março 24, 2013

Papa Jesuíta +
Páteo do Colégio +
Fazenda Jesuíta de Botucatu...

Papa Jesuíta + Páteo do Colégio + Fazenda Jesuíta de Botucatu...

É preciso seguir um roteiro para entender a importância da Companhia de Jesus – a Ordem Religiosa dos Jesuítas. Em 1540, teve sua fundação aprovada. Em 1553, chegam ao Brasil. Eram chamados “os soldados do Papa” e procuravam catequizar os índios e, em 1554, celebram a missa que marca a fundação de São Paulo. Em 1640, entram em atrito com os chamados “bandeirantes” que queriam escravizar os índios e são expulsos. Em 1653, retornam para catequizar os índios. Em 1760, os jesuítas são banidos de Portugal e de sua colônias, portanto, são expulsos do Brasil. Em 1773, o Vaticano EXTINGUE a Ordem, sendo restaurada apenas em 1814. E em 1843, eles voltam ao Brasil. É Registro Histórico!

Padre Manoel da Nóbrega foi o primeiro jesuíta a chegar ao Brasil. Conseguindo transpor a serra – verdadeira Muralha! – tiveram que seguir pelo caminho chamado Peabiru, sendo que em certos trechos da subida tinham que caminhar engatinhados tão difícil era vencer a serra virgem... Já no Planalto, fundaram São Paulo de Piratininga. O Páteo do Colégio é o marco principal da atuação dos jesuítas na fundação da maior cidade brasileira.

A NOTÁVEL UTOPIA DA HISTÓRIA

As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram os aldeamentos ÍNDIGENAS organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador. O objetivo principal das chamadas Missões Jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã européia, mas isenta dos seus vícios e maldades. Essas missões foram fundadas pelos jesuítas em toda a América Colonial, e segundo Manuel Marzal, sintetizando a visão de outros estudiosos, constituem uma das mais notáveis utopias  da história.(Wikipédia)

A nova Vila de Piratininga formou-se e cresceu no entorno do Colégio dos Jesuítas, sempre sob as lideranças de Manoel de Nóbrega e Anchieta. Com o tempo, os jesuítas sentiram a necessidade de fontes para alimentar a vida do Colégio e de seus dependentes. Assim, formaram duas fazendas: a Fazenda Guareí e a Fazenda de Botucatu. Nas fazendas era criado gado e plantados alimentos para serem fornecidos à sede dos jesuítas.

Jesuítas na Fazenda Botucatu
(ilustração de Vinício Aloise)
Pode-se afirmar que a Fazenda Botucatu era muito grande indo até Paranapanema desde o topo da Serra de Botucatu. Lá construíram e colonizaram aquela grande área, chegando a possuir cerca de 40 moradores que eram visitados, anualmente, pelo Tenente Estanislau de Campos, Superior dos Jesuítas
Igreja do Colégio São Luís/ Avenida Paulista

Hoje, a antiga fazenda jesuíta de Botucatu é o município de Botucatu e, na capital, mantiveram a vocação educacional jesuíta à frente de inúmeros colégios, sendo o Colégio São Luís, em plena Avenida Paulista considerado um dos melhores do Brasil.
O PAPA JESUÍTA E A NOVA IGREJA
Padre Jesuíta Jorge Mario Bergoglio
Com a eleição do Cardeal Emérito de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, “soldado jesuíta”, a Companhia de Jesus assume, pela primeira vez, o Papado. Formada para ajudar o Papa a catequizar os habitantes das novas terras conquistadas pelos europeus, depois perseguida e – PASMEM! – foi cassada pelo Vaticano...
São Francisco de Assis

Eleito Papa Francisco, o “soldado jesuíta” vem mostrando sinais de como governará a Igreja Católica: fim da ostentação, retorno aos pobres (inspirado em São Francisco de Assis) e RETOMADA da liderança que a Igreja vem perdendo ao longo do tempo. A disciplina dos jesuítas poderá dar novo ânimo à Igreja Católica Apostólica Romana tão dispersa e sem um comando firme e uma atuação una.


3 comentários:

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook); concordo e tomara Deus que consiga realizar tão dura tarefa.

Anônimo disse...

O famoso Marques do Pombal, que Foi o “homem de ferro” do Reino de Portugal perseguiu os jesuítas de Portugal e todas as suas colônias. Foi um atraso para o Brasil. Pois aqui eles catequizavam os índios, respeitando os seus costumes e sem nenhuma violência. Após a expulsão dos jesuítas os índios eram escravizados pelos colonizadores portugueses. A Companhia de Jesus é famosa por sua obediência ao papa e pela organização que tem, por sua hierarquia, funcionando como um exército, com voto de pobreza de seus membros. Por isso, foi sempre mal vista pelas outras ordens, adeptas de uma mordomia e da ostentação do Poder Papal.
Estou com fé que o novo Papa Francisco mudará os rumos da Igreja Católica!
(bastosgustavo@bol.com.br)

Delmanto disse...

Botucatu teve sua origem mais remota na Fazenda Jesuíta de Botucatu, da Companhia de Jesus. Segundo estudos do historiador Hernâni Donato, os primeiros botucatuenses nasceram nessa fazenda, conforme registro da Comarca de Sorocaba. Assim, Botucatu nasceu sob o signo da cruz, fundada pela elitizada Ordem dos Padres Jesuítas. É Registro Histórico!

Postar um comentário