abril 19, 2013

Meu pai & Meu amigo!

clique na imagem para ampliá-la
Meu pai &Meu amigo!
Hoje, 19 de abril, é data do aniversário de meu pai...
Chegando aos 68 anos e estou eu aqui a escrever sobre ele e para ele...
Saudades!
Antônio Delmanto (1905/1994)
Em 2005, no Centenário de seu nascimento, publiquei uma edição especial da revista PEABIRU dedicada a ele: “Médico Cidadão”. Na abertura da revista, eu escrevi nas “primeiras palavras”: “Esse o retrato que gostaria de apresentar a todos os botucatuenses: o retrato do Médico Cidadão. O retrato daquele que tinha a profissão, de fato, como um sacerdócio e o exercício da política, como uma tarefa, exatamente isso: uma tarefa a ser cumprida!”
DOIS MOMENTOS:
Ano em que meu pai foi candidato a Deputado Federal
E, nas “palavras finais”, completando o trabalho sobre sua vida, eu escrevi: “No ano de 1976, eu lançava o meu primeiro livro sobre Botucatu. “Crônicas da Minha Cidade, e fazia a seguinte dedicatória: “Para Antônio Delmanto: meu pai, meu amigo, meu exemplo.” Hoje, é para ele e sobre ele todo o trabalho. Missão cumprida...
Esse trabalho que dedico a meu pai é – com certeza! – o mais importante que escrevi em toda a minha vida e ao qual dediquei todo o meu entusiasmo de filho e cidadão.
Saudades!”
clique na imagem para ampliá-la

Ontem, passei um bom tempo percorrendo meus registros do passado: fui a Vitoriana onde ele tinha um sítio, onde íamos nos finais de semana; 


passei na Misericórdia onde ele clinicava e operava; passei no clube (AAB); passei pelo sobrado na Praça do Paratodos; passei pelo Albergue Noturno que ele construiu e doou ao Município...Saudosismo? Acredito que sim. Mas uma coisa leve, com lembranças boas e retempero para continuar a caminhada.

clique na imagem para ampliá-la
Para encerrar, vou relatar as palavras finais em meu último livro, em 2010:
“ História da Vitória Política Paulista: 1934”:
“Eu me lembro de um fato ocorrido em 1994, quando eu fui candidato a Deputado Federal pelo PDT de São Paulo, tendo conseguido a legenda graças à interferência do jornalista amigo, Roberto D’Avila, então Secretário do Meio Ambiente do Rio, na gestão Brizola. No absurdo da estrutura política brasileira, os partidos tinham e tem donos e, os não apadrinhados, só participam quando ocorre uma oportunidade dessas... Pois bem, fui até meu pai, político forjado no Partido Democrático, que se transformou depois no Partido Constitucionalista e acabou por formar a base da União Democrática Nacional, para pedir, como sempre, seus conselhos.
Fui direto na minha dúvida: “Olha pai, eu fui convidado para sair candidato pelo PDT a deputado federal. Mas, está difícil. Eles (do PSDB) estão com a prefeitura municipal (Botucatu), deputado estadual, governador do estado e presidente da república... Está duro. Não sei se vale a pena...”
Eu tinha, na época, os meus 47/48 anos.E levei um “pito”! Ele, com seus 89 anos: “Olha aqui, se eu tivesse 10 anos menos, eu sairia candidato. Você tem que levantar a bandeira, rapaz! Senão, como é que vai ter mudança?”
Então, eu me senti deste tamanhinho...
Sai candidato. Foi uma vitória inesperada: 12 mil votos, só em Botucatu! Fui eleito 3º suplente. Não gastei um tostão... Quer dizer, fui candidato numa época em que não acreditava e a eleição foi uma surpresa... Meu pai me deu aquela lição de cidadania, aquele inesquecível “pito” e...morreu... Morreu em agosto e não chegou a ver o resultado da eleição...
Então, eu repito:
É claro que vale a pena! Vale a pena lutar! Vale a pena viver!
É isso que tenho procurado fazer durante toda a minha vida. Confesso que sem o desempenho contínuo que a cobrança paterna me teria feito... Mas tenho procurado fazê-lo. Este livro faz parte desse esforço.”
É isso.
Parabéns, meu pai!
Saudades!

17 comentários:

Delmanto disse...

Aqui no Blog tenho escrito sobre os principais assuntos do dia, segundo o meu entendimento: Política, Eventos, Personagens Interessantes, Experiências passadas, Cidadania, sobre a “Intelligentzia Brasileira”, Combate à Corrupção, Choque na Educação e, também, sobre a minha cidade/Botucatu, sobre minha família, enfim, sobre tudo que foi e tem sido importante para mim...
Hoje, faço mais uma homenagem ao meu pai. Das conversas diárias ficaram os ensinamentos, os conselhos e até o silêncio fraternal e cúmplice...
Antônio Delmanto: Meu Pai!

Anônimo disse...

requeri disse...
blogg, fundamentalmente é pra isso, emprestar escritos, como num diário, das alegrias, das aflições caseiras e pessoais.
o seu extrapola. aqui, neste texto, um habitante do seu coração doado ao mundo.

é isso.

Anônimo disse...

João Bosco Guimaraes Mafra disse...
Delmanto,

Cavaleiro heróico e um menestrel, semeador edílico de um estro comunitário e idealístico.

Antes de viver para si, viveu e tem vivido para a sua Pátria. Ela se chama Botucatu.”

Estes cidadãos não encontramos mais, exemplos como o do Sr. seu pai, deveriam ser seguidos e infelizmente nossa juventude não desperta para uma história como esta.
Parabéns por ser seu pai, parabéns por ter sido um homem, público, emérito e honrado.

João Bosco

Anônimo disse...

Ilza Maria Nicoletti Souza (Facebook):
Dr Antônio ,o verdadeiro médico do lar. Querido Doutor da família Nicoletti e de toda Botucatu .

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): Dr. Antoninho, como era chamado pela minha família, foi o médico de toda a nossa família. Nos tratava com mta atenção e carinho, nos atendendo prontamente, a qualquer hora, com um largo sorriso. Depois tive o prazer de conhecê-lo, já adulta, nas várias homenagens que Câmara Municipal fez a ele como exemplar cidadão, médico e político botucatuense, que mto fez pela vinda da Faculdade de Medicina para Botucatu. Na Câmara tive o prazer de trabalhar com vc, Armandinho, cópia fiel da moral e do civismo de seu pai. Parabéns ao Dr. Antoninho pela família exemplar que nos deixou de herança

Anônimo disse...

Joana Sant'Iago (Facebook): a medida que o tempo passa parece que a saudade aumenta ,não é?

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): Seu pai ... tive o grato prazer de conhecer... além de grande humanista ...médico e político respeitado ... viveu intensamente Botucatu e transmitiu a você ... esta paixão pela cidade !

Anônimo disse...

Eliane Lobato (Facebook): bonito texto, bonita homenagem e, muito bom ter um Pai que não nos cansamos de homenagear, que pela vida a fora, mesmo não estando mais nessa dimensão continuam a ser nossa fonte de entusiasmo e inspiração.

Anônimo disse...

Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Quem é que não se lembra do seu pai! Aqueles olhos claros, o jeito manso de falar, sempre elegante! Sei o que é sentir saudades do pai! Gostoso é poder dizer, obrigado, meu pai, por ter existido e ser o grande homem que você (o senhor) sempre foi!

Anônimo disse...

Mirian Emilio de Oliveira (Facebook): Seu pai foi muito querido pelos meus familiares, um grande médico, um grande amigo e ser humano, fez o que pode pela minha mãe. Eu o agradeço muito e que Deus lhe dê a gloria que ele bem merece. Abraço, Armandinho eu sei o que é o dia de hoje p/vc.

Anônimo disse...

Monica Balesteros (Facebook): Meus pais só falavam coisas boas do seu pai. Foi um grande homem, e, com certeza motivo de orgulho para vc. Abs

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook): Saudades! Sei muito bem o que é isso.

Anônimo disse...

Eunice Lima (Facebook):
Lendo o que você escreve, parece que o tempo não passou. Lembrei muito de seu pai e da adoração que minha família tinha por ele. Lembrei também de quando você saiu candidato e foi até a casa de meus pais. Eles o receberam com muito orgulho pois era filho do Dr. Antoninho. Adoro ler e recordar. Gostaria muito de ler seus livros. Onde adquirí-los? Você reside em Botucatu? Desculpe a indiscrição mas quando você escreve sinto como se você nunca tivesse saído dai.

Anônimo disse...

Armando Delmanto (Facebook): Com certeza meu exemplo profissional, sem a pretensão às comparações. Orgulho de ser seu neto!

Anônimo disse...

Oscar Francisco Balarin (Facebook): Além do meu respeito por ter sido um líder e um político honesto, meus agradecimentos por ter sido meu médico na infância.

Anônimo disse...

MUITO BOA E BONITA A HOMENAGEM!!!!
SERIA INTERESSANTE QUE A PESSOAS LESSEM OS ARTIGOS LINKADOS ABAIXO. NÓS SABEMOS O QUE CONTÉM POIS MONTAMOS A REVISTA DE 2005, MAS AS OUTRAS PESSOAS PRECISAM CONHECÊ-LOS, NÃO É MESMO?
UM GRANDE ABRAÇO,
SEU FILHO,
MARCELO DELMANTO

Anônimo disse...

Dalva Gomes da Silva (Facebook): Armando como é bom e gratificante relembrar de todos bons momentos que passamos com os nossos pais, como fazem falta, abraços

Postar um comentário