maio 26, 2013

Novo Ministro Barroso
é o Dono da Matéria!

ADVOGADO E PROFESSOR DE DIREITO CONSTITUCIONAL!!!
"Nem FHC nem Lula tentaram mudar o modo como se faz política no Brasil. Para implementar sua agenda política, eles aderiram a esse modelo de presidencialismo sem base ideológica, com eleições em que se vota em candidatos e não em partidos, modelo que está na raiz de boa parte dos problemas políticos brasileiros, inclusive os de corrupção e fisiologismo." 
                                                      Luís Roberto Barroso

Parafraseando um famoso comentarista esportivo quando se referia ao craque Didi, ele dizia; “é o Mestre Didi, o dono da matéria!”. Resumindo: ele queria dizer que o Didi conhecia tudo do futebol e fazia tudo como um Mestre!

O advogado e professor LUÍS ROBERTO BARROSO conhece tudo sobre o Direito e a sua aplicação e tem exercido suas atividades como um Mestre! É isso.

HÁ CONTROVÉRSIAS...

O blogueiro Reinaldo Azevedo, da revista VEJA, postou um texto em que faz fortes restrições à conduta profissional do advogado Luís Roberto Barroso. Basta clicar no link abaixo para conhecê-las:

Uma restrição severa e algumas questões de ordem intelectual e técnica a Barroso, futuro Ministro do Supremo/ leia aqui

Assisti a algumas defesas feitas por Barroso no Supremo, além de entrevistas e análises dos julgamentos do STF, como convidado, para a Rede Globo. A impressão que me deixou é de um advogado absolutamente versátil, muito claro e didático em suas exposições e profundo conhecedor do Direito. Com todo o respeito aos demais Ministros do STF, ele formará com Celso de Mello e Luíz Fux, o trio da “vanguarda jurídica” do Supremo Tribunal Federal.


Professor de Direito Constitucional da UERJ, possui a técnica acadêmica indispensável para  uma boa atuação em nossa Suprema Corte. Se hoje fala e dá entrevista em excesso, ao vestir a toga será – com certeza! – mais reservado em sua manifestações.

A presidenta Dilma Rousseff, assessorada pelo Ministro da Justiça, Luis Eduardo Cardozo mostrou que fez uma indicação técnica e valorizou a classe dos advogados, ao indicar para a vaga do STF, um advogado, competente, ético e brilhante. O ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, fez algumas observações positivas sobre o novo ministro em nosso contexto político:

O NOVO MINISTRO DO STF E O MENSALÃO!

(Folha de SP, 24) 1. Luís Roberto Barroso afirmou, em manifestações públicas recentes, que o STF, no julgamento do mensalão, condenou a forma como a política é feita no país. "Parece muito nítido que o STF aproveitou a oportunidade para condenar toda uma forma de se fazer política, amplamente praticada no Brasil. O tribunal acabou transcendendo a discussão puramente penal e tocando em um ponto sensível do arranjo institucional brasileiro", escreveu Barroso, em artigo de janeiro de 2013, assinado com o advogado Eduardo Mendonça e que está no site Consultor Jurídico.

2. Para ele, o modelo político "que não vem de ontem [hoje]" está na origem do mensalão. "É compreensível que os condenados se sintam, não sem alguma amargura, como os apanhados da vez, condenados a assumirem sozinhos a conta acumulada de todo um sistema", disse ele, para quem é necessária uma reforma política abrangente. O advogado disse que os governos de FHC e Lula "aderiram" ao modelo que ele critica.

3. "Nem FHC nem Lula tentaram mudar o modo como se faz política no Brasil. Para implementar sua agenda política, eles aderiram a esse modelo de presidencialismo sem base ideológica, com eleições em que se vota em candidatos e não em partidos, modelo que está na raiz de boa parte dos problemas políticos brasileiros, inclusive os de corrupção e fisiologismo", afirmou, desta vez em entrevista publicada pela revista "Poder" em outubro de 2012.
(Blog do Cesar Maia – 24/05/2013)

4 comentários:

Anônimo disse...

Antonio De Oliveira Moruzzi (Facebook): Excelente escolha!

Delmanto disse...

A repercussão da indicação do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para o STF – Supremo Tribunal Federal foi a melhor possível. A começar pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, passando pelos demais ministros, pela OAB, por opiniões de conhecidos juristas, a indicação da presidenta Dilma foi extremamente técnica e positiva. Isso mostra que a presidência da república tem deixado de lado toda a pressão política para a indicação de pessoas pouco qualificadas e ligadas a interesses dos partidos políticos da base do governo.
Isso é o que se entende por Decisões Republicanas.
Com a assessoria do Ministro da Justiça, e da Ministra Chefe da Casa Civil, a presidenta Dilma tem pautado suas decisões sempre pelo equilíbrio e pela valorização da boa gestão presidencial.
O STF saiu enriquecido com essa indicação!

Anônimo disse...

Alguns se preocupam pelo excesso de entrevistas dadas pelo futuro ministro Barroso. Bobagem.
Quando ele vestir a toga, ele assume o mais alto cargo da Justiça Brasileira. É a glória para qualquer profissional do Direito.
Assim, todo aquele brilhantismo irá para suas participações nos julgamentos do STF.
É esperar pra ver!
LUÍS ROBERTO BARROSO! Esse é o cara!
Gravem esse nome.
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Bom orador, ele convence pelos argumentos feitos com precisão cirúrgica. Nada daquele vozeirão e nem daqueles gestos exagerados, próprios dos que tem falta de argumentos e querem convencer no berro... Essa indicação honra a OAB!
Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Postar um comentário