abril 26, 2013

FCMBB: Jubileu de Ouro!
- 50 Anos!!! -


Hoje, Botucatu comemora o JUBILEU DE OURO (1963/2013) do efetivo funcionamento da FCMBB (hoje, UNESP) criada pelo Governador Carvalho Pinto, graças ao trabalho do Professor Zeferino Vaz. Junto com o HISTÓRICO COMPLETO dessa importante Instituição Educacional, prestamos nossa homenagem na pessoa do Prof. Dr. Domingos Alves Meira.
Salve a criação da FCMBB!
Salve o JUBILEU DE OURO DA UNESP/BOTUCATU!

DR. MEIRA: PERSONALIDADE SINALIZADORA!!!
 Alguns amigos como esse e a vida seria melhor. Alguns amigos como esse e muitas caminhadas não seriam interrompidas e tantos ideais, com certeza, seriam alcançados. Um cidadão prestante exemplar. Profissional do ensino, empreendedor visionário e cidadão que se destacou entre seus pares. Na sua despedida, a certeza da amizade de seus amigos levando-lhe a bandeira simbólica da vida, a bandeira dos homens de bem, a bandeira da raça humana, a bandeira dos justos...
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU (FMB)
 
PROF.DR.DOMINGOS ALVES MEIRA:
Rubião Jr, Rubião Meira, João Alves Meira e Domingos Alves Meira. Não é mera citação. É o registro do trabalho ininterrupto de uma mesma família no setor público e, de modo especial, na área médica.
RUBIÃO JR, o político eficiente do PRP na 1ª. República, reto, coerente e que hoje empresta seu nome ao principal campus da UNESP de Botucatu: DISTRITO DE RUBIÃO JR.
RUBIÃO MEIRA e JOÃO MEIRA, destacados Mestres da Faculdade de Medicina da USP, sendo que o prof. João Alves Meira foi por 2 vezes Diretor da Medicina (USP) e o primeiro Diretor da FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU! 
Da esquerda p/ direita: Prof. Ulhoa Cintra (Reitor da USP e Sec. da Educação), Dr Luiz Peres, Dr. João Alves Meira (1º Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu), Engº Camilo Fernandes Dinucci e Dr Domingos Alves Meira, em almoço comemorativo da instalação da Faculdade (FCMBB), em 1963, na residência do Prefeito Emílio Peduti.
DOMINGOS ALVES MEIRA, foi um dos professores pioneiros da Faculdade de Medicina de Botucatu. Foi o primeiro Diretor do Hospital das Clínicas e, por 2 vezes, foi Diretor da Faculdade de Medicina (1974/76 e 1984/88). Idealizou, estruturou e criou a FAMESP- Fundação Para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, instituída pela UNESP para atuar na área assistencial da saúde, ensino e pesquisa, como suporte inicial ao Hospital das Clínicas e à Faculdade de Medicina de Botucatu. Hoje, a FAMESP já atua – pelo seu desempenho de sucesso! - administrando vários hospitais do Estado. Essa visão empreendedora do Dr. Meira garantiu a estabilidade financeira e o bom desempenho do HC e da Faculdade de Medicina de Botucatu.
 Liderou amplo movimento, tendo por base a FMB, a favor do tratamento dos portadores do HIV, eis que era titular do Departamento de Moléstias Infecciosas da FMB. Esse trabalho resultou na fundação do Hospital Dia, hoje denominado de HOSPITAL DIA – SERVIÇO  DE AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO “DR DOMINGOS ALVES MEIRA”.
O Dr. Meira foi professor de graduação da FMB por 42 anos e por 30 anos foi professor dos médicos residentes em Infectologia. Com cerca de 86 trabalhos publicados em revistas médico-científicas nacionais e estrangeiras, tendo feito 45 capítulos em livros médicos e organizado 2 livros: "Terapêutica de Doenças Infecciosas e Parasitárias” e "Clínica de Doenças Tropicais e Infecciosas”.
ATUAÇÃO CIDADÃ NA COMUNIDADE:
Esportista:
Tendo sido jogador de basquete e volei na juventude, atuando no Clube Paulistano, Meira também praticou a natação. Quando foi eleito Presidente da Associação Atlética Botucatuense –AAB, prestigiado clube da cidade de Botucatu, Meira teve a grande alegria de ver seu filho, Luciano, projetar-se como Campeão Brasileiro de uma das modalidades da natação.
Cultural:
Além de sua produção científica na FMB, Meira pertenceu à ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL, ocupando a Cadeira nº 20 –  RUBIÃO MEIRA. Participou, com artigos, nas publicações da ABL.
Política:
Como resultado de sua excelente administração à frente da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu – FCMBB, Meira foi convocado por seus amigos para disputar a Prefeitura Municipal de Botucatu, em 1976. Conseguiu uma grande mobilização na cidade, fazendo uma campanha diferente, sem os vícios que maculam a grande maioria das campanhas políticas. Não se elegeu, mas marcou a política com sua atuação reta, coerente e moderna.
DR DOMINGOS ALVES MEIRA FOI UMA PERSONALIDADE SINALIZADORA! Levantou a bandeira simbólica da vida, a bandeira dos homens de bem, a bandeira da raça humana, a bandeira dos justos...

9 comentários:

Delmanto disse...

É isso: uma personalidade sinalizadora. Grande profissional, competente, carismático e empreendedor. Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu. Seu Diretor por 2 vezes. Primeiro Diretor do Hospital das Clínicas. Idealizou e criou a FAMESP, entidade empreendedora de sucesso no suporte à saúde e às entidades universitárias médicas. Foi um cidadão prestante e, em determinado momento de sua vida, aceitou ser candidato a prefeito da cidade que havia escolhido para ser sua: BOTUCATU!
Nessa ocasião, como candidato a vereador, nos aproximamos. Foi uma campanha memorável para mim, então iniciante nessa seara tão minada e tão necessitada de renovação. Fizemos uma campanha de alto nível, sem apelações ou ataques a adversários: mostramos muitas propostas de trabalho e a disposição de crescer com a cidade. Não conseguiu se eleger mas elegeu-me vereador pelo período de 1976/82. Para mim foi um aprendizado cívico e a descoberta de uma amizade que perdurou positiva. A capa do “Jornal da Cuesta”, então sob a minha direção, trazia o retrato do Meira recebendo o título de Professor Emérito da Faculdade de Medicina. Ilustra esse post dedicado a ele. Foi uma pequena homenagem a uma PERSONALIDADE SINALIZADORA!

Anônimo disse...

Delmanto, a homenagem prestada em 2004 ao Dr. Meira, no “JORNAL DA CUESTA”, foi uma homenagem que foi prestada em vida. Isso é muito importante. Isso, ninguém esquece. Apresento, aqui, meus sentimentos aos familiares e amigos do Dr. Meira. Deus o proteja! (mariceiaoliveira@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Caro amigo Armando Delmanto,
Há homens que nasceram para ser eternamente jovens de espírito. Podem envelhecer na carne, na triste condição física, nos cabelos, na pele, na força dos braços, na resistência dos músculos, na energia dos nervos. Mas continuam com eles o espírito em flor e uma primavera que não falha. Podem às vezes mergulhar na tristeza, mas emergem de lá com todos os fogos de idéias e criação acesos. Conheci o Meira, na época em que estávamos fundando a Academia Botucatuense de Letras. Fez (ele) parte dos vinte que se reuniram no Centro Cultural - há quarenta anos atrás - para direcionar a novel entidade. Ele sabia que a vida é sempre um estado dinâmico. E, viveu o seu dinâmismo. Hoje, com o seu falecimento, fica-nos a imagem do sempre jovem Meira - o homem que tinha um poder extraordinário de transformar "idéias" em realidade.
Olavo Pinheiro Godoy (olavogodoy@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

A imprensa de Botucatu, na homenagem ao Prof. Domingos Alves Meira, por ocasião de seu falecimento, publicou verdadeiros absurdos sobre ele. Numa edição do jornal, foi dito que ele foi o primeiro Diretor da Faculdade de Medicina, não é verdade! O primeiro Diretor foi o pai dele, o Dr. João Alves Meira. Foi dito, também, que o avô do prof. Domingos Alves Meira, o Dr. Rubião Meira, foi Diretor da FCMBB e Diretor da Faculdade de Medicina da USP, não é verdade! O Dr. Rubião Meira foi Diretor da Faculdade de Medicina da USP mas NÃO foi Diretor da Faculdade de Botucatu, já havia falecido há muito tempo...
Acho que é um desrespeito publicar informações erradas sobre a personalidade homenageada, em uma matéria feita sem o devido cuidado. No jornalismo é regra a confirmação das informações.
Para finalizar, quero destacar que o prof. Meira exerceu por 2 vezes a direção da Faculdade de Medicina (1974/76 e 1984/88).
O prof. Domingos Alves Meira, por sua importância para a FMB e para Botucatu, merece uma homenagem pautada por dados e informações corretas. (ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Uma justíssima homenagem aos 50 Anos da Faculdade de Medicina de Botucatu, homenageando um de seus professores eméritos e que a dirigiu por 2 vezes, tendo sido o 1º diretor do Hospital das Clínicas. No post está o histórico da criação, luta e instalação da FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. No histórico completo (está dividido e duas partes), vemos que a sua criação, ou seja, a assinatura oficial para seu funcionamento foi feita em praça pública pelo então governador Carvalho Pinto: no Palanque, ao lado de sua esposa, ele assinou solenemente a criação da FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, isso foi em 1962. E, em 1963, tivemos seu efetivo funcionamento. Portanto, HÁ 50 ANOS atrás!
Depois, incorporada pela UNESP, em 1976, viria a representar o maior e mais importante Campus da universidade.
Nesta homenagem, o histórico do Prof. Dr. Domingos Alves Meira!
Nesta homenagem, também o histórico completo da criação e instalação da FCMBB!
Parabéns FACULDADE DE MEDICINA!
Parabéns BOTUCATU!
(carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Delmanto, você fez uma homenagem justa à Faculdade de Medicina, mas é sempre bom lembrar que o destino da então criada FCMBB – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, era para ser outro. Surgiu como uma faculdade diferente – como um núcleo das ciências médicas! – para que fosse transformada, em curto prazo, em uma Universidade Moderna, pequena mas específica.
No mesmo ato de criação da FCMBB, o governo do Estado criou, também, a FCMBC – Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Campinas!
O idealizador disso tudo, da INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO, foi o Professor ZEFERINO VAZ!!!
Na visão desse grande educador (Já fora o idealizador e Diretor da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto) era importante a interiorização do ensino universitário. Sendo que a FCMBB e a FCMBC deveriam, a curto prazo, transformarem-se em Universidades Regionais.
Infelizmente, somente Campinas conseguiu transformar-se em UNIVERSIDADE: A UNICAMP!
Botucatu, com a crise governamental da cassação do mandato do governador Adhemar de Barros, depois com o mandato tampão do governador Laudo Natel, entrou em crise no início do governo de Abreu Sodré por absoluta falta de condições de funcionamento.
Toda a cidade de Botucatu apoiou a “Operação Andarilho”. Operação vitoriosa, liderada pelos próprios alunos, foi até São Paulo e conseguiu, do governo do estado, as condições mínimas para seu funcionamento regular. Equipamentos vieram da Alemanha, modernos laboratórios, enfim, a FCMBB conseguia, já em 1968, equipar-se e, nos primeiros anos de 1970, já ganhava os primeiros prêmios nacionais de medicina.
Hoje, a FACULDADE DE MEDICINA é a que tem a preferência dos vestibulandos...
Vitória!
Parabéns FMB pelos seus 50 Anos!
(haroldo.leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Grace Maria Mattos (Facebook): PARABÉNS A ESSA CIDADE DE BOTUCATU! ISSO SIM QUE FOI E SEGUIRÁ SEMDO PROGRESSO PARA TODOS EM MUITOS CAMPOS , PRINCIPALMENTE O DAS CIENCIAS MEDICAS E BIOLÓGICAS!

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook): Parabéns 'a todos que de alguma maneira fazem parte da nossa UNESP.!

Anônimo disse...

Marco David (Facebook): compartilhou sua foto.
Nosso Campus da UNESP é sem dúvida um dos nossos maiores orgulhos, digno de uma grande festa, pois ele é mantenedor de milhares de famílias, através dos empregos diretos e indiretos, bem como, responsável pelo sucesso profissional centenas de milhares pessoas que tiveram o privilégio de um dia ter participado do seu corpo docente e discente, sem falar dos pacientes e das grandes pesquisas que salvaram muitas vidas.... Parabéns UNESP Botucatu, palco de reconhecimento internacional!!!

Postar um comentário