que deveria negar, por três vezes consecutivas, a seu mestre. Por quê não importava o nome e a pessoa do novo líder? Porque, simplesmente, o poder que teria sobre os demais apóstolos não adviria de suas qualidades, mas da determinação divina, e da assistência direta do Espírito Santo.
Assim, Pedro, o negador, foi escolhido chefe dos apóstolos. Quando Cristo lhe disse: apascenta minhas ovelhas; apascenta meus cordeiros, por dois mil anos se teve a designação do velho pescador como chefe inconcusso dos fiéis e dos demais pastores!

TRADUZINDO: o novo PAPA FRANCISCO não era cotado nem como plano B ou plano C. Mas foi ele o escolhido. Com formação na elitizada Ordem Religiosa dos Jesuítas e chancelando seu papado com o nome do REFORMADOR da Igreja, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, o novo papa já delineou a sua Missão Papal: Reformar a Igreja Católica em sua estrutura, saneando-a e colocando-a a serviço de seus seguidores e aproximando-a dos mais humildes...

É EMBLEMÁTICO: SÃO FRANCISCO !!!
A túnica de São Francisco de Assis

São Francisco era mal visto e invejado pela Igreja como um todo. “Um frade maltrapilho envergonha a Igreja!” Mas o Papa Inocêncio III aprovou a congregação de Francisco e lhe deu a missão de pregar a conversão, e aos frades que o acompanharam, permitiu que fizessem os votos clericais para que pudessem pregar a palavra divina.”
A Igreja Católica Romana passava naquela época pela mesma provação por que passa agora. Era um período onde a descrença e a grande diminuição da sua interação com seus fiéis eram uma realidade.
Tema para meditação!!!

13 comentários:

Delmanto disse...

Os Jesuítas representam uma Instituição Religiosa de mais de 500 anos. E nunca chegaram ao mais alto cargo da Igreja Católica. Considerados os mais elitizados da Igreja, competentes, um verdadeiro “exército” de Cristo, foram sistematicamente perseguidos.
No Brasil, tiveram atuação expressiva, nas missões do sul mas, principalmente, em São Paulo. Daqui começaram a construir uma nova nação. Tinham em São Paulo a Igreja e o Colégio e, no interior, as Fazendas de Guareí e de Botucatu. As Fazendas tinham por função abastecer a Igreja e o Colégio Jesuíta. Os primeiros botucatuenses nasceram na Fazenda de Botucatu dos Padres Jesuítas!
Com o Marques de Pombal foram expulsos do Brasil. Uma pena! O tratamento dado aos índios pelos desbravadores portugueses foi de escravidão.
Com a formação de “soldado” jesuíta e elegendo SÃO FRANCISCO DE ASSIS como seu norte, sua marca, sua CHANCELA, o Novo Papa Francisco mandou seu recado para o mundo cristão: a Igreja que quer e que tudo fará para construir é muito melhor que a que temos, é a Igreja de CRISTO, ligada ao povo, vivendo com o povo e distante da ostentação e da falta de identidade com padres que não usam a batina, ou seja, a sua “farda”. Ajoelhou, tem que rezar!!!
Que bons tempos venham para a Igreja Católica. A hora é agora,JÁ!

Delmanto disse...

O esvaziamento de fiéis da Igreja Católica não será revertido com liberações como a dispensa do uso da batina. Outro é o caminho. Na verdade, a Igreja Católica , em vários períodos de sua história, encastelou-se de tal forma que aumentou, e muito, a sua distância de seu rebanho. São Francisco de Assis – com certeza! – foi um enviado especial, em sua época, para “sacudir” a cúpula eclesiástica que estava enclausurada em meio a tanto luxo. Distante do povo, fechada na riqueza. Parecia impossível, mais ele conseguiu...
Então, o caminho é despir-se da soberba e chegar ao povo. Ir ao encontro do grande rebanho que, por falta de acesso e receptividade, procuram os pastores evangélicos que lhes escutam as mágoas, os problemas e os sonhos...
A Bíblia tem que ser levada e ensinada aos fiéis. Nada de ficar esperando na Igreja, esperando, esperando...
A Bíblia fala a linguagem dos jovens, a linguagem das crianças, dos adultos e dos velhos. Realmente, ela fala a linguagem do Amor! Aliança de Deus com o homem! Felicidade e prêmio! Infidelidade e castigo. Pois, os homens passam, a história se escreve e o Amor fica. Enfim, uma Bíblia é um Deus eterno que fala à um homem que vive através de milhares de anos, sempre variáveis. Mas é um Deus, sempre o mesmo, com o mesmo Amor, que fala a um homem, sempre o mesmo, que deve dar a resposta, sempre a mesma, de um amor invariável.
E a juventude, por exemplo, no que ela é diferente de Abel e Caim. Mais do que na veste, no alimento, na fala, força ou fraqueza, ignorância ou saber e outras circunstâncias apenas?
Deus falou aos homens uma só vez e sua palavra, sobre o amor, vale para todos os tempos! O que deve e pode mudar, é a língua, o modo, as circunstâncias dos tempos e lugares. A aliança que Deus fez com os homens há tanto tempo, foi estabelecida com o HOMEM todo, desde Abraão até o último homem do mundo. A Bíblia foi escrita tanto para Maria Madalena como para nós e para os nossos tataranetos que nascerão daqui a 150 anos. E nessa luta, para que o amor e a compreensão através da verdade eterna, sejam os fundamentos básicos de nossa vida, tanto o Padre Marcelo Rossi, como cada um de nós, temos que nos transformar em paladinos a difundir a verdade eterna para este imenso país.
Não é a Bíblia – Deus! – que deve falar a nossa linguagem, mas somos nós que devemos falar e compreender a linguagem de Deus. Ele é amor e nós fomos amados até a morte pelo Amor. Respondamos a Deus! A vida é uma resposta, sejamos compreensivos: respondamos com Amor, também.
E para que isso aconteça, a Casa de Deus – a Igreja – e seus homens escolhidos (religiosos e religiosas) tem que estar a postos, identificáveis (com coragem!), prontos para a batalha que irá retomar a liderança cristã pelo exemplo, pela palavra de Deus, pela atitude, pelo amor.

Delmanto disse...

A verdade está na Bíblia. Afinal, como estamos em relação à Bíblia? Falamos, hoje, a mesma linguagem dos Livros Sagrados? Hoje, outro é o amor e outra é a compreensão de que necessitam os católicos, ou a Bíblia ainda é a portadora incontestável dessas virtudes?
A Bíblia sempre teve muita utilidade para todos nós, mas, o que é importante, a Bíblia teve e tem necessidade de ser o fundamento, sob pena de falirmos em nosso destino e vida total. A Bíblia fala a linguagem dos jovens, a linguagem das crianças, dos adultos e dos velhos. Realmente, ela fala a linguagem do Amor! Aliança de Deus com o homem! Fidelidade e prêmio! Infidelidade e castigo. Pois, os homens passam, a história se escreve e o Amor fica. Enfim, uma Bíblia é um Deus eterno que fala à um homem que vive através de milhares de anos, sempre variáveis. Mas é um Deus, sempre o mesmo, com o mesmo Amor, que fala a um homem, sempre o mesmo, que deve dar a resposta, sempre a mesma, de um amor invariável.
E nós, somos diferentes de Abel e Caim? Mais do que na veste ou saber e outras circunstâncias apenas?
Deus falou aos homens uma só vez e sua palavra, sobre o amor, vale para todos os tempos! O que pode e deve mudar, é a língua, o modo, as circunstâncias dos tempos e lugares. A aliança que Deus fez com os homens, foi estabelecida com o HOMEM todo. Desde Abraão até o último homem do mundo. A Bíblia foi escrita tanto para Maria Madalena como para nós e para os nossos tataranetos que nascerão daqui a 150 anos... E nessa luta, para que o amor e a compreensão, através da verdade eterna, sejam os fundamentos básicos de nossas vidas, precisamos difundir a verdade eterna...
Somos nós que devemos mostrar que o brilho da Verdade é eterno e atual: fazendo-a brilhar em nós, em nossa juventude, em nossa maturidade. Não é a Bíblia – Deus que deve falar a nossa linguagem, mas somos nós que devemos falar e compreender a linguagem de Deus. Ele é Amor e nós fomos amados até a morte pelo Amor.
Respondamos a Deus! A vida é uma resposta, sejamos compreensivos: respondamos com Amor, também!

Que esta reflexão sirva para o momento grave por que passa a Igreja. Que o Novo Papa venha com determinação e muito amor apascentar o seu rebanho e trazer a paz à Igreja fundada por Cristo!

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook); compartilhou sua foto.
Viva Francisco!

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): Adorei o artigo Armando. Parabéns pela sua colocação, como sempre brilhante, clara e objetiva. Abcs.

Anônimo disse...

Já vi tudo, Armando e adorei

O que aqui está é a revelação da mais recente verdade universal.

Mas, Francisco deverá ter muito jogo de cintura porq. inegavelmente “ali” tem u’a máfia edificada há muitos anos e já deve estar articulando as atitudes a serem tomadas caso Francisco contrarie o “norte”.

ESTOU TORCENDO POR ELE

Abraço forte

Neide Sanches

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): ASI ES. SON DEMASIADO DEDICADOS A SU CAUSA

Anônimo disse...

Delmanto, veja que interessante a opinião do PAPA FRANCISCO:
“O papa Francisco disse nesta quinta-feira, em sua primeira missa de pontificado, que se a Igreja não proclamar Jesus, se transformará 'em uma ONG piedosa, mas não na esposa do Senhor'.
Na homilia, o papa destacou também que, quando os fiéis caminham sem a Cruz, edificam sem a Cruz e professam sem a Cruz, 'não somos discípulos do Senhor'.
'Podemos ser mundanos, podemos ser bispos, sacerdotes, cardeais, papas, etc, mas não discípulos do Senhor', ressaltou o papa Bergoglio perante os cardeais que ontem o elegeram pontífice.”
É para se pensar muito! Isso é só o começo!
(p.gomes@yahoo.com.br)

requeri disse...

ter passado a infância e a adolescência ouvindo histórias de santos, interna e externa em colégios de freiras, ontem me permiti um palpite, sobre o nome do papa, por ambos serem jesuitas, o papa e o santo, e logo pensei em são fco xavier ... e depois minha opinião foi reforçada, quando escutei um padre dizer, em roma, pra um reporter, q ele pode ter escolhido o nome por causa de são fco xavier, o co-fundador, junto com o amigo, inácio de loyola, da ordem dos jesuítas ...

são fco xavier, eu aprendi durante as leituras nas aulas de artes, tb era renovador ... um missionário q converteu e batizou muitos e muitos no oriente - japão, india, china ... - pra onde foi enviado, e encontrou um ambiente de abandono ... qq semelhança com o q está ocorrendo na igreja católica, pode ser mera coincidência ...
ele batizou muita gente, converteu muita gente, e por isto, o seu braço esq está na igreja de gesu em roma ...
veja ... http://www.arautos.org/tv/movie/show/*0e04siYnDvPEqvV

é isso.

Anônimo disse...

Gostei do novo papa, o brasileiro trabalhou com o tal de Bertone que era da "banda podre" do Vaticano e, também, tinha cara de falseta. Não é por brasileiro, afinal temos tantos bandidos na praça...
Único senão é a idade, apesar de João XXIII ter dado um "banho" nos carola com o Vaticano II e era bem velhinho.
É isso. Alguém tem que chutar o balde...rsrsrs
O sermão dele, hoje, em sua primeira missa foi perfeito: "o perigo da Igreja se transformar apenas numa ONG piedosa..."
He hehehe!
Não sou praticante mas estudei em colégio de padres e gostaria de poder ver uma "faxina" no Vaticano.
E padre tem que usar batina. vamos acabar com essa mamata. Esses padres novos querem se esconder. Nada disso. Ajoelhou, tem que rezar. Tem que andar de uniforme e parar com esse negócio de padre/astro. ora saia da igreja vá enfrentar a barra pesada da vida. Certo?
(bastosgustavo@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): impossível deixar de compartilhar!

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook):
Minha impressão sobre o Papa Francisco é a melhor possível!

Anônimo disse...

Delmanto, veja esta notícia:
O nome de FRANCISCO foi inspirado pelo Cardeal brasileiro Claudio Hummes, que estava sentado ao lado do Cardeal Bergoglio e, saindo o resultado, o abraçou, beijou e disse ao seu ouvido: não se esqueça dos pobres1”. Daí ele ficou com a imagem de São Francisco de Assis na cabeça, porque Dom Claudio é franciscano. E São Francisco é a Paz, é o olhar para a pobreza! Daí ele ter escolhido o nome de Papa Francisco!!!
Essa é para ficar gravada nos corações dos brasileiros.
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Postar um comentário