abril 23, 2013

Na Gafieira Estudantina
desfila o Brasil...
e a GLOBO mostra!

A classe média intelectualizada passa a reconhecer na cultura popular um privilegiado motor de identidade do país. Locais como o restaurante Zicartola, no centro do Rio, a Gafieira Estudantina, na Praça Tiradentes,e ainda os shows Opinião e Rosa se Ouro tornaram-se a coqueluche da rapaziada da Zona Sul carioca.

É no Rio de Janeiro que o perfil do brasileiro vai se consolidando na efervescência da alegria do carioca.

GAFIEIRA ESTUDANTINA MUSICAL

O nome da gafieira "Estudantina" vem do fato de ter sido fundada por dois estudantes de Direito, na primeira metade do século 20, no ano de 1928. Deste fato vem o nome "Estudantina".
Antigamente bailes eram mais frequentados por pessoas de muitas posses ou da alta sociedade e por assim dizer, os locais de dança não eram muito acessíveis ou "democráticos". A Estudantina se propunha a ser um local mais popular, que pudesse ser frequentado pelos estudantes e por outras pessoas comuns.
A Estudantina MusicaL, é a mais tradicional e mais popular gafieira do Rio de Janeiro, localizada na Praça Tiradentes. No local existe sempre música ao vivo, desde samba à ritmos populares. É um lugar alegre, informal e descontraído, onde muitos dançarinos de salão exibem seus passos e se divertem.

A Globo mostra a ESTUDANTINA ao Brasil!

A Gafieira Estudantina já foi usada como cenário de novelas da Globo e ficou nacionalmente conhecida. Talvez por isto, algumas pessoas que não conheçam o local de dança, imaginem que se trata de um local imaginário e fictício, produto de criação da novelista e escritora Glória Perez.




Na novela "Caminho das Índias", muitas cenas da novela eram feitas no local. A Estudantina Musical também apareceu nas novelas "O Clone" de 2001 e na novela "América". Nestas novelas, o salão de dança era frequentado por casais e alguns personagens. As novelas "De Corpo e Alma" e "Barriga de Aluguel" também fizeram referência e tiveram cenas rodadas na Estudantina.
A Estudantina se localiza na Praça Tiradentes, 79- Centro, Telefone 2232-1149.
escada íngreme da ESTUDANTINA
1965 – Show de Grande Otelo – ESTUDANTINA é Invadida pela Ditadura!

Essa eu vi. Era o ano de 1965 e na cidade do Rio de Janeiro estava sendo realizado o Congresso Brasileiro de Odontologia. Na época eu tinha os meus 20 anos e fazia o preparatório para os vestibulares de Direito e de Sociologia e Política, em São Paulo. Aproveitei o convite do meu irmão Décio que ia para o congresso e lá fui eu animado para “curtir” o Rio de Janeiro.
Além de meu irmão, estava também o Edgar De Sordi, cirurgião dentista em Botucatu. Fomos aos shows Opinião, Liberdade, Liberdade e ao show que o Grande Otelo ia dar na GAFIEIRA ESTUDANTINA, no centrão do Rio. Completamente lotada, muita gente do samba misturada com os jovens da zona sul (Copacabana e Ipanema). O show mostrava um Grande Otelo na excelência de sua carreira artística, verdadeiro "showman” brasileiro.

Mas o ano era o de 1965. Em plena Ditadura Militar. Rapidamente passou a correr o boato de que a Polícia iria invadir a ESTUDANTINA atrás de estudantes da UNE que seriam subversivos. A ESTUDANTINA é a mesma até hoje: no 2º andar de um velho prédio só tendo um acesso através de uma escada íngreme. E não é que de repente parou o show e todos começaram a sair correndo a descer pela ÚNICA escada de saída, ninguém pagou conta e só depois de corrermos 2 quarteirões é que vimos que tudo estava bem, nenhum “milico” nos incomodou e ainda terminamos a noite com nosso “rico dinheirinho”...

O ano era o de 1965, ninguém imaginava que em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande Sul iria acontecer aquela desgraça... Com certeza, a ESTUDANTINA, com toda a sua tradição cultural não seria aprovada, com uma ÚNICA escada íngreme de saída... Hoje, ainda é assim, como podemos ver nas novelas da Globo, mas, com certeza, os técnicos em segurança já devem ter providenciado uma saída de emergência no velho prédio que já é tombado pelo Patrimônio Histórico.

5 comentários:

Anônimo disse...

• Ana Maria Nogueira Pinto Quintanilha (Facebook): Deve ser um lugar gostoso!

Anônimo disse...

Ana Maria Tancler Stipp (Facebook): Eu tinha certeza que era um cenário fictício. Qdo for p o Rio, gostaria de conhecer e dançar mto.

Delmanto disse...

É isso. É um lugar gostoso e não é fictício.
E é um lugar mágico. Lá, você entra no “clima” próprio e exclusivo do carioca: muita descontração, alegria, animação, alegria, música boa, alegria, alegria...
Não é por menos que as melhores novelas da Globo e de maior audiência usaram e abusaram do “ambiente” festivo da Estudantina.
E em nenhuma novela apareceu briga. Exatamente porque a segurança é grande. Lá não se dança fora “dos costumes e do respeito”, tem fiscais de salão a garantir o nível... O respeito já foi incorporado. Quem vai, já sabe como tem que proceder e quais são os limites.
O local é para se divertir e alegrar os olhos como uma apresentação surpresa de uma Paula Fernandes, com sua cintura finíssima e sua voz gostosa, ou de uma Alcione que também tem “cadeira cativa” nas novelas globais.
É preciso conhecer. Indo ao Rio: visitar o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea (asa delta), as praias de Copacabana/Ipanema e Leblon e a Gafieira Estudantina, comer um vatapá, uma feijoada e se deliciar com os frutos do mar da “Marisqueira”...

Anônimo disse...

Delmanto, nessa eu quero ir! O Rio de Janeiro com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, além da visita do Papa Francisco neste ano, deve se transformar no lugar nº 1 do turismo mundial. O Maracanã ficou uma beleza, os morros estão sendo pacificados e viraram roteiro de turistas. É uma boa oportunidade para se conhecer a Cidade Maravilhosa!
Nessa eu quero ir e vou!
Me aguardem. No posto 9 da praia de Ipanema...rsrsrs
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

A famosa Gafia Estudantina! Vai “bombar” nos eventos da Copa e das Olimpíadas. É o “espírito do brasileiro” que sabe se divertir e aproveitar a vida. E sem muitos gastos, apenas com “ciência e arte”...
Lugar de gente bonita, música de primeira e bastante animação. Rio de Janeiro é mesmo a Cidade Maravilhosa!!! (haroldo.leao@hotmail.com)

Postar um comentário