maio 02, 2013

Um Novo Olhar para o
Capitalismo/Mundo Ocidental!!!

NOVO CAPITALISMO ?!?
NOVA EUROPA ?!?


NOVO MUNDO OCIDENTAL ?!?


"Creio que existe a idéia, no fundo, de que ou toda a Europa cresce ou ninguém se salva sozinho. Esta é uma das idéias que nos une", disse Enrico Letta.

Este Blog vem, reiteradamente, reafirmando que é necessária e urgente uma reformulação no CAPITALISMO e, muito principalmente, no entendimento das grandes nações e dos organismos internacionais (FMI, ONU, UNIÃO EUROPÉIA, USA, MERCOSUL,etc.) sobre como agir para superar crises e/ou erros cometidos por seus países membros.

O tradicional REMÉDIO que passa pelas rígidas e desatualizadas medidas restritivas de corte excessivo nos investimentos, cortes no orçamento e, principalmente, o ”trancamento” do mercado de trabalho, levando ao desemprego milhões de cidadãos, notadamente de jovens!

Sempre afirmamos que o CAPITALISMO está DOENTE!
E que era preciso que as mentes privilegiadas dos estudiosos das Universidades de Harvard, de Cambridge, Oxford e Stanford – como mero exemplo! -, claro que incluindo as demais universidades conhecidas e reconhecidas pela excelência de seus estudos e novas pesquisas. Nos links abaixo, alguns textos sobre essa necessidade de uma nova saída para o CAPITALISMO/MUNDO OCIDENTAL.
Letta e o presidente |Napolitano
E SURGE UM NOVO OLHAR DE UM NOVO LÍDER !!!

No Berço do Direito, que é a Itália, onde os Grandes Mestres Chiovenda, Carnelutti e Liebmann, lançaram as suas lições defintivas, passou a representar o ideal do relacionamento jurídico internacional perante essa nossa economia globalizada. Em Bolonha/Itália, surgiu a 1ªUNIVERSIDADE DO MUNDO! Já celebrando seu 9º Centenário, lá ilustres estudantes de Direito encontram uma curiosidade: essa universidade – a "Alma Mater", mais antiga do mundo! – surgiu como um centro de estudos do Direito, com Irnério que começou a estudar o Digesto Justiniano, surgindo daí os Glossadores (Glossas: interpretações referentes ao Direito Romano na Idade Média).

O NOVO LÍDER COM UM NOVO OLHAR!!!

E foi nesse CENÁRIO – no país BERÇO DO DIREITO! – que surgiu essa nova liderança! Após uma eleição muito disputada, a esquerda e a direita dividiram o resultado, com pequena vantagem para a esquerda (centro-sinistra). O presidente da Itália, 87 anos, aceitou um novo mandato devido a impossibilidade da eleição de um novo presidente, após 5 escrutínios do Parlamento.

Assim, George Napolitano, em cima de sua experiência de vida e de militância política, escolheu o jovem advogado Enrico Letta para primeiro-ministro do governo italiano.
Letta com Barroso, da Comissão Euroéia

ENRICO LETTA, tem Doutorado em DIREITO COMUNITÁRIO e faz política desde 1990. Sua origem é a Democracia-Cristã e, hoje, pertence ao Partido Democrático (da esquerda). E tem seu tio Gianni Letta como “braço direito” de Silvio Berlusconi (da direita). Em 1998, assumiu o cargo de Ministro das Políticas Comunitárias, sendo o MAIS JOVEM MINISTRO da história política italiana: 32 Anos!


Agora, com 46 anos, é designado pelo experiente e sábio presidente Napolitano para o cargo de PRIMEIRO MINISTRO com a desafiante missão de formar um governo com as forças políticas divididas. E conseguiu. O Vice-Primeiro Ministro é do partido de Berlusconi. Convocou 7 mulheres e políticos jovens para compor seu Governo. Tudo muito rápido!
Letta com Ângela Merkel

Enrico Letta sabe o que quer, sabe fazer e o faz com a celeridade necessária. Composto o novo governo italiano, Letta já se reuniu com o presidente da Comissão Européia, o português Durão Barroso, com a primeira-ministra da Alemanha, Ângela Merkel e com o presidente francês, François Hollande, com a missão de reverter a atual realidade econômica por que passa a Europa. As suas palavras, na abertura deste post retratam o seu objetivo:

"Creio que existe a idéia, no fundo, de que ou toda a Europa cresce ou ninguém se salva sozinho. Esta é uma das idéias que nos une", disse Enrico Letta.


Letta com Hollande



A concordância do presidente da Comissão Européia e do presidente da França à postura de Letta ao optar pelo desenvolvimento como forma de combater a crise européia “sem matar” os doentes, foi clara. Assim, Ângela Merkel que até agora comandou as medidas duras que estão trancando o desenvolvimento da Europa e já elevaram a taxa de desemprego ao recorde de 12%, com cerca de 19 milhões de desempregados na Europa!!!


Esse NOVO OLHAR crítico sobre o REMÉDIO a ser dado para a superação da atual crise européia levará, com certeza, à implementação de políticas econômicas com base em preposições surgidas dos novos cérebros da “intelligentzia mundial”!!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Marco David (Facebook): Prenuncio do pós capitalismo!!! Combater a epidêmica doença do egoísmo, causada pelo capitalismo, voltando as mentes a sustentabilidade, consumo consciente, voltado ao bem estar social e a Felicidade plena ou a economia da Felicidade Interna Bruta!!! Bons ventos sopram...

Anônimo disse...

O Brasil já passou pelo “tacão” do FMI. Na época do Regime Militar, quando a Economia era dominada pelo Delfim Neto. As exigências do FMI imobilizam qualquer economia. Trancam o desenvolvimento e condenam gerações a um futuro sem perspectivas. Hoje, o Brasil nada deve ao FMI, mas fica todo “saltitante” em poder “emprestar” dinheiro para as ações do FMI. Na verdade, pela experiência que já tivemos e pelo que se vê no mundo todo e em todas as Nações que são submetidas às rígidas e castradoras normas do FMI, era para o Brasil lutar por uma mudança radical no ordenamento econômico-financeiro que rege o FMI e na forma de socorrer países com a economia em situação ruim. A Grécia pode ser um exemplo e se não bastar, pode-se, também, citar Portugal, Espanha, Irlanda, Itália e por vai... A presidente Dilma Rousseff não deveria ficar só nos discursos. Deveria propor mudanças concretas na política institucional do FMI. A hora é de mudanças. Sem medidas corajosas e concretas a viagem da presidente Dilma ficará como as infindáveis viagens de FHC e Lula. (jair.castro66@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

O Movimento “Ocupe Wall Street” já está em 84 países. Isso porque os sintomas são diferentes e atende às peculiaridades de cada nação, mas a causa do problema, ou seja, o que motiva o sintoma é Sistema Financeiro que já não atende às exigências das populações desses países. A regra, o modelo de ação do FMI e do Sistema Financeiro Internacional é sempre o mesmo: corte drástico de gastos do governo a ser atendido o que agrava o desemprego de forma assustadora. Ora, tudo isso vai travando a economia já debilitada desses países, criando um verdadeiro caos social. A presidente Dilma já declarou que não concorda com a receita padrão do FMI e que também vê pontos positivos nessa movimentação da Europa e dos Estados Unidos a favor de mudanças radicais do Regime Capitalista. O ex-primeiro ministro espanhol, Felipe Gonzáles já afirmou que estamos vivendo uma Mudança de Era! Uma Mundança de Modelo Civilizatório. É preciso atentar para isso. A atuação dos governos envolvidos deve seguir essa orientação de mudança: sair desse modelo desgastado do capitalismo, para um modelo que atenda prioritariamente o setor produtivo, com a atenção voltada para a ampliação das frentes de trabalho para os jovens que anualmente ingressam no mercado de trabalho. O Regime Capitalista tem que estar priorizado para o que é importante para a sociedade que ele representa e deveria servir. É isso.
(haroldo-leao@hotmail.com)

Anônimo disse...

Caminho novo! Isso é que é importante! Quero saber para onde eu vou e para onde vai o meu país! É como disse uma vez o FHC, chega de hem, hem hem!!! O povo vai bem quando as suas lideranças assumem uma postura moderna e decidida. O Brasil é um país que está sendo admirado no mundo todo por suas riquezas naturais, pela miscigenação de seu povo, pela capacidade de trabalho e de criatividade de seus jovens e pelas soluções inteligentes que tem dado à substituição da gasolina pelo etanol, por exemplo, que está sendo seguido até pelos EUA. A hora é agora. A oposição tem que ter um projeto concreto de governo e passar a fazer um acompanhamento crítico de cada setor da administração federal. Marcação homem a homem. Sem politicagem, mas sem medo. Vamos em frente! (bastosgustavo32@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

É importante que se leia com atenção o que escreveu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, vejam este trecho:
“Pois bem, a imensa maioria destes grupos – sem excluir as camadas de trabalhadores urbanos já integrados ao mercado capitalista – está ausente do jogo político-partidário, mas não desconectada das redes de internet, Facebook, YouTube, Twitter, etc. É a estes que as oposições devem dirigir suas mensagens prioritariamente, sobretudo no período entre as eleições, quando os partidos falam para si mesmo, no Congresso e nos governos. Se houver ousadia, os partidos de oposição podem organizar-se pelos meios eletrônicos, dando vida não a diretórios burocráticos, mas a debates verdadeiros sobre os temas de interesse dessas camadas”
O que ele propõe é uma nova forma de fazer política. Os militantes partidários terão que sair das sedes do partido e partir para a nova realidade da comunicação global (internet, facebook, Orkut, twiter, blogs, noticiário na rede, etc). O mundo está mudando e nós temos que mudar também. E ousar. Deixe o pessoal do PT “mamando nas gordas tetas”, dando bolsa família e partamos para o trabalho político que dá resultado. É só ver o que está acontecendo no mundo! Acontecerá aqui, também. Parabéns FHC, até que enfim!!!
(maria-de-lourdes2004@hotmail.com)

Anônimo disse...

Caro Delmanto,
Primeiro é um privilégio ser parceiro do amigo em qualquer empreitada. Ainda melhor em uma cruzada democrática. Tens razão, muitas vozes juntas, com propósitos "limpos" podem fazer diferença.
Grande abraço.
Aluísio. Aluísio Batista Lima Filho (bemestarsaudeenutricao.blogspot.com)

Delmanto disse...

É caso grave o BRASIL ESTÁ DOENTE!!!
Para se mudar uma realidade que impede o país de ingressar no século XXI, nós dependemos dos Deputados Federais e dos Senadores. É uma verdade! Então, sabe quando haverá mudança? NUNCA!!!
Por isso temos insistido na necessidade de mobilizarmos a população para que – com o povo organizado! – possamos partir para a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte!
CONSTITUINTE É A ÚNICA SOLUÇÃO: O POVO TOMANDO EM SUAS MÃOS O SEU PRÓPRIO DESTINO!
Após o estelionato eleitoral que foi a subida do PT ao Poder, os brasileiros estão descrentes. Ora, era um partido que prometia mudar tudo e fez uma política neo-liberal mais rígida que seu antecessor. Só os Bancos saíram ganhando (e muito!!!) e os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram “cabrestados” à vontade política do PT que ocupou, definitivamente, o lugar dos antigos “coronéis” da política nacional no comando do povão...
Agora, FHC propõe que o PSDB busque a clase média. É um bom caminho. Mas que não seja só para ganhar votos e, sim, para caminharmos (via CONSTITUITE) para um futuro de desenvolvimento sustentável, maior justiça social e plena Democracia.
É sonho impossível?!?
Não é NÃO senhor!
As mudanças estão ocorrendo no mundo todo, por que não no Brasil?!?
A indicação e eleição de ENRICO LETTA para primeiro-ministro da Itália é uma prova de que mudanças estão ocorrendo no mundo!!!
Só não se pode ir de carona. O melhor é mobilizar a sociedade civil e retomar o bom caminho. Avante!

Delmanto disse...

Um exemplo de que PODE HAVER mudanças e evolução na conceituação do CAPITALISMO é IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO até hoje usado como uma medida comparativa para verificar o desenvolvimento dos países, é que a UNIVERSIDADE DE HARVARD já apresentou umanova forma de auferir o desenvolvimento dos países, principalmente focando no desenvolvimento social dos mesmos. Por essa nova e revolucionária opção técnica, o Brasil está em 18º lugar. Muito melhor conceituado que pela classificação tradicional do IDH.
O mundo está mudando!
Só não vê quem não quer!
E, com certeza, as inteligências das grandes universidades ainda nos darão, a curto prazo, um novo enfoque para o CAPITALISMO!
É tempo de mudança!
Quem ficar parado vai ser atropelado!!!

Postar um comentário