maio 23, 2013

Richard Wagner:
2º Centenário de Nascimento
do Compositor Alemão!

Richard Wagner: 2º Centenário!!!
1813 – 2013

Richard Wagner/Biografia/Wikipédia/ leia aqui


No 2º Centenário de Nascimento de Richard Wagner é importante alguns destaques: ele faleceu em Veneza, em 1883, portanto bem longe de Adolf Hitler. A sua obra era negativamente anti-semita, mas ele nada teve a ver com o IIIº Reich. Sendo certo que sua viúva, sim, foi admiradora e muito ligada a Hitler.

A importância de Wagner (ver a biografia completa no link acima) é na música, tendo sido considerado o mais importante músico do Século XIX. Ele era a própria essência da Alemanha. Sua influência vai bem além da música, estando presente na filosofia, literatura, artes visuais e teatro. O teatro foi a sua grande paixão. Tanto que concebeu o Teatro de Bayreuth, na Bavária, especialmente para a encenação de suas óperas, às quais chamava de “dramas musicais”. Foi maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão mundialmente reconhecido.

Como simples admirador de sua música, fiquei impressionado com a qualidade do trabalho apresentado pela GloboNews (Starte) sobre Richard Wagner. Deu para registrar que ele só viabilizou a construção e inauguração de seu Teatro em Bayreuth, graças ao Rei Luis II, da Baviera. Isso nos mostra a importância e a necessidade dos Mecenas para o campo cultural. E a presença destacada do Imperador Dom Pedro II na inauguração desse teatro, a nos mostrar a cultura de nosso imperador e o seu prestígio internacional.

Do programa Starte (GloboNews), alguns registros nos mostram como foi importante seu papel não só como compositor mas, também, como cuidadoso criador ao conceber um teatro com aspectos especiais e positivos, fazendo pessoalmente o acompanhamento da obra:

1) O Teatro de Bayreuth foi idealizado por Wagner na cidade de Bayreuth, que supervisionou pessoalmente as obras em sua obstinação pela teatrologia, como uma maravilha arquitetônica para que o espetáculo reinasse soberano sobre os sentidos;
2) O palco duplo dá a impressão de ser mais largo e mais distante da platéia;

3) As cadeiras são duras (apenas madeira e couro), pouco confortáveis, para que o público não se sentisse tentado a cochilar;
4) A orquestra praticamente se esconde em um fosso profundo para que nenhum músico possa ofuscar a cena;
5) As luzes se apagavam ao ter início o espetáculo, para que ninguém ficasse a folhear o prospecto sobre a peça;
6) Para ir ao Festival de Bayreuth, que é anual, é preciso comprar os ingressos com até 10 anos de antecedência! Isso contrariou o desejo de Wagner para que o espetáculo fosse assistido por todos da sociedade, não apenas os ricos. Que o estudante se sentasse ao lado do general, a senhora ao lado do literato e assim unindo todos na maravilha do espetáculo. Mas com a demanda excessiva e o alto preço do ingresso, restou um espetáculo para poucos privilegiados;

7) Wagner foi um dos poucos que evoluiu desde as suas primeiras obras até chegar ao “NAVIO FANTASMA”, considerada uma OBRA-PRIMA!


Wagner e seu Festival no Teatro de Bayreuth:

Desde a sua inauguração, em 1876, o Festival de Bayreuth, na Baviera, está sendo um fenômeno sociocultural. A inauguração do local, ocorreu no dia 13 de Agosto de 1876 com a performance de Das Rheingold.

Presentes no dia, estavam o Kaiser Wilhem, o Imperador Dom Pedro II do Brasil, o Luís II da Baviera (Mecenas e seu protetor) e outros membros nobres; também estavam presentes o filósofo Friedrich Nietzche e alguns compositores, como Anton Bruckner, Edvard Grieg, Pyort Tchaikovsky e Franz List. (Wikipédia)

Importante registrar que Dom Pedro II não só esteve na inauguração do Teatro de Bayreuth, como também era ardente admirador da obra de Wagner, sendo certo que insistiu para que Carlos Gomes fosse estudar música na Alemanha, mas o músico brasileiro preferiu a Itália, onde brilhava o talento musical de Giuseppe Verdi.

É REGISTRO HISTÓRICO!

3 comentários:

Delmanto disse...

Fora a importância indiscutível de Richard Wagner, a presença expressiva de Dom Pedro II na inauguração do Teatro de Bayreuth é importante para os brasileiros. Mostra o valor de um dirigente preparado para exercer o Poder, sem as “carências sociais”, próprias de verdadeiros “alpinistas políticos” que vimos durante as gestões dos ex-presidente FHC e Lula. Verdadeiro festival de vaidades as viagens feitas, seguidamente, pelos dois ex-presidentes citados.
200 Anos de Wagner. É Registro Histórico!

Anônimo disse...

Nascido em Leipzig, Wagner teve notáveis vultos da música e da literatura com a mesma origem: Johann Sebastian Bach, Robert Schumann Wolgang, Amadeus Mozart, Felix Mendelssohn e Johann Wolfgang Von Goethe. Que honra para essa cidade. A Alemanha apresenta esses aspectos importantes de seu amor à cultura. E não é só na cultura, nos esportes, também. Basta dizer que no futebol que nos é tão importante, a lotação média dos estádios quando jogam os times principais é de 80 mil! No Brasil, apenas o Corinthians consegue uma média de 35 a 40 mil por jogos importantes... Temos que crescer muito. A Alemanha é um exemplo de seriedade econômica do Governo e de excelência no setor cultural e esportivo. (carlosantoniomascarenhas@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Interessante. Marcante. A música de Richard Wagner é vibrante, chegando à rebeldia. Gostoso de se ouvir. Alto astral. Marcelo Delmanto (adv.marcelo.delmanto@gmail.com)

Postar um comentário